Atribuição de Filho - Documentos necessários
Pessoal, estou com dúvidas de como prosseguir. Fiz a documentação de filho da minha avó diretamente em Lisboa e acabou de sair a aprovação, estou aguardando a carta com o nº do assento de nacionalidade. Perguntas a seguir
- Para fazer o da minha mãe, o que seria necessário? Estou com dificuldade para entender porque preciso transcrever o casamento da minha avó para dar entrada no da minha mãe.
- Quais documentos preciso para essa transcrição?
- Como fazer esse processo ser rápido? Consigo mandar pra algum lugar em Portugal?
- Tendo essa transcrição de casamento, quais documentos preciso para continuar o da minha mãe diretamente em Portugal?
Muito obrigada, galera.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@ramireserica sendo a sua avó a portuguesa, quando tiver o assento de nascimento dela, deve transcrever o casamento dela com o seu avô, já que muito provavelmente foi o seu avô que registrou a sua mãe no cartório.
Em que estado está? Muitas vezes os consulados são mais rapidos a transcrever que as conservatórias em Portugal e consegue toda a informação no site do consulado. Se for SP envie para Santos, pois o Consulado de São Paulo mesmo demora muito, mas em Santos em um mês consegue, no RJ há relatos de duas a três semanas.
Precisará sempre da certidão de casamento inteiro teor digitada apostilada. Mais a certidão de nascimento do seu avô (em RJ será inteiro teor digitada apostilada, em Santos breve relato apostilada)
Tendo feito a transcrição do casamento da sua avó, o processo da sua mãe será igual ao de sua avó, mas desta vez faça no Arquivo Central do Porto, que é bem mais rápido que Lisboa.
só vai precisar da certidão de nascimento da sua mãe, inteiro teor reprográfica, e se ela tiver casado, convém estar averbado no nascimento o casamento com o seu pai e a alteração do nome.
copia simples do assento de sua avó
copia autenticada do RG da sua mãe com menos de 10 anos
e formulário 1C assinado no cartório por autenticidade.
Pessoal, bom dia!
Eu estou com algumas dúvidas para iniciar a cidadania do meu noivo.
Os avós dele ambos são portugueses, e casados no Brasil.
Já estou com a Certidão de nascimento da avó dele em mãos, quero saber como prosseguir daqui por diante. Pelo que entendi, é mais rápido dar entrada na cidadania do pai, e posteriormente na dele. É necessário transcrever a certidão de casamento deles para Portugual? Se o pai do meu sogro foi o declarante dele, consigo seguir com a certidão de nascimento dele sem transcrição de casamento?
Se puderem me ajudar em como seguir daqui por diante, desde já agradeço. Estou bem confusa com tantas informações.
@TamirisCamargo
Vamos lá,
Os avós dele ambos são portugueses, e casados no Brasil. O casamento deles esta averbado em PT?
Já estou com a Certidão de nascimento da avó dele em mãos, quero saber como prosseguir daqui por diante. Pelo que entendi, é mais rápido dar entrada na cidadania do pai, e posteriormente na dele. Sim, processos de filhos são mais rápidos se enviados para PT, cada processo em media demora 6 meses, processos de neto, em média 3 anos.
É necessário transcrever a certidão de casamento deles para Portugual? Se o pai do meu sogro foi o declarante dele, consigo seguir com a certidão de nascimento dele sem transcrição de casamento? Se ambos os pais são portugueses vai precisar antes fazer a transcrição do casamento.
Aqui nesse link tem os documentos e tem bastante informação sobre processo de filho.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561:~:text=%40jairo99-,A%20lista%20para%20Maior%3A,-xerox%20do%20assento
@nunogomes Moro em Curitiba. Sabe de algum na região que está andando legal? tentei ligar no de Santos, mas não atendem e não consigo contato.