Eu concordo com o comentário do @guimoss quando ele menciona que tendo sido feito o envio dos documentos não tem muito oque fazer...Além de aguardar...
Eu mesmo já escrevi em várias ocasiões aqui no Fórum que essas pendências em documentos tem que ser verificadas...E se possível...Resolvidas antes de despachar os documentos para a serventia escolhida...
Mas vamos ver se conseguimos te ajudar a encontrar uma saída para o impasse acerca dessa transcrição...
Então vamos recapitular...:
Acredito que sua questão acima se refere a essa Transcrição sobre a qual tratamos anteriormente...
Se for...Fica claro que ...Pelo menos por hora...Seria impossível fazer as retificações exigidas pelo pessoal de Santos...
Contudo...Tem um ponto que eu ainda não entendi...:
Quando você escreveu..."...Recebi o retorno do consulado com o processo do meu primo (transcrição de casamento e óbito dos pais dele)..." Oque foi exatamente que você recebeu de Santos...Os documentos ou uma notificação...???
Quero dizer...OS DOCUMENTOS FORAM DEVOLVIDOS POR SANTOS OU PERMANECEM COM ELES...???
Se você recebeu os documentos de volta...Entre em contato com Santos informando os motivos pelos quais não será possível realizar as retificações e peça o reembolso dos valores pagos...
Resolvida essa primeira etapa com Santos...Você pode avaliar com calma as opções para fazer a Transcrição apenas do casamento...Evitando assim a necessidade de usar essa Certidão de Óbito que está gerando toda a confusão...
Como eu já havia orientado aqui...Nessa sequência de postagens...:
Ola hoje estou nos últimos procedimentos de retificação da certidão de casamento dos meus bisavós ambos portugueses já falecidos, e como sou residente no RJ pretendo fazer os procedimentos de transcrição através do meu pai (neto). Busquei no site do consulado informações sobre os procedimentos necessários e não achei nada que diz que preciso enviar os óbitos, porem lendo algumas postagens fiquei em duvida se teria problemas em fazer somente a transcrição do casamento no consulado sem enviar as certidões de óbito. Alguém que já tenha feito ou que saiba me ajudar com esta duvida?
Prezados, só para compartilhar, mandei o pedido de transcrição de casamento da minha mãe com meu pai no dia 25/03/2022 (sexta-feira) do Centro do Rio para o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, foi recebido em 28/03/2022 (segunda feira). E-mail pedindo o pagamento e comprovação da taxa em 29/03/2022 (terça-feira), pagamento e envio do comprovante no mesmo dia. Recebi hoje 12/04/2022 (terça-feira) no endereço do trabalho, a transcrição do casamento e os documentos que enviei para fazer a transcrição. Foram duas semanas exatas desde o pagamento.
Bom dia! Moro em Belo Horizonte- Minas Gerais, mas o Consulado aqui é muito ruim e complicado. Consigo realizar minha transcrição de casamento pelo Consulado do Rio de Janeiro? O primeiro item de exigência documental é:
Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição e apostilhada.
Não entendi o que seria " em cartório de nossa área de jurisdição" ???? Só aceitam se forem cartórios no Rio de Janeiro?
O consulado de BH é muito bom e ágil. Você entra com os documentos, e sai com a transcrição na mão. Fora BH, isso só acontece nas conservatórias em PT, que eu saiba.
Mas você tem que agendar, e o agendamento é trimestral. E acaba rápido, tem que estar ligado na tela do computador na hora que marcam a abertura do agendamento, ou não conseguirá. Mas isso é assim em quase todos os lugares que precisa agendar.
Talvez seu problema não seja o consulado, mas se organizar para a próxima abertura de agendamento de Registo Civil. Você provavelmente perdeu o bonde na abertura de 25/Março.
Prezado Gandalf, agradeço imensamente sua atenção.
Minha posição em relação ao Consulado em BH não se baseia em experiencia própria, mas na experiencia de outros usuários. Foi errado da minha parte emitir opinião a partir dessa visão de terceiros. Quando precisei do Consulado aqui, fui muito bem atendido.
Fico feliz em saber que o processo é assim ágil e fico tranquilo por essa informação vir de fonte confiável como você. Agradeço imensamente sua informação, ela me dá segurança de fazer o processo em Belo Horizonte
Preciso dizer também que não perdi a data de agendamento, pois ainda aguardava a averbação do divórcio do meu primeiro casamento e apenas hoje descobri que ele já foi realizado. Vou ficar de olho na próxima janela.
Bom dia! Enfim ...consegui mandar os documentos para a transcrição (duas) de casamento e óbito para o Consulado do Rio. Coloquei no envelope plástico do Sedex só o endereço do destinatário (Consulado) mas não indiquei o serviço( transcrição de casamento )no envelope! Será que tem algum problema? Correios dia 19/04/2022 recebido 20/04/2022.
Boa tarde. Apenas compartilhando. Entreguei os documentos para transcrição de casamento dos meus pais no Consulado do Rio, em mãos, no dia 26/04 (moro muito perto). Não há recibo de nada, pedem apenas para aguardar o e-mail com instruções de pagamento. Até o momento, nada. Voltarei aqui pra informar as datas, caso de tudo certo.
@Leticialele ,Consulado devolveu hj todos os documentos enviados com a carta dizendo que o sobrenome da avó não consta em acordo com ngm documento sendo que todas as certidões põe o sobrenome dela ( Patrocínio) alega que não tem filiação(mãe, avó materna,padrinhos e testemunhas). Maria do Patrocínio Batista,pede documentos portugueses que comprove! Na certidão nascimento está natural de Vila Nova de Trazem,concelho de Gouveia ,data 21/02/1890 registro nº 15,folga 4 nome Maria filiação Antônio Marques Batista e Maria da Luz avós maternos : José Marques e Rosália Baptista ! Como resolver isso agora? Diz na carta que pode apresentar documentos bem antigos portugueses! Ajuda-me!
@Leticialele ,ela nos dois casamentos aparece com Maria do Patrocínio e mesmo solteira e não tem referência desse nome nos pais nem avós! No assento Maria....aí vem pai Antônio Marques Batista mãe Maria da Luz
Avós maternos: José Marques e Rosália Baptista
Avós paternos: Manuel Lopes Martins e Maria Margarida da Conceição
De onde surgiu esse nome é o que estão perguntando e que comprove!
Será que é outra pessoa? Mas só ela tem Patrocínio? Procurar outro batismo?
@Leticialele ,eu quando comecei a procurar eu vi essa certidão mas não tem nada nem local de Portugal! Eu abri a certidão da minha avó de novo e não costa nada em relação a Patrocínio...de onde veio esse nome? Eu quando nasci e fui batizar ,meu pai pós meu nome diferente no batismo ...eu me chamo Rita Georgina que era uma irmã dele... será que a minha avó fez isso ? Inventou um nome? Quando mandei para ponta delegada a transcrição só não fizeram pq não tinha o assento nem o óbito do primeiro marido não falou nada desse nome me diferente. Será que valeria a pena arriscar? Pq para ser outra pessoa acho difícil pq dps de tanto procurar por ele e ele era da mesma cidade dela não seria muito coincidência? Me ajude por favor a resolver ,tô arrasada... dps de tanto trabalho e pesquisas! Pensa num jeito por favor!
@Leticialele, dito e feito! Recebi hoje mesmo o e-mail com instruções de pagamento e toquei o barco. Noim de tudo, volto aqui pra postar o resumo com todas as datas. Abs
@Leticialele ,vc mandou esse do casamento da provável irmã e eu consegui descobrir que casou na igreja Santo Antônio dos Pobres registro de casamento católicos REF.1616 a 1980 Rio de janeiro. Matrimônio 1911,mar a 1916 mar imagem 19/213 Maria do Carmo Baptista e Abílio Rodrigues Fonseca. No registro fala sobre a freguesia de onde ela foi batizada mas eu não entendi por isso estou te pedindo para dar uma olhada...diz batizada na freguesia de Vila Nova bispado da guarda... eu abri mas não cheguei a lugar nhm com esse nome...Vila Nova de Trazem onde está minha avó só vai até 1892 e ela é de 1895! Por favor me diz o local que vc acha que deve ser eu procuro! Obrigada!
Eu conheço esse link aqui. Mas não cobre todos os períodos. Só escolher Consuta e só precisa preencher o campo "Nome Contem" e clicar em Pesquisa Avançada que vai aparecer todos os que correspondem no banco de dados.
A @Rita Cardoso sabia o navio em que a avó veio e o ano!! Orita, em 1906.
Agora, vou buscar o passaporte.
Não sei se vou encontrar na Guarda ou em Lisboa!!
O Consulado do Rio quer saber de onde veio o "apelido" Patrocínio, parecem não saber que é nome composto e querem provas de que a batizada Maria é a maria do Patrocínio...
@Leticialele ,eu entrei na Vila Nova de Trazem de novo e fui abrindo os anos todos ,encontrei outra irmã chamada Maria que nasceu em 28/02/1892 no batismo está escrito 2 ª filha Maria ... então como tbm vi uma pessoa da cidade que tinha o nome de Maria do Patrocínio ...é como vc falou ...pq pelo jeito são três Marias elas devem ter escolhido outros nomes para ficar diferente uma da outra não tem cabimento ficar as três só com María! Essa Maria que vc encontrou tinha que perguntar alguém que saiba para onde passaram a fazer os registros dps dessa data do ano de 1892 pq ela nasceu 1895!
Comentários
Olá pessoal!
Para acompanhamento de como foi minha transcrição:
Documentos no Consulado: 21/03
E-mail de pagamento: 24/03
Pagamento:24/03
Recebida transcrição em casa: 1/04
Achei bem rápido!
@marianamcozza
Se vc já mandou não há o que fazer mais.
Vc tem que aguardar a resposya do Consulado. Acho que em Santos, o processo tramita entre 30 e 60 dias.
Vc deve aguardar a comunicação do Consulado sobre o problema mencionado*.
Vc não poderia deixar dois processos idênticos tramitando.
===
Qual é o problema com o óbito?
Talvez alguém por aqui possa te ajudar.
* Se for algo sanável, vc pode aproveitar esse prazo para consertar o problema, se tiver ctz que dará problemas.
===
Marquei o @Nilton Hessel que já fez por Santos.
Abraços
@marianamcozza ...
Eu concordo com o comentário do @guimoss quando ele menciona que tendo sido feito o envio dos documentos não tem muito oque fazer...Além de aguardar...
Eu mesmo já escrevi em várias ocasiões aqui no Fórum que essas pendências em documentos tem que ser verificadas...E se possível...Resolvidas antes de despachar os documentos para a serventia escolhida...
Mas vamos ver se conseguimos te ajudar a encontrar uma saída para o impasse acerca dessa transcrição...
Então vamos recapitular...:
Acredito que sua questão acima se refere a essa Transcrição sobre a qual tratamos anteriormente...
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280213/#Comment_280213
Se for...Fica claro que ...Pelo menos por hora...Seria impossível fazer as retificações exigidas pelo pessoal de Santos...
Contudo...Tem um ponto que eu ainda não entendi...:
Quando você escreveu..."...Recebi o retorno do consulado com o processo do meu primo (transcrição de casamento e óbito dos pais dele)..." Oque foi exatamente que você recebeu de Santos...Os documentos ou uma notificação...???
Quero dizer...OS DOCUMENTOS FORAM DEVOLVIDOS POR SANTOS OU PERMANECEM COM ELES...???
Se você recebeu os documentos de volta...Entre em contato com Santos informando os motivos pelos quais não será possível realizar as retificações e peça o reembolso dos valores pagos...
Resolvida essa primeira etapa com Santos...Você pode avaliar com calma as opções para fazer a Transcrição apenas do casamento...Evitando assim a necessidade de usar essa Certidão de Óbito que está gerando toda a confusão...
Como eu já havia orientado aqui...Nessa sequência de postagens...:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280222/#Comment_280222...
________________________________________________________________________________________________________________
Veja aqui uma opção que a @SandraP trouxe para o Fórum recentemente...:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279539/#Comment_279539
Porque você não procura analisar essa opção para a transcrição do casamento de sua família que está dando problema com a certidão de óbito...?
Talvez você consiga resolver a questão de maneira mais fácil do que imagina...!!!
Ola hoje estou nos últimos procedimentos de retificação da certidão de casamento dos meus bisavós ambos portugueses já falecidos, e como sou residente no RJ pretendo fazer os procedimentos de transcrição através do meu pai (neto). Busquei no site do consulado informações sobre os procedimentos necessários e não achei nada que diz que preciso enviar os óbitos, porem lendo algumas postagens fiquei em duvida se teria problemas em fazer somente a transcrição do casamento no consulado sem enviar as certidões de óbito. Alguém que já tenha feito ou que saiba me ajudar com esta duvida?
@feliperf , no Consulado do Rio não obrigam a averbação dos óbitos. Pode fazer apenas a transcrição do casamento.
Você manda os documentos e, estando tudo certo, mandam um email com instruções para o pagamento dos emolumentos. São bem rápidos!! - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-dois-cidad%C3%A3os-portugueses
@Leticialele muito obrigado pela sua atenção. Você esclareceu minhas duvidas.
Prezados, só para compartilhar, mandei o pedido de transcrição de casamento da minha mãe com meu pai no dia 25/03/2022 (sexta-feira) do Centro do Rio para o Consulado de Portugal no Rio de Janeiro, foi recebido em 28/03/2022 (segunda feira). E-mail pedindo o pagamento e comprovação da taxa em 29/03/2022 (terça-feira), pagamento e envio do comprovante no mesmo dia. Recebi hoje 12/04/2022 (terça-feira) no endereço do trabalho, a transcrição do casamento e os documentos que enviei para fazer a transcrição. Foram duas semanas exatas desde o pagamento.
Pessoal, só pra compartilhar como andam os processos de transcrição de casamento feitos pelo Consulado no RJ:
Docs recebidos pelo Consulado: 31/03
E-mail para pagamento: 07/04 (pgto. efetuado no mesmo dia)
Docs recebidos em casa: 14/04
Continuam bem rápidos!
Bom dia! Moro em Belo Horizonte- Minas Gerais, mas o Consulado aqui é muito ruim e complicado. Consigo realizar minha transcrição de casamento pelo Consulado do Rio de Janeiro? O primeiro item de exigência documental é:
Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição e apostilhada.
Não entendi o que seria " em cartório de nossa área de jurisdição" ???? Só aceitam se forem cartórios no Rio de Janeiro?
Obrigado!
@andregmgomes
O consulado de BH é muito bom e ágil. Você entra com os documentos, e sai com a transcrição na mão. Fora BH, isso só acontece nas conservatórias em PT, que eu saiba.
Mas você tem que agendar, e o agendamento é trimestral. E acaba rápido, tem que estar ligado na tela do computador na hora que marcam a abertura do agendamento, ou não conseguirá. Mas isso é assim em quase todos os lugares que precisa agendar.
Talvez seu problema não seja o consulado, mas se organizar para a próxima abertura de agendamento de Registo Civil. Você provavelmente perdeu o bonde na abertura de 25/Março.
Prezado Gandalf, agradeço imensamente sua atenção.
Minha posição em relação ao Consulado em BH não se baseia em experiencia própria, mas na experiencia de outros usuários. Foi errado da minha parte emitir opinião a partir dessa visão de terceiros. Quando precisei do Consulado aqui, fui muito bem atendido.
Fico feliz em saber que o processo é assim ágil e fico tranquilo por essa informação vir de fonte confiável como você. Agradeço imensamente sua informação, ela me dá segurança de fazer o processo em Belo Horizonte
Preciso dizer também que não perdi a data de agendamento, pois ainda aguardava a averbação do divórcio do meu primeiro casamento e apenas hoje descobri que ele já foi realizado. Vou ficar de olho na próxima janela.
Obrigado
Bom dia! Enfim ...consegui mandar os documentos para a transcrição (duas) de casamento e óbito para o Consulado do Rio. Coloquei no envelope plástico do Sedex só o endereço do destinatário (Consulado) mas não indiquei o serviço( transcrição de casamento )no envelope! Será que tem algum problema? Correios dia 19/04/2022 recebido 20/04/2022.
boa tarde, tenho uma duvida no preenchimento do requerimento. Minha mãe se casou em 1972, no Rio, que na época era capital do estado da GUANABARA.
coloco isto como Estado ? GB?
Falo isto porque minha certidão de nascimento faz exatamente esta referência. Rio de Janeiro, estado da Guanabara.
No assento de casamento consta apenas "nesta cidade", não fala nada sobre o estado.
@vsqjunior , coloque Rio de Janeiro. Guanabara não existe mais.
Boa tarde. Apenas compartilhando. Entreguei os documentos para transcrição de casamento dos meus pais no Consulado do Rio, em mãos, no dia 26/04 (moro muito perto). Não há recibo de nada, pedem apenas para aguardar o e-mail com instruções de pagamento. Até o momento, nada. Voltarei aqui pra informar as datas, caso de tudo certo.
@lugmelo , semana que vem, certamente, receberá o email com as instruções de pagamento.
@Leticialele ,Consulado devolveu hj todos os documentos enviados com a carta dizendo que o sobrenome da avó não consta em acordo com ngm documento sendo que todas as certidões põe o sobrenome dela ( Patrocínio) alega que não tem filiação(mãe, avó materna,padrinhos e testemunhas). Maria do Patrocínio Batista,pede documentos portugueses que comprove! Na certidão nascimento está natural de Vila Nova de Trazem,concelho de Gouveia ,data 21/02/1890 registro nº 15,folga 4 nome Maria filiação Antônio Marques Batista e Maria da Luz avós maternos : José Marques e Rosália Baptista ! Como resolver isso agora? Diz na carta que pode apresentar documentos bem antigos portugueses! Ajuda-me!
@Rita Cardoso , "Maria do Patrocínio" é nome composto. Os nomes dos pais estão corretos na certidão de casamento?
Em que ano foi o casamento? Sabe quando ela chegou ao Brasil?
@Leticialele ,ela nos dois casamentos aparece com Maria do Patrocínio e mesmo solteira e não tem referência desse nome nos pais nem avós! No assento Maria....aí vem pai Antônio Marques Batista mãe Maria da Luz
Avós maternos: José Marques e Rosália Baptista
Avós paternos: Manuel Lopes Martins e Maria Margarida da Conceição
De onde surgiu esse nome é o que estão perguntando e que comprove!
Será que é outra pessoa? Mas só ela tem Patrocínio? Procurar outro batismo?
@Rita Cardoso
Casamento de uma possível irmã, Maria do Carmo - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-64K6-QQ?i=145&cc=1582573 número 578;
@Leticialele ,eu quando comecei a procurar eu vi essa certidão mas não tem nada nem local de Portugal! Eu abri a certidão da minha avó de novo e não costa nada em relação a Patrocínio...de onde veio esse nome? Eu quando nasci e fui batizar ,meu pai pós meu nome diferente no batismo ...eu me chamo Rita Georgina que era uma irmã dele... será que a minha avó fez isso ? Inventou um nome? Quando mandei para ponta delegada a transcrição só não fizeram pq não tinha o assento nem o óbito do primeiro marido não falou nada desse nome me diferente. Será que valeria a pena arriscar? Pq para ser outra pessoa acho difícil pq dps de tanto procurar por ele e ele era da mesma cidade dela não seria muito coincidência? Me ajude por favor a resolver ,tô arrasada... dps de tanto trabalho e pesquisas! Pensa num jeito por favor!
@Rita Cardoso Vou mandar uma mensagem privada e você manda a certidão de casamento e a certidão de nascimento dela.
@Leticialele, dito e feito! Recebi hoje mesmo o e-mail com instruções de pagamento e toquei o barco. Noim de tudo, volto aqui pra postar o resumo com todas as datas. Abs
@lugmelo , eles não costumam perder os documentos! O pessoal do Consulado de Portugal no RJ é muito gente boa!!
@Leticialele ,mandei mensagem,nunca tinha feito espero ter acertado! Obrigada!
@Leticialele ,vc mandou esse do casamento da provável irmã e eu consegui descobrir que casou na igreja Santo Antônio dos Pobres registro de casamento católicos REF.1616 a 1980 Rio de janeiro. Matrimônio 1911,mar a 1916 mar imagem 19/213 Maria do Carmo Baptista e Abílio Rodrigues Fonseca. No registro fala sobre a freguesia de onde ela foi batizada mas eu não entendi por isso estou te pedindo para dar uma olhada...diz batizada na freguesia de Vila Nova bispado da guarda... eu abri mas não cheguei a lugar nhm com esse nome...Vila Nova de Trazem onde está minha avó só vai até 1892 e ela é de 1895! Por favor me diz o local que vc acha que deve ser eu procuro! Obrigada!
@Rita Cardoso , sim, eu fui procurar também, mas os assentos só vão até 1892, e os casamentos até 1869!
Ela também nasceu em Vila Nova de Tazem!!
Você pode pedir ao AD da Guarda, peça a reprodução a ser descarregada pela web, custa bem barato!! https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1182783
Ela também deve ter sido batizada como Maria!!
@CarlosASP , como se procura a entrada de imigrantes no Rio, sem saber a data?
Devem ter chegado entre 1895 e 1911. Estou procurando nos passaportes
@Leticialele
Eu conheço esse link aqui. Mas não cobre todos os períodos. Só escolher Consuta e só precisa preencher o campo "Nome Contem" e clicar em Pesquisa Avançada que vai aparecer todos os que correspondem no banco de dados.
http://bases.an.gov.br/rv/Menu_Externo/
@CarlosASP , encontrei a Maria do Patrocínio Baptista, com 14 anos e Antonio Marques Baptista, com 11 anos http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_OL/0/RPV/PRJ/09601/BR_RJANRIO_OL_0_RPV_PRJ_09601_d0001de0001.pdf página 9/15.
A @Rita Cardoso sabia o navio em que a avó veio e o ano!! Orita, em 1906.
Agora, vou buscar o passaporte.
Não sei se vou encontrar na Guarda ou em Lisboa!!
O Consulado do Rio quer saber de onde veio o "apelido" Patrocínio, parecem não saber que é nome composto e querem provas de que a batizada Maria é a maria do Patrocínio...
@Leticialele ,eu entrei na Vila Nova de Trazem de novo e fui abrindo os anos todos ,encontrei outra irmã chamada Maria que nasceu em 28/02/1892 no batismo está escrito 2 ª filha Maria ... então como tbm vi uma pessoa da cidade que tinha o nome de Maria do Patrocínio ...é como vc falou ...pq pelo jeito são três Marias elas devem ter escolhido outros nomes para ficar diferente uma da outra não tem cabimento ficar as três só com María! Essa Maria que vc encontrou tinha que perguntar alguém que saiba para onde passaram a fazer os registros dps dessa data do ano de 1892 pq ela nasceu 1895!