Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1422423425427428

Comentários

• Entrei com meu processo em Março/24 e acompanhando a demora até desencanei, de vez enquando verifico o status, mas não crio muitas expectativas de que vai ser rápido.

Me mudei recentemente para a Espanha e é mais provável que eu consiga acumular os 2 anos de residência, entre com o processo de cidadania e consiga-a antes mesmo da minha nacionalidade portuguesa pelo casamento sair. 🤡

• Boa tarde Pessoal,

Tenho cidadania portuguesa desde 2021, casei com minha esposa no Brasil em abril de 2022 e fiz a transcrição do casamento em Portugal em fevereiro de 2023, gostaria de saber se ela já tem direito a cidadania e como esta sendo para requerer?

Obrigado.

• Olá a todos!

Apenas para compartilhar que consegui efetuar o pagamento sem dificuldades utilizando uma VPN conectado a Italia.

O comprovante de pagamento basta imprimir o email que recebi de confirmação?

Obrigado e bom dia!

• editado May 7

@gustavoalmeida_

Se vocês casaram em abril de 2022 significa que vocês têm 4 anos de casados. Estou considerando que ela seja brasileira. Para ela ter direito à cidadania pelo casamento e poder dar entrada com o pedido é preciso:

• Ter 5 anos de casados (caso não tenham filhos em comum)
    • Ter 3 anos de casados se tiverem filhos em comum e esses filhos tenham cidadania portuguesa.

Caso ainda não tenham filhos, precisa esperar mais um ano, em abril de 2027 vcs terão completado 5 anos de casamento e aí ela pode entrar com o pedido.

• @ecoutinho

Valeu pela resposta, temos uma filha que esta para sair a cidadania dela esse mês de maio/2025.

Quando fiz a minha cidadania mandei para porto via HDL, a cidadania pelo casamento recomenda que seja no consulado ou via remessa para Portugal? tem ideia se tem demorado muito.

• @gustavoalmeida_

Para casamento (artigo 3.1), não tem opção. Tem que mandar para CRCentrais em Lisboa. Consulado (ou qualquer outro lugar) só vai encaminhar o processo para lá, atrasando ainda mais.

No momento, Lisboa está decidindo os processos 3.1 que chegaram lá em outubro de 2021:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/447/UWEGTDI04UBD.png

Aqui a documentação:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23463/documentos-para-aquisicao-de-nacionalidade-pelo-casamento-modelo-3

No seu caso, como terá uma filha com nacionalidade PT, acrescentar o assento de nascimento dela.

• Olá a todos!

Dúvidas:

4. Certidão de Registo de Casamento Portuguesa - Cópia simples do assento de casamento recebido após fazer a transcrição do casamento.

Eu tenho a certidão de nascimento portuguesa da minha esposa que contem a averbação do casamento e o assento. Pode ser essa?

8. Formulário de Aquisição Modelo 3

O cep são 8 digitos e no formulário só cabem 7, pode deixar o ultimo digito fora do quadro de preenchimento?

Sobre a impressão, perdi o link da discussão sobre o tema, alguém teria fácil?

Muito obrigado

• Processo da minha esposa é de 01/10/2021. Ninguém mais teve processo finalizado aqui no forum? Teve processos finalizados umas 2 semanas atrás, com data até posterior a essa de 01/10

• Olá, alguém no Fórum tem a planilha de Status do mês de Abril? Gostaria de saber se teve algum progresso. Obrigada.

• @FabianoRodrigues , o processo da minha esposa é de 04/10/2021. Tb nada até agora. Parece q ficam meses para decidir os casos do mês de referência. Exaustivo, mas vamos lá! Uma hora se cruza a linha.

• Tabela de abril, pelos vistos o 3.1 voltou a estacionar

• Pessoal alguém pode me dizer quais são os documentos para regularizar o casamento. Minha filha já tem a cidadania, mas agora precisa regularizar o seu estado civil. Muito obrigado

• @Jlvc2022

Isso se chama "transcrição do casamento".

Se está no BR, o melhor lugar para fazer isso é pelo consulado do Rio. Manda por correio tudo. Eles analisam os documentos. Estando tudo certo, eles vão pedir o pagamento da taxa (120 euros).

Siga com atenção a lista de documentos que o Rio pede (cada consulado tem uma lista um pouco diferente):

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/casamento#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

• Tabela de abril - Lisboa

Impressionante como 3.1 não anda!

• @Marta Vianna nao tem ninguém decidindo esses processos,nao tenho a menor dúvida que foram largados pra trás.

• AleAle Member
    editado May 14

Pessoal, bom dia.

Chegou hoje, 14/05/2026, a senha do processo de meu esposo (formulário 3-1) e está no sistema como "submetido", foram surpreendentes 5 meses desde que chegou lá por DHL (09/12/2025).

Surpreendente porque eu não esperava essa senha antes de Out/2026 (10 meses) pelos relatos mais recentes.

• @Ale

Apenas para confirmar: você enviou para Lisboa ou para o ACP (Porto)?

• AleAle Member

@ecoutinho, foi enviado para Lisboa.

• @Ale

Realmente surpreendente... Obrigado.

• AleAle Member

@ecoutinho, mas no Local do Pedido, ainda está com '-', mas acredito que vão atualizar em poucos dias, como em outros casos recentes na família.

• editado May 14

@Ale

Sim, infelizmente vai ficar em Lisboa. É a única conservatória com competência para analisar processos pelo casamento. Esse tracinho deve ser só uma questão de o sistema levar uns dias para informar o local de destino (apesar de não ter nenhuma informação concreta, não me assustaria se depender de alguém ir lá no sistema e alocar o processo na conservatória manualmente, ou pelo menos confirmar/corrigir o destino que o sistema escolheu).

• AleAle Member

@ecoutinho, só tem um detalhe.

No PDF do Comprovativo de Entrega, foi marcado apenas o pedido de nacionalidade, os demais documentos não foram marcados, apesar de terem sido entregues. Temos inclusive digitalizados todos eles.

Valor pago: 0,00 € (informaram esse valor, porém foi pago 250,00 €, inclusive foi anexado a cópia do comprovativo de pagamento na documentação e utilizado o formulário enviado com o cabeçalho contendo o número, nome e e-mail recebido por e-mail)

Documentos entregues:

X- Pedido Nacionalidade (Formulário) [foi enviado, e este foi o único marcado]

.- Certidão Casamento [foi entregue, mas eles não marcaram]

.- Certidão de Nascimento [foram entregues inteiro teor reprográfica e digitada, mas eles não marcaram]

.- Certidão de nascimento do cônjuge português [foi entregue, mas eles não marcaram]

.- Documento de Identificação [foi entregue, mas eles não marcaram]

.- Prova ligação Portugal [que é o registro de casamento de fato]

.- Registo Criminal [foi entregue, mas eles não marcaram, inclusive esse conseguimos apostilar também, e fazer a autenticação da assinatura digital do signatário representante da Polícia Federal, a partir do código de confirmação, com o selo. O cartório passou a fazer esse serviço, nos outros pedidos de nacionalidade não fizemos isso.]

Assim como a falta dos nomes dos meus avós no meu assento, acredito que seja apenas a correria deles ao mandar o e-mail. Não há e-mails adicionais ou registro no sistema de nenhuma exigência.

• @Ale

No PDF do Comprovativo de Entrega, foi marcado apenas o pedido de nacionalidade, os demais documentos não foram marcados, apesar de terem sido entregues. Temos inclusive digitalizados todos eles.

Normal, não se preocupe com isso... Se não apareceu nenhuma exigência no site reclamando da falta de algum documento é pq está tudo certo. Por "tudo certo" entenda que significa: o essencial está lá, agora eles vão analisar o conteúdo e ver se precisam de algo mais.

Valor pago: 0,00 € (informaram esse valor, porém foi pago 250,00 €, inclusive foi anexado a cópia do comprovativo de pagamento na documentação e utilizado o formulário enviado com o cabeçalho contendo o número, nome e e-mail recebido por e-mail)

Normal também... Na prática, apesar de o campo dizer "Valor pago", esse 0,00€ significa que o valor pendente de pagamento é zero, ou seja, o processo já foi pré pago...

• AleAle Member

@ecoutinho, que bom. Muito obrigada por nos tranquilizar. Agora, vamos aguardar o árduo tempo até o final.

Normal, não se preocupe com isso... Se não apareceu nenhuma exigência no site reclamando da falta de algum documento é pq está tudo certo. Por "tudo certo" entenda que significa: o essencial está lá, agora eles vão analisar o conteúdo e ver se precisam de algo mais.

Normal também... Na prática, apesar de o campo dizer "Valor pago", esse 0,00€ significa que o valor pendente de pagamento é zero, ou seja, o processo já foi pré pago...

• AleAle Member

Bom dia, recebi um e-mail do Registos Centrais em 21/04/2026 com o código para acompanhar o processo de nacionalidade por casamento da minha esposa, além de uma notificação na mesma data solicitando o Registo Criminal (embora eu o tenha enviado junto com o processo), com prazo de 30 dias úteis para recebimento do documento para o endereço do Registos Centrais em Lisboa. Enviei esse documento por DHL em 22/04/2026 que foi entregue em 27/04/2026. Também enviei por e-mail o mesmo documento digital em 22/04/2026. Porém, no dia 28/04/2026 eles atualizaram que o processo foi encerrado por não terem recebido a resposta. Não entendi o ocorrido, visto que o prazo de 30 dias úteis foi iniciado em 21/04/2026 e em 28/04/2026 eles informam que o prazo de resposta não foi cumprido. No mesmo momento, em 28/04/2026 eu enviei um e-mail explicando a situação e solicitando providências, visto que o documento foi entregue em 27/04/2028, bem antes do prazo, mas ainda não recebi resposta. Já tentei ligar por telefone, mas sem sucesso. Por favor, alguém já passou por essa situação e teria alguma recomendação?

@MarceloDF, não tinha visto nenhum caso como esse. Vocês conseguiram resolver?

• AleAle Member

@Cristia Vianna

Enviei os documentos do meu marido por DHL e a entrega foi feita por volta de 28/05/25. Até agora não recebemos a senha. Daqui a pouco 1 ano.

@Gama

... mandei o processo da minha esposa para Lisboa pelo FedEx Canada em Dezembro 2025, e também não recebemos a senha. ...

Conseguiram receber a senha? A do meu esposo chegou hoje, enviado DHL em 09/12/2025.

• Bom dia @Ale. Recebi sim, mas só após essa mensagem minha acima. Assim que enviei email perguntando o status do recebimento, eles enviaram a senha. Eles já tinham submetido desde março/26 (o que ainda é um tempo grande já que receberam em 27/05/25), mas por algum motivo eu não tinha recebido a senha. Já coloquei as informações na planilha do grupo.

Que bom que você recebeu em pouco tempo, acho que isso nos traz esperança de termos processos sendo analisados mais rápido.

• AleAle Member
    editado May 15

Recebi sim, mas só após essa mensagem minha acima.

@Cristia Vianna, que bom que você recebeu a sua senha e não tenha acontecido nenhum problema maior no seu processo.

Tomara mesmo que os processos sejam analisados mais rapidamente. Se o prazo estava em 10 meses para a senha e abruptamente passou para 5 meses, então se passarem a concluir num prazo de metade dos últimos que estavam saindo, então seriam de 2 a 2,5 anos, isso já seria um grande alento.

Quem sabe, vamos torcer que os recém contratados novos conservadores tenham concluído os seus treinamentos e que agora os processo passem a andar mais rapidamente.

• AleAle Member

@ecoutinho, atualizaram hoje o processo com o Local do pedido: Conservatória dos Registos Centrais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.