Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1408409411413414670

Comentários

  • @vinisousa4166 , a certidão é de outro Estado? Alguns Cartórios co$tumam cobrar o sinal público quando a certidão é de outro Estado...

  • @regneas

    Eles pedem a identidade do filho.

    É indiferente se é RG ou Passaporte, ambos são válidos, desde que tenham a filiação, estejam válidos, e com menos de 10 anos de emissão.

    Sim, torna-se obrigatório mandar por DHL, cópia certificada e apostilada.

  • @Leticialele

    Sei que já perguntei antes, mas me esqueci. Minha experiência recente com cartórios foi meio traumática. :-)

    O que vem a ser "sinal público"? É o certificado do TJ estadual com o QRcode? Achei que isso era o padrão em toda certidão.

    Sei que se pedir a certidão em um cartório que não é o cartório de origem custa o dobro, mas isso não tem a ver com "sinal público".

  • @Leticialele Não, são todos aqui do Rio de Janeiro. A minha dúvida é se eu preciso que eles façam esse reconhecimento de sinal público mesmo apostilando. Não é nem questão de preço pois não é caro, é porque o 3° RCPN me cobrou pelo e-mail. Já o 7° RCPN fiz pelo site e não marquei a opção de sinal público. Fui perceber isso hoje pois o 3° demorou a semana toda para me retornar os valores após insistir muito por e-mail.

  • Certo @gandalf, muito obrigado! Já vou despachar amanhã mesmo a cópia autenticada e apostilada do meu RG. Um abraço!

  • @gandalf , @vinisousa4166 , o sinal público é o reconhecimento da firma do oficial do cartório que assinou o documento na localidade em que foi realizado o reconhecimento de firma do solicitante.

    É bobeira do cartório exigir isso quando a certidão é do mesmo Estado. Existe um sistema nacional em que eles podem reconhecer a firma de qualquer lugar.

  • Olá, bom dia.

    Hoje liguei na linha de registros e o processo da minha mãe de neta que foi dado entrada em 06/2021 passou para o passo 2 de acordo com a atendente. Mas no site continua na bolinha 1 verde.

    Sabem me dizer por gentileza o que se trata essa bolinha 2 que está agora? E existe previsão para andar mais? rsrs

    Obrigado

  • @gandalf do céu.

    Jura que para oferta de emprego é um dos motivos? Eu não tenho uma oferta em si, mas venho enviando currículo e etc. Eu teria que comprovar a oferta?

    Fiquei até nervosa agora, hahahah

    Eu estou me formando aqui na Europa, mestrado, e é justamente por isso que preciso da nacionalidade, porque gostaria de continuar aqui.

    Aonde vejo detalhes disso? como pedir a urgência para esse caso?

    Só lembrando que meu pai esta pedindo depois peço eu, mas poderia pedir a tal da urgência por suposta procura por emprego de minha parte?



    Outra coisa, se puder me ajudar, a certidão de nascimento de meu pai vence dia 16/06, em 15 dias, não está apostostilada ainda. Acho que tudo bem utilizar essa certidão que está quase para vencer de 1 ano?


    Muita obrigada DE NOVO

  • suelemmmsuelemmm Member
    editado May 2022

    @gandalf não consegui editar meu comentário acima, mas já consegui achar uma resposta sua em outro comentário, não precisa detalhar.

    Na resposta que você deu:


    "O pedido deve ter um requerimento ao Conservador, de 4 linhas explicando o motivo da urgência, com sua assinatura feita no cartório, consulado português, ou balcão de nacionalidade, reconhecida por autenticidade. Precisa ser acompanhado da prova, o documento que comprova a sua argumentação, seja a matrícula, a oferta de trabalho com valores e condições, a carta do médico ou hospital. A prova deve ser cópia certificada e apostilada. Não há um modelo, porque cada caso é único. Você tem 3-5 linhas para convencer o Conservador em uma lida de 30 segundos se o seu caso justifica urgência ou não."

    Isso em uma folha a parte e a próprio punho, correto? Estou pensando em juntar a minha conclusão de um mestrado e um email ou a parte do linkedin que fala da necessidade de Visto para trabalho, algo do tipo. Preciso pensar bem nas linhas para não escrever tanto, mas a ponto de mostrar o motivo. Normalmente eu respondo que preciso de sponsor para visto, porque eu achei que iria demorar a vida. Talvez tivesse conseguido mais oportunidades se tivesse o Visto, nunca saberei.

    E meu pai vai se justificar por mim, já que ele é o requerente, vamos ver se funciona. Isso mudaria meus planos de vida, que loucura. Já tinha algo traçado porque nem contava com isso.Veremos.




    Mas a certidão, e o que você pensa sobre o prazo de validade, agradeceria se pudesse responder.


    Obrigada

  • editado May 2022

    @suelemmm

    Não acho que conseguirá aproveitar a certidão que está vencendo dia 16.

    A certidão de seu pai não está apostilada ainda (e isso leva alguns dias). Você está na Europa estudando. O apostilamento só pode ser feito no país de origem do documento. Como pensa fazer isso? Onde foi emitida a certidão?

    Leia aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/290426/#Comment_290426

    Em Lisboa será feriado dia 10, 13, e 16 de junho. Não mencionei dia 13 no post para o ACP-Porto, mas é feriado municipal em Lisboa.

    Você talvez tenha a possibilidade de entregar pessoalmente na CRCentrais de Lisboa. Lá faria cópia notarizada de seu RG ou Passaporte. Pagaria no balcão, e receberia o número e a senha na hora. Mas não pode fazer para o seu pai. Só para você.

    Seu melhor caminho para pedir urgência por estar matriculada na universidade. Basta mandar a cópia do comprovante de matrícula. Ele vale pra você, mas com uma boa redação do requerimento, pode tentar usá-lo para seu pai, e em seguida para o seu. A mesma justificativa, sendo uma a condição para a outra. (começa a entender pq cada caso é único)

    Formar pessoas qualificadas é um desafio para todo país, leva 10+ anos de estudo, custa muito caro ao país, e eles não têm interesse em deixar mão de obra qualificada escapar por entraves burocráticos. Você quer, mas eles te querem também.

    Tenha calma, monte o processo com cuidado. Documentos recentes devidamente legalizados. Sem sobrar e sem faltar. Sem divergências. Conferir tudo antes de mandar. Faça o requerimento de urgência, junte a prova ao requerimento. É assim que faz o processo andar rápido, e não fazendo afobadamente com um documento prestes a vencer, sem estar devidamente legalizado ainda.

  • editado May 2022

    Boa tarde pessoal,

    Liguei hoje pela manhã no IRN, fiquei 5 minutos aguardando para ser atendido.

    Fui bem atendido, ela me informou que estão fazendo os registros de processos aprovados em Setembro de 2020, verificou em "outro" sistema se o meu já estava com o registro criado. Viu que ainda não, mas informou que não deve demorar a sair o registro.

    Ela não saberia informar quanto tempo para o registro, pois não teria como saber a quantidade de processos aprovados em Setembro/2020 e nem quantos em cada dia.

    Vou aguardar até semana que vem, caso não seja criado o registro vou ligar novamente.

    Meu processo foi aprovado em 15/09/2020.

  • @gandalf obrigada pela resposta como sempre.

    Na verdade, meu pai está no Brasil, ele que irá encaminhar a documentação, então ele usaria essa certidão e faria apostilamento lá. Mas eu não tinha certeza aonde contaria a validade dela, em que momento. Se ela não pode estar vencida na hora que eles recebem o processo, então, de fato, meu pai terá que pedir outra. Ele vai mandar por DHL.


    Eu termino o mestrado oficialmente em outubro, mas é um programasda Erasmus Mundus, em que muda de pais a cada 3 meses aqui na Europa, e eu não passo por Portugal infelizmente.

    Então porque eles me dariam urgÊncia se ja estou matriculada e quase terminando? qual o embasamento vocÊ pensa, em que sentido? O motivo de pedir urgência é que eu ainda tenho o visto de estudante e vou perder quando me formar? Porque me faz sentido se a pessoa vai entrar e precisa pagar como europeu, mas eu já paguei.

    Há uma história de que eu posso reaver o dinheiro em parte se me tornar cidadã européia, mas ainda não consegui confirmar a validade dessa informação.

    Por isso pensei em justificar com a "oferta de emprego", na verdade, a falta dela pelo fato de não ter visto de trabalho. As empresas perguntam se eu tenho visto e o fato de dizer que não, eu acredito que atrapalha. Mas não é que eu tenha uma oferta concreta.

  • @suelemmm

    Não precisa ser uma universidade em PT. https://pt.wikipedia.org/wiki/Estados-membros_da_Uni%C3%A3o_Europeia

    Pode ser em qualquer país membro da UE. (UK fica de fora dessa desde fev/2020)

    Ter que mudar de país a cada 3 meses, é na verdade uma coisa que você pode usar a seu favor. Você precisa poder navegar como cidadã pelos vários países por onde passa, e logo em seguida planeja obter a nacionalidade e buscar trabalho na área de xxxx.

    Você não está percebendo os trunfos que tem na mão para jogar, tanto no pedido de urgência de seu pai, como no seu próprio depois, quando tiver terminado os estudos, e eventualmente estiver buscando oportunidades de trabalho (e as ofertas serão muitas).

    "As pessoas perguntam se você tem visto", e você deve responder que não precisa de visto de trabalho, porque está em fase final para obtenção da nacionalidade portuguesa que lhe dará a oportunidade de trabalho. Para tal, precisaria de uma carta de oferta de trabalho da empresa, especificando as condições, a oferta de salário, e com um prazo razoável para obter a nacionalidade. Acredita que 2 meses, se possível prorrogável por mais 1 mês dependendo do andamento do seu processo.

    Acorda pra vida, minha filha! Explore as possibilidades. Essa carta é o que você precisa pra entrar com o pedido que pode dar a nacionalidade ao seu pai em 3 meses e a sua em 3 semanas. A matrícula só tem que estar válida. A oferta de trabalho é um plus.

    O dinheiro que pagou, teria que estar no início dos estudos ao meu ver. Depois você pensa nisso. Tenta, se conseguir, conseguiu.

  • @michael_scott04 Parabéns para você e sua mãe!!!

    Você comentou que foi rápido, com entrada em 2020 e levou 1 ano e 9 meses, né? Qual mês que o processo foi enviado?

    O seu processo está atualizado na Planilha de Netos? Se sim, qual é o nome e o número do processo XXxxx/2020?

  • Olá pessoal, gostaria de saber o que acontece com um processo de atribuição para neto se o requerente falecer antes de finalizar o processo. Tudo é perdido?

  • avdcwbavdcwb Member

    @Douglasmaia Obrigado pelas notícias, Douglas! Só uma dúvida, você escreveu que o seu foi aprovado em setembro de 2020, mas foi 2021 né?Estou esperando o assento da cidadania do meu pai também - o processo dele foi aprovado dia 29/09/2021.

    Espero que finalizem logo, a minha certidão de nascimento apostilada é de outubro do ano passado e quero protocolar o meu pedido antes de o documento "vencer"!

  • @avdcwb , tudo bem?

    Coreto, o processo do @Douglasmaia foi aprovado em setembro de 2021, não de 2020. Ele está esperando o registro desde então.

    Estou esperando desde outubro de 2021.

    O seu foi aprovado quando?

  • avdcwbavdcwb Member

    Olá!

    Estou esperando o assento do meu pai sair, @Ricosne, para que eu possa dar entrada no meu processo.

    Nós vimos o andamento com a aprovação no dia 29/09/2021.

  • editado May 2022

    @avdcwb , certo.

    Deve estar para sair mesmo.

    Fico preocupado, pois liguei na sexta-feira para Lisboa e fui informado que estavam realizando os registros aprovados em outubro/21, sendo que o processo no meu caso teve o despacho favorável em outubro.

    O Douglas ligou lá hoje e foi informado que estavam criando os registros dos processos aprovados em setembro/21, mês no qual o processo dele foi aprovado.

    Fiquei mais perdido ainda, mas paciência. Não adianta mais mandar e-mails, pois eles não respondem mesmo, tampouco vale a pena fazer uma reclamação no IGSJ, não recebi qualquer reposta também até o momento.

    Em tempo, segundo a planilha, o último processo registrado foi aprovado em 07/09/2021 e o registro criado em 04/05/2022. O próximo seria do Douglas, aprovado em 15/09/2021, oito dias após a aprovação do primeiro processo aqui mencionado, mas que após 27 dias, contando-se a data de hoje, ainda não teve o registro criado.

    Neste ritmo, considerando que eles estão mesmo de fato criando os registro de setembro, não de outubro como fora me informado, creio que o seu será registrado próximo ao fim de agosto, pois os feriados e as férias que se aproximam atrasarão sobremaneira algo que já está muito atrasado.

    Sendo pessimistamente realista, creio que o meu deva sair em dezembro.

  • @Ricosne mas em tua opinião essa situação dos atrasos será que somente é mesmo pela falta de trabalhadores ? Sinceramente as vezes penso que não, há alguma coisa que não bate certo com essa história dos processos de nacionalidade em Lisboa para Netos e filhos de pessoas que nasceram depois de 1975, algo não bate mesmo certo. Não consigo acreditar somente que seja atraso, eu vejo processos de pessoas que pediram Naturalização e não é assim mesmo em Lisboa, então não consigo perceber como um processo de naturalização em Lisboa faz 1 ano e um de neto 3 anos, ou porquê que o filho de alguém que nasceu nas ex colónias faz 3 anos, é muito difícil explicar, não tem sentido nenhum. Por acaso entro muito neste tópico e já vi pessoas com o processo deferidos com diferença de 1 dia e demora quase 3 semanas, isso não me parece normal, sinceramente.

  • Boa noite a todos

    @Ricosne @Douglasmaia @hemanuel @avdcwb Só uma dúvida.. o último registo criado foi de uma “prioridade” o penúltimo também…. Então devemos contar com esses registos criados ?? Ou Devemos contar com o último registo de um requerente normal “sem prioridade” igual a nós?????

  • … enfim…. Se o registo de vocês está levando esse tempo para ser criado… já sei que o meu será igual :-(

  • @gandalf fiquei intrigada com o seu comentário sobre o pedido de urgência. Tenho um caso parecido com o da Suelem, estudo na europa (finalizando o mestrado mas ainda matriculada) e fiz o pedido de nacionalidade de neto de minha avó - nesse caso seria possível pedir urgência? Vi você falando que ela podia pedir no caso no processo do pai, por isso fiquei confusa.

  • @Geraldes1963 não pus o processo na planilha eu tive dificuldades.

  • @Ricosne ouvindo seu relato até desanimei com essa confecção do assento, não há nd há se fazer ?

    @gandalf outra dúvida, minha mãe foi casada uma primeira vez, se divorciou e casou dnv com meu pai e aí tiveram meus irmãos e eu.

    Para eu requerer minha cidadania tenho que transcrever o primeiro e segundo casamento dela + o divórcio do primeiro ?

  • @marilima93 também fiz o pedido de nacionalidade de neto do meu avô. Estou em processo de matrícula no mestrado na Espanha. Seria ótimo se conseguisse urgência no pedido do meu avô para que chegasse em mim mais rápido e eu pudesse buscar emprego na Europa. Caso tenha alguma novidade sobre a possibilidade, compartilha aqui, por favor! :)

  • @michael_scott04 , se vocês são filhos do segundo casamento e sua mãe é a portuguesa, sim. Terão que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Tribunal português e, após, transcrever o segundo casamento.

  • @Leticialele é Demorado isso ? mt custoso ?.

    Posso requerer a nacionalidade e durante o processo efetuar esses trâmites ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.