Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1458459461463464665

Comentários

  • @dannyimperador

    Deixe aqui a lista de documentos que vc pretende enviar nos processos.

    O fórum dá um confere para vc.

    Enquanto isso, verifique a lista que eu postei algumas mensagens acima para outro forista.

  • @camões26

    Os ACs devem ser impressos no site da PF + a validação por lá. Não precisa apostilar.

    Esqueci de mencionar que a validação é no verso dos ACs.

  • @dannyimperador

    Busque o termo "diversos" na barra de buscas do fórum que vc verá o email.

    Eu esqueci de informar que esse termo é para vc localizar o email para fazer a pergunta a Portugal sobre a possibilidade de apensação, nos termos da mais recente alteração no regulamento da nacionalidade portuguesa.

  • @guimoss Bom dia! E obrigado pelas respostas...

    Você escreveu que achou meu processo muito dificultoso, por que você acha isso? Como eu poderia melhorar?


    O envio da certidão narrativa para o Brasil é inviável já que meu pai viaja para Portugal no sábado 17, eu realmente só tenho 6 dias úteis para deixar tudo em ordem kkk É pouco tempo, mas acho que vai dar tudo certo.

    Eu pedi no CRAV para emitirem a certidão para meu pai ir buscar pessoalmente já que ele vai à região de qualquer maneira, achei que seria mais fácil assim. Alternativamente posso pedir para enviarem para o Porto. O que acha?

    Aliás, o CRAV costuma demorar para definir o valor? Fiz a solicitação ontem a noite, achei que hoje cedo já teria algo definido.

    Pensei também em entrar em contato com o CRC da cidade e solicitar diretamente com eles a certidão, já deixar isso resolvido, mas não sei se é exagero meu. Existe alguma outra forma de solicitar essa certidão que você ache melhor?

  • Bom dia a todos! Acabo de enviar o pedido de transcrição de casamento de avós portugueses casados no Brasil para o consulado de Santos. Agora quero me preparar para o pedido de atribuição de netos. Alguém poderia me ajudar por gentileza conferindo a listagem de documentos que pretendo enviar? Estou ajudando meu pai, ele é neto de português e completará 76 anos em outubro.

    Certidão de nascimento do português (emitida pelo arquivo distrital de Coimbra)

    Transcrição do casamento (ainda a ser recebida)

    Certidão de casamento do português em inteiro teor apostilada (a mesma que usei no processo de transcrição de casamento)

    Certidão de nascimento do filho do português em inteiro teor apostilada

    Certidão de nascimento do meu pai, neto do português, por cópia reprográfica do livro apostilada

    certificado de antecedentes criminais impresso do site da PF, com um print-screen da certificação no verso

    pagamento da taxa de €175 com cartão de crédito virtual 

    impressão do e-mail recebido após o pagamento, como recibo

    Formulário 1D impresso colorido preenchido e assinado por autenticidade em cartório de notas. (é preciso fazer prova de vida aos 76 anos?)

    Fotocópia do RG autenticada e apostilada

    Muitíssimo obrigada pela ajuda!

  • @guimoss

    Muito obrigada pela rápida resposta! Estou utilizando o processo de marcação dos nomes como no exemplo que você enviou. Você esta sendo notificado direitinho?

    Vamos lá...

    porém de filhos diferentes dela: meu pai e do irmão dele, o Francisco).

    Vc quis dizer aqui que os netos sao os filhos do seu pai e do irmão dele?


    • Exatamente. Os netos da portuguesa são dos filhos dela: Gilberto (meu pai) e Francisco (meu tio)


    Fiquei meio confuso aqui. Se os filhos da portuguesa estão vivos, o processo correto é de filhos.


    • o Gilberto ainda está vivo, porém o Francisco não. Minha ideia era pedir tudo junto (o do Gilberto como filho e dos netos) pensando em correr todos os processos juntos. Mas pelo que você me disse aqui, o processo de filho sai mais rápido do que eu estava imaginando. De todo jeito, o processo do filho do Francisco terá que ser como neto, pois o Francisco faleceu.


    ===


    três processos de netos (da mesma portuguesa, porém de filhos diferentes dela

    Vc pode pedir a apensação prevista no Decreto-Lei 26/2022, que alterou o regulamento da nacionalidade portuguesa.

    Dizem que ele não está regulamentado, mas vale a pena consultar para poupar papel e dinheiro.


    • já estou com toda a documentação pronta para cada neto. Não vai fazer muita diferença agora, eu acho. Sendo assim, poderia enviar todos em envelopes separados porém em um único “pacote” via DHL para Lisboa, certo? 


    ===


    As dúvidas são as seguintes:


    Pode sim. Eu entraria em contato com o setor de contabilidade, que é o endereço de email que te mandou os formulários.

    E pediria para mudar o nome do Requetente, com as justificativas dadas aqui.


    • Perfeito, acabei de fazer isso. Você acha que terei que imprimir e preencher novas fichas? Pois meu pai já reconheceu a assinatura da ficha dele e já apostilou. Aproveitando a oportunidade, li aqui no fórum que essa ficha não precisa ser apostilada né?


    Os de filho devem ser enviados para o Porto e os de neto, para Lisboa.


    • Enviando o de filho para o Porto seria mais rápido? Vou ver isso! Tenho um amigo que não teve boa experiência com o envio da documentação para o Porto. Tiveram os documentos extraviados. Só estou pensando aqui, que já fiz o pagamento das taxas como neto e recebi os formulários 1D. Será que eu conseguiria reverter essa taxa para a cidadania como filho caso optasse por fazer a cidadania do meu pai e após, a minha e da minha irmã…


    Em 2018, o filho dela decidiu fazer o processo de cidadania para ele, porém o processo foi indeferido já que os nomes do bisavós não batiam com o assento português dos mesmos.

    Divergências eram comuns.

    Vc pode informar as divergências?

    Vou transcrever a parte da carta que diz as irregularidades que recebemos do consulado português de São Paulo quando tentamos a primeira cidadania de filho.

    "Devolvo seus documentos por apresentarem as seguintes irregularidades:


    1. Nos assentos de nascimento e casamento de sua mãe que servirão de base ao seu pedido de nacionalidade consta que os nomes corretos de seus avós maternos são: "Adelino de Assunção e Aurora dos Santos", em desconformidade com sua certidão de nascimento local.

    • A cidadania portuguesa da minha avó foi aceita com essa irregularidade. Na certidão de nascimento brasileira dela, os nomes deles eram: Adelino Simões de Assumpção e Aurora dos Santos Mathias.

    2. Mais se informa que, em conformidade com a legislação portuguesa atual, para pedidos de nacionalidade não poderá haver qualquer erro nos nomes de familiares, uma vez que a

    Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa, não integra processos com divergências entre as certidões locais e os assentos de nascimento portugueses.".


    Agradeço mais uma vez a disponibilidade com essa ajuda aqui :)

  • Segue os documentos para o check list:

    Processo como filho da portuguesa:


    • Passaporte autenticado e apostilado
    • Certidão inteiro teor em cópia repografica apostilada com averbação do mandado judicial com a retificação dos nomes dos avós
    • Requerimento 1C com reconhecimento presencial da assinatura e apostilada (com o nome do detentor do cartão de crédito impresso no cabeçalho da folha)

    Obrigada,

    Danielle

  • Os documentos para o check list (enviei outra mensagem incompleta, me desculpa)


    Processo como filho da portuguesa:


    • Passaporte autenticado e apostilado
    • Certidão inteiro teor em cópia reprografica apostilada com averbação do mandado judicial com a retificação dos nomes dos avós
    • Requerimento 1C com reconhecimento presencial da assinatura e apostilada (com o nome do detentor do cartão de crédito impresso no cabeçalho da folha)
    • Cópia simples do assento de nascimento da portuguesa com averbação do casamento dela e mudança de nome
    • Cópia simples do comprovante de pagamento da taxa (175 euros) em come do requerente (e não com o nome da outra pessoa do cartão de crédito que pagou a taxa)

    Obrigada,


    Danielle

  • @camões26 ...

    Bom Dia...

    O dia está meio corrido por aqui mas tive que acessar o Fórum meio que ás pressas para encaminhar o link de uma discussão para uma prima que me pediu ajuda...Então acabei me deparando com sua mensagem da página anterior...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/302347/#Comment_302347

    Por esse motivo resolvi deixar uma mensagem de alerta para você...

    Não é nada de mais...Porém...Por estar acompanhando o Fórum a um certo tempo...Eu já vi situações semelhantes e o resultado na maioria das vezes não é bom...

    Explico...:

    Você está montando o processo com pressa...Oque em muitos casos já é ingrediente suficiente para alguma surpresa desagradável no andamento do processo...(Isso se conseguir dar entrada)...;

    Um processo de Neto requer mais documentos do que um processo de filho...Consequentemente...O risco de haver alguma inconsistência entre os documentos necessários para a instrução desse tipo de processo é maior...Você já colocou todos os documentos lado a lado para fazer essa análise sobre possíveis divergências...?

    --------------------------------------------------------------------------------

    Além disso...Foi possível perceber pela sua mensagem que você está usando informações cruzadas de fontes distintas...:

    INFORMAÇÃO DO SITE DO CONSULADO...;

    INFORMAÇÃO SOBRE DAR ENTRADA PESSOALMENTE...;

    ALGUMAS INFORMAÇÕES AQUI DO FÓRUM QUE CERTAMENTE SÓ SERVEM PARA QUEM DESPACHA OS DOCUMENTOS POR CORREIOS...


    EX...: 1 - Certidão de nascimento do meu pai (neto), inteiro teor digitada e reprográfica como exemplificado pelo consulado de Porto Alegre;


    As diretrizes para a instrução de processos pelos Consulados não são as mesmas daquelas das Conservatórias...(Inclusive...Em muitos casos...A configuração exigida para as Certidões a serem apresentadas é diferente...)...

    As diretrizes para dar entrada em um processo de Nacionalidade pessoalmente são COMPLETAMENTE DIFERENTES daquelas a serem seguidas por quem despacha os documentos por Correios/DHL...(Requerimento é diferente...É preenchido na hora...A cópia do documento de identificação é feita na hora...Isso para citar algumas diferenças...

    Assim sendo...Misturar informações dessas três "Modalidades" de instrução de processos com PRESSA é certamente receita para problemas

    ----------------------------------------------------------------------------------

    Mais...

    ***Processo de Neto só é tratado em Lisboa...O atendimento nos Registos Centrais está um verdadeiro caos...Isso por conta do grande número de refugiados que estão recorrendo a essa serventia para resolver sua situação...Mais as paralizações dos colaboradores em reinvindicação por melhores condições de trabalho dentro do IRN...

    ***Não tenho conhecimento de como é feito o atendimento no CNAI/Porto...Mas...Se for possível dar entrada em um processo de Netos por lá...Talvez seja uma opção...(Se você tem conhecimento dessa possibilidade e decidir seguir por aí...Boa sorte...)...

    Um conjunto de documentos para a instrução de um processo de Nacionalidade ***segue as mesmas Etapas/Prazos...Independentemente de ter chegado a Conservatória dos Registos Centrais por correio ou pela mão do requerente ou seu procurador...Portanto...A que se avaliar com muita atenção se vale mesmo a pena optar por seguir por esse caminho...

    ***A única diferença é que o requerente...Dando entrada pessoalmente...Pode sair de lá com o número de processo + A Chave de Consulta na mão...

    -------------------------------------------------------------------------------------

    Enfim...Não estou aqui para ensinar nada a ninguém...Pelo contrário...Mesmo depois de quase oito anos continuo aprendendo coisas novas sobre Nacionalidade Portuguesa...Me considero um aprendiz aqui no Fórum...Apenas percebi que há um risco de você acabar percebendo tarde demais que tentar acelerar as coisas pode ter como desfecho um resultado exatamente oposto...

    Mas a decisão...(Claro)...Cabe a cada um...

    Muita Sorte...!!!

    PS...Sobre a solicitação de documentos aos Arquivos Distritais...Eu fiz a solicitação do Registo de Nascimento Paroquial de meus Avós diretamente ao AD de Leiria...Faz já uns bons anos... Foi na era "Pré-CRAV"...Os procedimentos certamente são diferentes atualmente...Mas vou compartilhar aqui...Fiz contato por telefone enquanto estava em viagem a Portugal e logo em seguida fui buscar os documentos pessoalmente...Pagamento em dinheiro no ato da retirada...

    Então creio que vale a pena você entrar em contato com o AD correspondente e pedir uma orientação que se encaixe melhor em sua necessidade...Eu acredito que não haveria impedimento nenhum em fazer todo o procedimento pelo CRAV e optar por retirar o documento no AD...

  • Uma nota adicional que decidi escrever aqui...:

    Quando eu escrevo uma mensagem como essa acima...Meu objetivo é...Sem dúvida...Tentar ajudar de alguma maneira algum colega em suas dúvidas imediatas...Mas não só...

    Com o detalhamento do texto apresentado...Tenho a intenção de também ajudar outros que eventualmente estejam passando por alguma situação semelhante em algum momento da Montagem/Acompanhamento de seu processo de nacionalidade Portuguesa...

    Já escrevi antes...Mas não custa repetir...:

    Este Fórum é uma fonte inestimável de informações confiáveis para quem está envolvido com a montagem de seu processos de Nacionalidade Portuguesa...E de seus familiares...

    Basta se dedicar um pouco e buscar as informações...Está tudo aqui mesmo...!!!

    As informações oficiais devem ser buscadas nos sites oficiais do IRN e dos Consulados...Em paralelo vá dedicando tempo pesquisando as páginas do Fórum com muito critério e atenção...E então...A partir daí é só montar seu processo com segurança...Pois aqui no Fórum...Todos os aspectos relacionados a processos de Nacionalidade Portuguesa e procedimentos complementares já estão disponíveis...Basta ir atrás...!!!

    Sorte...!!!

  • @dannyimperador ,

    Só resumindo um pouco:

    Francisco e os filhos dele deveriam fazer o processo como filhos, primeiro francisco (6-8 meses), a seguir os filhos dele.

    Infelizmente o filho de Gilberto terá que fazer como neto. Não tenho certeza se precisaria tirar outra certidào de nascimento dele, com averbação de óbito, mas pode consultar a CRC pelo email :rcentrais.diversos@irn.mj.pt.

  • Ah...(Algo que quero fazer faz um tempão)...

    Um pedido...:

    Gostaria de pedir aos colegas que...Quando possível...Informem aqui nas páginas do Fórum as seguintes informações sobre seus processos...:


    # 1 - DATA DA CHEGADA DOS DOCUMENTOS NA CONSERVATÓRIA/CONSULADO...

    # 2 - DATA DA APROVAÇÃO / NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA...;

    # 3 - DATA DA CONCLUSÃO/EMISSÃO DO REGISTO DE NASCIMENTO PORTUGUÊS...


    ***TIPO DE PROCESSO...(Se as informações forem compartilhadas nas discussões corretas...Essa informação não será necessária...)...!!!


    Deixo de antemão meu agradecimento a quem puder colaborar...

  • @daianemelo ,

    tudo correto, mas a certidão de casamento do português não é necessária, apenas a trancrição.

  • @camões26

    Você escreveu que achou meu processo muito dificultoso, por que você acha isso? Como eu poderia melhorar?

    Eu me referi à logística descrita para pedir a certidão.

    Eu acredito que as opções dadas são as adequadas, mas cabe a você decidir.

    ===

    O envio da certidão narrativa para o Brasil é inviável já que meu pai viaja para Portugal no sábado 17, eu realmente só tenho 6 dias úteis para deixar tudo em ordem kkk É pouco tempo, mas acho que vai dar tudo certo.

    O seu pai é o Requerente?

    A sua história ficou um pouco confusa.

    Por favor, esclareça.

    Se ele for o Requerente, tudo o que vc precisa dele é a abertura de firma em um cartório (se ja não foi feita), a assinatura dele do formulário de netos por autenticidade, de forma presencial, uma eventual prova de vida e a assinatura dos formulários em caso de necessitar de uma transcrição.

    Se for vc, o seu pai não é necessário para nenhum ato.

    ===

    Eu pedi no CRAV para emitirem a certidão para meu pai ir buscar pessoalmente já que ele vai à região de qualquer maneira, achei que seria mais fácil assim. Alternativamente posso pedir para enviarem para o Porto. O que acha?

    E aí que ficou complexo.

    Ou vc envia o processo por DHL e colhe todos atos do seu pai antes da viagem e recebe o assento do português no Brasil.

    Ou ele vai para Portugal com o processo pronto, pega a certidão e entrega pessoalmente em uma Conservatória ou faz um envio PT-PT.

    E vc pode enviar o assento para o endereço onde ele vai ficar em PT.

    ===

    Aliás, o CRAV costuma demorar para definir o valor? Fiz a solicitação ontem a noite, achei que hoje cedo já teria algo definido.

    O sistema é novo, então nao posso afirmar.

    Mas, no antigo vc fazia o pedido, eles enviavam o orçamento, vc aprovava e pagava e confirmava o endereço para a entrega.

    Em caso de problemas, vc pode deixar o pedido caducar e fazer outro.

    ===

    Pensei também em entrar em contato com o CRC da cidade e solicitar diretamente com eles a certidão, já deixar isso resolvido, mas não sei se é exagero meu. Existe alguma outra forma de solicitar essa certidão que você ache melhor?

    A certidão é do AD ou do civilonline?

    São duas coisas diferentes.

    O sistema do CRAV são pata as certidões paroquiais, emitidas antes de 1911.

    Não creio que vc tenha que entrar em contato com nenhuma Conservatória.

    Mas, estou no aguardo por esclarecimentos da situação fática em relação à entrega.

    Abraços

  • @Nilton Hessel muito obrigado pela mensagem e, principalmente, pela sua atenção.

    Por sorte os primos do meu pai já fizeram a parte difícil, digamos assim. Todas as divergências e averbações necessárias já foram resolvidas por eles quando conseguiram a nacionalidade portuguesa. Eles deixaram tudo certinho (com exceção da certidão de nascimento do meu avô, naturalmente) então a situação do meu pai é bem mais fácil.

    A minha maior preocupação era a certidão narrativa, mas felizmente já recebi resposta através do CRAV, paguei e combinei a data da retirada no balcão. Fiquei surpreso com a facilidade e eficiência do serviço, estão de parabéns.

    A ideia inicial era mesmo enviar tudo por DHL, por isso estava me guiando pelas recomendações do consulado, mas ele decidiu fazer pessoalmente. Acho que se sente mais seguro assim.

    De toda forma, fiquei preocupado com o que disse Nilton. Saberia me dizer quais são as diretrizes e instruções para dar entrada pessoalmente? Quais seriam essas configurações diferentes que citou? As informações que encontrei nos sites oficiais são basicamente as mesma, veja: https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-neto-de-um-portugues

    Quanto ao CNAI/Porto preciso realmente conferir se aceitam os processos de netos. Eu havia entendido que sim vendo o link acima. Talvez seja o caso de entrar em contato com eles para ter certeza.


    @guimoss

    @texaslady

    Se alguém tiver informações e puder compartilhar eu agradeço.

  • Boa tarde. A cópia autenticada da identidade do neto precisa ser apostilada também?

  • @guimoss

    Olá guimoss, me desculpe se estou deixando confuso. Esclareço:

    Meu pai é o neto de português e requerente, ele irá para Portugal semana que vem e pretende fazer o pedido pessoalmente. A certidão de narrativa será retirada no AD conforme já deixei combinado. O CRAV foi uma agradável surpresa, por sinal. Foi mais fácil que o cartório da minha cidade.

  • @dannyimperador

    Muito obrigada pela rápida resposta! Estou utilizando o processo de marcação dos nomes como no exemplo que você enviou. Você esta sendo notificado direitinho?

    Não chegou até mim.

    Vc deve ter cometido algum erro.

    ===

    • o Gilberto ainda está vivo, porém o Francisco não. Minha ideia era pedir tudo junto (o do Gilberto como filho e dos netos) pensando em correr todos os processos juntos. Mas pelo que você me disse aqui, o processo de filho sai mais rápido do que eu estava imaginando. De todo jeito, o processo do filho do Francisco terá que ser como neto, pois o Francisco faleceu.

    É como te expliquei antes, então.

    ===

    • já estou com toda a documentação pronta para cada neto. Não vai fazer muita diferença agora, eu acho. Sendo assim, poderia enviar todos em envelopes separados porém em um único “pacote” via DHL para Lisboa, certo? 

    Isso mesmo!

    Foi o que eu tinha sugerido.

    Em um único envio para um lugar (CRCentrais), vc pode enviar até 5 envelopes.

    O do filho deve ser em um outro envelope para o Porto.

    ===

    • Perfeito, acabei de fazer isso. Você acha que terei que imprimir e preencher novas fichas? Pois meu pai já reconheceu a assinatura da ficha dele e já apostilou. Aproveitando a oportunidade, li aqui no fórum que essa ficha não precisa ser apostilada né

    Fichas? Vc quos dizer formulario? Esse documento não demanda apostila, pois é português.

    Vc poderia enviar vários documentos anexos, tentando explicar.

    Mas, é mais simples imprimir um novo, de forma correta e reconhecer a firma, ato que é bem barato.

    Acredito que vc terá menos dor de cabeça assim.

    ===

    • Enviando o de filho para o Porto seria mais rápido? Vou ver isso! Tenho um amigo que não teve boa experiência com o envio da documentação para o Porto. Tiveram os documentos extraviados. Só estou pensando aqui, que já fiz o pagamento das taxas como neto e recebi os formulários 1D. Será que eu conseguiria reverter essa taxa para a cidadania como filho caso optasse por fazer a cidadania do meu pai e após, a minha e da minha irmã…

    Os prazos do Porto é 6 meses, em média. Isso já é bem estabelecido por aqui.

    As questões das taxas devem ser perguntadas no email que te passei.

    É um caso muito singular,onde não há muitos casos de comparação.

    O primeiro caso é mais plausível. O segundo não ne parece.

    Eu faria o 1° caso e depois,tentaria k segundo.

    ===

    Sobre a resposta da Conservatória, depende de cada Conservador, sendo impossível comparar.

    O da sua avó deve ter mais leniemte pela idade dela, mas não dá para afirmar.

    Continua...

  • Pessoal, sem querer causar turbulência aqui no fórum vou colocar 2 questões:

    1. Necessidade de enviar a certidão narrativa quando algum neto descendente já conseguiu a cidadania. Eu e um dos irmãos fomos os primeiros a pedir a cidadania e na época solicitamos uma certidão para cada um. Quando pedimos de outra irmã, enviamos uma cópia simples explicando que a original havia sido enviada para o processo número tal, já finalizado de meu irmão. Foi aceito assim. E assim foi para o próximo irmão. Também enviamos cópia simples do assento de casamento do português, talvez por isso foi aceito.
    2. Em todos os 7 processos de minha familia, netos e filhos e também de 2 amigas e filha de uma delas, nunca enviamos o requerimento impresso colorido (sei que isso é uma bobagem já que fácil conseguir a cópia colorida), mas onde consta que isso é exigência?

    Então, concordam? Discordam? Já souberam de processos que cairam em exigência por algum dos documentos citados? Isso depende de conservador para conservador?

  • @dannyimperador

    Olhe o link que eu deixei acima. Ele está bem completo, bem como as listas do tópico de filhos.

    ===

    Processo como filho da portuguesa:

    • Passaporte autenticado e apostilado

    Cópia autenticada e apostilada com menos de 10 anos e filiação. Pode ser RG tb, nesses termos.

    • Certidão inteiro teor em cópia reprografica apostilada com averbação do mandado judicial com a retificação dos nomes dos avós

    Se for a do filho-Requerente está correto. É a dele?

    Verifique se está legível. Se não estiver, mande uma em IT digitada sem apostilar.

    Se houve mudança de nome cok casamento, mande a de casamento em inteiro teor digitada, sem apostilar.

    • Requerimento 1C com reconhecimento presencial da assinatura e apostilada (com o nome do detentor do cartão de crédito impresso no cabeçalho da folha)

    Aqui há três erros:

    1) Não precisa de apostila;

    2) O nome do cabeçalho é o do Requerente.

    3) Verifique se no selo está escrito por autenticidade.

    Este deve estar colorido, frente e verso. Eu preencheria pelo PC, com letras maiusculas.

    • Cópia simples do assento de nascimento da portuguesa com averbação do casamento dela e mudança de nome

    Certo, se foi emitida pelo civilonline.

    • Cópia simples do comprovante de pagamento da taxa (175 euros) em come do requerente (e não com o nome da outra pessoa do cartão de crédito que pagou a taxa)

    Vc se refere ao email que recebeu o formulário.

    Aqui é o contrário.

    Deve estar com o nome do dono do cartão, se não foi pago com o cartão do Requerente.

    É algo a se ver com a contabilidade.

    Mencione esse email no campo "outros docs" do formulário.

    ===

    Veja se ha necessidade de Prova de vida. Geralmente, com o Requerente na faixa dos 80 anos.

    Tb mencioná-la no campo outros docs.

    Abraços

  • @dannyimperador

    A @texaslady está correta.

    É melhor fazer dois ou mais processos de filho em sequência do que um de netos.

    O caso dos netos é em última instância por ser mais complexo e demorado.

  • @Nilton Hessel

    Bem dito como sempre!

    ===

    @camões26

    @dannyimperador

    Sempre busquem por divergências antes do envio.

    Abraços a todos

  • @camões26

    De toda forma, fiquei preocupado com o que disse Nilton. Saberia me dizer quais são as diretrizes e instruções para dar entrada pessoalmente?

    Por aqui, o mais comum é o envio pela via postal.

    ===

    Poderia dar um passo a passo sobre o seu pedido no novo CRAV, com o máximo de informações?

    Muitos ainda tem dúvidas.

    Obrigado.

  • @texaslady

    Pessoal, sem querer causar turbulência aqui no fórum vou colocar 2 questões:

    1. Necessidade de enviar a certidão narrativa quando algum neto descendente já conseguiu a cidadania. Eu e um dos irmãos fomos os primeiros a pedir a cidadania e na época solicitamos uma certidão para cada um. Quando pedimos de outra irmã, enviamos uma cópia simples explicando que a original havia sido enviada para o processo número tal, já finalizado de meu irmão. Foi aceito assim. E assim foi para o próximo irmão. Também enviamos cópia simples do assento de casamento do português, talvez por isso foi aceito.

    Excelente informação.

    Pode ser que seja aceito, mas e difícil dizer, pois ainda estamos no limbo da regulamentação da regulamentação, rs.

    Certamente, é uma ideia que está no espírito do Decreto-lei 26.

    1. Em todos os 7 processos de minha familia, netos e filhos e também de 2 amigas e filha de uma delas, nunca enviamos o requerimento impresso colorido (sei que isso é uma bobagem já que fácil conseguir a cópia colorida), mas onde consta que isso é exigência?

    Eu acho que é para criterios organizacionais da Conservatória.

    Vc está certa.

    Isso não consta em nenhum lugar que eu saiba.

    Então, concordam? Discordam? Já souberam de processos que cairam em exigência por algum dos documentos citados? Isso depende de conservador para conservador?

    Eu nunca vi nenhum caso de exigência nesse sentido.

    Abraços

  • @fabricmagalhaes

    Boa tarde. A cópia autenticada da identidade do neto precisa ser apostilada também?

    Precisa, sim.

    No tópico original de filhos, dizia que não era necessário, mas passou a ser pedido.

    Foi que nem a questão da CNH no ACP. Uma vez foi aceita, mas agora não mais.

  • @camões26

    @dannyimperador

    Como o caso de vocês é complexo, eu sugiro vcs folhearem o fórum por outros relatos.

    Uma segunda opinião, por assim dizer.

    Boa sorte a ambos!

  • Alguém sabe quais bolinhas são realmente relevantes pro processo, que demostra uma real movimentação? Sei que as vezes ele pula da bolinha 01 diretamente para outra. Seria para a 04? Ou tem seguido as bolinhas uma a uma.

    Se alguém puder me ajudar com essa questão.

  • @camões26 ,

    É possiível que sim, porém todo processo de nacionalidade por netos é feito na CRcentrais, mesmo sendo entregue em outra conservatória ou balcão será reencaminhado para CRC.

    Infelizmente os sites da IRN, Justiça, consulados etc. não são tão precisos assim no quesito informação, veja por exemplo no mesmo link que você entrou, não mencionam na documentação necessária nem o assento do portugues, nem os documentos de identificação, ambos impressíndiveis para o pedido de nacionalidade.

    Nas instruções do formulário 1D no final mostra os locais para apresentação como sendo os seguintes (eu seguiria esta informação):


    c

  • Olá @camões26 ...

    Regra geral...Dar entrada pessoalmente "Elimina" alguns procedimentos e/ou certificações em documentos que são obrigatórios quando se despacha a documentação por correios...

    Exemplo...PESSOALMENTE...

    O requerente não precisa reconhecer a assinatura alguma em um cartório no estrangeiro...ASSINA NA HORA...NA FRENTE DO FUNCIONÁRIO DO IRN...

    Não precisa apresentar cópia autenticada e apostilada do documento de identificação...SE IDENTIFICA COM UM DOCUMENTO VÁLIDO EM PORTUGAL QUE TENHA FILIAÇÃO E FOTO...(O PASSAPORTE)...E O FUNCIONÁRIO FAZ A CÓPIA NA HORA...

    Não precisa pagar com cartão de crédito na plataforma de pagamentos do IRN...PAGA NA HORA COM CARTÃO OU DINHEIRO...

    Etc...........

    Os documentos estrangeiros necessários...(No seu caso...Se seu Pai for o requerente como NETO...As ***Certidões brasileiras)...O interessado leva do Brasil tudo certinho...Dentro das configurações e certificações amplamente publicadas aqui no Fórum...:


    CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO FILHO DO PORTUGUÊS EM INTEIRO TEOR DIGITADA E APOSTILADA

    CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO REQUERENTE...(NETO)...REPROGRÁFICA APOSTILADA

    ***Se o requerente tiver alterado o nome ao se casar...(NOME NO PASSAPORTE DIFERENTE DAQUELE COM QUE FOI REGISTRADO AO NASCER)...Deve apresentar também CERTIDÃO DE CASAMENTO EM INTEIRO TEOR DIGITADA...Para justificar essa diferença junto ao IRN...


    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Como mencionei em uma mensagem anterior...As informações necessárias estão todas aqui...Basta procurar...Mas não é uma procura simples e rápida...Você precisa se debruçar sobre o computador por horas seguindo o "Fio da Meada" até encontrar oque precisa...Precisa ler sequências inteiras de trocas de mensagens sobre o assunto pretendido...

    Ou identificar algum colega que tenha feito o procedimento e pedir detalhes diretamente para ele...

    Mais do que uma procura...É preciso ter muita paciência para garimpar as informações...Rsss

    Abaixo deixo uma amostra de mensagens que mencionam alguns detalhes sobre como dar entrada pessoalmente em um processo diretamente em Portugal...

    Para chegar a isso...Basta usar a ferramenta de busca...(A janela com a lupa no canto superior direito ***No notebook)...Precisa inserir ali alguma palavra chave...Para encontrar essas mensagens abaixo eu utilizei as palavras...: "Pessoalmente" e "Dinheiro"


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/296946/#Comment_296946

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300410/#Comment_300410

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21133/outra-pessoa-ira-entregar-para-mim

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21133/outra-pessoa-ira-entregar-para-mim

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/286001/#Comment_286001

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/285429/#Comment_285429

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/285040/#Comment_285040

    Bom divertimento...!!!

    PS...De onde vieram esses links...Há muitas informações mais...

  • @dannyimperador

    Eu vi esse tópico sobre restituição de emolumentos da nacionalidade:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21238/restituicao-de-emolumentos#latest

    Talvez, seja de bom uso no seu caso!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.