Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1408409410412414

Comentários

• @SoaresRachel muito obrigado pela tabela atualizada. O problema é a "análise pelo oficial de registros" está estacionada no 2a quinzena de outubro de 2021 tem uns bons 6 meses (está a tanto parado nesse período que já nem lembro mais)!

Se continuarem congelados na 2a quinzena de outubro de 2021, daqui a pouco os conservadores vão alcançar os oficiais de registro.....

Feliz 2026 !

• Infelizmente, parece existir uma política deliberada de atrasar os pedidos de cidadania por casamento. O meu pedido, submetido em fevereiro de 2022, já está perto de completar quatro anos, e estou a perder a esperança de que seja aprovado em 2026...

• @AMUZ

Temos que nos unir e pagar um baita advogado para processar Portugal no tribunal europeu e cobrar até indenização e penalização dos funcionários.

• Boa tarde pessoal, gostaria de uma ajuda.

Sou esposa de português (fez o processo em 2022 já éramos casados), casados desde 2019 e hoje temos um filho de 3 anos. gostaria de saber qual documentação necessária para eu tirar minha cidadania e se precisamos transcrever casamento. Também gostaria de saber a documentação para tirar do meu filho menor e e se posso mandar tudo de uma vez só para Portugal.

obrigada

• @LeticiaMonte, para pedir cidadania como cônjuge tem que estar casado em Portugal, ou seja, tem que transcrever o casamento. O mais rápido é o consulado do RJ, que recebe a documentação por correios e leva em torno de 1 mês. Tem os documentos na página do consulado.

Para pedir a sua cidadania, depois depois do casamento transcrito, é só seguir o guia do fórum:

Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

Para a cidadania do seu filho (considerando que seu marido é português originário, ou seja, por ser filho ou neto):

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

Processo de cônjuge só tramita em Lisboa (CRC), processo de filho pode ser em qualquer lugar, só que Lisboa é o mais demorado, por isso a recomendação é mandar pro Porto (ACP). Pode mandar os dois pro ACP que eles encaminham o seu pra CRC.

• Bom dia.

Por favor, poderiam me informar o que fazer nesse caso:

Preciso mandar a solicitação de cidadania do meu esposo, porém na lista de documentação pede uma certidão de antecedentes criminais, quando enviei a minha solicitação a gente tirava a certidão pela internet e validava no site e imprimia a validação no verso da certidão. Atualmente, tentei fazer isso, mas a pagina de validação da certidão mudou, não sai uma pagina da validação. o que vocês podem me orientar: imprimo só a certidão e envio assim ou tem que apostilhar essa certidão (uma vez que não consegui imprimir a validação no verso)? se eu mandar ela simples (sem apostilhamento) eles podem indeferir?

Agradeço a ajuda desde Já

• Boa tarde.

Vou enviar toda a documentação para aquisição de nacionalidade portuguesa para minha esposa... casados há 33 anos, 2 filhos que já obtiveram a nacionalidade portuguesa originária...

Vou enviar tudo para a Conservatória Central de Lisboa..

Depois que enviar, como vou acompanhar o processo ?? eles enviam o número do processo e chave e senha do acesso ???

Desde já agradeço ..

• Boa Noite! Alguém sabe me informar quanto tempo está demorando o processo de aquisição pelo casamento? O do meu esposo já fazem 980 dias e ainda está no submetido.

• @sandra deve ser dificil para nao dizer que e quase impossível, atualmente responder essa pergunta, tem ano de 2021 ainda nao foi terminado, e pelas contas que faço o pedido do seu esposo e de 2023 ou fim de 2022, esta complicado e sem previsoes

• @RosanaGuedes

Preciso mandar a solicitação de cidadania do meu esposo, porém na lista de documentação pede uma certidão de antecedentes criminais, quando enviei a minha solicitação a gente tirava a certidão pela internet e validava no site e imprimia a validação no verso da certidão. Atualmente, tentei fazer isso, mas a pagina de validação da certidão mudou, não sai uma pagina da validação. o que vocês podem me orientar: imprimo só a certidão e envio assim ou tem que apostilhar essa certidão (uma vez que não consegui imprimir a validação no verso)? se eu mandar ela simples (sem apostilhamento) eles podem indeferir?

As pessoas estão enviando apenas a certidão, desde que nela conste o qr code. Lógico que, o que hoje é de uma forma, no futuro pode vir a mudar, mas atualmente as pessoas enviam só a certidão e a conferência é feita pelo próprio funcionário da Conservatória.

• @sergio_loureiro

Depois que enviar, como vou acompanhar o processo ?? eles enviam o número do processo e chave e senha do acesso ???

Sim, eles vão enviar a chave de acesso, mas atualmente está levando bastante tempo, muito tempo mesmo, meses de espera.

• editado January 13

@sandra eu acompanho um processo de casamento que hoje está com exatos 1349 dias.

Pelas minhas contas, vc entrou com o processo em 09/05/2023. Algumas pessoas que entraram ainda em 2022 ainda constam apenas como submetido.

E o acompanhamento, agora, está assim:

• e com titulo de residencia caducado, nunca foi contactada para renovar.

• @Vitor_Abreu

Com titulo de residencia caducado, nunca foi contactada para renovar.

Recomendo que tente pelo menos conseguir um agendamento com a AIMA para pelo menos poder mostrar que está tentando, caso seja questionada. No processo de nacionallidade pelo casamento isso não faz diferença, mas no seu dia a dia pode fazer (emprego, acesso a saúde pública etc).

A responsabilidade por renovar o título de residência é sua, então é melhor não dar chance para o azar. Desconheço algum país onde a imigração faça contato com o titular (seja nacional ou estrangeiro) para lembrar de renovar um visto ou autorização de residência que está para vencer ou que já venceu.

• @AMUZ também comeco a perder esperanca de sair neste ano. O meu é de Janeiro 2022.

@diegomendes23 também digo o mesmo. Algo que é de direito, mas muitos de nós com anos de casamento e filhos mas nesta situacao.

• Bom dia/boa tarde.

Fiz agora pouco o pedido de certidão on-line da minha certidão de nascimento (já fiz a transcrição do meu casamento) e da certidão de nascimento da minha (tb ela já transcreveu o casamento dela)...

Já recebi, por e-mail os 2 recibos de pagamento.

Uma dúvida: eu vou receber as 2 certidões por e-mail ou vou receber (por e-mail) um código para acessar lá no site deles ??

Desde já agradeço a atenção.

• @sergio_loureiro

Vai receber um código válido por 6 meses para acessar no site. Você pode imprimir essa certidão do site e também salvar uma cópia em PDF e usar quantas vezes precisar, mesmo depois dos 6 meses.

• @Destefano pela sua experiência, um processo por casamento que foi dado entrada em julho de 2024, sai daqui para 2030 ou eu estico mais o prazo? Porque ainda continua somente como submetido, não passa da bolinha 1 desde o dia 05/07/2024. Casada há 18 anos com cidadao português e filho português.

• @cteixeira18 tenho um processo que está na mesma situação que a sua. É mesmo esperar....

• Bom dia, mandei o pedido de casamento da minha mãe em 24/03/25 e recebi a chave para acompanhar esses dias, segue a foto. Está lento mas está andando

• Pessoal,

Dei entrada no processo de atribuição por casamento em março de 2025, mas até agora não recebi nenhum retorno sobre login e senha para acompanhamento online. Em outubro do ano passado, consegui falar na linha de registos, mas a atendente disse que eles ainda estavam a numerar os processos de outubro/24. Após mais de três meses, ainda nada. Estou tentando falar com a linha de registos há alguns dias, mas a gravação diz que em razão da demanda, não há como atender.

Alguém está passando pelo mesmo problema no contato? Haveria alguma outra forma de solicitar informação?

Obrigado!

• Estou passando pela mesma situação,, fiz a solicitação em Junho de 2025, e até o momento não recebi nem confirmação e nem a senha para acompanhamento.

Alguém sabe informar como proceder?

Obrigado.

• Bom dia / boa tarde.

Primeiramente agradeço ao @Destefano e @ecoutinho pelas respostas às minhas dúvidas.

Vamos agora, acredito eu, a penúltima dúvida.

O único documento que falta é preencher, assinar, e reconhecer firma presencialmente do formulário de Pedido de Nacionalidade. Ocorre que esse documento tem 4 páginas e a instrução é que seja impresso em frente e verso, o que irá gerar 2 folhas. O primeira folha deverá ser rubricada por minha esposa ou assinada e reconhecido a firma da primeira folha (páginas 1 e 2) e tb assinada e reconhecida firma da segunda folha (páginas 3 e 4) ou basta que seja reconhecida apenas a firma na última página (página 4) ???

Desde já agradeço a atenção.

• Agendamento para pedido de Cartão Cidadão e Passaporte

Boa tarde!

Alguém sabe como fazer agendamento para pedido de Cartão Cidadão e Passaporte . No telefone do consulado de SP a gravação diz que todos estão ocupados! Escrevi por email e não há resposta!

Para agendamento pelo sistema online só quem já tem CC ...

• @J_Antonio_A, agendamento em SP somente através da CMD (tipo de assinatura digital portuguesa), quem não tem CC tem que comparecer no consulado para ativar a CMD e só depois poder agendar pra tirar o CC.

• @Luciana56 não acredito que leve tanto tempo. Creio eu que os prazos se estabilizem em 4 a 5 anos e depois diminuam com o tempo.

• Estou no aguardo de alguma atualização também.

@Destefano

• @Diego Bayma @valmir59

Estou na mesma situação, processo da esposa enviado em Fev/24 e até o moemento não recebemos o login e senha para acompanhamento do processo.

Alguem do forum teria algum caminho na qual possa fazer a solicitação?

Estou com receio de o processo se perder e ter que fazer ele novamente.

Todos os processo que fiz via conservatórias (3 nacionalidades e 3 transcrições de casamento) funcionaram perfeitamente, mas esta agora esta demasiadamente enrolada, um descaso para dizer menos.

• @ViniciusDurgiewicz

O mais provável é que o processo já esteja numerado e com senha de acompanhamento mas vcs não tenham recebido. Aconteceu com meu irmão.

Recomendo que sua esposa ligue na Linha Registos (guia abaixo) e peça o número do processo e senha de acompanhamento. Só atendem o requerente, então não adianta você ligar por ela.

O guia fala em usar o Skype, que não existe mais, mas há outras opções para ligações internacionais como Viber, Talk360 etc. Não faça ligação normal via celular ou fixo pq a espera pode ser longa e o custo muito alto.

Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.