Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1666769717279

Comentários

  • editado October 2022

    @Mayara Cruz fiz o pagamento por tranferencia , como anexo:

    [removido]

  • @Nilton Hessel , postei acima os documentos que mandei apostilar.. acredito estar ok.. se puder dar uma olhadinha por desencargo de consciencia, agradeço demais. Recebe de volta apostilado sexta ou segunda e aí envio para Santos.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @fanegrao removi o pdf pois continha o seu CPF, sugiro enviar um print com essa informação cortada.

  • OBrigado @Admin . Abs.

  • editado October 2022

    Transcrição de casamento e óbito, de meu avô português

    05/08/22 - enviado ao Consulado via Sedex com AR

    08/08/22 - recebido no Consulado

    07/10/22 - recebido em casa concluído (60 dias)

  • Pessoal que está tendo problemas para retificar a documentação com certidão de batismo, só para expor o meu caso consegui fazer a retificação direto no cartório com as certidões de batismos dos meus bisavós apostiladas em Portugal. Fiz isso em 3 cartórios de comarcas distintas. Tinha diversos erros, eu até já estava desistindo do processo, até que consegui achar a certidão de casamento que por ventura também tinha diversos erros no nome dos nubentes, o que ficou complicado pq a certidão de batismo possuía apenas o primeiro nome e na certidão de casamento também estava errada, mas consegui fazer com que a Oficial do cartório retificasse o nome do meu bisavô e incluísse o sobrenome dele que faltava. Normalmente o pessoal do cartório retifica um documento se você apresenta um documento anterior ao documento a ser corrigido. Consegui provar para Oficial do cartório que havia o erro na certidão de casamento, apresentando a certidão de nascimento do meu avô, as certidões de óbito dos meus bisavós e por incrível que parece consegui localizar um inventário judicial do meu bisavô para provar o nome correto adotado por ele, foi uma tremenda função, mas deu certo. Teve uma mudança na lei esse ano, e os cartórios estão mais maleáveis nas retificações.

  • Pessoal,


    Enviado hoje o envelope da foto.

    Assim que tiver um retorno aviso a todos.

    Abraços,


  • @Ulisseslnd

    Muito obrigada por compartilhar sua experiência com as retificações. Foi muito interessante para mim!

  • Pessoal, semana passada enviei para o escritório consular de Santos as certidões de batismos dos meus bisavós, a certidão de casamento e as certidões de óbito para fazer a transcrição. Alguém sabe informar se o consulado vai me devolver um assento de casamento português após a transcrição? Outra dúvida é no que tange as certidões de batismo, elas terão o casamento e os obitos averbados direto nelas ou serão criados novos assentos no registro civil?

  • @Nilton Hessel

    Olá, bom dia!

    Estou com algumas dúvidas para transcrever a certidão de casamento dos avós do meu marido.

    1º Ambos portugueses casados no Brasil, pegamos as certidões dos dois pelo Civil Online, essa certidão impressa é válida para seguir com o processo?

    2º Ambos estão falecidos, o meu sogro que vai entrar com o pedido de transcrição, para posteriormente dar entrada na cidadania, é necessário fazer a transcrição de óbito também, ou conseguimos seguir apenas com a do casamento?

    3º O formulário também tem que ser apostilado?


    Desde já agradeço atenção.

  • Bom Dia @TamirisCamargo ...

    Fui dar uma olhada em suas publicações anteriores para ter um entendimento melhor sobre a situação...E tentar ajudar...

    Deixo abaixo duas notas sobre oque consegui levantar após a leitura...

    1 - Não ***consegui encontrar sua resposta para as perguntas do colega...(Link abaixo)...Assim fica mais difícil auxiliar...Pois a compreensão das questões com base no que foi apresentado por você seria parcial...Podendo induzir a erro...

    ***Se você respondeu às questões do link...Por favor indique onde estão...

    2 - Você é relativamente nova no Fórum...E as dúvidas postadas por você acima já foram discutidas bastante nos tópicos específicos...Então uma leitura de algumas páginas dessas discussões te deixará mais segura para seguir adiante...ESPECIALMENTE AS QUESTÕES #1 e # 2...Que dependem obrigatoriamente de uma análise individual...Que só você pode fazer...Daí a indicação de ler sobre casos postados pelos colegas que estiveram em situação semelhante a sua...

    Veja...Das 3 questões postadas acima por você...Apenas a 3a. Tem resposta objetiva...

    R...(# 3)... NÃO...

    A # 1 e a # 2 dependem de uma verificação minuciosa do histórico familiar através da análise do inteiro teor da documentação exigida para a instrução dos processos...

    O link abaixo que mencionei..E para o qual não encontrei sua resposta...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/302416/#Comment_302416

    ‐-------------------------------------------------------------

    Finalizando...

    R...:

    # 1

    E # 2 ...

    Dependem de algumas variáveis...Somente o Sr. Conservador do Registo Civil Português...Após a análise do IT da documentação pode decidir sobre...Porém...Lendo sobre casos semelhantes aqui no Fórum você poderá minimizar os riscos de ter problemas...

    Isso porque em se tratando de processos relacionados a Nacionalidade Portuguesa...Não é possível ter um tutorial exato sobre como proceder...Como uma receita de bolo...Existem orientações que servem para um caso...Mas nao para outros...

    Como mencionei...Procure ler algumas das páginas anteriores...(Se tiver dificuldade...Existe essa excelente ferramenta de busca...A LUPA...Que pode ajudar a encontrar o assunto específico...)...

    Boa Sorte...!!!

  • @TamirisCamargo ...

    Eu até posso compartilhar alguns links sobre os aspectos das suas questões # 1 e # 2...Se mais tarde...Em casa...Encontrar tempo...Pois estou "Em trânsito" hoje...E fica difícil encontrar as coisas agora...

    Contudo...Só para ilustrar sobre "Tudo já ter sido respondido aqui no Fórum"...Deixo o link abaixo como exemplo...

    Ele responde parte de suas dúvidas...Mas mais que isso...A leitura dessas informações te proporciona segurança para seguir adiante...Até porque você não terá apenas um processo pra fazer...

    Estou certo...?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/286510/#Comment_286510

  • Pessoal, após mandar para santos, tem algum meio de saber o status e prazo? Ou apenas aguardar devolverem o envelope?

    Sabem se atendem telefone ou respondem email com esse questionamento de um processo específico de transcrição?


    Abs,

  • @fanegrao Não tem como saber, tem que aguardar o envelope mesmo, (eu nunca tentei ligar) mas geralmente em 60 dias você já recebe o envelope de volta na sua casa...

  • Obrigado @isabelfaia .. aguardarei para o Natal então (rsrs)..

    Queria dar entrada do processo de NETO esse ano, mas melhor aguardar o retorno.. pois aproveito os documentos já apostilados...

  • Pessoal, fiz esse questionamento para o escritorio consular de Santos. Eles responderam prontamente o seguinte:

    " No novo site não tem a possibilidade de verificação de andamento de transcrições. A transcrição de casamento ficará pronta de 2 à 4 meses e será encaminhada a via correio, caso haja alguma documentação incorreta entraremos em contato ou encaminharemos informações via correio.

    Com os melhores cumprimentos

     Equipa Escritório Consular de Portugal em Santos"

  • brendaclzbrendaclz Member
    editado November 2022

    olá, boa tarde, estou no meu segundo casamento e fui transcrever para que eu pudesse fazer meu passaporte, recebi resposta do consulado que primeiro deveria transcrever o casamento anterior.

    neste casamento anterior eu alterei o meu nome. devo prosseguir na solicitação dizendo que o nome de casada era o que foi na época ou apenas mantenho meu nome de solteira já que na certidão que irei enviar consta a mudança de nome para o de solteira?

  • @brendaclz ...

    Como se deu a dissolução de seu primeiro casamento...???

    Pelo óbito do primeiro marido ou por Separação / Divórcio...???

  • Bom dia, tenho uma dúvida, se alguém puder ajudar...

    Para processo de cônjuge precisa da transcrição... até aí tudo bem. Porém a pessoa tem 3 anos de união estável registrada em cartório antes de casar oficialmente (já com 3 anos de casado).

    Minha pergunta é: Preciso fazer a homologação dessa união estável em Portugal antes da transcrição? Ou faço a transcrição primeiro e depois a homologação da união estável?

    Outra pergunta: A ligação efetiva é o casamento com o português certo? Nada mais?

  • @Adelaide Eu faria somente a transcrição de casamento, sem mexer na união estável, pois para validar uma união estável em Portugal irá precisar contratar um advogado lá e os gastos são altos...

    Sim, casamento é a ligação para tirar a cidadania

  • @Adelaide ...

    Se quiser ver algumas referências sobre essa questão...Tem uma discussão bem interessante aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20178/certidao-de-uniao-estavel-desde-2015

  • @isabelfaia olá!

    Essa é a dúvida... se fizer a homologação, somarão o tempo de UE com o tempo de casamento = 6 anos, caso não façam a homologação e contem com o tempo de casamento no civil será de 3 anos (e eles não têm filhos) e teriam que esperar + 3 anos para dar entrada no Processo de Aquisição. Bom, terão que escolher o caminho...

    Mas se ele resolver morar em Portugal e não fez a transcrição de casamento, como ficaria? Ela (esposa) pode ficar com ele sem problemas? Precisaria de um visto diferenciado de esposa?

    @Nilton Hessel obrigada pelas referencias, vou ler com certeza!

  • Prezados,

    Alguém teve a transcrição finalizada nos últimos dias? O da minha mãe já está levando 72 dias, chegou no consulado de Santos em 06/09 e até agora nada.

    André

  • Olá pessoal! Vou enviar meu processo de solicitação de transcrição do meu casamento (Casamento Simples) para SANTOS. Localizei o formulário para requerimento, porém *não consigo identificar como faço para pagar*? Clico no link do site do consulado em SP e ele direciona para aquele sistema de agendamento antigo que não funciona mais... Li os comentários da discussão, mas não encontrei esta informação. @fanegrao você se importaria de me ajudar com os dados para pagamento e me confirmar se o valor é conforme a tabela que segue (no meu caso R$676,64 por ser casamento simples, certo)?

    Obrigada desde já!!

  • editado November 2022

    @Murilloreis desculpa a demora, fiquei ausente uns dias, não sei se ja te responderam, mas, vamos lá


    Vc mandou a transcrição pra santos né? Sim é ainda o melhor lugar, demora em media 2 meses. Como vc fez? abaixo estão os documentos.

    Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

    1. Requerimento  preenchido e assinado 
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    3. Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado;
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.


  • @Romulo Graciano desculpa a demora, não sei se ja te responderam, mas, vamos la


    @isabelfontinha Boa noite! Por favor, poderia me orientar quanto ao preenchimento do campo "Local" no formulario de transcrição? O preenchimento do formuário está quase completo, mas estou em dúvida quanto a esse campo. Obrigado!

    Não precisa preencher, se você mora no Estado de São Paulo, te aconselho enviar para Santos via correio, esse caso é só para quem vai fazer a transcrição e permanência consular, que eu acho não ser o seu caso, segue o passo a passo para

    Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

    1. Requerimento  preenchido e assinado 
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    3. Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado;
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.


  • @lenapscr

    Eu fiz uma transferencia bancário para a conta indicada desse valor, incluindo a postagem (portes), e enviei o comprovante impresso junto dentro do envelope.

    Como mandei em Outubro, devo receber de volta no fim de Dez ou Janeiro, se estiver tudo certo.. (rsrs)

  • editado November 2022

    Também estou à espera de uma transcrição recebida em Santos no dia 12/09. Será que o prazo aumentou novamente? Estou de mudança de endereço. Alguém saberia me dizer se é possível pedir para alterar o endereço de entrega?

  • @teixeiranovais mandei próximo a sua data e ainda nada também. Pelo visto os prazos estão aumentando em Santos.

  • @teixeiranovais mandei no dia 01/09 e até agora nada também...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.