Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1410411413415416

Comentários

• @Destefano então eu vou ter esperanças que saia em 2028/2029. Obrigada por me responderes. Só fico preocupada porque desde 05/07/2024 que não sai da bolinha 1.

• @Destefano olá, voce mencionou em 13 de janeiro que você acompanha um processo de casamento que já faz dias. Eu dei entrada no meu processo em Fevereiro/2022. Ele se encontra na penúltima etapa, na mesma maneira que o processo que você acompanha. Será que você acha que até o meio desse ano já sai alguma coisa?

Nao sei se me fiz entender.

obrigada.

• lealcamilealcami Member
    editado January 23

Olá! Meu processo de aquisição pelo Casamento é da segunda quinzena de Dezembro/2021 e também está no aguardo para decisão. Também recebi a planilha do CRC informando que em Dez estavam analisando os processos da segunda quinzena de Set/2021.

Eu estava aguardando bem tranquilamente, porém agora estou participando de uma possível vaga de trabalho em um outro país da União Européia e ter a cidadania resolvida seria muito importante nesse processo. Será que é possível estimar uma data de conclusão sabendo que estão trabalhando nos processos de set/2021?

Ou ainda, seria possível solicitar algum tipo de urgência caso a empresa contratante me forneça algum documento comprovatório?

Obrigada!

• a quanto tempo nao ha noticias da finalizaçao de um processo de casamento !!! alguem se lembra da última, vez que ouve um processo finalizado ?

• @luisCV , acho que os últimos foram em setembro/25

@lealcami , não dá pra prever nada e parece que não aceitam urgência por oferta de emprego

Pra você ter uma ideia, quando eu entrei com o meu processo (outubro/23), estavam terminando os processo de maio/2021, ou seja, em dois anos não andaram nem 6 meses...

• @Solange4

Boa tarde,

Entendo sua resposta sobre ofertas de emprego urgentes, mas e quanto aos candidatos com doenças crônicas? Por exemplo, moro na França e renovar minha autorização de residência está se tornando cada vez mais difícil. Sem a autorização de residência, perco meu emprego e o seguro saúde. Você acha que conversar com um advogado poderia ajudar? Meu pedido está na fase final de decisão.

Obrigada.

• @Admin alguém tem a planilha desse mês ? Gostaria de saber que mês está . @Destefano

• Pessoal,

Alguém sabe dizer se há grandes diferenças em relação ao prazo de análise e conclusão do processo quando se entra com o pedido por correio ou pelo balcão de nacionalidade?

• @Diego Bayma, não existe diferença, inclusive o balcão do ACP está fechado, só aceitam por correios.

• Eu recebi a planilha por email hoje, e permanece igual desde Novembro 25. Artigo 3.1 análises Outubro de 2021 e decisão Setembro de 2021.

Não vejo perspectiva de quando irão chegar em 2023 que é o ano que enviei o meu processo que segue no passo 1 desde então.. Lamentável.

• @Camille Oliveira pois é! Eu tô com bastante dificuldade de entender esses prazos deles...mandei o processo em março de 2025 e já recebi e-mail com exigência, ou seja, eles estão iniciando rápido a análise, porém, o processo fica parado para decisão por anos...pelo menos está sendo essa a minha interpretação.

A transcrição de casamento, que era super rápida, agora tem demorado 6 meses ou mais...

• Muito interessante essa tabela que @ MiraiAx postou no fórum de status de andamento dos processos no CRC e ACP. Ele apresenta algumas justificativas para esses atrasos que ocorrem. Vale a pena ler: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/26989/status-de-andamento-de-processos-crc-lisboa-e-acp/p40

• A única solução é unir esforços e abrir um processo no Tribunal de Justiça da União Europeia... isto é uma violação dos direitos humanos.

• @QUITO

O link e o fórum que partilhou foram muito úteis. Li toda a correspondência dos últimos 18 meses e, acreditem, não houve qualquer progresso sistemático em relação ao artigo 3.1, e isto configura agora uma violação dos direitos humanos.

Estamos à espera em vão há anos. Durante 18 meses, nenhum progresso. Não há desculpas como sobrecarga de trabalho, etc. O artigo 3.1 não está a ser revisto sistematicamente; não houve uma única decisão em 18 meses.

É vergonhoso; todos os funcionários e dirigentes devem ser denunciados. Estão a fazer isso deliberadamente.

Vou levar isto avante judicialmente, e os funcionários não têm desculpa.

• @alipuedro concordo plenamente e ainda vou além: creio que estejam agindo deliberadamente por algum motivo obscuro.

• @AndreaFonseca

olá, voce mencionou em 13 de janeiro que você acompanha um processo de casamento que já faz dias. Eu dei entrada no meu processo em Fevereiro/2022. Ele se encontra na penúltima etapa, na mesma maneira que o processo que você acompanha. Será que você acha que até o meio desse ano já sai alguma coisa?

Bom dia!

Eu não tenho essa esperança, não, ao menos para o processo que acompanho, que é de abril de 2022. Acredito que se sair esse ano, seria mais para o segundo semestre. Eu gostaria muito de saber o que está acontecendo de fato por lá, saber o motivo real dessa ampliação de prazo, que ao meu ver, considerando que antes era de 18 meses em média passar para quase 60 meses, ou seja, triplicar o prazo é bem estranho e injustificável. Assim, sobre o seu processo, penso que deva sair esse ano, mas dificilmente sairia no primeiro semestre.

• Boa tarde a todos!

Acompanho o fórum há bastante tempo, embora nunca tenha postado antes. Meu processo é de janeiro de 2022 e minha residência de 5 anos em Portugal está prestes a vencer, o que me causa enorme preocupação diante dos constantes e injustificáveis atrasos da AIMA.

Acredito que muitos aqui estejam na mesma situação: sem qualquer perspectiva real de melhoria ainda este ano. Se tivermos sorte, talvez consigam concluir os processos de 2021 até o final do ano — o que, por si só, já é absurdo.

Venho propor uma reflexão — e talvez uma ação concreta: nos organizarmos e entrarmos conjuntamente com um processo contra a conservatória (CRC Lisboa) no Tribunal Europeu. Não estamos pedindo favor algum. O processo foi pago há mais de quatro anos, cumprimos todas as exigências legais e, até hoje, não há qualquer retorno, prazo ou responsabilidade assumida.

A situação é lamentável e inaceitável. Não se fala mais em falta de profissionais, apenas em “atrasos”. Porém, no caso dos processos do artigo 3.º, n.º 1, não se trata de atraso — os processos estão claramente PARADOS.

Precisamos discutir formas de reação, pois o impacto disso vai muito além da burocracia: afeta vidas, trabalho, estabilidade e dignidade!

• @Rafaelsk93 sim,verdade,estao parados bem como os 1 C em Lisboa.

Tem algo estranho.

• @Rafaelsk93 também concordo que todos deveriam entrar com processo no Tribunal Europeu, meu processo também é de Fevereiro de 2022 ainda aguarda despacho, vai fazer 4 anos e nada de concluir, aja paciência, a sorte que conseguir trocar meu cartão de residência de 5 anos para a permanente de 10 anos em 2023🙄

• @Destefano, muito obrigada pela resposta. Vamos ficar no aguardo.

• Boa tarde a todos,

Meu processo também já passou de 4 anos de espera, Nov/2021, e a falta de perspectiva é desagradável.

Sinceramente, já não creio que será finalizado neste ano, ainda mais com eleições acontecendo.

Espero que tenhamos boas surpresas mas sem muita expectativa.

Forte abraço,

Jorge

• Ontem eu conversei com alguns colegas de curso, que em sua maioria são advogados portugueses que atuam com o assunto, e perguntei especificamente sobre os casos de casamento. Todos que responderam também têm a mesma percepção que eu tenho e que já cansei de expor, que não tem razão para essa demora toda, mesmo com as respostas de sempre que ele vêm dando (falta de funcionário, muitos processos). E ao prosseguir minha conversa com esses colegas, falei que acreditava muito mais que isso tinha um viés político e tal e uns dois concordaram por lá.

Meu ponto principal nisso é que se existe processos de nacionalidade sendo deferido, não deveria haver uma diferença tão grande para alguns tipos como os de casamento. No Código de Processo Administrativo indica um prazo geral para o processo terminar, sem delimitar um ou outro. São 90 dias prorrogáveis por mais 90 dias. Sem indicar ou discriminar qual deveria ser assim. E a Lei e o Regulamento de Nacionalidade nada fala sobre o assunto. Tratar alguns processos como prioridade, como casos de idade, saúde, emprego ou estudo, eu entendo perfeitamente, como eu apoio completamente. Todavia se um processo de filho termina em 12 meses, um outro processo, de casamento, não poderia terminar em 60 meses.

Por mais que eu entenda que exista diferença entre os documentos, na minha visão, isso faz parte do órgão lidar da melhor forma, fazendo com que o seu gerente avalie a melhor forma. Não pode é esticar a corda e tal e indicar que isso é culpa da falta de funcionário ou aumento de processos. Até porque, posso estar enganado, acredito que o número de processos de casamento chegue nem a 20% dos processos de filhos.

• Pelo que foi dito em junho de 2025:

• @Solange4 vc pegou números em análise, estou falando de processos que entram e saem. Vou exemplificar para ficar melhor.

Um processo de filho leva cerca de 12 meses a 24 meses, se considerarmos Lisboa. Assim, vou usar a média, 18 meses. Um processo de casamento está acima de 48 meses, como muitos desses processos estão retidos, logicamente muitos não entram em análise.

Todo dia temos muitas decisões de processos de filhos e uma decisão de processo de casamento quase não vem ocorrendo de acordo com as tabelas enviadas pelas conservatórias. Assim, certamente termos uma quantidade muito maior de processos de atribuição para filhos do que para casamento e longo desses últimos quatros anos, quantos processos de filhos foram deferidos? A tabela mostra só o que está em análise, é uma pequena amostra dos processos que estão nessa fase, mas não fala quantos foram deferidos e quantos ainda estão aguardando ir para análise.

• Sim, veja:

Entre 2020 e 2025, os serviços do IRN receberam mais de 1,543 milhões de pedidos de nacionalidade portuguesa:

• 64% pedidos de atribuição (artigo 1º da Lei da Nacionalidade)
    • 27% pedidos de aquisição por naturalização (artigo 6º da Lei da Nacionalidade)
    • 9% pedidos de aquisição por outros fundamentos.

• @palhajf

O mesmo aconteceu com o pedido da minha mulher, em novembro de 2021, e mesmo assim nada.

Casados ​​há 30 anos, dois filhos, ambos cidadãos portugueses, e demora quatro anos para quê? - Ter a certeza de que não é um fraude?

• @CDRLagos demora porque nao estao analisando/concluindo nada,estao parados ou praticamente parados.É isso.

• @CDRLagos exatamente… Não faz sentido algum!

A recomendação para os que estão aplicando agora é: tenham um plano B. Não dependam disso para seus próximos passos.

Seguimos no aguardo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.