Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1293032343547

Comentários

  • @AlcinoP , sim. Você pode reconhecer a firma do escrevente em qualquer cartório, o sistema é nacional e informatizado. Quando apostilam, reconhecem a firma, se você entregar a certidão sem o reconhecimento.

  • @Leticialele

    Obrigado, sabe algo em relação a minha primeira dúvida, sobre precisar averbar o casamento na certidão de nascimento do nubente estrangeiro para transcrever no cartório do Rio como é em Santos?

  • @AlcinoP

    A certidão de nascimento a que me refiro é a do nubente estrangeiro, no caso, da minha mãe. Minha ideia inicial seria mandar para o cartório de Santos, só que algumas pessoas comentaram aqui no fórum que a certidão de nascimento sem a averbação do casamento cai em exigência no consulado de lá.

    Vc tem que fazer no Consulado com jurisdição na sua região ou local onde vc tenha um endereço.

    Entre no tópico do Consulado de Santos e faça essa pergunta por lá, que o pessoal poderá te oferecer uma resposta com experiência prática e atualizada sobre a sua dúvida.

    Mas, no ATUAL site do Consulado de São Paulo (inclui o de Santos - deixei o link numa das minhas últimas msgs por lá) não menciona a necessidade de averbar nada, se não me engano.

    Mas, é sempre bom conferir.

    ===

    O consulado RJ pede "reconhecimento de firma da assinatura do escrevente". Comentei sobre o apostilhamento, porque, se entendi direito, a @Leticialele disse que ao apostilhar a assinatura do escrevente já é reconhecida automaticamente.

    Entendi a sua dúvida.

    Como eu disse antes, os requisitos do Consulado do Rio ficaram mais detalhados.

    Até o momento, nenhum processo de nacionalidade caiu em exigência e nenhum pedido de transcrição foi devolvido por esse motivo.

    Acho que vale o que a @Leticialele disse.

    E, caso haja algum problema, nos dois casos levantados e nos Consulados de Santos* e do Rio, eles devolvem os documentos para vc e vc pode corrigir, se vc cumprir as regras do site do respectivo Consulado.

    * Como aqui o pgto é antes da verificação, eu sugiro vc perguntar lá no tópico, para um relato mais recente. Não vi um caso em que alguém teve que pagar duas vezes pela mesma transcrição.

    Obrigado por apontar essa questão.

    Abraços

  • @Leticialele

    @AlcinoP

    O que vc falou na sua última msg é verdade, mas o Consulado do Rio colocou o seguinte requisito:

    Requerimento para transcrição do casamento devidamente preenchido e sem rasuras. O requerimento deverá ser datado e assinado pelo(a) interessado(a) presencialmente em Cartório, e a assinatura do requerente deve ser reconhecida por autenticidade em cartório de nossa área de jurisdição e apostilhada.

    O Alcino tem que verificar se o mesmo vale em Santos.

    Como eu disse antes, o site do Consulado do Rio ficou mais detalhado em relação aos requisitos.

    E os cartórios já pedem "reconhecimento de sinal público" no sistema online de pedidos de certidões e destacam a necessidade em processos de cidadania.

    O que acho desnecessário, em virtude da Apostila de Haia.

  • @flor1 Você conseguiu saber se o Consulado do RJ aceita reconhecimento de firma de São Paulo?

  • @polianaazvd No site do Consulado RJ está dizendo que a área de jurisdição é Rio de Janeiro e Espírito Santo.

  • Bom dia pessoal!

    Para deixar registrado o tempo no meu caso, a transcrição de casamento de meu sogro via Consulado do RJ:

    Data da postagem: 22/07/2022

    Data do recebimento pelo Consulado: 25/07/2022

    Data de recebimento email do Consulado: 01/08/2022

    Data do pagamento: 01/08/2022

    Data da confirmação do pagamento pelo Consulado: 02/08/2022

    Data do recebimento da transcrição: 13/08/2022

  • Prezados, uma dúvida.

    Na certidão referente à transcrição do casamento, o campo "Data do assento" deve trazer a data em que foi feita a transcrição, em Portugal, ou a data do assento do casamento no Brasil?

  • @Sergio76 , data da realização do casamento

  • Boa noite meus abençoados !

    Com essa nova Lei de obrigação de serviços Online para os cartórios, alguém já tirou os Documentos necessários p Transcrição de Casamento via RJ ?

    Fiquei com algumas dúvidas:

    1 - Como descobrir quais cartórios no RJ " estão de área de jurisdição do consulado português rj ?

    2 - Dá pra fazer retirar todos os documentos necessários para transcrição ONLINE em algum cartório do RIO ? Se sim , qual ?

    3- Qualquer cartório do RJ, coloca o documento em apostilado e assinatura do escrevente reconhecida ? ou só alguns específicos ?

    4- Todos os documentos tem de ser obrigatoriamente emitidos em menos de 1 ano mesmo ? tenho eles, mas são de 3 anos

    5 - Qualquer cartório do RJ, tem as cert. Nasc dos meus pais cariocas, ou tem de ser OBRIGATORIAMENTE, mas que eles fizeram as originais?

    6 - Envelope (preferencialmente de plástico)  aonde eu acho esse envelope ? não conheço de plástico, se mandar de papel não aceitam ?

    7 - Alguma boa alma, sabe indicar o cartório mais barato do RIO ?

    Desculpa a pergunta, mas realmente estou numa fase complicada e pra mim faz toda diferença economizar =/.


    Muito grato a todos !!

  • @Ivan Pereira , quanto às suas dúvidas

    1 - Como descobrir quais cartórios no RJ " estão de área de jurisdição do consulado português rj ? Qualquer cartório de notas no RJ ou ES está na área de jurisdição do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

    2 - Dá pra fazer retirar todos os documentos necessários para transcrição ONLINE em algum cartório do RIO ? Se sim , qual ? Você pode pedir a certidão de casamento inteiro teor e a certidão do cônjuge não português pela Internet. Vários Cartórios do RCPN disponibilizam. Veja em que RCPN estão as certidões. Só não peça nesses sites que dizem que conseguem qualquer certidão, pois cobram valores abusivos.

    3- Qualquer cartório do RJ, coloca o documento em apostilado e assinatura do escrevente reconhecida ? ou só alguns específicos ? Qualquer cartório de notas faz apostila de Haia e reconhece a firma de quem assinou a certidão . Há um sistema online.

    4- Todos os documentos tem de ser obrigatoriamente emitidos em menos de 1 ano mesmo ? tenho eles, mas são de 3 anos Sim, o Consulado exige que as certidões tenham sido emitidas há menos de 1 ano

    5 - Qualquer cartório do RJ, tem as cert. Nasc dos meus pais cariocas, ou tem de ser OBRIGATORIAMENTE, mas que eles fizeram as originais? Seus pais são cariocas? Qual deles é português? Não dá para transcrever casamento de brasileiros em Portugal! Pode pedir a certidão de nascimento do cônjuge não português e a de casamento em qualquer RCPN.

    6 - Envelope (preferencialmente de plástico) aonde eu acho esse envelope ? não conheço de plástico, se mandar de papel não aceitam ? Nas agências dos Correios eles vendem os envelopes plásticos do SEDEX. Devem estar custando em torno de 8 reais.

    7 - Alguma boa alma, sabe indicar o cartório mais barato do RIO ? Os preços das certidões, apostilamento , autenticação e reconhecimento de firma são tabelados por Estado. No Rio, a apostila custa uns 67 reais.

    Esclareça, por favor, a que transcrição de casamento você se refere.

    Boa sorte!!

  • Obrigado, @Leticialele .


    É porque na certidão emitida pelo consulado, veio constando, abaixo dos dados do nubentes, dados da celebração do casamento (onde consta a data de tal celebração), e lá embaixo, ao final, uma "data do assento", que veio com a data de anteontem (quando foi feita a transcrição).

  • Boa tarde gente! Consegui em menos de um mês a transcrição do casamento dos meus avós no consulado do RJ. agora não sei se envio para Portugal o original ou cópia apostilada?

    gratidao.

  • editado August 2022

    @Leticialele Muito Obg pelo seu tempo !

    Não entendi sua resposta e pergunta nesta:

    5 - Qualquer cartório do RJ, tem as cert. Nasc dos meus pais cariocas, ou tem de ser OBRIGATORIAMENTE, nos LOCAIS que eles foram registrados? Seus pais são cariocas? Qual deles é português? Não dá para transcrever casamento de brasileiros em Portugal! Pode pedir a certidão de nascimento do cônjuge não português e a de casamento em qualquer RCPN.

    Resp =

    MINHA MÃE! Ela TEM DUPLA NACIONALIDADE, NO ATUAL MOMENTO. ELA TEM DUAS CERT. DE NASCIMENTO =

    1º NO BRASIL, Outra 2º Cert. de Portugal com assento. Portanto minha mãe é brasileira e portuguesa certo!?

    Agora fomos tirar o cartão cidadão dela e empacamos nessa parte, pois o atendente questionou de que esse cartão cidadão, iria ser impresso com o NOME DE SOLTEIRO DELA, QUE É O NOME QUE ESTÁ NA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE PORGUTAL. ENTAO SEGUNDO O ATENDENDE do Consulado RJ, o nome deveria ser o de casada e não de solteira ( mas na minha ignorância quem definia isto foi a conservatória lá em 2016 quando gerou a cert. de Nasc dela. e definiram e enviaram com o nome de solteira. Segundo ele no atendimento, ELA TEM DE TRANSCREVER O CASAMENTO DELA via consulado do Rio mesmo, PARA QUE AO FAZER ESSE CARTAO CIDADAO, ELE NÃO VÁ COM O NOME DE SOLTEIRO DELA, QUE É O NOME QUE ESTÁ NA CERTIDAO DE NASC PORTUGUESA, TERIA DE SER COM NOME DE CASADA DELA. POR ISSO A TRANSCRIÇÃO ANTES... PRA MIM ISSO N FAZ SENTIDO, MAS N CABE A MIM NÉ, EU VOU CUMPRIR ORDENS NÉ ? ...


    RESPONDENDO SUA OUTRA PERGUNTA:

    A Transcrição é da própria requerente mesmo ( minha mãe) de seu PROPRIO Casamento dela(dupla-cidadania) com meu Pai(brasileiro) no Brasil.

    Minha mãe e meu pai ambos brasileiros, já minha mãe hoje, já tem a certidão de nascimento e assento Português. ( dupla nacionalidade 2016)

    Fui acompanhar ela para tirar o cartão cidadão dela e o meu.

    A gora vem o motivo de eu achar que eles está errado, mas ele é funcionário né não cabe a mim, mas só de curiosidade:

    "Eu consegui tirar o meu Cartão Cidadão, e o dela o cara não aceitou pelo simples fato "questionável" de, o nome da Certidão de nascimento portuguesa dela, estar o nome de solteira e não de casada e orientou de que ela deveria fazer a transcrição de casamento dela antes, para ai sim ela tirar o cartão cidadão com o nome dela de casada e não de solteira !


    Achei um absurdo visto, que EU filho dela, consegui tirar o meu cartão cidadão, sendo que o nome dela que consta na minha certidão de nascimento portuguesa, está o nome dela de solteiro e não de casada. ENFIM ...


    tô seguindo a orientação APENAS ACHO QUE VOU GASTAR UMA GRANA que eu não podia enorme... mas segue o jogo...


    Grato demais !

    PS: eu não estou pensando em fazer nada via Portugal tá, tudo estou me referindo ao consulado do RIO.

    ______________________________________________________________________________________________________________________________________

    Fiquei com 2 dúvidas:

    O preço para fazer todas estas certidões para a transcrição, são os mesmo tanto indo no local, quanto pela Internet ou tem diferença ?

    2 - só posso faze-los no mesmo cartório em que eles foram originalmente registrado e fizeram a cert de casamento ? Se sim, como faço para descobrir os respectivos cartórios de Cert de nascimento da minha mãe( dupla nacionalidade ) Pai ( brasileiro) e do Casamento no Rio ?

    3 - Agora me surgiu outra duvida, de qual pais é a cert de nascimento da pessoa q tem dupla nacionalidade que eles pedem ? A do RIO ou A de portugal ? tá muito confuso. vou resumir os fatos novamente p facilitar.


    MINHA MAE = DUPLA NACIONALIDADE ( Brasileira que tirou e recebeu a certidão de nascimento portuguesa através de vila nova gaia em 2016, só que essa certidão de nascimento portuguesa dela, está com o nome de solteiro dela que até então eu não via prob algum, mas o funcionário no consulado do Rio sim. Ele disse que podia até tirar o cartão cidadão dela, mas q isso era um risco ... e nem soube ser preciso na explicação de o porque, só foi insistente de que ela devia ALTERAR O NOME PARA O NOME DE CASADA ATRAVÉS DA TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO DELA, visto que o nome dela hoje em dia nao é o de solteira e sim o de casada. Mas que se ela quisesse ele fazia ali na hora porem estaria errado rsrs

    MEU PAI = BRASILEIRO

    CASAMENTO DELES= FOI NO RIO A 30 ANOS ATRÁS.


    Ficou confuso ? rs rs rs qualquer coisa grita ai

    E MUITO obrigadooo S2 S2

  • Mais uma dúvida além da cópia da certidão que pelo jeito é cópia autenticada . No quadro 4 coloco assim conforme informações que peguei aqui?

    assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DA mãe PORTUGUESa (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)

  • @BrunaAlvim

    Se já está transcrito, mande apenas uma cópia xerox simples do assento de casamento, onde aparece o número dele. Eles usam para consultar os dados no sistema. Não precisa mandar originais, de dados que eles já possuem.

    De novo, se está transcrito, não precisa mandar de novo. Eles mantêm a imagem dela no sistema, de quando transcreveu.

    Marque apenas: OUTROS: Assento da transcrição de casamento

  • @Ivan Pereira

    Se você já fez sua nacionalidade, não precisa fazer o CC de sua mãe, a menos que ela deseje viajar pela Europa e/ou morar em PT.

    Se vc está com pouco dinheiro, pode adiar isso. Ela inclusive entra em PT pela fila de cidadãos, apenas apresentando o assento.

    O consulado do Rio não gosta de fazer o CC sem a transcrição do casamento. Se o RG dela traz o nome de casada, eles forçarão a transcrição.

  • @gandalf pois é foi exatamente isso que eles fizeram, poxa como eu amaria ter lido sua msg antes de ter ido lá !


    Sim ela vai para PT comigo !


    Entao quero voltar la sem a transcrição o que eu posso alegar ? tem alguma lei codigo para eu falar ?


    pq ele falou assim mesmo : VC PODE FAZER SE QUISER, MAS É POR SUA CONTA EM RISCO, VC ESTÁ ASSINANDO UM DOCUMENTO OFICIAL DIZENDO Q SEU NOME É X, SENDO QUE NAO É MAIS X É Y ! DAI EU FALEI UÉ ENTAO JÁ VEIO ERRADO DE PORTUGAL, PQ EM 2016 AO EMITIREM A CERTIDAO DE NASC DELA NAO COLOCARAM O NOME DE CASADA AO INVES DE SOLTEIRA ?


    SEGUNDO MINHA MAE É FILHA TANTO DE PAI QUANTO MAE PORTUGUESAS E TODOS OS DESCENDENTES PRA CIMA KKKKKK

    O CARA CLARAMENTE ESTAVA DE MÁ VONTADE.


    O COMPLICADO É QUE VI QUE VOU GASTAR UMA GRANA BEM ALTA PRA FAZER A TRANSCRIÇAO DELA E NAO PODIA GASTAR ESSA GRANA AGORA

    BOM SE TIVEREM DICAS DE COMO ECONOMIZAR OU LOCAIS OU SERVIÇOS Q FAZEM MAIS BARTO A EMISSAO DOS DOCS ETC ...


    E SE VALE A PENA EU VOLTAR LA SEM A TRANSCRIÇAO, E QUAIS OS RISCOS LEGAIS ELA SOFRE AO TER O CC COM O NOME DE SOLTEIRA ?

    OBG GANDALF , ME LEMBREI DE VC AQUI NO FORUM EM 2015 SEMPRE JÁ DISPOSTO EM AJUDAR !!

  • editado August 2022

    @Ivan Pereira

    Ela pode ir com você num vôo direto (sem escalas) para Portugal, e entrar com você apenas com o passaporte brasileiro e o assento dela.

    Dirão a ela "Bem vinda ao teu país".

    Uma vez em PT, pode ir a qualquer balcão de nacionalidade do IRN (e alguns outros lugares) e pedir o CC. Farão sem perguntas e sem transcrição. Ficará com com estado civil solteira, nome de solteira.

    Idealmente se faria a transcrição de casamento antes de fazer o CC. Se ela quiser mudar para o nome de casada, terá que fazer a transcrição e trocar o CC (pagando novamente). Fora isso não tem nenhuma consequência prática.

    A lei diz que ela, como portuguesa, é obrigada a registar todos os atos da vida civil (emancipação, casamentos, viuvez, divórcios, etc). Mas não estabelece um prazo para isso. Se torna obrigatório se algum outro depende disso para exercer o direito (partilha de herança, ou cidadania de filhos por exemplo). Pode ser feito a qualquer tempo, retroativamente. Ou nunca ser feito se ninguém mais depende disso.

    Como disse acima, o vôo não pode ter escala em outro país, porque faz imigração no aeroporto de entrada, e não teriam como validar o assento sendo em outro país. Ela entraria como turista, e permaneceria como turista. Pode complicar.

  • Perfeita a explicação @gandalf @Leticialele 


    Farei a transcrição aqui no RJ mesmo, poderia me tirar as duvidas que falei acima ? Visando economizar ao máximo também,

    Muito obrigadooo :


    5 - Qualquer cartório do RJ, tem as cert. Nasc dos meus pais cariocas, ou tem de ser OBRIGATORIAMENTE, nos LOCAIS que eles foram registrados? 

    MINHA MÃE (Requerente) = Ela TEM DUPLA NACIONALIDADE, NO ATUAL MOMENTO. ELA TEM DUAS CERT. DE NASCIMENTO =

    1º NO BRASIL, Outra 2º Cert. de Portugal com assento. Portanto minha mãe é brasileira e portuguesa certo!?

    Fiquei com 2 dúvidas:

    O preço para emitir todas estas certidões para a transcrição, são os mesmo tanto indo no local, quanto pela Internet ou tem diferença $ ?

    2 - Só posso faze-los no mesmo cartório em que eles foram originalmente registrados? E a da cert. de casamento deles qualquer uma ou tb no mesmo local que registraram ? Se sim, como faço para descobrir os respectivos cartórios de Cert de nascimento da minha mãe( Requerente brasileira e portuguesa) e meu Pai ( brasileiro) e do Casamento deles no Rio ?

    3 - Agora me surgiu outra duvida, de qual país é a cert de nascimento pedida pelo consulado Rio p Transcrição Casamento, da pessoa requerente a qual q tem dupla nacionalidade que eles pedem ? A do Brasil/Rio ou a de Portugal ?

    RESUMO =

    MINHA MAE = DUPLA NACIONALIDADE ( Brasileira que tirou e recebeu a certidão de nascimento portuguesa através de vila nova gaia em 2016)

    MEU PAI = BRASILEIRO

    CASAMENTO DELES= NO Brasil/RJ a 34 ANOS ATRÁS. ( Meu pai tem direito a pedir Nacionalidade também né ? o que tem de fazer )

    EU filho = já tenho também a DUPLA Nacionalidade e o meu CC.

  • Depois que se faz o pagamento da transcrição ao consulado do Rio, o que acontece?

    Eles avisam que a transcrição foi feita? Ou ela simplesmente chega em casa um dia?

    Como ela chega em casa? No email de pagamento não vi nada sobre opções de envio. O Sedex já está incluso no preço listado no email? O valor era R$ 695,13 e a instrução era para depositar esse valor exato.

    Mandamos junto um envelope de plástico dos correios para devolução dos documentos.

    Já mandamos o comprovante de pagamento por email para o consulado, mas não recebemos confirmação de volta ainda.

  • @Ivan Pereira Para transcrever o casamento, você tem que mandar uma cópia simples do assento português de sua mãe; certidão de nascimento do seu pai (em qualquer cartório de RCPN); certidão de casamento inteiro teor.

    As duas certidões brasileiras têm que ser apostiladas.

    O requerimento tem que ter a assinatura reconhecida por autenticidade e não precisa ser apostilado.

  • @Leticialele o que é RCPN ?

    aonde faço ou como para que a assinatura do requerimento seja reconhecida ? ( mas é minha propria mae pedindo, nao tem procuração n)


    a copia pode ser xerox da cert de nascimento da minha mae portugesa ?


    as certidoes brasileiras ( casamento e do estrangeiro) só precisam ser apostilada, nao precisam do reconhecimento da assinatura do escrivão ?


    Como faço p descobrir qual cartorio está a cert de casamento e de nascimento do estrangeiro no rio ?

  • @Ivan Pereira

    Registro Civil das Pessoas Naturais.

    São os cartórios que registram nascimentos, casamentos e óbitos!!

  • @Ivan Pereira

    O recohecimento da firma POR AUTENTICIDADE pode ser feito em qualquer cartório de notas.

    Tem que levar o documento e assinar na frente do funcionário. Depois, pede para apostilarem. (Apostila de Haia)

    Sim, a certidão da sua mãe, que é a portuguesa, é uma cópia simples, pois o assento é informatizado e eles podem verificar a autenticidade no sistema.

    Quando o cartório de notas faz a apostila, também pode reconhecer a firma de quem assinou a certidão.

    Coloque os dados e talvez alguém encontre para você.

    Nome dos cônjuges, pais, filhos, data aproximada do casamento, data de nascimento, qualquer informação que possa contribuir com a busca

  • @CarlosASP

    Depois que se faz o pagamento da transcrição ao consulado do Rio, o que acontece?

    Eles avisam que a transcrição foi feita?

    Esse relato acima informa que há uma confirmação de pagamento, feito por depósito bancário.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/299564/#Comment_299564

    Não houve relatos sobre uma comunicação do andamento do processo.

    ===

    Ou ela simplesmente chega em casa um dia?

    Esse é o cenário mais comum, exceto se houver algum problema documental (ausência de documentos ou divergência em certidões).

    Lembre-se de enviar um envelope plástico, conforme as instruções do site, para receber o assento de casamento, junto com os documentos enviados para a transcrição.

    ===

    O Sedex já está incluso no preço listado no email? O valor era R$ 695,13 e a instrução era para depositar esse valor exato.

    Uma versão anterior da tabela tinha um valor do envio. Agora, não aparece mais.

    Mas, se vc reparar atos gratuitos (atribuição de filho menor, por exemplo), tem o valor de 30,31 Reais, que pode ser o valor do envio.

    Então, eu creio que já está embutido.

    Obs: A tabela de agosto informa o valor de R$ 702,17 para o valor da transcrição sem pacto antenupcial.

    Para consultar entre no site do Consulado - Menu - Assuntos Consulares - Informação Geral - pagamento e tabela de emolumentos.

    É importante consultar sempre, pous ela muda bastante.

    ===

    Já mandamos o comprovante de pagamento por email para o consulado, mas não recebemos confirmação de volta ainda.

    Vc enviou para qual email?

    Eu sugiro usar o email da ouvidoria, pois é de resposta mais rápida.

    ouvidoria.cgrio@mne.pt

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Obrigado pela resposta. Tinha visto o comentário acima.

    Nossa experiência até agora:

    Envelope com pedido de transcrição foi deixado na portaria do consulado.

    No dia seguinte recebemos email do consulado. Veio de uma pessoa específica e com essa observação:

    "Este e-mail destina-se apenas para informações referentes especificamente deste pedido. 

    Quaisquer outras informações deverão ser obtidas através do e-mail: riojaneiro@mne.pt  ou no site www.riodejaneiro.consuladoportugal.mne.pt "

    E sobre os valores:

    " Após análise dos dados e documentos enviados, informamos que estamos aptos a transcrição solicitada. Mas, para o efeito, é necessário efetuar o depósito/transferência no valor exato de R$ 695,13, no prazo de até (02) dois dias úteis, na conta corrente deste Consulado Geral cujos dados seguem abaixo.

    Importante:

    Para efeitos contábeis, o valor depositado deverá ser exatamente o valor solicitado."

  • Bom dia, estou precisando de ajuda. vou solicitar a transcrição de casamento pelo consulado do Rio. Todos os documentos já estão cmg, mas identifiquei que existe divergência na data de nascimento do marido da portuguesa. A certidão de nascimento dele consta nascido em 1937 e na certidão de casamento consta o ano 1939. Alguém poderia me orientar como resolver isso? Obrigada!

  • @Nina_Leal , mande como está!!

    O Consulado do Rio faz uma análise prévia da documentação.

    Se considerarem que há divergência no ano de nascimento, apontarão e aí você faz a retificação no Cartório.

    A probabilidade de que passe sem problemas é grande.

  • @CarlosASP

    Eles verificaram os documentos e está tudo em ordem.

    Após o pgto, vc deve receber a confirmação do mesmo por email e aguardar o recebimento em casa do assento + os documentos enviados, já que você enviou o envelope plástico, conforme as regras do Consulado.

    ===

    Se até 4ª feira, não houver uma confirmação do pagamento, eu enviaria um email para a Ouvidoria ou telefonaria para o Consulado (o funcionamento é até às 15h).

    ===

    Depois do pagamento confirmado, só resta aguardar a entrega do assento + documentos enviados para a sua residência pelo período de 1 a 2 semanas.

    ===

    O 1° email só dá informações gerais. Para dúvidas concretas, eu usaria o da ouvidoria.

    Se puder, deixe a sua linha do tempo e o seu relato sobre o seu caso.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.