Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1454455457459460657

Comentários

  • texasladytexaslady Beta
    editado September 2022

    @rcsalgueiro ,

    O certificado criminal brasileiro nunca foi necessario apostilar. Mencionei isto num post meu anterior pois vi alguém por aqui comentando isto. Mas a verdade é que se voce checar no site do IRN, eles só mencionam que os certificados criminais estrangeiros teriam que ser traduzidos e certificados. No caso do Brasil, entendo que a verificacao no verso já é uma certificação. No site de consulado do Rio eles nao mencionam apostilamento tambem.

    Quando a comprovação de descendencia, acredito que os seus documentos comprovam a descendencia portuguesa de Oswaldo por parte de pai e que nao seria necessario corrigir as divergencias maternas, que nao parecem que sao tao graves assim. Porém caso voce continue em dúvida, diria que no seu lugar mandaria como está, providenciaria as outras certidoes e assim que tivesse o numero do processo encaminharia as certidoes restantes, já que encontrar certidoes pode levar algum tempo.

    Espero que outros possam aqui postar suas experiencias e me corrigir se discordam.

    abs

  • editado September 2022

    @rcsalgueiro

    A) Os antecedentes criminais do neto, emitido pelo site da PF com o respectivo comprovante/verificação no verso, deve ser apostilado?

    Não precisa, pois a validação no verso já comprova a veracidade.

    B) Pedro nasceu em 1910, em Coimbra, e como em seu documento de batismo, emitido pelo AD de Coimbra (universidade) consta apenas “Pedro”, sem apelido, Preciso enviar a certidão de Casamento do Português (apostilada), que se casou aqui no Brasil em 1932, para fixar o apelido “Salgueiro”, correto?

    Nos assentos de nascidos antes de 1911 constam apenas nome próprio. Sim, é aconselhável enviar certidão de casamento.

    c) Pedro foi o declarante do nascimento de Oswaldo poucos dias após o seu nascimento. Com isto, não preciso fazer a transcrição do casamento, correto?

    Não. A não ser que exista alguma divergência nos apelidos.

    d) Nome da bisavó materna:

    "...notem que na certidão de casamento de Pedro esta “Antonia Garcia da Silva” e na de nascimento de Oswaldo esta “Antonia Prudente Garcia”.

    Aconselhável retificar isso. Porém, pode “passar”. Envie assim e fique ligada caso precise de retificação. (eu faria isso antes, pois não é algo complicado).

    Entre o casamento de Pedro em 1932 e o nascimento de Oswaldo Salgueiro em 1936, se passaram 4 anos.

    Não entendi o “problema” aqui.

    — Envio a documentação assim mesmo e, caso caia em exigência, avalio e realizo a retificação?

    É uma questão de escolha pessoal (eu não me aguentaria ao ficar pensando SE vai cair em exigência). Tem 50% de chance de cair em exigência. Tentou arrumar tudo antes de enviar? para avaliar o tempo que vai gastar nisso? às vezes é mais prudente enviar tudo certinho e ficar sossegada.

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @rcsalgueiro

    Cuidado com a marcação.

    A sua msg não apareceu para mim.

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    ===

    Parabéns pelo pagamento com sucesso!

    Vc usou um cartão com bandeira Visa? Foi fisico ou virtual? Tinha liberação para compras internacionais?

    ===

    Suas dúvidas:

    A) Os antecedentes criminais do neto, emitido pelo site da PF com o respectivo comprovante/verificação no verso, deve ser apostilado?

    Não. Só o feito presencialmemte na sededa PF.

    O que vc fez tem o prazo de 90 dias,

    ===

    c) Pedro foi o declarante do nascimento de Oswaldo poucos dias após o seu nascimento. Com isto, não preciso fazer a transcrição do casamento, correto?

    Depende da nacionalidade da esposa, no seu caso.

    Se for brasileira, não.

    Se for portuguesa, sim.

    ===

    B) Pedro nasceu em 1910, em Coimbra, e como em seu documento de batismo, emitido pelo AD de Coimbra (universidade) consta apenas “Pedro”, sem apelido, Preciso enviar a certidão de Casamento do Português (apostilada), que se casou aqui no Brasil em 1932, para fixar o apelido “Salgueiro”, correto?

    Há quem defenda a desnecessidade do envio, mas a resposta segura é um depende.

    Se vc fez a transcrição, o assento de casamento fixa o sobrenome. Envie uma copia simples (tire qtas copias quiser) e mencione esse assento no campo outros docs.

    Se não fez, eu enviaria a certidão de óbito (busque por divergências com o batismo) em inteiro teor digitada, sem apostilar.

    Mencione no campo outros docs, se enviá-la.

    Isso é o defendido no fórum.

    ===

    Divergência entre "Prudente" x "da Silva":

    Vc tem que conferir o nascimento ou batismo da cecilia para ver o sobrenome correto.

    Mas, como a divergência está na linha não-portuguesa, não deve criar problemas.

    Se for enviar algo para fixar o sobrenome, envie o óbito, o passaporte português, RNE, cartão do estrangeiro ou qualquer outro documento em que fique claro que o português é filho dos pais dele, como é descrito no batismo.

    Apostile os outros documentos e as certidões, não.

    ===

    Duvida: Isto pode resultar em uma exigência, mesmo sendo apenas os avôs maternos do Filho do Português? Caso sim, como proceder?

    Respondido acima.

    ===

    — Utilizar a Certidão de casamento de Pedro para corrigir a certidão de nascimento de Oswaldo?

    É possível, mas vc tem que ter a ctz do nome dos pais da Cecília, o que só será vista no nascimento ou batismo dela.

    Mas, o seu caso parece ser de dispensa de transcrição*, então isso não seria problema paraa você.

    * Português, casado com não-portuguesa no Brasil, declarou o nascimento do filho antes deste ter completado 1 ano de vida.

    ===

    — Buscar (como?) alguma certidão de casamento de Antonia Garcia da Silva depois de 1932 que justifique a mudança de nome para “Antonia Prudente Garcia”?

    As de depois do nascimento de Oswaldo podem ter "menos força" para fazer retificações em certidões passadas.

    As de antes do evento são as que têm mais força.

    ===

    — Buscar (como?) a certidão de nascimento de Cecilia Alves Silva para verificar o nome dos pais e entender se a correção deve ser feita na certidão de casamento ou na de seu filho Oswaldo Salgueiro?

    Já mencionado acima.

    ===

    Sobre os seus "comos":

    Vc terá que ir a um CHF perto de você e fazer uma busca lá, presencialmente.

    Os horários são reduzidos e o tempo de atendimento também.

    Vc deverá conseguir ver registros civis e religiosos dos envolvidos.

    Busque na barra de buscas "CHF" ou "bloqueados" e vc achará o guia e as instruções.

    ===

    — Envio a documentação assim mesmo e, caso caia em exigência, avalio e realizo a retificação?

    Eu enviaria com um dos documentos acima para fixar o nome, exceto o casamento pela divergência.

    Mas, antes disso, vc tem que saber o sobrenome correto e qual certidão está errada*.

    * Eu imagino ser a do casamento, pois a nubente participou. Mas, é bom verificar e voltar aqui para mais esclarecimentos.

    Pode ser que um dis sobrenomes seja dos avós da Cecília, o que vc so poderá ver no CHF.

    Busque "locator" para achar o link para buscar a unidade mais perto de você.

    Resumindo, pela ordem:

    1) Descobrir o nome correto, visitando um CHF;

    2) Usar outra certidão na fixação do nome;

    3) Não enviar o processo sem esse documento de fixação.

    4) Voltar aqui e atualizar sobre o resultado das buscas no CHF.

    Espero ter ajudado!

    Boa sorte!

  • @rcsalgueiro

    Eu vi que eu te marquei no tópico da apostila em Portugal.

    Vc chegou a fazer o apostilamento?

    Poderia dar o relato do caso, com o máximo de informações?

    Se puder, coloque o relato no tópico abaixo e me marque lá, por favor.

    O tópico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p15

    Desde ja, eu agradeço.

  • @rcsalgueiro

    Sugiro também que vc deixe a lista de documentos que pretende envuar, para alguém aqui co ferir se está tudo certo.

  • @daniteixeira_07

    @texaslady

    Obrigado por informarem os docs.

    Abraços

  • @texaslady

    Ah me esqueci um detalhe que pode fazer diferença aqui, em todos os casos que citei havia na certidao de nascimento, a anotaçao do casamento.

    Na do filho ou do Requerente?

    Abraços

  • @ecteixeira

    Enviamos o casamento do português transcrito, mas não mandei a certidão de casamento da filha do português, mãe do meu avô.

    Isso pode então ser uma exigência?

    Da filha do português,não precisa enviar o casamento.

    ===

    Pergunto porque essa certidão, assim como fizemos com a de nascimento, precisa de retificação. Estou na dúvida se já devo me adiantar e solicitar a retificação da mesma para caso caia em exigência já estar com ela pronta para o envio.

    A não ser que algo drástico a a oconteça, o seu processo não deverá cair em exigência por isso.

    E nunca é bom se adiantar e enviar algo que vc não sabe se será pedido.

    É melhor aguardar, na minha opinião.

    ===

    Vc disse que retificou um nascimento? Foi o da filha do português?

    Se foi o caso, vc pode usar essa certidão para retificar a de casamento, mas não acredito que será pedida.

    E, em caso de uma eventual exigência (nunca vi por aqui nesse caso), vc já tera a certidão pronta para o envio.

    Mas, eu nao faria isso. Só estou falando da possibilidade, ok?

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @imarlonjr

    @Jsilva20

    Se aceitarem a certidão com certificação eletronica, eu enviaria para poupar o valor da DHL, se a certidão em questão for do AD.

    Esse tipo de certificação permite impressão pela internet, poupando o valor do envio para o Brasil e do retorno a Portugal.

    É algo a se verificar.

    As PGRs portuguesas e o Consulado do Rio as aceitam, desde a ultima vez que eu verifuquei.

  • Olá a todos. Tentei encontrar respostas para as minhas dúvidas mas não achei, poderiam me ajudar? Estou ajudando meu pai (neto) a preparar toda a documentação para enviar por correio.

    1) Nós temos a Certidão Narrativa de Nascimento do meu bisavô (nascido em 1885) com as averbações de casamento e óbito, contudo é um documento de 2009. Aliás, é uma cópia do documento (legível e em cores). Esse tipo de documento é válido? Ou devo solicitar um novo?

    2) Meu pai tem 81 anos, ele precisa fazer comprovação de vida?


    Agradeço pela ajuda desde já!

  • @guimoss ,


    Eu vi que eu te marquei no tópico da apostila em Portugal.

    Vc chegou a fazer o apostilamento?

    Poderia dar o relato do caso, com o máximo de informações?

    Se puder, coloque o relato no tópico abaixo e me marque lá, por favor.

    O tópico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p15


    Fiz o comentário no tópico acima conforme solicitado, com todos os detalhes =) Tem um relato interessante sobre apostilamento na PGR Coimbra e PGR Lisboa. A PGR de Porto não aceitou apostilar documentos de Coimbra.


    Parabéns pelo pagamento com sucesso!

    Vc usou um cartão com bandeira Visa? Foi fisico ou virtual? Tinha liberação para compras internacionais?

    Fiz o pagamento HOJE, com cartão VISA INTERNACIONAL, versão virtual, emitido pelo Banco Santander. Tem liberação para compras digitais e internacionais.

    Como ouvi relato de falhas com a bandeira mastercard, já tentei direto com a bandeira visa e deu certo!


    B) Pedro nasceu em 1910, em Coimbra, e como em seu documento de batismo, emitido pelo AD de Coimbra (universidade) consta apenas “Pedro”, sem apelido, Preciso enviar a certidão de Casamento do Português (apostilada), que se casou aqui no Brasil em 1932, para fixar o apelido “Salgueiro”, correto?

    Há quem defenda a desnecessidade do envio, mas a resposta segura é um depende.

    Se vc fez a transcrição, o assento de casamento fixa o sobrenome. Envie uma copia simples (tire qtas copias quiser) e mencione esse assento no campo outros docs.

    Se não fez, eu enviaria a certidão de óbito (busque por divergências com o batismo) em inteiro teor digitada, sem apostilar.

    Divergência entre "Prudente" x "da Silva":

    Vc tem que conferir o nascimento ou batismo da cecilia para ver o sobrenome correto.

    Mas, como a divergência está na linha não-portuguesa, não deve criar problemas.

    Se for enviar algo para fixar o sobrenome, envie o óbito, o passaporte português, RNE, cartão do estrangeiro ou qualquer outro documento em que fique claro que o português é filho dos pais dele, como é descrito no batismo.O Obito certamente terá divergência, visto que a certidão de casamento de Pedro e seus demais documentos no Brasil, constam a data de nascimento incorreta (01/03/1909 ao invés de 06/03/1910) e a falta do "CORREIA" no nome de sua mãe "Elisa da Conceição -> Elisa da Conceição CORREIA".

    -- Não fiz a transcrição do casamento, visto que Pedro se casou com uma brasileira e registrou seu filho, Oswaldo Salgueiro 2 dias após o seu nascimento.


    -- Não tenho certeza de onde foi registrado o óbito e certamente precisará de retificação. Como retifiquei a certidao de casamento, para que pudesse corrigir também a certidao de nascimento de Oswaldo Salgueiro, pensei em enviar a certidão de casamento para fixar o apelido. Inclusive, já tenho a certidao de casamento em inteiro teor e apostilada.

    O ponto é a questão do sobrenome da Mae de Cecilia Alves Salgueiro (esposa de Pedro), conforme comentei...

    Em todos os documentos mencionados, RNE, Cartão de estrangeiro, consta a data de nascimento e o nome da mãe de Pedro incorreto...


    Seria muito risco enviar desta forma, com a certidão de casamento (já retificada) para fixar o apelido?


    Eu busquei no Family Search e só encontrei dados de ANTONIA GARCIA DA SILVA (conforme certidao de casamento), não encontrei nada com ANTONIA PRUDENTE GARCIA.


    Como estamos falando de uma divergência na linha "não portuguesa", imagino que não crie problemas. Mas, caso caia em exigencia, o que pensei foi em usar a certidao de casamento para retificar a certidao de nascimento de Oswaldo Salgueiro. O Cartório aceitaria, ou somente com a certidao de nascimento de Cecilia?


    @rcsalgueiro

    Sugiro também que vc deixe a lista de documentos que pretende envuar, para alguém aqui co ferir se está tudo certo.

    Segue lista:

    a) Certidão de Batismo de Pedro, com copia do Livro, emitida pela AD de Coimbra, Apostilada.

    b) Certidão de casamento de Pedro e Cecilia (BR). Para fixar o apelido "Salgueiro". (estou avaliando este item conforme seu comentário)

    c) Certidão de nascimento de Oswaldo Salgueiro (Filho do Português), em inteiro teor + copia do livro, ambas apostiladas.

    d) Certidão de nascimento de Oswaldo Salgueiro Filho (Neto) em Inteiro Teor + copia do Livro, ambas apostiladas.

    e) Antecedentes criminais

    f) formulário 1D recebido por email após pgto da IRN, preenchido e com Assinatura por autenticidade.

    e) RG de Oswaldo Salgueiro Filho (copia autenticada e apostilada), emitido em 2016.


    Vou enviar todos estes documentos (a principio, pelo correio) para:

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa (+351) 213 817 600 registos.centrais@irn.mj.pt

    Me esqueci de algo?



    Obrigado mais uma vez.

  • @rcsalgueiro

    Não fiz a transcrição do casamento, visto que Pedro se casou com uma brasileira e registrou seu filho, Oswaldo Salgueiro 2 dias após o seu nascimento.

    É um caso de dispensa de transcrição.

    Não tenho certeza de onde foi registrado o óbito e certamente precisará de retificação. Como retifiquei a certidao de casamento, para que pudesse corrigir também a certidao de nascimento de Oswaldo Salgueiro, pensei em enviar a certidão de casamento para fixar o apelido. Inclusive, já tenho a certidao de casamento em inteiro teor e apostilada.

    Vc sabe onde está o passaporte dele?

    Como vc não tem outros documentos ou eles estão divergentes, o mais prudente é usar a certidão de casamento do pedro (retificada) para retificar o nascimento do filho dele.

    Eu dei uma olhada no seu caso e o cartório dificultou bastante.

    Se vc enviar assim, há chances de exigência.

    O ponto é a questão do sobrenome da Mae de Cecilia Alves Salgueiro (esposa de Pedro), conforme comentei...

    É como te expliquei acima, amigo.

    Ou vc usará o nascimento da cecilia para retificar o nascimento do filho ou o casamento dela.

    Mas, como há diferenças, é imprudente fazer uma Retificação, sem ter a ctz do sobrenome correto.

    Seria muito risco enviar desta forma, com a certidão de casamento (já retificada) para fixar o apelido?

    Eu acho que sim, pois vc já até postou um email da Conservatória apresentando um caso de diferença que seria divergência.

    Eu busquei no Family Search e só encontrei dados de ANTONIA GARCIA DA SILVA (conforme certidao de casamento), não encontrei nada com ANTONIA PRUDENTE GARCIA.

    Por isso, recomendei a busca no CHF.

    Para vc buscar o nascimento dela, que está nos livros bloqueados.

    Como estamos falando de uma divergência na linha "não portuguesa", imagino que não crie problemas. Mas, caso caia em exigencia, o que pensei foi em usar a certidao de casamento para retificar a certidao de nascimento de Oswaldo Salgueiro. O Cartório aceitaria, ou somente com a certidao de nascimento de Cecilia?

    Como a @mabego disse acima, não dá para prever com exatidão o que acontecerá.

    Vc pode mandar sem a certidão para fixar o nome ou com o casamento (mãe da nubente) divergente do nascimento do filho (avó materna) ou retificsr, como dito acima.

    Essas são as opções que vc tem que ponderar.

    A parte do cartório vc tem que ver com a instituição os docs requeridos.

    Continua...

  • @rcsalgueiro

    Sobre a lista, mando dois links para voce:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300572/#Comment_300572

    Por alto, faltou vc mencionar o email da confirmação do pgto (mencione ele no campo outros docs).

    Fique atento que os 10 anos do RG podem ficar próximos no final do processo, gerando uma exigência.

    Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

  • @mabego

    @rcsalgueiro

    Sobre a certidão de casamento, o problema é que ela está divergente do nascimento do filho.

    Isso poderia gerar uma exigência.

    Abraços

  • editado September 2022

    @guimoss ,

    obrigado pelas informações.


    eu imprimi o e-mail da IRN com a confirmação de pgto, esqueci de mencionar.



    Amanhã vou ao cartório. Vou tentar usar a certidão de casamento para retificar o nascimento do Oswaldo Salgueiro. Eu retorno aqui com o resultado.

    (Quando fiz a retificação, demorou 1 semana + 1 semana para emitir e apostilar)


    Caso o cartório não autorize e/ou coloquem alguma dificuldade para retificar, vou enviar o processo dessa forma e neste meio tempo, faço toda a busca do nascimento de Cecilia, retificações necessárias.

    Caso caia em exigência, peço a certidão atualizada e apostilada (que ja estara retificada). e envio a nova via para o processo.

    a emissão + apostilamento foi feito em 1 semana aqui no cartório.


    (não consegui apagar as duas fotos abaixo da resposta. Estou no celular).

    [removido pela moderação]

  • @Admin

    Vc poderia apagar as imagens nas msgs abaixo?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/301783/#Comment_301783

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/301824/#Comment_301824

    O forista me pediu na msg anterior a esta.

    ===

    @rcsalgueiro

    Quandi precisar mandar uma imagem com dados pessoais, basta pedir o envio por uma msgpriv.

    Abraços

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
  • Alguém com dificuldade de pagar a taxa com cartão? Aparece pagamento cancelado ,ja tentei com Visa e Master e desbloqueiei os cartões.

    alguma dica?

    obrigada

  • @karlatl

    O cartão é virtual ou físico?

    Olhe esse tópico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21751/tempo-para-receber-confirmacao-de-pagamento-do-formulario-1c

    Há relatos nele. Pode ser útil.

    Se cair na caixa de spam, envie amsg para a caixa de entrada.

    Abraços

  • @guimoss ,

    da requerente, onde constava a averbacao do casamento com a mudanca de nome.

  • @guimoss , @mabego , @rcsalgueiro ,

    No sabado enviei um email para a CRC sobre as certidoes extras que por ventura seriam necessarias, e hoje recebi a resposta que transcrevo abaixo.

    1. Quanto as divergências de nomes, sei que muitas vezes esta questão dos nomes é gritante, como nos casos em que sobrenomes do neto(a) ou filho(a) do português sao diferentes. E nestes casos seria necessario fixar estes nomes. E fazendo isso antecipadamente, ganha-se tempo no processo. Porém em casos como o do @rcsalgueiro, além dos nomes divergentes serem da parte materna, o ultimo sobrenome está correto. Creio que, algumas vezes, esta orientação do forum para que as pessoas corrijam divergências pode além de onerar os custos causar mais suspeitas ou exigências do conservador. E por isso temos que ser cautelosos aqui.
    2. Com relação a transcrição do casamento do português, independentemente de ter casado com brasileira ou portuguesa, ou de ter declarado o filho na menoridade, a transcrição do casamento é obrigatória. Pode até passar sem ela, mas é obrigatória. E novamente no caso do @rcsalgueiro , se ele enviar a certidão de casamento para fixar o nome do português, o conservador pode pedir que ele faça a transcrição do casamento da mesma forma. Portanto acho que esta deveria ser a maior preocupação dele. (como @guimoss mencionou anteriormente, se fez a transcrição, o assento de casamento fixa o nome).

    Na minha opinião, deve-se mandar os documentos constantes do requerimento de cidadania e aguardar a analise da conservatória, conforme a resposta do email abaixo.


    CRCentrais - Diversos <rcentrais.diversos@irn.mj.pt>

    To:XXXXXXXXXXXXX

    Mon, Sep 5 at 4:59 AM

    Bom dia

    O casamento de um português é um facto sujeito a registo obrigatório.

    Para registar o casamento ocorrido no estrangeiro

    A Conservatória dos Registos Centrais não pode fazer o registo de casamento. Para registar

    deve contactar qualquer conservatória de registo civil

    (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/contactos/contactos-dos-servicos4052/),

    ou o consulado português, se residir no estrangeiro..

    De acordo com a lei portuguesa é obrigatório o registo de casamento de cidadão português celebrado no estrangeiro (artº 6º nº 1 e 2 do Código do Registo Civil, artº 50º nº 3 do Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, e artº 1651 nº 1, al. b) do Código Civil), pelo que deve providenciar pelo registo em Portugal do casamento do ascendente português celebrado no estrangeiro.

     Quanto aos casamentos dos cidadãos estrangeiros, em principio as certidões não são necessárias no caso de virem a ser necessárias são pedidas na instrução do processo pelo setor competente.

    Com os melhores cumprimentos,

      

    De: XXXXXXXXXXXXXXXXXXoo.com>

    Enviada: 3 de setembro de 2022 22:25

    Para: CRCentrais - Diversos <rcentrais.diversos@irn.mj.pt>

    Assunto: Envio de documentação

     

    Exmo Senhor / Exma Senhora

     Sou membro de um fórum sobre nacionalidade portuguesa e gostaria de solicitar, por gentileza, um esclarecimento sobre envio de documentação. No formulario 1D as certidões listadas são as de nascimento, mas algumas vezes os processos caem em exigência pedindo certidões de casamento. E frequentemente nos deparamos com as seguintes questões nos processos de netos:

     1- Quando é preciso enviar o assento de casamento do ascendente de segundo grau da linha reta (avô/avó) português?

    2- Quando é preciso enviar a certidão de casamento do progenitor (pai/mae) que é descendente do nacional português?

    3- Quando é preciso enviar a certidão de casamento do requerente (neto do nacional português)?

    Agradecendo antecipadamente a atenção de V. Ex.ª, apresento os meus melhores cumprimentos,

  • Boa tarde a todos, alguém saberia me dizer se a lista do netos está sendo atualizada? Já faz muito tempo que as pessoas que deram entrada em novembro e dezembro não se manifestaram lá. Vou fazer 2 anos em dezembro ainda na bolinha 1 verde.

  • @dandrew

    Tenho acompanhado diariamente o meu processo, 11/2020, e ainda na bolinha 4 marrom. Sem nenhuma atualização desde março 2022.

  • Oi, pessoal!

    Só para compartilhar: o processo de minha mãe foi concluído hoje, com êxito!  :-)

    Meu obrigadíssimo a todos aqui do Forum, em especial aos incansáveis @Leticialele, @gandalf , @guimoss, @Ricosne, @Alberto_Ramos_Luz, @texaslady e @CarlosASP.

    Foi um projeto longo, cheio de altos e baixos, mas que deu certo, enfim. Tenho fé e torço para que todos (os que ainda estão na estrada) consigam o deferimento de seus pedidos.

    Agora, preciso pensar no meu próprio pedido. Mas isto é assunto para outra thread aqui do Forum, rsrs.


    Obrigado!

  • @Ric Parabéns que ótima notícia hein hahah, poderia nos informar quando que você deu entrada, se o requerente teve prioridade por idade e quanto tempo levou cada etapa?

    e novamente parabéns!

  • @dandrew tudo bem?

    Somos vizinhos na planilha de acompanhamento, meu processo também não andou nada ainda, mas parece que já começaram a andar os iniciais de 2021 (@MarcoAFSouza e Marisa por ex).

    Qualquer mudança sinaliza aqui, farei o mesmo.

    Sorte!

  • @JohnA, obrigado.

    Recebi a chave do processo em 26-Fev-2021.

    Não sei se houve prioridade, pois minha mãe tem 75. O processo dela pode ter sido agilizado pelo fato de o irmão dela ter conseguido deferimento há uns meses. Então, muito da documentação já devia estar validado, por se tratar de um mesmo ascendente português.

    Abs.

  • Parabéns @Ric ,

    As vezes o caminho é arduo e longo, mas nada como a satisfação desta conquista . De agora em diante tudo será mais simples. Tudo de bom para voce e familia !

  • Pessoal, onde posso postar minhas dúvidas sobre processo 1-C (Filhos)?

    Estou procurando aqui, mas ainda meio perdido. Alguém pode mandar o link?

    Obrigado e desculpem desde já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.