Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1120512061208121012111468

Comentários

  • @Destefano

    Ah, já ia esquecendo. Certificado é tudo aquilo que é feito por certidão. Certificado = Certidão.

    Não entendi o que seria certificado, a certidão em si?

  • editado June 2022

    @Lopes_alvs certificado é o documento que é elaborado em forma de certidão. Um assento de nascimento é emitido através de certificado, dessa forma, o assento de nascimento, quando emitido por Certidão, é um documento certificado.

  • @gandalf aquela ajuda com a planilha, please ?

    Preciso colocar os processos das minhas filhas, menores de 12 anos... já recebi a chave das duas.

    Fiz o processo do meu irmão e só estou esperando a chave dele.

    Todos devem ficar na mesmo lugar da planilha ?

    Todos encaminhados para o ACP porto

    Me manda o link ?

    Grata

  • @Albertina Menezes

    Somente os seus arquivos estão apresentando esse comportamento. Não farei o download. Sendo um arquivo JPG devia vir já com o preview no próprio site. Mas o que recebo é isso.

    O mecanismo de segurança do browser está alertando. Seu computador pode estar com problemas.

  • @Sandracac

    Você está ali na linha 282.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Se quiser pode incluir ao final, na primeira linha em branco, será examinado, e movido para a ordem correta.

  • @Nandalobao

    Seu processo saiu da bolinha marrom? Meu caso é parecido com o seu e estou na expectativa também que ainda saia meu assento em junho.

    Abs

    Dani

  • @Danifernanda o meu foi aprovado no dia13/06.

    Agora a expectativa é da criação do registro...

    Espero que o seu seja aprovado nos próximos dias.

  • @Destefano

    ok. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/290390/#Comment_290390

    Esses nomes são bastante confusos mesmo.

    https://registrocivil.org.br/faq

     O que é o reconhecimento de firmas e quando é indicado pedir?

    Alguns órgãos ou situações solicitam que na 2ª via da certidão tenha a assinatura do escrevente e o selo de autenticidade, reconhecendo que a assinatura é dele.O reconhecimento de firma é um processo que garante a certificação da autoria de uma assinatura em um documento oficial que também traz a fé pública. Assim, a assinatura ou firma fica aprovada pelo cartório e o tabelião pode afirmar que ela pertence de fato a pessoa que a rubricou no documento.

    O reconhecimento de firma confere segurança jurídica a documentos oficiais e serve como comprovação de que determinada pessoa foi mesmo quem realizou a assinatura. Entre os documentos que podem requerer o reconhecimento de firma estão procurações particulares, contratos de compra e venda de bens móveis e imóveis, declarações de residência, históricos escolares, dentre outros.

    Também tem o "Sistema para Consulta e Controle de Selo Digital", contendo o QRcode, do TJ esdatual.

    https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=53931

  • @Nandalobao

    Que legal! Parabéns!

    Vc recebeu sua chave um pouco antes de mim, minha chave eu recebi em 04/02 e foi pra bolinha 4 marrom tijolo em 01/06…

    Pela planilha a previsão seria 27/06, vamos ver!

    Abs,

    Dani

  • @gandalf é isso aí. A explicação técnica é essa mesmo. Só tentei tirar o juridiques para ficar mais fácil de se entender rsrs

  • editado June 2022

    @Danifernanda Obrigada!

    Meu processo é de janeiro, recebi a chave em 17/01, mas caiu em exigência no dia 23/05. Conseguir resolver tudo em 02 dias, contudo, com a greve na alfândega meu documento ficou retido por dias em SP e só chegou no ACP no dia 09/06 (quinta feira). Dia 13/06 (segunda feira) saiu o despacho.

    A partir de hoje segundo o mago @gandalf o funcionamento fica a passos de tartaruga por causa das férias de parte dos conservadores. Vamos orar para que nossos processos não sejam esquecidos por esse período e sejam finalizados ainda em junho.

    Esperança é a última que morre! Rsrsrs

  • editado June 2022

    @Leticialele , @gandalf , @gsilvestre , @Nilton Hessel , @Destefano , @Nandalobao , @Rogeriof e demais colegas!

    É gratificante e libertador poder montar e enviar o nosso processo! Enviei ontem, pela DHL. Agradeço o apoio de todos(as). Como segui as instruções deste Fórum, agora é só aguardar e correr pro abraço.

    Obrigado!

    Obs.: Vou incluindo os dados na planilha à medida que eu os tiver.

  • @luiz_almeida

    Que bom. Acompanhar os docs viajando pela Europa, pelo rastreio da DHL, é lúdico. :-)

    Depois que receber a senha (1 semana), ponha na planilha, relaxe e deixe o processo seguir seu curso. Sua próxima etapa estará a 4-5 meses depois, na aprovação.

  • VMSVMS Member

    @Leticialele

    Leticia,

    Agora que o assento de nascimento de meu avô chegou estou organizando os pedidos de meus primos, Tios e Tias

    Minha tia teve meu primo e não se casou com o pai dele.

    Posteriormente ela se casou com outra pessoa e se separou judicialmente.

    Meu primo aos 18 anos teve o reconhecimento paterno através de processo judicial.

    Pergunta

    1 - Após minha tia fazer o pedido de nacionalidade portuguesa por atribuição ela terá que fazer a transcrição do casamento e da separação judicial ??? para que meu primo tenha direito a nacionalidade portuguesa, mesmo ele sendo filho anterior a seu casamento ?

    2 - Meu primo teve o reconhecimento paterno por decisão judicial, quando estava com 18 anos,

    pergunta - ele vai precisar homologar primeiro essa decisão judicial de reconhecimento paterno para depois pedir a nacionalidade portuguesa? ou pode pedir logo após sair a nacionalidade portuguesa de sua mãe? ( o pai não tem origem portuguesa)

    3 - E se meu primo fizer o pedido de nacionalidade, através de meu avô? precisa a transcrição de casamento do meu avô?

    e da mãe dele tb precisará?

  • @VMS

    Primeiro uma explicação geral: Só precisa fazer a transcrição para garantir o direitos que dependam dela. E caso tenha que fazer, devem ser feitas na ordem dos fatos. Sim, é obrigatória para o português, mas pode adiar indefinidamente se ninguém depende dela, e nunca fazer.

    Se a necessidade surgir depois, pode ser póstuma.

    1) Se a tia não se casou com o pai de seu primo, não há casamento a transcrever. Nem precisa fazer a transcrição do casamento que ocorreu com outra pessoa. A menos que a perfilhação (no caso, seria adoção) tivesse sido feita pela outra pessoa.

    Mas ela precisa explicar esse fato, por escrito, através de uma declaração, assinada no cartório, reconhecida por autenticidade, e apostilada. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/288398/#Comment_288398

    2) Se essa perfilhação foi pelo pai biológico, brasileiro, não afeta a situação do primo para efeito de nacionalidade. Ela se dá pela mãe PT.

    No entanto, precisa enviar uma cópia autenticada e apostilada da sentença que deu origem à averbação. Não basta a averbação. Querem ver a assinatura do juiz, a sentença, e as datas. Não precisa homologar a sentença (salvo melhor juízo), porque ela não interfere.

    Nota: isso pode vir a ser um problema, porque a legislação brasileira permitiu aos cartórios incinerar esses documentos, sem nem mesmo fazer um microfilme deles. 2 anos depois se deram conta da estupidez, e passaram a exigir o microfilme antes de incinerar. Mas até lá, muitos documentos já tinham sido perdidos. Tem que pedir o cartório o desarquivamento do processo, e uma cópia da sentença origina. No caso, como foi um processo judicial, o risco de ter sido destruído é bem menor. Mas tenha isso em mente, que pode ser um problema difícil.

    3) Sim, precisa do assento de casamento do português. Se o casamento se deu no BR, fazer a transcrição. Também pode ser dispensado a transcrição na mesma base: se o avô foi o declarante do pai antes de 1 ano de idade, e a avó não era portuguesa.

    Isso resolve a transcrição, e cria outros problemas. Mas não é esse o ponto principal desse processo. Mesmo porque nem precisa dela.

    O ponto central no momento é a sentença de perfilhação que precisa ser localizada obrigatoriamente incluída.

  • @ arthurmartinelli Graças a Deus tá indo bem rápido...... Na realidade parece que estacionou um pouco. Mas tomara que volte a andar mais!!! Uma coisa que eu indico é mandar e-mail. Pode ligar, mas mande e-mail. Pois o e-mail você consegue usar como comprovante ou até mesmo para se lembrar de algo e tirar as duvidas. Eu mandei vários e-mails e fui prontamente respondido. Alguns e-mails eu obtive resposta quase que no mesmo instante outros não levaram mais que 24 horas.

  • Pessoal! Alguém poderia me dizer onde encontro essa lista de cor das bolinhas com as referencias? Pois, alguns falam de bolinha marrom, verde, laranja e fiquei boiando...... Em um comentário a bolinha tá marrom e em outro laranja mas ambas estão da mesma cor que a minha........... kkkkkkkkkkkkk Fiquei doido com essas cores e comentários.....

    e

    Alguem tambem poderia me informar que raio de planilha é essa que alguns falam? Fiquei doido tambem. Li que alguns olham na planilha e falam o que vai acontece daqui a pouco e outros que vão atualizar a planilha e eu acabei ficando boiando..........

    Obrigado a todos...

  • @gandalf rapaz...... Mil desculpas...... Agora que fui ver que você me pediu para adicionar algo na imagem que enviei...... Desculpa ai.....

    Vou tentar adicionar e informar ....que está na guarda........ e também me lembro que tirei essa parte da alinea, pois tinha a numeração do meu processo. Acabou que removi tudo.....

    E também peço desculpas a todos, pois acabei de ver que o tópico é sobre atribuição NO PORTO e eu não tinha me atentado a isso....


    Desculpem-me todos...... Ainda estou aprendendo a mexer no fórum..........

  • editado June 2022

    @Mr_panda

    Mandar e-mails funciona, é ok quando precisa, mas evite mandar para as Conservatórias, porque alguém vai parar de atender a processos para responder aos milhares de e-mails que chegam por dia. Atrasa o seu processo, e o de todo mundo que aguarda resultados.

    E se vai telefonar, não mande e-mail, porque senão ocupa é 2 pessoas para olhar a mesma informação e te atender. Não devia recomendar 2 consultas para cada processo. Uma consulta pode não fazer muita diferença, mas milhares por dia se torna um problema, e 2X isso é pior.

    Quanto a informação da consulta, para evitar mostrar mais informação do que desejaria, sempre pode só copiar o texto, e colar, mascarando dois ou três dígitos do número do processo. Não precisa fazer parte da imagem. O mesmo com o texto abaixo das bolinhas, que é o que realmente importa mais do que as bolinhas coloridas em si.

    O link que pede: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

    Mas cada conservatória tem um andamento diferente. A planilha acompanha aqueles que estão no ACP. Não tem planilha para Guarda.

    As pessoas do fórum sabem que conservatórias pequenas são de alto risco, como ocorreu recentemente com 6 conservatórias que foram fechadas para nacionalidade no final do ano passado. Apesar de constantes avisos, as pessoas continuavam mandando para Almada, por exemplo. Estão há mais de 1 ano na espera, sem saber pra onde irá o processo deles.

    Veja aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219249/#Comment_219249

    e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/221582/#Comment_221582

    E depois leia os posts do final.

  • editado June 2022

    @Mr_panda

    Só como referência, processos enviados pelo ACP em Agosto/2020 levavam 180 dias (6 meses).

    Quem mandou por Almada em agosto/2020 levou 90 dias. (3 meses). Poucos meses depois, em Dezembro já tinha igualado com 6 meses.

    Quem mandou em Fevereiro/2021, 6 meses depois, está esperando até hoje, há 490 dias, muitos sem saber onde o processo está.

    Vale a pena abrir mão da segurança, para ganhar 3 meses, e jogar com a sorte? Basta uma exigência, e não faz mais diferença.

    a planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Não serve para você, mas pode dar uma olhada, nem que seja pra ver que a vasta maioria vai ali, por boa razão.

  • Bom dia Pessoal !

    dia 06/06 eu recebi minha chave de acesso do processo de cidadania … entretanto meu irmão não recebeu a chave dele ( obs : os documentos dele foram enviados junto com os meus por DHL)

    ele já mandou e-mail pra IRN centrais e não responderam em 2 semanas … teria outro meio de contato ?

  • Bom dia, meu filho mais velho (18 anos) está vindo passar as férias conosco e vamos aproveitar para fazer o processo dele 1c.

    Minha dúvida é:

    O consulado português do Recife deu um prazo de 180 dias para a conclusão e irei economizar o envio por DHL. Eles digitalizam e enviam para Lisboa e não terei a chave do processo para acompanhando. Será que é vantajoso enviar via consulado? Será que o prazo será realmente de 180 dias? Ou gasto mais um pouco e envio para ACP, pois o meu processo foi concluído em menos de 6 meses.

    Ele irá estudar na EPFL em Lausana- Suíça, anexando uma declaração da universidade que ele sera estudante, podemos pedir urgência? O documento virá em francês, teremos que traduzir?

  • Bom dia, processo da minha filha que esta em acp porto entrou em exigência aparentemente porque faltou preencher o nome da mãe no formulário , minha duvida, preciso pagar novamente ou apenas imprimir um formulário e preencher assinar em cartório presencial e enviar ?

  • @Julianaguariento

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Solicitei duas vezes as senhas dos processos por esse e-mail e sempre fui atendido.

  • Muito obrigada @carloslaranjeira79 !!!

  • @carloslaranjeira79

    Seu post tem várias questões meio misturadas.

    O consulado de Recife é notório por não fazer um bom trabalho, e por não cumprir os prazos que diz. A decisão de como quer mandar é sua, e uma vez que mandar, não tem como mudar. Não creia nos 6 meses que anunciam. Pode ser 1 ano. Pelo consulado, não tem como acompanhar nem por telefone, nem online.

    Eu recomendo que faça diretamente pelo ACP, onde poderá acompanhar tanto online, como por telefone. Têm finalizado em 5 meses.

    Mas isso é olhar o passado, e esperar que no futuro continue igual. A tendência tem sido de reduzir o tempo.

    Ele poderia pedir prioridade para estudar em universidade em PT, ou Estados membros da União Européia. A Suiça não é um deles. https://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Europeia#Estados-membros

    Se fosse, precisaria ter feito a matrícula, e mandar uma cópia autenticada, junto com um requerimento assinado, ambos apostilados.

  • @gandalf

    Irei enviar para ACP. O processo da minha sobrinha foi feito pelo consulado esse mês. Vamos ver na prática qual será o mais ágil. Meu filho reside legalmente aproximadamente 4 anos na Suíça com minha ex esposa. A questão de enviar uma declaração da universidade era apenas para tentar agilizar o processo dele de atribuição, mas depois do seu esclarecimento iremos optar esperar o tempo normalmente.

  • tatiistatiis Member

    Oi @gandalf

    Ai q esta o problema.. ela nunca casou com o segundo marido e hoje nao estao mais juntos.

    E sim.. ja esta homolagada em portugal.

  • @gandalf

    Obrigada pela dica, vou verificar o que está acontecendo de errado com o meu computador.

  • editado June 2022

    @Albertina Menezes

    Pode não ser nada. Pode ser que esse erro está vindo agora devido a alguma atualização no browser. Mas de qualquer forma, se clica-e-arrasta um jpg, ele aparece no preview do post, como o que mandei para você, não um arquivo para fazer "download".

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.