Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1606163656679

Comentários

  • @isabelfontinha

    Fico feliz e obrigado pela informação.

    Abraços

  • Pessoal só para informar a galera ai, mandei meus documentos para transcrição no dia 29/06 e até agora não tive retorno. Pretendo no dia 28/07 pedir uma certidão de casamento pelo civil online para ver se já foi averbado, pois tenho agenda no consulado de Curitiba no dia 01/08 e caso não tenha sido feita eu vou desmarcar.

  • Pessoal, consegui juntar a documentação necessária para transcrição de casamento e postando pra conferência:

    O pedido é para transcrever o casamento de 2 portugueses nascidos antes de 1900 e casados no Brasil para solicitar nacionalidade para minha mãe, a neta.

    1. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, apostilhada;
    2. Assentos de batismos de ambos, narrativo e digitado, com carimbo e assinados a mão.
    3. Certidão de Nascimento da requerente, reprográfica, emitida há menos de 1 ano, apostilada.
    4. Certidão de Casamento da requerente para comprovar mudança de sobrenome, menos de 10 anos, autenticada, emitida há menos de 1 ano.
    5. Cópia do RG da requerente, menos de 10 anos, autenticada, emitida há menos de 1 ano e apostilhada.
    6. Envelope plástico dos correiros para devolução de documentos com os dados da requerente no destinatário;
    7. Requerimento  preenchido e assinado presencialmente em cartório.


  • Olá pessoal! Eu não estou conseguindo acessar o requerimento da transcrição no site do consulado. Uma pagina para log in é aberta, mas não consigo fazer cadastro no site. Alguém teria um link contendo o formulário? Grato.

  • editado July 2022

    Transcrição de Casamento (Consulado Santos)

    27/07/2022 - envio por Sedex

    28/07/2022 - entregue no Consulado de Santos)

  • @guimoss @Leticialele

    Agradeço as orientações anteriores que estão sendo de grande importância para conseguirmos tirar nossa cidadania.

    Peguei a certidão de casamento hoje deles, aparentemente estava tudo certo para fazer a transcrição. Porém, tive uma surpresa. Na certidão de batismo da bisavó consta "Mariana" e na certidão de casamento consta "Marianna" (nn) o resto está tudo ok, os sobrenomes dos dois e nome dos pais também. Inclusive, como acabei tirando por fotocópia do livro, lá consta que o escrivão da época colocou realmente com dois (n) não foi na digitação de agora :/ como eram analfabetos, não tem nem a assinatura dos dois para tirar como base...

    Posso ter algum problema com isso para a transcrição do casamento deles?

  • @Raul Lelis Teixeira , relaxe. Não há problema algum com MariaNNa e MariaNa. É uma mera atualização do nome!! Não muda a fonética. É o mesmo caso de Philomena = Filomena; Manoel = Manuel...

  • Pessoal, sou cidadã portuguesa desde os meus 6 anos, já tive cartão cidadão e passaporte (estão vencidos). Sou casada há 6 anos e agora meu marido recebeu proposta de emprego na Europa que só seria viável se ele pudesse entrar com a licença de trabalho através da minha cidadania. Tendo em vista essas infos, preciso transcrever meu casamento o mais rápido possivel.

    Tenho uma amiga em Portugal que se disponibilizou para receber os docs com procuração e ir fazer esse pedido. Mas pelo que vi aqui, a transcrição no consulado de Santos não é tão demorada, sabem se segue assim? Não consigo contato telefonico com eles de jeito nenhum e no site diz que nao estao atendendo presencialmente sem agendamento (para eu ir lá tirar essas dúvidas)…

    Queria saber a forma mais rápida de agilizar minha situação para poder fazer o pedido dessa licença, como vcs fariam neste caso?

  • @Leticialele oi Leticia, consegue conferir se meus docs estão todos certos pra enviar pra Santos? esá logo acima, dia 27/07. Obrigado.

  • editado August 2022

    @thalineftcruz

    Nunca faça uma procuração para alguém que não é seu filho/filha, cônjuge, ou um advogado da OAP. Isso geralmente é ilegal, e a conservatória vai criar mil dificuldades. O processo literalmente trava.

    Onde vocês moram? Ele pode fazer transcrição em Santos, e leva 2-4 semanas para ter o assento de casamento. Com o assento, ele entra em PT já casado com você. Caso contrário vocês estarão solteiros.

    Idealmente ele já devia ir com a transcrição feita.

    Vocês têm muitas coisas a aprender antes de se aventurar noutro país, com uma crise energética no inverno já antecipada. Quem vive no inverno, aprendeu, pra vocês tudo será novidade. A língua (sotaque), a cultura, as estações do ano. Mas já que é plano de contingência um sobre o outro, então vamos...

    • Ele pode entrar (como turista) junto com você na imigração, na fila de cidadãos (porque a família entra junto, e vc tem direito).
    • Chegando lá ele vai a uma Conservatória Civil ou balcão de nacionalidade com os documentos, e faz a transcrição do casamento. Entra com os documentos, sai com o assento de casamento.
    • Em seguida ele tem algumas opções:

    1) dá entrada na nacionalidade dele pelo casamento (art-3) pela CRCentrais, com um requerimento de urgência por oferta de trabalho, e apresenta a carta de oferta como "prova". Não sei quanto tempo pode demorar, mas tipicamente uns 6 meses. Depende do cargo, e da urgência, e da qualidade do requerimento que ele vai fazer, se convence o Conservador. (eles vão desfilar com a camiseta pra ele); Demora uns 7 meses, se não houver exigências. Minha sugestão é que se optar por essa alternativa, você vai antes, dá entrada nos documentos, faz seu CC e PEP, dá entrada na nacionalidade do esposo, e volta.

    60 dias depois vocês vão juntos e entram. Ele tem esse tempo para se organizar antes de ir, e a nacionalidade sairá a tempo.

    2) dá entrada num pedido de residência para ele, por motivo de trabalho, e deve receber entre 3-6 meses o cartão de residente, fazer o NIF, etc. Fazendo o cartão de residente, a urgência desaparece, claro. Ele já tem o que precisa para viver e trabalhar. A menos que a função e a qualificação dele exija trabalhar em outros países também.

    Aqui também é algo que você pode ir na frente, entrar com o pedido, e já vai correndo o tempo.

    Dá entrada no pedido de nacionalidade, talvez usando outro motivo para a urgência, senão o processo demora 2 anos.

  • Pessoal, boa tarde.

    Estou com uma dúvida a respeito do requerimento.

    1. O requerimento para a transcrição de casamento deve conter assinatura por autenticidade do solicitante + apostilamento? (a principio achei que fosse necessário apenas a assinatura por autenticidade)
  • @Felicio, a princípio você achou certo. O requerimento não requer apostilamento por ser um documento do próprio Consulado (não em SP), apenas a assinatura por autenticidade basta.

  • @Rod26 , a documentação está parcialmente correta!

    Se requerente é neta, deve mandar a certidão de nascimento inteiro teor, apostilada.

    Se é filha, cópia autenticada e apostilada do RG.

    Não precisa mandar os dois documentos nem a certidão de casamento, se for neta!!

  • @Rod26 a minha lista está parecida com a sua. Estou a enviar para santos porém ainda restam algumas dúvidas. Notei que você perguntou para o @guimoss se é necessária a transcrição do óbito dos portugueses que nasceram antes de 1900 e ele respondeu para verificar com alguns foristas que tenham experiência com o escritório de santos, correto? Acontece que venho lendo o tópico desde as páginas do ano passado e ninguém deixa realmente claro sobre a transcrição do óbito junto com a de casamento, se é necessária ou não ... A @flor1 disse lá atrás "consegui um retorno por email do escritório de Santos, ele disse que seria possível transcrever o casamento sem solicitar a transcrição de óbito"... Teve uma outra pessoa que não me recordo agora o nome que disse que também iria tentar sem a transcrição do óbito... Alguém de vocês conseguiu transcrever o casamento sem o óbito? Pergunto isso pq a declaração de óbito dos meus bisavós estão bastante divergentes com outras certidões, se fosse para retificar cada uma e ainda apostilar, ficaria com certeza mais de 600 reais. Para um processo que ao todo é bastante caro, esse valor faz total diferença pra bastante gente aqui...

    @Leticialele se puder responder a lista do @Rod26 irá ajudar bastante a gente e outras pessoas que vierem com a mesma dúvida futuramente. Você me aconselhou a mandar sem o óbito, porém não sei se eu havia dito que iria direcionar para Santos....


    Desculpa gente, mandei email para o consulado e não obtive resposta por isso a pergunta....

    Tenho certeza que se levantarmos essa discussão vai ajudar bastante gente por aqui

  • @Raul Lelis Teixeira , não tenho muita experiência com o Consulado de Santos. No entanto, entendo ser possível apenas transcrever o casamento.

  • @Raul Lelis Teixeira , tudo bem?

    Santos é bastante razoável e entende a realidade dos registros no Brasil.

    Sugiro que tente realizar a transcrição do casamento sem o óbito. Caso Santos não aceite, seus documentos serão encaminhados de volta para você.

    O risco é você acabar levando mais de 1 ano com os processos de retificação, tempo suficiente para que as certidões emitidas para a transcrição do casamento acabem vencendo.

  • @Raul Lelis Teixeira

    Você está no fórum desde 2015, mas só agora vai iniciar o processo pela transcrição do casamento?

    Teve alguma outra coisa que o impediu de fazer isso antes?

    O consulado de SP é bem cheio dessas coisas. Se um dos nubentes está vivo, eles só aceitam a transcrição feita por ele. E se ele não está mais vivo, pedem a transcrição do óbito. Mas não sei garantir se exigem a transcrição do óbito.

    Outros consulados não pedem isso. Certamente as Conservatórias em PT não pedem.

    Se não estiver confortável com essa transcrição do óbito que normalmente os consulados em SP te forçam a fazer, mande por DHL para a Conservatória Civil do Porto, que aceita pelo correio, pedem bem menos documentos. Vai lhe custar praticamente o mesmo. Tem o custo da remessa DHL de €40, mas pedem menos documentos. No final uma coisa +- compensa a outra. E tem a paz de espírito.

    • cópia simples do assento de nascimento do português (ou certidão de batismo original do AD, se for o caso);
    • certidão de nascimento do outro cônjuge em inteiro teor (digitada) apostilada;
    • certidão de casamento em inteiro teor (digitada) apostilada;
    • cópia certificada e apostilada do RG (do nubente ou do filho que assina);
    • Se quem assina é o neto, mandar uma certidão de nascimento em inteiro teor certificada com o selo do TJ estadual para comprovar o nome do avô e com isso o direito de pedir;
    • Requerimento para transcrição do casamento, assinado presencialmente no cartório, com firma reconhecida por autenticidade.

    CRCivil do Porto | Palacete das Pestanas | Rua Gonçalo Cristóvão, 371 | 4000-270 Porto | Tel: +352 221 156 600

  • @Raul Lelis Teixeira e @Leticialele sim é possivel Transcrever apenas o casamento, fiz dos meus avós e agora aguardando o de uma tia.

  • @Leticialele entendi, é neta sim. Enviarei então somente a certidão de nascimento inteiro teor apostilada. A certidão de casamento dela coloquei para comprovar a mudança de sobrenome, mas se não precisa, vou retirar.

    @Raul Lelis Teixeira pelo que vi, não é necessário transcrever o óbito, até porque, se pensar logicamente, são coisas diferentes e independentes. E como tem um pessoal que pediu a transcrição do casamento apenas e deu certo, vou seguir nessa linha. No pior dos casos, retifico e envio.

    @gandalf essa certidão de nascimento em inteiro teor certificada com o selo do TJ estadual só é necessária se for pedir a transcrição no CRCivil do Porto? não vi em nenhuma mensagem do pessoal que solicitou a transcrição no consulado no Brasil que exigia essa certidão.

  • @Leticialele@Ricosne obrigado pelas informações, sempre de grande importância !


    @isabelfontinha Fico feliz em saber que tenha conseguido sem fazer a transcrição do óbito. Há poucos relatos por aqui de quem tenha conseguido por Santos. Apesar que cada caso é um caso, já dá para criar uma esperança em saber como estão lidando atualmente com esse tipo de serviço por lá.   


    @Rod26 Tive essa percepção assim como você, resolvi perguntar pois são poucos relatos por aqui. Vou tentar mandar sem o óbito também, se cair em exigência retifico e envio, fazer o que...

  • @gandalf f Sim, sou membro antigo do fórum! Sempre quando deu pra mim estava aqui lendo relatos dos foristas rsrs

    Foram vários os motivos que me levaram a não ter conseguido ainda. O Primeiro foi a lei anterior que exigia o vínculo com Portugal que era quase impossível a transferência para bisnetos em sua maioridade.

    O segundo foi que iniciei faculdade e comecei um negócio próprio... vida de empreendedor não é fácil rsrs acabei ficando sem tempo de seguir acompanhando a atualização dos conteúdos por aqui.

    O terceiro as Documentações que foram difíceis de serem achadas. Levou um certo tempo para conseguirmos juntar todas na família.

    O quarto motivo talvez tenha sido mais complicado rsrs, convencer o meu velho de tirar a cidadania dele para posteriormente passar para mim. Não tem interesse de ir e nem de ser nacional Português... é o do contra da nossa família! Agora que consegui colocar um pouco de juízo na cabeça dele estou retomando tudo. Se tivesse dado entrada lá atrás já estaria até morando em Portugal rsrs

    Mas estou aqui firme e forte na batalha, dessa vez vai sair essa cidadania dele e depois a minha se Deus quiser...

  • Pessoal, boa tarde!

    Trata-se da minha primeira postagem por aqui. O aprendizado foi riquíssimo enquanto observador.

    Tomei a liberdade de escrever essa mensagem, pois estou levantando a documentação para chegar no mesmo ponto da postagem do @Rod26 e remeter o pedido de transcrição do casamento dos avós da minha avó para Santos.

    Minha dúvida é sobre o Assento de Batismo deles. Felizmente localizei dos dois sem dificuldade e acabei de requerer a emissão de ambos nas duas formas: integral e narrativa. Pensando na celeridade do procedimento, solicitei para receber os documentos por download diretamente no site do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

    Isto está correto? Atende o requisito do pedido de transcrição?

    Desde já agradeço pela atenção!

  • @Sollito , para realizar a transcrição é necessário apresentar a certidão emitida pelo AD certificada em papel.

  • Bom dia, favor uma dúvida

    Depois da alteração do site do Consulado de SP vi algumas mudanças.

    Para solicitar uma Transcricao Casamento no Consulado de Santos basta juntar os documentos, preencher formulario, fazer uma transferência bancária e mandar por correio? Está correto isto? Sem ao menos fazer login no site

    No passado era mais controlado, era preciso fazer login no site do consulado, gerava um boleto pra pagamento, e no final de tudo era gerado um número do processo/serviço, que servia para acompanhamento do status pelo site do consulado. Tudo isto acabou?

  • @RIBEIRORENATOS , está correto.

    Você deve mandar, por correios, toda a documentação juntamente com o comprovante de transferência.

    Não precisa fazer qualquer cadastro prévio.

  • @Ricosne Ola, se não geram mais um número de processo, como acompanhar o andamento? saber se ficou pronto...

    Anteriormente era mais organizado, entrava no site com login e mostrava o status

  • @RIBEIRORENATOS, Santos devolve a documentação no fim do processo ou se houver exigência.

  • @Ricosne obrigado pela resposta. No caso seria a narrativa ou a integral?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.