Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1120212031205120712081462

Comentários

  • @Nandalobao

    Parabéns, mas amanhã é 14/06. Foi aprovado dia 13/06. :-)

  • @gandalf foi a emoção, obrigada pela correção. :)

  • @Rodrigo79

    Mesmo quando a certidão é datilografada, a certidão vem numa frase explícita, que "foi emitida por cópia reprográfica do livro".

    Na correria de fechar o máximo que pudessem antes das férias podem sim ter passado por cima desse detalhe. Talvez fosse o caso de mandar uma nota por e-mail. Só tem mais 2 dias antes do feriado, e virão as férias. Vai reduzir muito a resposta.

  • @Nandalobao

    Parabéns!!! Acompanhei sua saga e fico feliz por ti.

  • Boa tarde.


    Sou filho de Português (nativo) e hoje recebi o email da ACP do Porto, com a informação: "O Arquivo Central do Porto tem o prazer de comunicar que o processo de nacionalidade foi concluído com sucesso." Não chegou a completar seis meses de tramitação, desde a data de envio dos documentos.

    Já me encaminharam em PDF uma via do meu assento de Nascimento. Assim, já podemos atualizar a planilha.


    Agora, vou dar entrada no processo da minha filha, menor (4 anos), na propria ACP do Porto.

    Mas fiquei em duvida sobre os documentos que preciso encaminhar. Alguém poderia me enviar a lista, por gentileza?

    Grato, desde já.


    Rodrigo Correa Baptista

  • @Mr_panda

    Você definitivamente aprecia viver perigosamente.

    Mandar pelo correio simples é de altíssimo risco. Mandar para uma Conservatória desconhecida, é jogar com a sorte, como disse o Carlos.

    "Nenhum deles com 100% de garantia" Não é bem verdade.

    Se você mandar por DHL, também vai custar mais ou menos R$240, incluído o seguro. A DHL entrega ponto-a-ponto. Você lida com apenas uma empresa, de alto gabarito, e caso alguma coisa dê errado, você tem o seguro que cobre umas 3X o custo do conteúdo.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/242365/#Comment_242365

    Claro, ninguém garante que não vai extraviar, mas nunca vi um relato de que tivesse extraviado por DHL. Pode acontecer, mas da maneira como acompanham a entrega, rastreando passo-a-passo, automaticamente a chegada e a saída de cada local, é difícil que se perca.

  • @Nandalobao meus parabéns. Comemore muito essa primeira etapa de aprovação e depois quando sair o registo, comemore ainda mais!!!!

  • @Nandalobao aeeeeee huhu parabéns, comemore muitooooo. :)

  • Obrigado a todos! Vou comemorar quando sair o assento, espero que logo. Rsrsrs

    Aproveitando a oportunidade, alguém sabe informar os custos para tirar o cartão cidadão e o passaporte?

    Procurei no consulado da Bahia, mas não tem nenhuma informação no site.

  • Muito obrigado pela atenção @gandalf

  • Bah @Nandalobao que show.

    Uma baita vitória, depois dessa saga toda hahaha.

    Parabéns pela conquista!

  • mateusBHmateusBH Member
    editado June 2022

    @Nandalobao meu deus que coisa boa. Nossa bom demais. Parabéns. Que alívio.

    Nanda se conseguir me manda msg no privado aqui no forum. Não sei como faz kkkk.

  • @Nandalobao Chegou ao fim essa novela longa. Meus parabéns pela conquista! Seu registro não deve tardar.

  • Como e feita a transcricao e qual o valor?

  • ThiagoMachadoThiagoMachado Member
    editado June 2022

    Olá @gandalf,

    Eu estou para tirar minha nacionalidade (atribuição filho maior) quando o processo do meu pai acabar.

    O meu avô só era casado 1x no Brasil, logo só fizemos uma transcrição de casamento. Já o meu pai foi casado 2x, e vi que o procedimento é mais complicado e moroso por necessitar da justiça para fazer o divórcio do primeiro casamento...

    Com isso em mente, pensei em enviar diretamento para Portugal, pois li pelo fórum que, se o pai é declarante antes de x dias ou anos (não lembro ao certo) e nunca mudou seu nome, pode ser feito diretamente em Portugual, evitando assim a transcrição de casamento exigida pelos consulados. Já mencionaram um Conselho Direitvo do IRN de 2019, porém ao procurar não encontrei a informação concreta de que não é necessário a transcrição de casamento para atribuição de nacionalidade do meu caso.

    A dúvida é: Se for possível, para qual local mandar os documentos?

    Podem negar minha nacionalidade mesmo estando com todos os documentos corretos, apenas faltando a transcrição de casamento do meu pai?

    Não realizar a transcrição de casamento pode gerar algum problema pra mim ou para o meu pai?


    Obrigado

    Atenciosamente,

    Thiago

  • @Nandalobao haeeee, até que foi bem rápido depois que chegou o documento!! Parabéns pela conquista você merece!! Agora só se juntar a nós e esperar o registo ser criado hahaha, a saga tá quase no fim!! Mais uma vez parabéns!!!

  • @ThiagoMachado

    Esse é seu primeiro post no fórum, por isso fica difícil saber mais detalhes sobre o caso de seu pai.

    A regra geral seria assim: se o pai (ou mãe) português foi o declarante na certidão do filho BR, antes de 1 ano de idade, e o outro cônjuge não for português, a transcrição pode ser dispensada. Não pode ter nenhuma lei que se oponha.

    Seu pai teve filhos do primeiro casamento (o do divórcio)?

    para qual local mandar os documentos? Se for fazer como filho, art-1C, o melhor local é o ACP (Arquivo Central do Porto), rápido e seguro. Seu pai se tornando PT, você passa a ser filho do português.

    Podem negar minha nacionalidade...? Não fariam isso. Basta estabelecer a paternidade na menoridade, de acordo com a lei portuguesa, e seu direito fica garantido. Se houver algum problema, haverá uma exigência, e darão um tempo razoável para que você complete a documentação necessária. Mas quando você for entrar, já deverá estar com todos os requisitos resolvidos. Não é pra ter exigência se você deixar bem claro os detalhes do caso. Se não quiser expor de forma pública, peça e eu crio uma sessão por MsgPrivada com você.

    Não entre pensando "isso eu resolvo depois". Não é assim que funciona. Se for o caso, resolva primeiro, depois inicie o processo.

    Não realizar a transcrição, pode gerar algum problema pra mim ou para o meu pai? Não veja a transcrição por esse prisma. Se ela for necessária, que assim seja. A função dela é anotar os fatos da vida civil do português.

    Ela é obrigatória sempre que alguém dependa dela, por algum direito, hereditário ou sucessório. A nacionalidade é apenas um deles.

    É obrigação do português fazer a transcrição, mas a lei não diz quando. Pode ser nunca, se ninguém precisa dela. E pode ser póstuma.

    Veja aqui e o post da Leticialele logo em seguida: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/290599/#Comment_290599

    Explique melhor os detalhes.

  • Obrigada a todos. Realmente foi uma novela mexicana bem longa, mas com final feliz!

    @mateusBH também não sei como enviar. Rsrsrs

    @gandalf pode nos ensinar a enviar mensagem no envelope (PV)? Rsrsrs

  • editado June 2022

    Olá bom dia @gandalf !!

    Realmente me faltou fé e confiança referente ao seu comentário hahahaha,

    Acabo de ligar lá na linha de registo e fui atendido em 30 minutos, fui informado que ainda aguarda a criação do registo, e como você disse o site tem um delay pois o atendente me informou que o despacho foi assinado dia 22/05 mas a movimentação no site ocorreu somente dia 23/05.

    O jeito é aguardar, notei que nem na planilha teve movimentação de criação de registo por esses dias e claro teve esses dias de feriado lá em PT. Já estou com todos os documentos prontos para fazer minha transcrição de casamento e atribuição da filha menor e só falta esse ultimo documento que é o mais importante hahaha, espero que até amanhã seja criado.

  • @Guilherme Jorge

    Eu estava curioso, e quase lhe perguntei ontem.

    É que vi que alguns processos recentes passaram a demorar um pouco mais para ter o assento, e imaginei: é acho que errei no dele. :-)

    Mas vai sair a qualquer momento.

  • @mateusBH @Nandalobao

    Msg Privada é um recurso somente liberado pelo Admin, caso-a-caso, para evitar oferta de serviços no fórum. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18193/mensagens-privadas/p1

  • @gandalf entendi e acho muito coerente que seja assim.

    @mateusBH quer o meu e-mail? Ou me envia o teu que dou um alô. Rsrsrs

  • @Guilherme Jorge acredito que os nossos processos estejam com a mesma conservadora. Inclusive ela que analisou o processo do meu pai. O dele demorou quase 1 mês (dias corridos)...

    Eu tô na fé, esperança e apelando para todos os santos que saia antes do dia 28/06 para conseguir aproveitar o agendamento no consulado. As datas estão bem escassas agora.

  • tatiistatiis Member

    Bom dia

    Os documentos para atribuicao de filha seguem os mesmo?

    Xerix rg autenticada e apostilada

    Xeros simpkes certidao da mae portuguesa

    Certidao de nascimento de inteiro teor com copia reprografica e apostilada (digitalizada???)

    Formulário 1C preenchido e autenticado


    Fico no aguardi

    Obrigada

  • @tatiis

    Sim, os documentos são os mesmos.

    Mas sua lista está incompleta. Qual a idade do requerente? Resolveu fazer da sua irmã primeiro pelo ACP? É o melhor. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291081/#Comment_291081

    Xerox do RG (ou passaporte) autenticada e apostilada (válido, menos de 10 anos, com filiação)

    Xerox simples certidao do assento de nascimento da mãe portuguesa

    Xerox simples da transcrição de casamento da mãe portuguesa (assumindo que ela não foi a declarante da filha antes de 1 ano)

    Certidão de nascimento da requerente de inteiro teor por copia reprografica (manuscrita), apostilada (digitalizada???)

    Se a requerente for mulher, e mudou o nome no casamento, enviar a certidão de casamento em inteiro teor, certificada (sem apostilar)

    Pagamento da taxa (no cartão internacional, pelo celular) https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Formulário 1C preenchido e autenticado Form-1C (recebido por e-mail após o pgto) impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, levar ao cartório para assinar pessoalmente diante do tabelião, para reconhecer a firma por AUTENTICIDADE

    impressão simples do e-mail recebido, como recibo

  • Gente bom dia! Enviei o pedido em fevereiro e agora está com bolinha laranja no 4 faz um bom tempo, o que significa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.