Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1406407408409410412»

Comentários

• @SoaresRachel muito obrigado pela tabela atualizada. O problema é a "análise pelo oficial de registros" está estacionada no 2a quinzena de outubro de 2021 tem uns bons 6 meses (está a tanto parado nesse período que já nem lembro mais)!

Se continuarem congelados na 2a quinzena de outubro de 2021, daqui a pouco os conservadores vão alcançar os oficiais de registro.....

Feliz 2026 !

• Infelizmente, parece existir uma política deliberada de atrasar os pedidos de cidadania por casamento. O meu pedido, submetido em fevereiro de 2022, já está perto de completar quatro anos, e estou a perder a esperança de que seja aprovado em 2026...

• @AMUZ

Temos que nos unir e pagar um baita advogado para processar Portugal no tribunal europeu e cobrar até indenização e penalização dos funcionários.

• Boa tarde pessoal, gostaria de uma ajuda.

Sou esposa de português (fez o processo em 2022 já éramos casados), casados desde 2019 e hoje temos um filho de 3 anos. gostaria de saber qual documentação necessária para eu tirar minha cidadania e se precisamos transcrever casamento. Também gostaria de saber a documentação para tirar do meu filho menor e e se posso mandar tudo de uma vez só para Portugal.

obrigada

• @LeticiaMonte, para pedir cidadania como cônjuge tem que estar casado em Portugal, ou seja, tem que transcrever o casamento. O mais rápido é o consulado do RJ, que recebe a documentação por correios e leva em torno de 1 mês. Tem os documentos na página do consulado.

Para pedir a sua cidadania, depois depois do casamento transcrito, é só seguir o guia do fórum:

Documentos para Aquisição de Nacionalidade pelo Casamento Modelo 3

Para a cidadania do seu filho (considerando que seu marido é português originário, ou seja, por ser filho ou neto):

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Menores Formulário 1C

Processo de cônjuge só tramita em Lisboa (CRC), processo de filho pode ser em qualquer lugar, só que Lisboa é o mais demorado, por isso a recomendação é mandar pro Porto (ACP). Pode mandar os dois pro ACP que eles encaminham o seu pra CRC.

• Bom dia.

Por favor, poderiam me informar o que fazer nesse caso:

Preciso mandar a solicitação de cidadania do meu esposo, porém na lista de documentação pede uma certidão de antecedentes criminais, quando enviei a minha solicitação a gente tirava a certidão pela internet e validava no site e imprimia a validação no verso da certidão. Atualmente, tentei fazer isso, mas a pagina de validação da certidão mudou, não sai uma pagina da validação. o que vocês podem me orientar: imprimo só a certidão e envio assim ou tem que apostilhar essa certidão (uma vez que não consegui imprimir a validação no verso)? se eu mandar ela simples (sem apostilhamento) eles podem indeferir?

Agradeço a ajuda desde Já

• Boa tarde.

Vou enviar toda a documentação para aquisição de nacionalidade portuguesa para minha esposa... casados há 33 anos, 2 filhos que já obtiveram a nacionalidade portuguesa originária...

Vou enviar tudo para a Conservatória Central de Lisboa..

Depois que enviar, como vou acompanhar o processo ?? eles enviam o número do processo e chave e senha do acesso ???

Desde já agradeço ..

• Boa Noite! Alguém sabe me informar quanto tempo está demorando o processo de aquisição pelo casamento? O do meu esposo já fazem 980 dias e ainda está no submetido.

• @sandra deve ser dificil para nao dizer que e quase impossível, atualmente responder essa pergunta, tem ano de 2021 ainda nao foi terminado, e pelas contas que faço o pedido do seu esposo e de 2023 ou fim de 2022, esta complicado e sem previsoes

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.