Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1272830323347

Comentários

  • @Mariarb

    Muito obrigado!

    Abraços

  • editado June 2022

    @guimoss "aos" é a data de emissão do documento de identidade do requerente.

    sobre a hora e data da celebração do casamento, na primeira transcrição que fiz dos avós de meu sogro tinha essa informação e coloquei. Mas agora que irei pedir a transcrição do casamento de meus sogros, acredito que irei deixar em branco tb, já que não tem.

  • Pessoal, gostaria de compartilhar uma dúvida sobre transcrição. o processo do meu primo está rodando lá na CRC em Lisboa e caiu em exigência (a transcrição). Estamos encaminhando o tema via consulado do RJ e creio que em breve teremos o assento do casamento.

    Saberiam me dizer como fazemos para "apresentar" a transcrição e resolver a exigência? Precisamos mandar o assento que será emitido para anexá-lo ao processo ou podemos usar uma xerox simples (original escaneado aqui + impressão do scan la em Portugal) dado que o resultado da transcrição vai para o sistema centralizado de Portugal?

    E como seria para anexar o documento ao processo? Manda-se por correio novamente para a CRC o documento (cópia/original)?


    Em tempo: ao final do processo da transcrição indicarei os tempos envolvidos mas sinalizo que em 3 dias após colocarmos no correio aqui no Rio já recebemos a sinalização deles de que estava tudo ok e que poderíamos fazer o pagamento.


    Grato!

  • @plsabino

    O assento de casamento deverá levar de 2 a 3 semanas para ser emitido e estar nas suas mãos.

    ===

    Como ee trata de um assento do civilonline (ou nos moldes dele), vc pode mandar um email para a Conservatória (tem um email próprio para isso) com o título: RESPOSTA À EXIGÊNCIA NO PROCESSO XXXXX/ANO.

    Vc enviaria por anexo a cópia da carta e o assento de casamento. O email seria o Requerimento.

    ===

    Ou vc teria que mandar pela via postal um Requerimento, indicando o número do processo, fazendo um resumo dos fatos e o pedido para anexar os documentos enviados ao processo e aprovar o processo.

    Como a exigência é um documento português, vc pode mandar para o email próprio para isso.

    Se mandar via DHL, reconheça a firma por autenticidade e apostile o requerimento.

    Algo simples e direto com uma folha.

    Tem um modelo aqui (leia a partir desta msg):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276751/#Comment_276751

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @plsabino

    No caso em tela, por que caiu em exigência e foi pedida a transcrição?

    Ambos os pais eram portugueses?

    O registro foi feito depois de um ano?

    Foi feito pelo pai ou mãe não-português? Ou por um terceiro?

    Agradeço desde já.

  • Olá a todos!

    Estou fazendo a transcrição do casamento dos meus pais (mãe portuguesa com pai brasileiro), no consulado, e me surgiu uma dúvida.

    Encontrei uma pequena divergência entres as certidões. Na certidão de casamento consta o nome do meu avô como "José Francisco Sales", enquanto na certidão de nascimento do meu pai consta "José Francisco de Sales Filho".

    A certidão de nascimento já consta a averbação do casamento.

    Essa divergência poderia gerar algum problema?


    Desde já, muito obrigado pela ajuda!

  • @guimoss , o caso é: filha de pai português e mãe brasileira . A exigência se deu porque o pai português não foi o declarante.

  • @plsabino

    Muito obrigado por compartilhar.

    Abraços

  • Sem problema, @guimoss ! Sempre bom compartilhar infos no fórum para confirmar / aumentar nosso conhecimento sobre o tema.


    acerca da opção por e-mail para cumprir a exigência: qual é a carta à qual você se refere? A carta deles explicando a exigência ou nossa carta respondendo e pedindo que o assento seja juntado ao processo?


    seria um mail com a carta e a cópia escaneada do assento então? Neste caso não preciso reconhecer nenhum documento por autenticidade, né?

    obrigado

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @plsabino

    Sem problema, @guimoss ! Sempre bom compartilhar infos no fórum para confirmar / aumentar nosso conhecimento sobre o tema.

    Esse é o meu pensamento. Com informações suficientes, os foristas do futuro terão um mar bem menos bravio durante o pedido de nacionalidade.

    ===

    acerca da opção por e-mail para cumprir a exigência: qual é a carta à qual você se refere?

    Eu quis dizer a comunicação da exigência, ou seja, o documento oficial que detalhou os problemas no processo e indicou os keios de repará-los.

    Essa comunicação geralmente é enviada até você pelos correios, mediante carta. Mas é possível o recebimento da comunicação da exigência por email também.

    O Requerimento estaria no texto do email. Mandando a comunicação anexada e, mencionando o assunto no título do email, pode ser que seja aceito.

    E se não der certo, vc não perde nada e teria tempo de fazer de maneira "analógica", indicada no parágrafo abaixo e enviada por DHL para a CRCentrais.

    É só mandar o Requerimento com firma reconhecida por autenticidade e apostilado, juntamente com a comunicação da exigência e o assento de casamento (nos moldes do emitido pelo civilonline) para cumprir a exigência, conforme indicado na comunicação da exigência.

    Vc descobriu o email para o envio?

    Na comunicação da exigência, houve algum email? Ou vc recebeu a exigência por email?

    Se foi este último caso, poderia confirmar esse endereço de email?

    ===

    seria um mail com a carta e a cópia escaneada do assento então? Neste caso não preciso reconhecer nenhum documento por autenticidade, né?

    Eu acredito que não, pois a exigência pode ser sanada por email, em razão do documento pedido (o assento de casamento), que admite cópia simples.

    Mas, confirme com eles por este email:

    rcentrais.diversos@irn.mj.pt

    Ou então, pelo email da comunicação da exigência, se houve.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

  • @guimoss e demais, atualizando a situação aqui sobre a transcrição de casamento que mencionei antes:

    • Documentação enviada ao consulado de Portugal no RJ: 10/06
    • E-mail do consulado indicando que estava tudo ok e que poderíamos proceder com o pagamento (R$ 653 reais): 15/06
    • Pagamento: 15/06
    • Entrega do pacote dos correios no endereço designado (assento + documentos enviados para o processo): 21/06

    Achei muito rápido! Ainda mais considerando que houve um feriado e dois finais de semana neste meio-tempo.

    Agora é ver como suprir a exigência...


    Algumas dúvidas para quem puder me ajudar:

    1 - Recebemos um documento que tem na primeira folha um relevo e uma descrição breve (que diz estar conforme o original e que o substitui para outros fins) e na segunda folha os dados dos nubentes e detalhes do casamento. Este documento é uma representação "oficial" do registro original que fica armazenado no sistema de notariado de Portugal?

    3 - Existe algum código de identificação deste assento?

    2 - Possivelmente vamos resolver a exigência do processo do meu primo com essa transcrição (espero!). O processo da minha mãe ainda está no início, mas o mesmo problema deve se apresentar (o português "original" não foi o declarante de ninguém, hehehe). Eu preciso juntar a transcrição ao processo da minha mãe ou posso supor que durante a análise vão procurar o assento no sistema de notariado centralizado de Portugal caso se deparem com o problema?


    Abs

  • Pessoal, boa noite.

    Recebi do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro uma Nota Informativa que foi transcrito o assento de casamento dos meus pais.

    Isso quer dizer que já posso dar início ao meu processo de nacionalidade?

    Seria somente essa nota informativa que deveriam ter enviado?

    Os documentos foram postados no dia 07 de junho, recebidos no dia 9 e no dia 15 foi expedida a Nota Informativa.

    []'s

    Pedro Prado

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @plsabino

    Foi bem rápido mesmo! E vc mandou no feriado, rs.

    Vc poderia informar o valor do sedex e do envelope plástico?

    Obrigado

    ===

    1 - Eu acho que o assento é a segunda folha. Deve ter um título do Consulado centralizado e depois os dados dos nubentes.

    Se quiser, vc pode colocar as imagens por aqui* ou me enviar por msg privada que eu dou uma olhada.

    Se quiser a mensagem privada, é só me avisar.

    * Lembre-se de tampar os dados privados.

    3 - Essa dúvida sempre me chamou a atenção, especialmente no caso do apostilamento em PT, onde é exigido a chave do pedido.

    Não sei como ficaria.

    Obs: Se o assento tiver algo em relevo, eu não sei se seria aceita uma cópia. Como eu fiquei em dúvida, eu quis mencionar.

    É algo a mais a perguntar no email que eu mencionei na minha última msg.

    2 - Se há dois processos tramitando em Lisboa, vc poderia aproveitar e mandar o assento para os dois processos, caso envie por DHL.

    Você colocaria dois envelopes individualizados, dentro de um terceiro, sem compartilhar documentos.

    É algo a se pensar, apesar de não ser recomendável se adiantar a uma exigência.

    Só quis te passar todos os dados para vc decidir melhor.

    ===

    Em tese, na exigência (do seu primo e da futura sua), vc poderia responder a exigência por email (como te falei antes), informando o número do assento, que deve estar nesses moldes: xxxx/ano.

    Foi uma boa sacada!!!

    Uma terceira coisa a se perguntar no email, rs.

    Abraços

  • @pprado

    Vc não recebeu o assento de casamento?

    Olhe o caso e a descrição que eu fiz acima.

    É estranho o que aconteceu.

    Vc enviou o envelope para a devolução dos documentos?

    Se quiser, eu posso te mandar uma msg privada.

    Se, de fato, vc fez tudo certo e não recebeu o assento na sua casa, eu sugiro entrar em contato com o email da ouvidoria do Consulado.

    Mas, verifique antes do envio.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss , obrigado pelos comentários.

    sobre um possível código de identificação a folha de rosto do documento tem os seguintes dizeres:

    "Relativamente à certidão requisitada sob o nº 1XXX/2022 (4 DÍGITOS ANTES DO ANO)

    CERTIFICO

    Que o presente documento está conforme o original do registro nº 1YYY (outro número de 4 dígitos diferente daquele acima) do ano de 2022 do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro , Brasil. Substitui a certidão de cópia integral Assento de Casamento para Outros fins"


    A segunda folha, que tem os dados dos nubentes e do casamento, traz o seguinte cabeçalho:

    "Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil

    Assento de Casamento n.º 1YYY do ano de 2022"

    E em seguida os dados.

    Diante disso me faz pensar que o número do assento é o 1YYY/2022.


    Sobre os custos de envio não sei dizer pois foi meu primo quem o fez...

  • @plsabino

    Acredito que, vc possa estar certo.

    Me parece que a segunda folha é o assento, com os "Y".

  • @guimoss boa tarde.

    Os documentos chegaram na minha mãe. Ela é que não percebeu, que junto dos documentos originais devolvidos, tinha a transcrição do casamento. Tudo certo pra eu iniciar o meu pedido.

    Abs,

    Pedro

  • @plsabino

    "Algumas dúvidas para quem puder me ajudar"

    Se você recebeu a exigência apenas por carta, provavelmente terá que responder por carta, por não ter um e-mail para resposta, a menos que a carta traga um e-mail que possa usar. Conservatórias em geral não respondem a um e-mail que não se originou nela.

    Se você recebeu a exigência por e-mail, direto da Conservatória, pode apenas responder (reply) ao e-mail informando:

    Referência: Exigência em Processo de Nacionalidade Nº 404xx/2022, pelo artigo 1D, de Fulana de Tal

    Exma. Sra. Conservadora,

    Venho informar a Vossa Excelência, que a transcrição do casamento exigida já foi efetuada, como requerido, conforme os dados abaixo. Caso seja necessário, posso enviar por DHL uma cópia em papel do assento de transcrição do casamento para ser juntada ao processo supracitado.

    • Nº do assento de casamento 1YYY/2022
    • Data do registo: xx/xx/2022
    • Local: Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Brasil

    Segue anexo uma imagem em PDF do assento. Caso o envio por e-mail seja suficiente, peço por gentileza uma breve confirmação por e-mail.

    Com os melhores cumprimentos,

    Fulana de Tal (nome da requerente)

  • @plsabino

    Se for mandar em papel, apenas junte um xerox da carta de exigência, um xerox do assento de casamento, e ponha no envelope DHL.

    Escreva por fora em algum lugar: URGENTE - Documentos de Exigência em Processo de Nacionalidade

    Se quiser colocar o e-mail acima como uma folha de rosto, também pode, e escreva URGENTE nela também. Não sei se fará alguma diferença, mas o que não atrapalha, sempre ajuda. :-)

  • PaulamppPaulampp Member
    editado June 2022

    Oi boa tarde, pedi o assento no Arquivo de Ponta Delgada e a moça respondeu perguntando qual tipo de certidão eu queria: "Certidão de teor (copia autenticas do registo original) ou narrativas (consistindo estas no preenchimento de um formulário ) "

    É um assento de 1876. Para fazer primeiro a transcrição de casamento e depois pedido de cidadania para neto.

    Desde já obrigada

  • Olá, compartilhando as datas da transcrição:

    envio ao consulado: 01/06/22

    pedido de pagamento: 07/06/22

    recebimento do assento em casa: 27/06/22

  • @Paulampp

    A versão correta é a Reprodução Narrativa e Certificada.

    Essa equivale a digitação do conteúdo do registro. Confira os dados junto ao AD antes do envio para sua residência.

    Eles vão escrever EXATAMENTE, o que está no registro e como ele é antigo, pode haver erros.

    O Consulado aceita a Certificação digital (com assinatura eletrônica) impressa da Internet ou analógica (assinatura manuscrita e selo branco em alto relevo), entregue pelos correios*

    *Aparentemente, está demorando mais por uma possível greve na Receita Federal. Eu abri um tópico a respeito.

    Em relação a pedidos de nacionalidade, é controverso. A cautela sugere o envio da analógica, por falta de relatos sobre o sucesso no uso da digital.

    Opte pelo "correio registado", pelo código de rastreio no site dos correios brasileiro e português.

    Abraços

  • @Mariarb

    Obrigado pelo relato.

  • @guimoss, eu que agradeço toda a ajuda recebida pelos foristas. Notei que o meu processo demorou um pouquinho mais que o de outras pessoas, mas ainda assim foi rápido. Cheguei a mandar um novo e-mail ao consulado perguntando se a transcrição havia sido feita, me responderam que sim e que aguardasse o envelope. A transcrição foi feita exatamente no dia em que liguei perguntando, dia 22/06. Coincidência?

  • @Mariarb

    O seu relato foi importante.

    O seu caso mostra que é sempre bom entrar em contato com prazoa anormais.

    Obrigado por compartilhar.

    Abraços

  • @gandalf e demais, para informação: meu primo enviou na semana passada um mail para a CRC informando os dados do processo dele junto com uma cópia escaneada do assento recém transcrito e perguntou se a tratativa via mail seria suficiente ou se precisaria mandar "físico". Hoje ele recebeu retorno de que o envio por meio eletrônico foi suficiente pois o documento passou a constar no sistema notarial português e que o mail seria encaminhado ao setor competente para análise.


    Abs

  • @plsabino

    Que bom que deu certo por e-mail. Normalmente aceitam sim, porque o que importa é só o Nº para localizarem no sistema.

    Diga a ele que imprima e guarde em papel, o e-mail que andou e a resposta, junto com a cópia dos docs que guardou, como referência.

    Essas coisas de nacionalidade é bom sempre guardar uma cópia em papel, de tudo que foi no processo.

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @plsabino

    Que bom que o que discutimks antes funcionou.

    Meus parabéns!!!

    O seu caso pode ajudar muitos foristas a evitarem gastos desnecessários com o envio de documentos.

    Obrigado por compartilhar.

    Abraços

  • Boa tarde pessoal, é possível fazer a transcrição de casamento pelo consulado do RJ sendo residente de outro estado?

    Alguém que tenha feito isso, pode dizer se conseguiu ser atendido?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.