Poderia incluir na imagem aquela parte junto do nome onde tem a modalidade "alínea C art-1", e tambêm "o processo se encontra na Conservatória da Guarda"
Você correu grande risco de extravio de sua carta, na sua escolha de opções de envio. Se houvesse algum problema com sua remessa, teria que refazer todos os documentos.
Acho que a resposta está no primeiro texto do @gsvgl , que menciona uma cópia digitada. Se isso se confirmar, o erro foi esse.
Fui informado que o documento faltante do meu processo é justamente a Certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do requerente, eu mandei no processo uma Certidão de Inteiro Teor Digitada, autenticada e apostilada.
@VMS , estão falando em transcrição de casamento, averbação de óbito, todos os atos da vida civil de seu avô, ocorridos o estrangeiro.
Para a nacionalidade, basta a transcrição de casamento, SE for necessário - se não foi o português o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade.
@gandalf , feito. vc tinha razão, foi 03.06. meu processo ficou muito tempo no atraso na dhl, por conta da greve da receita, levou mais de 10 dias para chegar.
Não sei informar sobre os tempos no consulado. Quase ninguém aqui nesse fórum informa ter mandado pra lá (por um bom motivo).
Historicamente o ACP é uma melhor opção, atualmente com 5-6 meses. O consulado do Rio (que é rápido), talvez leve 6-12 meses, e ainda terá que conseguir vaga no agendamento. Dificilmente conseguirá ser mais rápido que o ACP. Talvez seja no máximo igual.
Rapidez não deve ser o único critério. Quantidade de documentos maior, não ter como acompanhar o processo online ou por telefone, e segurança contra greve (da PF, do correio, do IRN), deviam estar no topo de sua lista de prioridades.
O que realmente faz o processo ser rápido, é um processo bem montado, sem divergências nos docs, sem faltar e sem sobrar documentos. Uma pequena agarrada nessas coisas, e toda a sua prioridade ficou pra trás. Perdeu 2-3 meses para sanar o problema. Gaste tempo na preparação, e não em "ouvi dizer que em tal lugar é mais rápido", e vai se dar bem.
Se conseguir agendar, pode ser que consiga driblar as greves que tem no caminho, se estiver disposto a fazer o processo "no escuro". Mas acho difícil. Você entrega e esquece. Te avisam quando ficar pronto. E não tem como mudar. Escolheu o caminho, vai nele até o fim.
Entenda que você sempre está olhando o passado. Quando alguém disser "em tal lugar está bom", já terá passado o momento. Estava bom para quem entrou lá atrás. A notícia corre, e acabou. Quando você chegar, as condições mudaram, já passou o momento.
O ACP é sempre estável, rápido, seguro, e confiável. Eu não trocaria por outro lugar no momento.
Muito obrigado pelas dicas @gandalf será de extrema utilidade.
Enviarei para ACP de fato. Queria confirmar com você somente a documentação necessária que levantei. Acredito que seja isso:
- Cópia simples do assento de nascimento da mãe portuguesa;
- Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do requerente apostilada;
- Cópia autenticada do rg do requerente apostilada;
- Formulário 1C preenchido, assinado e autenticado e apostilado;
- Comprovante de pagamento de 175 euros (cartão de crédito)
- Cópia simples da certidão de casamento portuguesa
Ao finalizar a transcrição, também recebi a info do consulado que o sobrenome da nubente Portuguesa continuará como o de solteira (pois ela retirou ao casar aqui no Brasil deixando somente o do brasileiro), nesse caso, precisaria enviar alguma documentação a mais já que na documentação do requerente o sobrenome da mãe Portuguesa está somente com o do pai Brasileiro?
- Cópia simples do assento de nascimento da mãe portuguesa; SIM
- Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do requerente apostilada; SIM
- Cópia autenticada do rg (ou passaporte) do requerente apostilada; SIM (válido, com menos de 10 anos de emissão, com filiação)
- Formulário 1C impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, assinado no cartório diante do tabelião para ter a firma reconhecida por autenticidade e autenticado e apostilado; SIM (não precisa apostilar; recebe o form p/ e-mail após o pgto; veja detalhes acrescentados à linha em itálico)
- Cópia simples da certidão de casamento portuguesa SIM (assento do casamento, transcrito)
- Imprima o e-mail que receberá após o pagamento, e mande como recibo
o sobrenome da nubente Portuguesa: precisaria enviar alguma documentação a mais já que na documentação do requerente o sobrenome da mãe Portuguesa está somente com o do pai Brasileiro? Está OK. Não precisa. A transcrição já tem essas informações de nome do marido.
Confira os QRcode; Xerox (ou scan) de tudo o que manda, grampeie e guarde. Mande por DHL para
Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt
Porque eu ainda não conhecia este fórum, dei entrada no meu processo de nacionalidade (como filho de português) no Consulado do RJ.
Documentos foram entregues em 05/08/2021. Recebi o assento de nascimento português na primeira quinzena de janeiro de 2022. Aproximadamente 5 meses.
Gastei com passagem aérea pro RJ (moro em Vitória-ES), uma diária de hotel (porque pelo horário do agendamento era melhor chegar no dia anterior pra não correr riscos) e com documentos que o ACP não cobra, além de não ter dados para acompanhamento do processo.
Apesar de tudo, pra quem mora no RJ e não tem pressa, urgência ou ansiedade, considero uma boa opção.
Excelente opção para cariocas que não tem pressa, apesar dos documentos a mais que eu sei que cobram.
O consulado da cidade de SP é super lento, talvez seja um dos mais lentos do planeta. Fico imaginando como deve ser o de Santos. Sei que transcrição de casamento por lá é bem rápido
É como o @gandalf informou. No meu caso estamos a olhar para o passado, hoje não sei como está o processamento por lá, se continua rápido ou não. Na época, por exemplo, não havia risco de greve que informaram em outro tópico.
Curiosidade: na hora de entregar a documentação chega a dar um frio na barriga, porque a pessoa responsável esmiuça com muito rigor, dando tiques no papel para conferir se está tudo certo e se o preenchimento do formulário também.
@gandalf ou @Leticialele, ou algum outro integrante que saiba sobre essa dúvida,
Minha prima quer pedir sua cidadania, porem estamos em uma sinuca de bico.
O caso: o pai dela é filho da nossa avó, que é portuguesa, ambos falecidos. O declarante no nascimento foi nosso avô, brasileiro e não casado com minha avó.
Ela pode pedir a cidadania como neta, mas parece que viu que demora mais tempo do que se pedisse a do pai como filho e depois a dela como filha dele.
Ela pode pedir a cidadania do pai, mesmo eles estando falecido? Quais documentos? Sabemos que pela minha avó nao ser a declarante no nascimento teriamos que ter provas de maternidade, ela tem a certidão de batismo que consta o nome da minha avó e está em contato com a escola que ele estudou attas de documemtos como matricula assinada pela nossa avó.
Ou é mais facil pedir diretamente como neta, que demoraria mais e qual tópico podemos olhar para saber oa documentos?
@Beatriz Bonfim , a nacionalidade só pode ser solicitada em vida. Como o pai faleceu, ela só pode pedir como neta.
De qualquer modo, como os avós não eram casados, terá que provar a participação da mãe portuguesa na menoridade do filho. Mande todos os documentos que conseguir, Lisboa é muito rigorosa nesse aspecto.
O processo de netos está levando uns 3 anos na CRCentrais.
A menos que tenha documentos que vinculem tanto sua mãe (filha, viva) como sua tia (outra filha, falecida) com a portuguesa, não conseguirão "estabelecer a maternidade" e a linhagem pela avó portuguesa.
Você já passou pelas exigências sobre o caso e entende agora do que estamos falando.
Se sua prima não conseguir documentos que vinculem o pai dela com a avó portuguesa na menoridade, não tem como conseguir a nacionalidade. Se ela conseguir comprovar, da maneira que você comprovou a de sua mãe, ela conseguirá.
@Leticialele não sei de onde ela tirou essa informação de que poderia tirar a do pai ja falecido e depois a dela... como ela estava fazendo pesquisas pela internet, não sei de onde veio, ela me disse que viu que no formulario 1C poderia ser assinado por outra pessoa, no caso ela, pedindo pelo pai, ja falecido, entao vim direto aqui perguntar, me pareceu um tanto quanto estranho então agora já sabemos que o caminho é pedir direto como neta...
@gandalf sim, o pai dela é irmão da minha mãe, o caso é parecido, mas quando ela disse que faria a do pai primeiro e eu sabendo que meu tio é falecido, já fiquei em parafuso...
No processo da minha mãe enviamos copia da certidao de batismo que continha o nome da minha avó apostilada, copia do boletim de escola assinado pela minha avó tambem apostilado e copia da carteira de vacinação que constava o nome da minha avó, porem nao tinha assinatuta tambem apostilado. Foram esses os documentos... ela tem a certidão de batismo e esta atras do boletim de escola. Vamos ver o q ela consegue, fora essas provas de maternidade, vou pesquisar algum tópico então para neto e achar os documentos.
Os documentos para estabelecimento da maternidade são os mesmos para filhos e para netos.
Sua mãe deu sorte, porque os documentos estavam "fracos". Ainda bem que funcionou. Em geral pedem mais documentos assinados, ou documentos mais fortes, como partilha, alta da maternidade, ou documentos passados em cartório.
Enviei os documentos de meus filhos menores para a ACP na semana passada e segundo os correios receberam nesta terça-feira dia 07/06.
Agora como ficarei sabendo da abertura e tramite dos processos? Eles me enviam por e-mail que coloquei no formulário? E tem um prazo mais ou menos para fazerem isto depois que chega lá?
Comentários
@Mr_panda
Poderia incluir na imagem aquela parte junto do nome onde tem a modalidade "alínea C art-1", e tambêm "o processo se encontra na Conservatória da Guarda"
Você correu grande risco de extravio de sua carta, na sua escolha de opções de envio. Se houvesse algum problema com sua remessa, teria que refazer todos os documentos.
@gandalf
Acho que a resposta está no primeiro texto do @gsvgl , que menciona uma cópia digitada. Se isso se confirmar, o erro foi esse.
Fui informado que o documento faltante do meu processo é justamente a Certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do requerente, eu mandei no processo uma Certidão de Inteiro Teor Digitada, autenticada e apostilada.
E já se passou 16 dias, como passa rápido... Consultando o site duas vezes por dia e até agora nada do registo..
Espero que até sexta saia, para não cair nos feriados e férias
Já estou com os documentos da minha filha e transcrição prontos para envio, só faltando o registo
@Leticialele
Leticia,
recebemos hoje o email com a certidão de meu avô
No email que veio o arquivo, veio informado que devemos fazer...
"Informamos ainda que deverá promover o ingresso dos atos de registo civil, realizados no estrangeiro na ordem jurídica portuguesa, em
conformidade com o n.º 3, do artigo 50.º do RN."
O que é isso ? Como se faz esse ingresso dos atos de registro Civil?
@VMS , estão falando em transcrição de casamento, averbação de óbito, todos os atos da vida civil de seu avô, ocorridos o estrangeiro.
Para a nacionalidade, basta a transcrição de casamento, SE for necessário - se não foi o português o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade.
bom dia a todos, minha senha chegou hoje e eu j[a coloquei meus dados na planilha.
@Guilherme Jorge
O seu assento sairá hoje. :-)
Oh dúvida cruel... Espero pra ver se chega por e-mail, ou peço já pelo CivilOnline e recebo ainda hoje?
Amanhã é feriado em PT, segunda é feriado em Lisboa, menos de 10% vem por e-mail. Eu pediria já, na fé e confiança! Hehe
Se te falta fé e confiança, ligue já na Linha de Registos e irão confirmar. Demora 2-3 dias para aparecer online, caso vc não saiba.
As férias começam dia 15 ou 20/06?
Só para ver se ainda posso ter esperança de aprovação antes disso...
O documento chegou hoje, finalmente.
@vsqjunior
Bom dia! Conserte então na planilha a data de entrega, de acordo com o rastreio do CTT ou DHL.
Dia 04/06/22 foi sábado, e por isso está em vermelho na planilha. A Conservatória está fechada, não pode ter sido entregue nesse dia.
@gandalf , feito. vc tinha razão, foi 03.06. meu processo ficou muito tempo no atraso na dhl, por conta da greve da receita, levou mais de 10 dias para chegar.
Bom dia à todos!
@Leticialele @gandalf
Quero seguir com a solicitação de cidadania via ACP porém fui informado que para esse serviço o Consulado do Rio está bem rápido,
Procede? Vale mais a pena fazer por lá do que enviar a documentação para ACP?
@lucasfsc
Não sei informar sobre os tempos no consulado. Quase ninguém aqui nesse fórum informa ter mandado pra lá (por um bom motivo).
Historicamente o ACP é uma melhor opção, atualmente com 5-6 meses. O consulado do Rio (que é rápido), talvez leve 6-12 meses, e ainda terá que conseguir vaga no agendamento. Dificilmente conseguirá ser mais rápido que o ACP. Talvez seja no máximo igual.
Rapidez não deve ser o único critério. Quantidade de documentos maior, não ter como acompanhar o processo online ou por telefone, e segurança contra greve (da PF, do correio, do IRN), deviam estar no topo de sua lista de prioridades.
O que realmente faz o processo ser rápido, é um processo bem montado, sem divergências nos docs, sem faltar e sem sobrar documentos. Uma pequena agarrada nessas coisas, e toda a sua prioridade ficou pra trás. Perdeu 2-3 meses para sanar o problema. Gaste tempo na preparação, e não em "ouvi dizer que em tal lugar é mais rápido", e vai se dar bem.
Se conseguir agendar, pode ser que consiga driblar as greves que tem no caminho, se estiver disposto a fazer o processo "no escuro". Mas acho difícil. Você entrega e esquece. Te avisam quando ficar pronto. E não tem como mudar. Escolheu o caminho, vai nele até o fim.
Entenda que você sempre está olhando o passado. Quando alguém disser "em tal lugar está bom", já terá passado o momento. Estava bom para quem entrou lá atrás. A notícia corre, e acabou. Quando você chegar, as condições mudaram, já passou o momento.
O ACP é sempre estável, rápido, seguro, e confiável. Eu não trocaria por outro lugar no momento.
Muito obrigado pelas dicas @gandalf será de extrema utilidade.
Enviarei para ACP de fato. Queria confirmar com você somente a documentação necessária que levantei. Acredito que seja isso:
- Cópia simples do assento de nascimento da mãe portuguesa;
- Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do requerente apostilada;
- Cópia autenticada do rg do requerente apostilada;
- Formulário 1C preenchido, assinado e autenticado e apostilado;
- Comprovante de pagamento de 175 euros (cartão de crédito)
- Cópia simples da certidão de casamento portuguesa
Ao finalizar a transcrição, também recebi a info do consulado que o sobrenome da nubente Portuguesa continuará como o de solteira (pois ela retirou ao casar aqui no Brasil deixando somente o do brasileiro), nesse caso, precisaria enviar alguma documentação a mais já que na documentação do requerente o sobrenome da mãe Portuguesa está somente com o do pai Brasileiro?
Muito obrigado @gandalf!
@lucasfsc
- Cópia simples do assento de nascimento da mãe portuguesa; SIM
- Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do requerente apostilada; SIM
- Cópia autenticada do rg (ou passaporte) do requerente apostilada; SIM (válido, com menos de 10 anos de emissão, com filiação)
- Formulário 1C impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, assinado no cartório diante do tabelião para ter a firma reconhecida por autenticidade e
autenticado e apostilado; SIM (não precisa apostilar; recebe o form p/ e-mail após o pgto; veja detalhes acrescentados à linha em itálico)- Comprovante de pagamento de 175 euros (cartão de crédito) SIM https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
- Cópia simples da certidão de casamento portuguesa SIM (assento do casamento, transcrito)
- Imprima o e-mail que receberá após o pagamento, e mande como recibo
o sobrenome da nubente Portuguesa: precisaria enviar alguma documentação a mais já que na documentação do requerente o sobrenome da mãe Portuguesa está somente com o do pai Brasileiro? Está OK. Não precisa. A transcrição já tem essas informações de nome do marido.
Confira os QRcode; Xerox (ou scan) de tudo o que manda, grampeie e guarde. Mande por DHL para
Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt
@gandalf e @lucasfsc
A título de contribuição.
Porque eu ainda não conhecia este fórum, dei entrada no meu processo de nacionalidade (como filho de português) no Consulado do RJ.
Documentos foram entregues em 05/08/2021. Recebi o assento de nascimento português na primeira quinzena de janeiro de 2022. Aproximadamente 5 meses.
Gastei com passagem aérea pro RJ (moro em Vitória-ES), uma diária de hotel (porque pelo horário do agendamento era melhor chegar no dia anterior pra não correr riscos) e com documentos que o ACP não cobra, além de não ter dados para acompanhamento do processo.
Apesar de tudo, pra quem mora no RJ e não tem pressa, urgência ou ansiedade, considero uma boa opção.
@Rodrigo79 5 meses? Rápido!
Excelente opção para cariocas que não tem pressa, apesar dos documentos a mais que eu sei que cobram.
O consulado da cidade de SP é super lento, talvez seja um dos mais lentos do planeta. Fico imaginando como deve ser o de Santos. Sei que transcrição de casamento por lá é bem rápido
@Matheus07
É como o @gandalf informou. No meu caso estamos a olhar para o passado, hoje não sei como está o processamento por lá, se continua rápido ou não. Na época, por exemplo, não havia risco de greve que informaram em outro tópico.
Curiosidade: na hora de entregar a documentação chega a dar um frio na barriga, porque a pessoa responsável esmiuça com muito rigor, dando tiques no papel para conferir se está tudo certo e se o preenchimento do formulário também.
@Matheus07 os documentos a mais que cobram são todos devolvidos. Todos os documentos juntados são devolvidos, só o requerimento que não.
Gente, preciso escrever alguma coisa no envelope além do endereço do ACP?
Tipo "nacionalidade" ou algo assim?
Obrigado!
@avdcwb , não precisa escrever nada, só o endereço
Boa tarde pessoal,
@gandalf ou @Leticialele, ou algum outro integrante que saiba sobre essa dúvida,
Minha prima quer pedir sua cidadania, porem estamos em uma sinuca de bico.
O caso: o pai dela é filho da nossa avó, que é portuguesa, ambos falecidos. O declarante no nascimento foi nosso avô, brasileiro e não casado com minha avó.
Ela pode pedir a cidadania como neta, mas parece que viu que demora mais tempo do que se pedisse a do pai como filho e depois a dela como filha dele.
Ela pode pedir a cidadania do pai, mesmo eles estando falecido? Quais documentos? Sabemos que pela minha avó nao ser a declarante no nascimento teriamos que ter provas de maternidade, ela tem a certidão de batismo que consta o nome da minha avó e está em contato com a escola que ele estudou attas de documemtos como matricula assinada pela nossa avó.
Ou é mais facil pedir diretamente como neta, que demoraria mais e qual tópico podemos olhar para saber oa documentos?
Desde já obrigada
@Beatriz Bonfim , a nacionalidade só pode ser solicitada em vida. Como o pai faleceu, ela só pode pedir como neta.
De qualquer modo, como os avós não eram casados, terá que provar a participação da mãe portuguesa na menoridade do filho. Mande todos os documentos que conseguir, Lisboa é muito rigorosa nesse aspecto.
O processo de netos está levando uns 3 anos na CRCentrais.
@Beatriz Bonfim
Curioso que o caso de sua prima seja quase exatamente igual ao que você relatou antes para a sua mãe. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/239117/#Comment_239117
A menos que tenha documentos que vinculem tanto sua mãe (filha, viva) como sua tia (outra filha, falecida) com a portuguesa, não conseguirão "estabelecer a maternidade" e a linhagem pela avó portuguesa.
Você já passou pelas exigências sobre o caso e entende agora do que estamos falando.
Se sua prima não conseguir documentos que vinculem o pai dela com a avó portuguesa na menoridade, não tem como conseguir a nacionalidade. Se ela conseguir comprovar, da maneira que você comprovou a de sua mãe, ela conseguirá.
@Leticialele não sei de onde ela tirou essa informação de que poderia tirar a do pai ja falecido e depois a dela... como ela estava fazendo pesquisas pela internet, não sei de onde veio, ela me disse que viu que no formulario 1C poderia ser assinado por outra pessoa, no caso ela, pedindo pelo pai, ja falecido, entao vim direto aqui perguntar, me pareceu um tanto quanto estranho então agora já sabemos que o caminho é pedir direto como neta...
@gandalf sim, o pai dela é irmão da minha mãe, o caso é parecido, mas quando ela disse que faria a do pai primeiro e eu sabendo que meu tio é falecido, já fiquei em parafuso...
No processo da minha mãe enviamos copia da certidao de batismo que continha o nome da minha avó apostilada, copia do boletim de escola assinado pela minha avó tambem apostilado e copia da carteira de vacinação que constava o nome da minha avó, porem nao tinha assinatuta tambem apostilado. Foram esses os documentos... ela tem a certidão de batismo e esta atras do boletim de escola. Vamos ver o q ela consegue, fora essas provas de maternidade, vou pesquisar algum tópico então para neto e achar os documentos.
@Beatriz Bonfim
Os documentos para estabelecimento da maternidade são os mesmos para filhos e para netos.
Sua mãe deu sorte, porque os documentos estavam "fracos". Ainda bem que funcionou. Em geral pedem mais documentos assinados, ou documentos mais fortes, como partilha, alta da maternidade, ou documentos passados em cartório.
Se forem os documentos para a nacionalidade como neto, se encontram aqui nesta página: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17322/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1
e aqui, olhando toda a discussão: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282595/#Comment_282595
Deve mudar essa discussão para o tópico de netos.
Boa noite pessoal!
Enviei os documentos de meus filhos menores para a ACP na semana passada e segundo os correios receberam nesta terça-feira dia 07/06.
Agora como ficarei sabendo da abertura e tramite dos processos? Eles me enviam por e-mail que coloquei no formulário? E tem um prazo mais ou menos para fazerem isto depois que chega lá?
Obrigada pela atenção!!
@Camimarq
Você deve receber um e-mail com a senha até 4ª feira.
É feriado lá 10 e 16, mas devem numerar em breve..
@gandalf obrigada!! Então é rápido para abrir o processo. Vou aguardar.
Boa noite pessoal!
Meu processo está na bolinha 4.
Alguém sabe até quando a ACP vai trabalhar antes das férias de verão?
Obrigada!
Dani
@Danifernanda
O ACP não fecha. Apenas diminui muito o ritmo, com menos pessoal ativo. Fechar é apenas nos feriados dos dias 10 e 16 de junho.