Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1505153555679

Comentários

  • @Rafakael , para pedir a nacionalidade de sua mãe pelo casamento, terá que transcrever o casamento de seus pais - o português e a brasileira.

    Apenas após a transcrição do casamento é que poderá aplicar pelo art 3 da Lei de nacionalidade.

  • Olá pessoal, alguém pode me dizer se o requerimento gerado no site do consulado tem que apostilar? Outra coisa, posso envia cópia da CNH ao invés da identidade?

  • Boa tarde a todos!

    Eu como neta posso ser a requerente da transcrição de casamento da minha avó portuguesa sendo ela ainda viva? Ela está com 98 anos e não consegue mais assinar.

    Caso seja possível, o que preciso acrescentar na documentação para enviar ao Consulado de Santos?

  • @DANIELLA MARTINS , sim, tem que reconhecer a firma por autenticidade e apostilar. Não sei se o Consulado de Santos aceita a CNH.

  • @FABIANA SANA , sim, pode. Mas você tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor, para comprovar que tem legitimidade para assinar o requerimento.

  • @Leticialele, muito obrigada pela informação.

  • @Leticialele Obrigada! Eu enviei vamos ver o que dá! eu posto aqui!

  • No caso do filho da portuguesa requerer a transcrição do casamento, como fica no requerimento? ele preenche seus dados aonde consta "requerente" ou só assina o formulário? porque o modelo mudou e não tem mais um campo separando o requerente do nubente.

    Tentei ligar lá em Santos, ninguém atende,


    e-mail também não respondem.

  • Bom dia, a todos, vi que o site do consulado mudou e agora só temos como pedir a transcrição do casamento pelo site geral e depois envia pro endereço que escolher ( Sao Paulo ou Santos). Quando fui confirmar o endereço que eu tinha do consulado em Santos apareceu assim no Google:

    E no site aparece: Escritório Consular de Portugal em Santos

    Av. Ana Costa, 25 – 5º Andar

    CEP:11060-001 – Santos – SP

    Alguém sabe se o consulado em Santos mudou de endereço mesmo ou fechou de vez?

    Obrigada

  • @ClaudiaFujii

    boa tarde, sempre mandei nesse endereço da Av Ana Costa, todas com sucesso.

  • @Leticialele ou @gandalf Estou estudando esse fórum para transcrição do casamento + óbito de meus avós, por que minha vozinha brasileira, falecida, foi a declarante do nasc de um filho. Meu avô Português que é vivo, será o requerente.

    1. Encontrei aqui algumas divergências de informações sobre apostilar ou não o requerimento, sendo que no site não exige: Vi um comentário do @gandalf algumas págs atrás que me parece fazer muito sentido de que: "Não precisa apostilar. O requerimento é um documento português que você mesma assina. Basta o reconhecimento por autenticidade." POSSO CONFIAR NESSA INFORMAÇÃO?
    2. Outra informação dele: "Nas conservatórias e no consulado do Rio, pedem o RG ou passaporte. De quem assina o requerimento. Em Santos assumem que isso é feito no cartório quando fez o reconhecimento, e não precisa mandar." ISSO QUER DIZER QUE O REQUERIMENTO RECONHECIDO POR AUTENTICIDADE + O ASSENTO DE NASCIMENTO DO PORTUGUÊS (QUE SAIU RECENTEMENTE) SUBSTITUI O PASSAPORTE OU CERTIDÃO DE NASCIMENTO APOSTILADA?
    3. Dúvida: Se na certidão de nascimento consta o óbito de minha vozinha brasileira, e na certidão de casamento também, ainda assim preciso enviar uma terceira via de certidão de óbito da brasileira? Foi o que entendi? Nesse caso preciso enviar Certidão de Casamento + de Nascimento + de Óbito?
    4. Mais dúvida: na certidão de casamento deles, já consta que meu avô se casou denovo. Saberiam informar se essa informação chegando ao consulado faz com que eles exijam uma nova transcrição desse casamento? Ou por hora eles respeitam apenas a solicitação dos meus avós?
    5. O link do requerimento é este mesmo? Mudou? Alguém mencionava 2 pgs, mas aqui são 4 formulario_transcricoes.pdf (mne.gov.pt)


  • boa tarde, alguém sabe dizer se "casamento religioso com efeitos civis" é assinalado como civil ou religioso no requerimento?

  • @josianeads ...

    Por experiência posso indicar que...Sendo o requerente da transcrição residente no Estado de São Paulo...E já foi decidido que a Transcrição será feita pelo Escritório Consular de Santos... SIGA AS ORIENTAÇÕES QUE ESTÃO NO SITE OFICIAL DO CONSULADO GERAL DE PORTUGAL EM SÃO PAULO...

    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________


    A atualização do estado civil é indispensável para se renovar documentos de identificação como o Cartão de Cidadão e o Passaporte.

    Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

    1. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    2. Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado;
    3. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    4. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    5. Requerimento preenchido e assinado 
    6. Comprovante de pagamento.

    Para a transcrição de óbito, são necessários os seguintes documentos:

    1. Requerimento  devidamente preenchido, assinado e;
    2. Certidão de Óbito (original) devidamente apostilhada;
    3. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    4. Comprovante de pagamento;

    Procedimento para transcrever casamento ou óbito:

    Para solicitar simultaneamente a Transcrição de Casamento e Óbito, deve:

    • Reunir os respetivos documentos descritos acima;
    • Preencher e imprimir o requerimento.
    • Efetue o pagamento (consulte aqui os dados bancários) e imprima o comprovante;
    • Envie todos os itens acima para o Consulado Geral de Portugal em São Paulo ou para o Escritório Consular de Portugal em Santos, informando no envelope o serviço ("Transcrições").

    Notas

    • Caso o nubente português tenha nascido há mais de 100 anos, o requerente precisa efetuar um pedido de certidão deste nubente diretamente à Conservatória ou Arquivo Distrital, pois estes documentos não se encontram em nosso sistema;
    • Para consultar o valor dos serviços, consulte a tabela;
    • Não haverá devolução de valores após ter formalizado o seu pedido.


    _________________________________________________________________________________________________________________________________________________


    Seus questionamentos...

    Respostas...:

    1 - Não precisa apostilar o requerimento...

    2 - O site não pede...Mas pode enviar uma cópia autenticada do RG do requerente...Mau não vai fazer...(Eu mandei na única transcrição que fizemos por Santos e ninguém foi preso por isso)...

    3 - A Certidão de CASAMENTO + A Certidão de NASCIMENTO DO CÔNJUGE ESTRANGEIRO + A Certidão de NASCIMENTO DO CÔNJUGE PORTUGUÊS SÃO NECESSÁRIAS PARA A TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO...

    Se for transcrever o Óbito...O envio da Certidão de Óbito é OBRIGATÓRIO...PARA A TRANSCRIÇÃO DO ÓBITO...

    4 - O Consulado vai cuidar do serviço solicitado...Transcrição do Casamento do Português + Transcrição do Óbito do Cônjuge deste ***(Seria problema fazer a transcrição do 2º Casamento sem antes transcrever o 1º Casamento e Homologar o Divórcio em Portugal...)...

    5 - Você encontra TODOS os Links nesse texto que eu copiei da página oficial do Consulado...ACIMA... SIGA PELOS LINKS DE LÁ...

  • Para a transcrição do casamento no consulado em Santos, posso enviar a certidão de casamento com a informação do divorcio? Tem algum problema por estar averbado o divorcio?

  • @Nilton Hessel Como cheguei agora nesta etapa, estava perdida nas informações entre o que eu lia aqui e o site porque não sabia que o processo e site haviam mudado. Muitíssimo obrigada pelo esclarecimento.

    Moro no interior de SP, mas meu avô (o requerente) em Curitiba. Você vê algum problema se a documentação e autenticação de cartório sairem de lá? Talvez eu pudesse pedir que ele me envie apenas o requerimento autenticado em Ctba e eu enviar de minha cidade para Santos. Acha necessário? Essa informação sobre se Santos aceita transcrições de outras regiões tambem me pareceu divergente aqui.

  • @Lopes_alvs , não tem problema algum.

  • Consegui fazer a transcrição do casamento por santos, mas ao chegar a transcrição de casamento eu reparei que erraram o nome do "concelho" do português. Ao olhar a certidão de batismo verifiquei que o Arquivo de Aveiro tinha errado o nome do concelho. Entrei em contato com o Arquivo de Aveiro e me enviaram uma certidão corrigida. Como faço para arrumar o concelho na transcrição de casamento? Seria pelo próprio Escritório Consular de Santos?

  • Olá boa tarde, alguém já teve problemas por não enviar o envelope preenchido com nome e endereço do destinatário?

  • Boa noite, só queria informar que fiz uma transcrição e foi concluída em 14 dias em Santos

  • TRFCTRFC Member

    Pessoal, bom dia!

    Estou com uma dúvida muito básica que pesquisei nas páginas anteriores e não encontrei.. rsrs

    Preciso realizar a transcrição de casamento do meu sogro com minha sogra, ela já possui cidadania portuguesa por atribuição.

    Qual pessoa eu coloco como requerente? O sogro ou a sogra? Ambos estão vivos e estão casados.

    Objetivo após a transcrição estar concluída será de pedir a cidadania da minha esposa que foi registrada pelo meu sogro.

    Muito obrigado!!!

  • editado April 2022

    @Mpatricio seu processo foi feito já através desse novo formulário e forma de pagamento(depósito bancário)? Seguindo a documentação exigida neste novo site? Serviços consulares - Assuntos consulares - Consulado Geral de Portugal em São Paulo (mne.gov.pt). Se foi, deixe-nos saber. Tenho algumas dúvidas sobre documentos que gostaria de esclarecer contigo :)

    @guimoss @Leticialele @Nilton Hessel Quem puder me ajudar nesta dúvida em especial: Informei anteriormente que moro no interior de SP e pediria por Santos a transcrição. Mas como meu avô está vivíssimo e ele deve ser o requerente, ele reside em Curitiba.

    O que vocês pensam sobre ele informar meu endereço no formulário, mas a autenticação e docs sairem de Curitiba? Santos pode se recusar a fazer a Transcrição?

    Seria o caso dele apenas autenticar o requerimento e me enviar de Ctba para que eu possa então encaminhar para Santos a partir do estado de SP?

  • @TRFC , a sogra, cidadã portuguesa, pode ser a requerente da transcrição.

  • @josianeads , mesmo estando vivo, o(a) filho (a) do português têm legitimidade para solicitar a transcrição. Basta mandar cópia autenticada da identidade.

  • @Leticialele mas eu sou neta. Todos os filhos também residem em Curitiba. O que faço? Sei nem por onde começar se tiver que ser pelo consulado de Curitiba. Aquilo é um enrosco.

  • TRFCTRFC Member

    @Leticialele obrigado!!! O meu sogro recebe a cidadania Portuguesa após a transcrição do casamento ou apenas o direito de solicitar a cidadania?

  • editado April 2022

    @josianeads acredito que não terá problema colocando seu endereço de SP, o vice consulado de Curitiba e bem ruim mesmo.

  • @Josiane , você disse que mora no interior de SP. Use seu endereço!!

  • @TRFC , seu sogro, após a transcrição do casamento, poderá pedir a aquisição de cidadania pelo Art 3 - casamento - https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.