Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1656668707179

Comentários

  • @Nilton Hessel

    Perfeito, muito obrigado pelo comentário.

    Acabei de fazer a retificação e o cartório me mandou essa de Breve Relato. Vou pedir a de inteiro teor digitada dela para apostilar essa versão.

    A Certidão do meu pai para provar o parentesco, pretendo mandar junto, só que sem apostilar. Assim podem verificar a filiação e avós paternos. (também retifiquei para os avos paternos ficarem com os nomes identicos à certidão de casamento da portuguesa).

    Precisaria apostilar a certidão de nascimento do neto (meu pai). Seria importante enviar também a certidão de Nascimento de meu avô, filho da portuguesa, para ter a linha completa do parentesco? (sem apostilar também)


    Muito obrigado!

  • @fanegrao ...

    Esse é o procedimento por parte dos Cartórios quando se solicita alguma retificação em registros que estão sob sua guarda...O fornecimento de uma via da Certidão em Breve Relato...

    Entretanto...A informação no site do Consulado é bem clara em relação á configuração da Certidão de Casamento a ser apresentada...:


    Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

    1. Requerimento  preenchido e assinado 
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    3. Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado;
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.


    Sobre suas dúvidas...Como sempre costumo mencionar...Aqui nesse Fórum...Já está tudo respondido...Basta investir 10 ou 15 minutos procurando...E... "Abracadabra"...A mágica acontece...!!!

    Desculpe a brincadeira...Tem aí abaixo sua resposta...Boa Sorte com sua Transcrição...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297960/#Comment_297960

  • @Nilton Hessel , muito obrigado! Vou apostilhar todos os documentos, para não ter erro, conforme post recomendado.

    Abraços,

  • @fanegrao ...

    Só mais uma questão que acabei esquecendo de comentar com você antes...

    Me parece que essa Certidão Narrativa de Nascimento da Sra. Felisbella de Jesus que você compartilhou tem certificação digital...(Foi enviada por meio digital)...É isso mesmo...???

    Eu tenho visto algumas discussões sobre "Certidão Digital"...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/304598/#Comment_304598

    Mas confesso que ainda não tenho conhecimento suficiente para usar um documento desses com segurança...

    Você já teve algum retorno de Santos sobre esse tipo de Certidão...???

  • Olá pessoal tenho uma dúvida, para fazer a transcrição de casamento, somente tem que ser no consulado de sua juridição ou posso fazer em qualquer outro? Sou do Paraná. Outra coisa compensa fazer a transcrição por aqui ou fazer por Portugal?

  • Transcrição de Casamento (Consulado Santos)

    04/08/2022 - envio por Sedex

    05/08/2022 - entregue no Consulado de Santos

    07/10/2022 - Recebemos o Assento de Casamento finalizado (63 dias desde o recebimento)

  • Transcrição de Casamento (Consulado Santos)

    07/10/2022 - envio por Sedex

    10/10/2022 - entregue no Consulado de Santos

  • Transcrição não efetuada

    Envio dia 05.08

    Chegada em casa dia 11.10

    Pessoal, pediram para retificar o nome da nubente e do pai da nubente para efetuar a transcrição da certidão de casamento.

    O cartório já me disse que não faz via administrativa usando a certidão de batismo como meio de prova.

    Judicialmente eu consigo? Alguém já fez via cartório usando uma certidão de batismo como meio de prova dos nomes corretos?

  • Olá @Nilton Hessel ,

    Ainda não enviei, pois estou aguardando a emissão da certidão do neto retificada em inteiro teor digitada.

    Então não tenho informação se a certidão da portuguesa emitida de forma digital pelo CRAV será aceita.

    Porém acredito que sim, pois por ser um documento português, eles possuem total condição para checar a veracidade nos proprios sistemas internos do consulado de portugal.

    Você me aconselharia a mandar um email fazendo esse questionamento? Saberia dizer qual email devo usar?

    Obrigado!

  • @mercatelli ...

    Via de regra...É o pessoal do Cartório detentor do Registro original a ser retificado quem determina como será feita a retificação...(Administrativa / Judicial)...E qual a configuração dos documentos a serem apresentados para justificar o pedido...

    Você poderia por gentileza indicar quais são as divergências...É que essas informações são bem importantes para uma melhor compreensão por parte dos participantes do Fórum das diretrizes praticadas dentro de cada uma das serventias que tratam processos relacionados á Nacionalidade portuguesa...

  • @fanegrao ...

    Eu concordo plenamente que hoje em dia existe total condição de verificação da autenticidade das Certidões emitidas por meio digital...Assim como da assinatura do responsável do AD pela emissão do documento...

    "...Você me aconselharia a mandar um email fazendo esse questionamento? Saberia dizer qual email devo usar?..."

    R...: Veja...Meu entendimento é de que mau não vai fazer...Creio que a @isabelfontinha pode indicar um e-mail de Santos adequado para essa consulta...

  • @Nilton Hessel Boa noite! Pretendo solicitar a transcrição de casamento do meu pai pelo consulado de Santos. Verifiquei em alguns comentários anteriores que eu posso ser o requerente desde que envie uma cópia do meu RG para comprovar o parentesco, porém não ficou claro para mim como essa cópia deve ser enviada. Seria uma cópia simples do RG ou é necessário autenticar e apostilar? Posso ser o requerente mesmo meu pai estando vivo? Obrigado por suas valiosas contribuições para o fórum!

  • editado October 2022

    @Romulo Graciano ...

    Na segunda postagem dessa página...Em resposta a uma colega...Eu deixei o link com a resposta que procura...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297960/#Comment_297960...

    Sobre isso...

    "...Posso ser o requerente mesmo meu pai estando vivo? ..."

    R...: O procedimento mais indicado nesse caso...(Até pelo custo)...Seria o próprio português assinar o requerimento...Contudo...Eu não vejo impedimento de você requerer a transcrição...Apenas não posso jurar que não haverá questionamentos por parte de Santos...

  • @Nilton Hessel

    O cartorário me disse que só faz correção via administrativa com certidão de nascimento emitida em Portugal. Com certidão de batismo, nada feito.

    No meu caso a portuguesa nasceu Maria Rosa e no casamento consta apenas Maria Arraes.


    O nome do pai dela também está divergente da certidão de batismo, sendo que o nome dele no Batismo constava Manuel Domingues Arraes. No casamento da filha constou Manoel Arraes Serodio.

    Será que vale a pena argumentar com o consulado ou é melhor já retificar mesmo?

  • @mercatelli ...

    Primeiramente vale mencionar que é comum encontrar certa "Resistência" do pessoal dos Cartórios quando o assunto é retificação de Registros Civis...

    Outra coisa que já posso adiantar é que as divergências citadas por você são muito importantes...E pelos relatos que já vi em relação a esse assunto...Posso dizer que da forma como estão esses documentos você não vai conseguir avançar sem antes "colocar a casa em ordem"...

    Maria Rosa...Por exemplo é um nome próprio composto...Se esse Registo Português for paroquial é comum que a criança tenha sido registada apenas com o primeiro nome...Nesse caso...Um nome composto...Maria Rosa...

    Pelo que você comentou...O Arraes vem da família do Pai dela...Então não teria problema identificar a origem do Arraes...

    Fica faltando identificar se será aceite o descarte do Rosa por Portugal...

    Já a divergência Manuel Domingues Arraes X Manoel Arraes Serodio deverá com certeza...(Minha opinião)...Ser retificada...Devendo o Cartório provavelmente pedir o Registo de nascimento...(E talvez o de Casamento)...Do Manuel...Em vias CERTIFICADAS vindas do respectivo Arquivo Distrital Português...Para...Tendo como base esses documentos...Realizar as retificações...

    Mas muita atenção...

    Já vi pessoas fazerem retificações desnecessárias e depois quererem reverter...Oque pode complicar mais a situação ao invés de acertar as coisas...

    Isto posto...Fica a orientação...Use seu tempo livre para fazer buscar por situações semelhantes a sua aqui pelo Fórum e em outros canais que julgar adequados...Essa é a melhor maneira de encontrar a melhor saída para seu problema...


    Se...Após pesquisar sobre o assunto...***Você decidir partir para as retificações...Fique ciente de como as coisas acontecem dentro dos Cartórios...:

    ***Perceba oque quero dizer aqui...Saber qual caminho seguir tendo diante dos olhos TODOS OS DOCUMENTOS já é difícil...Sem ter esse conhecimento pleno sobre o Inteiro Teor de toda a documentação envolvida no processo em questão passa a ser uma prática próxima a adivinhação...

    É mais ou menos assim...Quando você decide montar um processo sem ter que recorrer a intermediários...O primeiro passo é compreender como as coisas funcionam...Só assim você poderá decidir com SEGURANÇA como prosseguir...

    Além disso...Como já mencionei antes...CADA PROCESSO É ÚNICO...CADA CASO É UM CASO...E quando a documentação trás inconsistências como essas apresentadas por você...Acaba que o processo em causa se torna mais difícil em termos de uso de referências para a identificação de qual seria o melhor caminho a seguir...

    Existe um procedimento que alguns costumam fazer uso...E que em situações ESPECÍFICAS...Pode ser efetivamente o melhor caminho...Esse "Caminho" constituiria em enviar a documentação como está...(Com as divergências)...E esperar para ver oque EXATAMENTE a serventia escolhida para realizar o serviço vai mandar retificar...

    Santos...Por exemplo...É extremamente intransigente em relação a divergências...Por menores que sejam...Basta ler algumas páginas dessa discussão para identificar casos de documentação devolvida por questões bem menos complexas que essas apresentadas por você acima...


    A partir do momento em que for decidido realizar as retificações...Vale uma explicação genérica sobre os procedimentos do pessoal dos Cartórios nesse assunto...:


    "...O cartorário me disse que só faz correção via administrativa com certidão de nascimento emitida em Portugal. Com certidão de batismo, nada feito...."

    Certidão de nascimento Paroquial...Ou de Batismo é um documento oficial emitido pelo órgão competente em Portugal que tem a guarda dos registos originais da época em que ainda não havia sido criado o Registo Civil Português nos moldes que conhecemos hoje...

    Se o nascimento do Cidadão Português se deu ANTES da criação desse sistema de Registo Civil...(Ano igual ou anterior a 1911)...O Registo de Batismo será o único existente para esse Cidadão...E o Cartório deve aceitá-lo...

    Em caso de negativa do Cartório em sendo a sua situação essa que mencionei acima...Tente inicialmente argumentar com a pessoa responsável do Cartório...(NÃO ADIANTA FICAR PERDENDO TEMPO COM OS ATENDENTES DE BALCÃO...EM MUITAS DAS VEZES ELES REPETEM RESPOSTAS SEM SEQUER SABER DE QUE ESTÃO FALANDO...)

    Em caso de conflito...Peça para o responsável do Cartório indicar onde está publicado o contato do Juiz corregedor responsável pelo Cartório...Pois você gostaria de apresentar a questão para a avaliação dele...


    PS...:

    Uma dica...!!!

    Se você já tem os documentos em mãos...Coloque-os lado a lado e faça de conta que você não faz a menor ideia de quem são as pessoas cujos registros estão diante de seus olhos...(Eu sei...Não é um exercício fácil)...Mas tente...Faça então uma análise fria sobre os principais dados...(Principalmente NOMES e DATAS)...Que aparecem EM COMUM nos documentos...

    Então faça a pergunta de 'Um milhão"...:

    Se a decisão sobre aprovar...(OU NÃO)...Esse processo estivesse sob MINHA RESPONSABILIDADE...EU APROVARIA...OU MANDARIA RETIFICAR AS CERTIDÕES...???

    Boa Sorte...!!!

  • @Nilton Hessel

    O sobrenome SERODIO é o seguinte:

    Identifiquei 4 irmãos do senhor MANOEL DOMINGUES ARRAES, em um total de 5 filhos. Inclusive, pedi a certidão de todos eles no arquivo distrital, já estão comigo.


    Os dois primeiros irmãos tem apenas o sobrenome Domingues Arraes, com nome do pai João Domingues Arraes.

    Os três últimos irmãos tem o sobrenome Domingues Arraes Serodio, com nome do pai João Domingues Arraes Serodio.

    São todos irmãos sem sombra de dúvida, pois a esposa de João e todos os avós (paternos e maternos) são idênticos.

    Por algum motivo, o sobrenome Serodio foi apensado posteriormente e os filhos mais velhos também usavam, apesar de não estar escrito nas certidões deles.

    A leticialele tinha me recomendado enviar a documentação como está (mas antes transcrever) e, em caso de diligência por parte do conservador, enviar as certidões dos irmãos para comprovar que se tratam da mesma pessoa.

    Quanto à pergunta de um milhão de reais... Kkkkk se me explicassem com todas essas certidões que eu já busquei e me mostrassem os documentos, eu deferiria o pedido, com toda certeza.

    Na minha visão o Maria Rosa é o de menos. Todas as outras datas batem e o sobrenome SERODIO é explicado mandando certidões da família.

    Pelo que você ponderou, estou inclinado a enviar a documentação sem a transcrição e ver o que eles solicitam.

    Mas sei lá... Estou na fila de sefarditas também... Apesar de ser naturalização (pior, é verdade) , é quase certo que vou conseguir a nacionalidade.

    Estava perseguindo essa via como plano B. Talvez eu deixe em stand by por uns 2 anos e se a sefardita der problema eu retomo esse caso.

  • @mercatelli ...

    Realmente existe muita coisa entre a primeira iniciativa tomada por um descendente de Portugueses no objetivo de conquistar a nacionalidade Portuguesa e o deferimento do processo por parte do IRN com a respectiva criação do Registo de nascimento Português...

    Tenho refletido sobre certas questões e vejo como válida a opção de enviar os documentos com divergências e aguardar a notificação do IRN...Assim não se corre o risco de realizar mudanças desnecessárias em Registros Originais da família...

    Portanto...Creio que essa seja uma opção plausível para quem não tenha pressa...

    Afinal...Tendo sido iniciado um processo desses...Passa a existir como que um contrato de prestação de serviço entre o Requerente do Processo e o IRN...Com pagamento pelo referido serviço feito e comprovado...

    Além disso...Se no caso de processos de Atribuição/Aquisição da nacionalidade Portuguesa um processo só é considerado "Deserto" pelo IRN após SEIS MESES sem que tenha havido qualquer manifestação por parte do requerente no caso de notificação com exigências de Documentos/Providências adicionais...

    Isto posto...Eu não acredito que o IRN vá ficar com o dinheiro do requerente de uma Transcrição de Casamento sem que tenham sido esgotadas todas as possibilidades de corrigir oque quer que seja que esteja errado com os documentos enviados...

    Claro que esse tipo de ação pode ocasionar custos adicionais ao processo...

    Portanto...Sempre...A decisão de qual estratégia seguir caberá a cada um...Tendo com base "Oque tem em mãos / Documentação" e as "Referências sobre casos semelhantes compartilhados em canais de troca de informação sobre Nacionalidade Portuguesa"...Como esse Fórum...

    Boa Sorte na sua escolha...!!!

  • Bom dia.

    Para fazer a transcrição do casamento, qual tipo de certidão devo pedir no civilonline?

    E depois de transcrito, devo pedir outra certidão retificada? Nesse caso, de qual tipo?

  • @Nilton Hessel boa tarde! Tudo bem?

    Estava lendo sua análise às divergências acima e tenho dúvidas parecidas com relação às divergências encontradas nas certidões do meu processo. As descrevi em uma discussão iniciada por mim. O @guimoss , que me ajuda desde o início, me deu sua opinião. Será que vc poderia me ajudar com a sua também? Uma segunda opinião sempre acrescenta, agrega... Vou te marcar na discussão do meu caso. Se vc puder me ajudar, agradeço muito! Desde já, obrigada!

  • @isabelfontinha Boa noite! Por favor, poderia me orientar quanto ao preenchimento do campo "Local" no formulario de transcrição? O preenchimento do formuário está quase completo, mas estou em dúvida quanto a esse campo. Obrigado!


  • Transcrição de casamento em Santos/SP

    11/08/2022 - Postagem

    15/08/2022 - Entrega no Consulado

    18/08/2022 - Exigência para complemento do valor (carta)

    19/08/2022 - Postagem comprovando pgto. valor adicional

    22/08/2022 - entrega no consulado

    Aguardando

  • @feeh_ls , qual foi a exigência de complemento de valor? Qual motivo?


    Obrigado,

  • Pessoal,

    Juntei a documentação para apostilar. Podem ver se acham que falta algo?

    1. Formulario - vou preencher dados pessoais requerente
    2. Felisbella - Portuguesa - nascimento em Portugal
    3. Antenor - Nubente Brasileiro - certidao nascimento
    4. Felisbella e Antenor - Certidão Casamento
    5. Acacio - Filho Portuguesa com Antenor - Certidão Nascimento
    6. Reinaldo - Neto (REQUERENTE) - Certidão de Nascimento - consta avos paternos a Portuguesa Felisbella e o Antenor.

    Todas foram retificadas para constar nome correto da portuguesa.

    Muito obrigado pelas opiniões. Abs!




  • Faltou a Certidao Narrativa da Portuguesa


  • @isabelfontinha olá, tudo bem?

    Vc mandou a transcrição pra santos né? Como vc fez? Eu fiz ano passado da minha avó, não lembro onde guardei os documentos necessários, como fazer, etc.. Não achei nada atualizado nas pesquisas.

    Obrigado 🙏

  • Bom dia!

    Pessoal, houve alguma atualização na forma de pagar a Transcrição de Casamento por Santos?

    Estou gerando o requerimento, mas não consigo imprimir o boleto...

    Alguém está passando por esse problema?

  • editado October 2022

    Transcrição de casamento em Santos/SP

    10/08/2022 - Postagem

    12/08/2022 - Entrega no Consulado

    15/10/2022 - Recebimento da Transcrição de Casamento finalizado (63 dias)

    Para auxiliar com as dúvidas, não foi necessário o realizar a transcrição do óbito, o que gerou uma economia na certidão e apostilamento.

  • @Mayara Cruz

    Houve sim, agora é somente por meio de transferência bancária. Neste link abaixo está a a tabela com os valores, lembrando que ela é atualizada todos os meses, então se atente aos valores da tabela vigente no mês do envio. Atenção ao valor total, que deve constar os R$60,00 do envio pelos correios.

    Tabela mês Outubro/22

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/tabela_valores_outubro_2022.pdf

  • Obrigada @Rod26 !

  • Olá, bom dia!

    Estou com algumas dúvidas para transcrever a certidão de casamento dos avós do meu marido.

    1º Ambos portugueses casados no Brasil, pegamos as certidões dos dois pelo Civil Online, essa certidão impressa é válida para seguir com o processo?

    2º Ambos estão falecidos, o meu sogro que vai entrar com o pedido de transcrição, para posteriormente dar entrada na cidadania, é necessário fazer a transcrição de óbito também, ou conseguimos seguir apenas com a do casamento?

    3º O formulário também tem que ser apostilado?


    Desde já agradeço atenção.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.