Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1697072747579

Comentários

  • Nossa, eu tenho mto azar...

    Quando enviei os docs do casamento dos meus avós pra Ponta Delgada estava levando 1 mes pra ficar pronto. Dai do nada deu umas greves s restruturaçao e levou 6 meses no final...

    Agora q enviei pra santos, dizia q ia levar +- 3 semanas... Agora pode ser q leve 6 meses de novo hahaha

    Qnd eu for enviar os docs do meu casamento, vou avisar antes aqui pra vcs nao mandarem pro mesmo lugar xD



    Transcrição de Casamento.

    Enviada dia 22/09, via DHL.

    Recebida em 26/09, no Escritório Consular de Santos.

    Transcrição Concluida em "Aguardando"

  • Pelo jeito somente algumas pessoas que enviaram o processo no mês de setembro/22 receberam a transcrição. Teoricamente quem enviou nesse periodo, estará recebendo esse mês. No Fórum não vê reclamações de foristas que enviaram o processo antes de setembro. Como enviei em outubro, provavelmente só mês que vem.

  • Boa tarde pessoal, depois de um tempinho fora estou de volta ao BR

    E nada da Transcrição que eu enviei em 10/10/22 logo ja completam 90 dias, me parece que o prazo para Santos realmente ficou longo demais.

  • Boa noite, desculpe a pergunta simples... mas, nao existe a necessidade de enviar O Assento de Nascimento do Portugues?

    No meu caso, estou fazendo a transcricao de casamento do meu cunhado com minha irma.

    Ele brasileiro agora portugues por atribuicao

    Ela, brasileira.

    Vi essa lista de documentos, mas nao consta o assento de nascimento do portugues. (justamente o assento onde quero averbar o casamento)....Mando uma do Civil Online ???

    1. Requerimento  preenchido e assinado 
    2. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    3. Documento Original ou Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado; obs: apostilhamento deve ser original no documento.
    4. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    5. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    6. Comprovante de pagamento.


    Obrigado!!!

  • @agroli Moro em MG e mandei para Santos, uma transcrição casamento, preenchi no endereço a casa de um primo que mora em Santos, para ter menos problemas.

    Mas tenho uma tia que mandou com endereço de MG e foi finalizado com sucesso. Chegou na casa dela em MG

  • @Daniel Peres não precisa mandaro Assento de Nascimento, eles encontram o registro lá pelo nome do Portuguès, e depois te enviam o Assento de Casamento.

  • Boa noite pessoal, tudo bem?

    Mandei para o consulado de santos 14/11/22 o casamento dos meus pais, onde minha mãe é a "portuguesa" e via de regra meu pai é o declarante do meu nascimento.

    Já estou com os meus documentos necessários para mandar p/ ACP, faltando apenas a transcrição de casamento acima. Porém vendo os comentários que o prazo aumentou, me surgiu uma questão.

    Se eu mandar os meus documentos p/ ACP faltando apenas a transcrição, é possível cair em exigência? Pois até que chegue na bolinha 4 (analisando os documentos), é para concluir o casamento em santos. Caso eles não vejam esse documento físico ali no envelope, eles consultam o sistema se tem o casamento?

    Um amigo meu mandou o dele pra Porto e ele só apostilou a certidão de casamento brasileira dos pais, e simplesmente passou batido.

    Enfim, não sei se vale o risco, pois se eles exigirem a transcrição quando forem analisar, seria só mandar o número da certidão?

  • @Murilloreis se enviou tudo da transcrição para santos direito, não corre muito risco em enviar o seu processo só com o assento de nascimento da sua mãe, pois o conservador que pegar na fase 4 no seu processo, vai consultar o assento informaticamente naquela data, ele(a) não se vai fiar na cópia que vc envia, e se nessa data o casamento dos seus pais estiver transcrito, ele vai estar averbado no assento de nascimento portugues da sua mãe, e o seu processo andará normalmente. Por isso, respondendo a sua questão: não, não é relevante para o conservador que pegar no seu processo se vc enviou ou não a certidão da transcrição do casamento dos seus pais, em rigor nem tem que enviar a certidão de nascimento da sua mãe, basta indicar dados suficientes no quadro 2 dor formulário 1C para o conservador encontrar o assento português da sua mae, claro que se recomenda enviar cópia do assento, só para facilitar para quem analisar o pedido.

  • Bom dia, pessoal. Eu conclui minha cidadania ano passado, em meados de março (meu pai é português). Enviei o pedido de transcriçao de meu casamento para Santos no dia 04/11/22, chegou lá dia 07/11, para poder pedir a cidadania dos meus filhos maiores. Mas vendo os comentários de vcs dizendo que está bem atrasado em Santos, entrei no site e vi que tinha um email para duvidas, enviei um e-mail pra lá perguntando se havia alguma maneira de checar o andamento do processo, mas o mesmo retornou para mim como e-mail não entregue. Alguém sabe se tem como ver o andamento do processo ou tem algum contato de Santos para dúvidas? O e-mail que eu mandei foi: consulado@santos.dgaccp.pt

    Muito obrigada,

  • @ClaudiaFujii

    não tem como acompanhar. Transcrição não gera senha de acompanhamento.

    Santos, a princípio, está demorando uns 4/5 meses para efetuar transcrições.

    Eles não respondem email.

  • @mabego ok, muito obrigada pelo seu retorno

  • @nunogomes valeu pela informação, meu caro. Realmente é o que faz sentido, mas todo cuidado é pouco rs.. Vou enviar meu processo em breve então, muito obrigado!

  • Entrei em contato com o escritório consular de Santos, me falaram que começaram a receber processos de transcrição de todo Brasil, e os prazos vão passar dos 6 meses. Desanimei ...

  • Pessoal, visto a demora por Santos das transcrições, compensa enviar para Portugal ? Qual a melhor conservatória ?

  • @marianamcozza,


    Fuja de Santos, o Consulado do Rio apesar de falar que só aceita documentos apostilados nos cartórios daquele estado, está aceitando documentos apostilados de outros estados. Tem um grupo no telegram que fala somente sobre cidadania , transcrições ... procura no telegram cidadania portuguesa

  • @marianamcozza Eu mandei email para o Consulado do Rio. Veja a resposta

    O reconhecimento e apostilhamento devem ser feitos em Cartorio localizado quer no Rio de Janeiro quer no Espírito Santo. Se o fizer em São Paulo, deverá fazer a solicitação da transcrição no Consulado de Portugal em São Paulo. 

    Eu inclusive ia colocar o endereço de parente do Rio e depois ele me enviava a documentação, mas pelo email e comentarios que vi não vai dar certo.

    Só se correr o risco de mandar e se não der certo eles devolvem e pois lá pelo que li o pagamento é após analise do processo.

    Também consegui contato com o Consulado de Santos e informaram que está levando em torno de 6 meses para fazer a transcrição.

    Situação complicada pois tenho urgencia em tirar a Cidadania da minha filha.

  • Boa tarde, pessoal! Alguém aí que enviou transcrição de casamento em setembro já recebeu? Enviei a minha no dia 28 e até agora nada... Ano passado eles responderam meu email informando que a espera seria de 2 à 4 meses... pelo visto isso já aumentou.


  • @JulianaRodrigues eu enviei a minha no dia 26/09 e nao recebi nada ainda.

  • Os prazos estão cada vez maiores mesmo. Meu caso foi concluído em 4 meses.

    ENVIO DOS DOCS PARA SANTOS - 12/09/22

    CHEGADA EM SANTOS - 13/09/22

    CONCLUSÃO - 12/01/23 (coincidentemente mandei um e-mail perguntando sobre meu caso nesse dia para Santos, mas o e-mail voltou).

    DEVOLUÇÃO DOS DOCS EM MINHA RESIDÊNCIA - 16/01/23

    Agora vem a saga de se encontrar algum horário para emissão de Passaporte e CC.

  • @Chiapa @JulianaRodrigues @fortense , boa tarde a todos, encaminhei documentos para Santos e os mesmos chegaram lá em 02/Setembro; até agora nada, semana q vem completará 5 meses.

  • Olá a todos! @dududuedu finalmente meu documento chegou. Para referência de prazo, foi recebido em Santos no dia 12/09.

  • Dúvida:

    Quando recebem a devolutiva, o consulado devolve todas as certidão e podemos aproveitar as mesmas para o processo de nacionalidade?

    Pergunto isso, pois o meu foi enviado em 30/10/22, e pelo andamento, devo receber lá por Abril...

    Nesse contexto, posso dar andamento com a nacionalidade, tirando e apostilando novamente as certidões. Contudo, se eles devolverem pode valor a pena aguardar a devolução para nao precisar gastar novamente com as certidões e apostilamentos.

    Muito obrigado!

  • @daianemelo olá, parabens !!!! acredito que em breve vai chegar também.

  • @fanegrao ,olá .

    Sim eles devolvem toda a documentação que foi enviada no processo. Se as certidões estiverem dentro do prazo de validade vc pode utiliza-las.

  • editado January 2023

    @fanegrao

    a certidão que será gerada depois da transcrição é a que vc vai usar no seu processo.

    Documentos apostilados não perdem a validade para Portugal.

    (se vc enviou para Santos, pode receber certidões marcadas com marca texto, conte se isto aconteceu). Mas ainda assim, pode usar o documento, pois Portugal sabe que Santos marca os documentos

  • @mabego ,olá ...tenho um dúvida:

    mesmo que a certidão seja emitida a mais de um ano e esteja apostilada, ela não perde a validade , para utilização nos processos de nacionalidade ?

  • editado January 2023

    @dududuedu

    não perde a validade

  • Boa tarde! Hoje quando abri o envelope recebido de Santos, constatei que a transcrição não foi feita. Motivo: "Para devida análise de nomes, se deve enviar o assento de nascimento do Português em via NARRATIVA, emitida a menos de um ano e certificado pelo Arquivo Distrital".

    A referida certidão não aceita foi emitida pelo Arquivo Distrital de Coimbra e foi pedida (e recebida) conforme instruções que encontrei aqui no fórum: composta por um frontispício com os elementos essenciais do registo (nome, filiação, freguesia, concelho e ano do nascimento) e cópia do assento original.

    Deixo aqui o relato para futura referência.

  • @daianemelo

    Para transcrição de casamento o assento deve ser em forma narrativa e certificado. Não se usa reprográfica para documentos portugueses.

    Reprográficas são para certidões brasileiras e para o pedido de nacionalidade. Só se junta digitada se a reprográfica estiver ilegível.

    (quem te orientou do contrário?)

  • Olá @mabego ! Segui as orientações dadas no roteiro para solicitar certidões aos arquivos distritais: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Há uma observação para o arquivo de Coimbra:

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

    Na Universidade de Coimbra, peça:

    "As certidões que se encontram prontas são compostas por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento. Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos de pedidos de cidadania, e tem um custo de 20,00€."

    E também por esse tópico aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17652/duvidas-sobre-qual-tipo-de-documento-pedir-a-coimbra

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.