Atribuição de Filho - Documentos necessários

Pessoal, estou com dúvidas de como prosseguir. Fiz a documentação de filho da minha avó diretamente em Lisboa e acabou de sair a aprovação, estou aguardando a carta com o nº do assento de nacionalidade. Perguntas a seguir

  1. Para fazer o da minha mãe, o que seria necessário? Estou com dificuldade para entender porque preciso transcrever o casamento da minha avó para dar entrada no da minha mãe.
  2. Quais documentos preciso para essa transcrição?
  3. Como fazer esse processo ser rápido? Consigo mandar pra algum lugar em Portugal?
  4. Tendo essa transcrição de casamento, quais documentos preciso para continuar o da minha mãe diretamente em Portugal?

Muito obrigada, galera.

Comentários

  • @ramireserica sendo a sua avó a portuguesa, quando tiver o assento de nascimento dela, deve transcrever o casamento dela com o seu avô, já que muito provavelmente foi o seu avô que registrou a sua mãe no cartório.

    Em que estado está? Muitas vezes os consulados são mais rapidos a transcrever que as conservatórias em Portugal e consegue toda a informação no site do consulado. Se for SP envie para Santos, pois o Consulado de São Paulo mesmo demora muito, mas em Santos em um mês consegue, no RJ há relatos de duas a três semanas.

    Precisará sempre da certidão de casamento inteiro teor digitada apostilada. Mais a certidão de nascimento do seu avô (em RJ será inteiro teor digitada apostilada, em Santos breve relato apostilada)

    Tendo feito a transcrição do casamento da sua avó, o processo da sua mãe será igual ao de sua avó, mas desta vez faça no Arquivo Central do Porto, que é bem mais rápido que Lisboa.

    só vai precisar da certidão de nascimento da sua mãe, inteiro teor reprográfica, e se ela tiver casado, convém estar averbado no nascimento o casamento com o seu pai e a alteração do nome.

    copia simples do assento de sua avó

    copia autenticada do RG da sua mãe com menos de 10 anos

    e formulário 1C assinado no cartório por autenticidade.

  • Pessoal, bom dia!

    Eu estou com algumas dúvidas para iniciar a cidadania do meu noivo.

    Os avós dele ambos são portugueses, e casados no Brasil.

    Já estou com a Certidão de nascimento da avó dele em mãos, quero saber como prosseguir daqui por diante. Pelo que entendi, é mais rápido dar entrada na cidadania do pai, e posteriormente na dele. É necessário transcrever a certidão de casamento deles para Portugual? Se o pai do meu sogro foi o declarante dele, consigo seguir com a certidão de nascimento dele sem transcrição de casamento?

    Se puderem me ajudar em como seguir daqui por diante, desde já agradeço. Estou bem confusa com tantas informações.

  • @TamirisCamargo

    Vamos lá,

    Os avós dele ambos são portugueses, e casados no Brasil. O casamento deles esta averbado em PT?

    Já estou com a Certidão de nascimento da avó dele em mãos, quero saber como prosseguir daqui por diante. Pelo que entendi, é mais rápido dar entrada na cidadania do pai, e posteriormente na dele. Sim, processos de filhos são mais rápidos se enviados para PT, cada processo em media demora 6 meses, processos de neto, em média 3 anos.

    É necessário transcrever a certidão de casamento deles para Portugual? Se o pai do meu sogro foi o declarante dele, consigo seguir com a certidão de nascimento dele sem transcrição de casamento? Se ambos os pais são portugueses vai precisar antes fazer a transcrição do casamento.


    Aqui nesse link tem os documentos e tem bastante informação sobre processo de filho.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561:~:text=%40jairo99-,A%20lista%20para%20Maior%3A,-xerox%20do%20assento

  • @nunogomes Moro em Curitiba. Sabe de algum na região que está andando legal? tentei ligar no de Santos, mas não atendem e não consigo contato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.