Processo por Atribuição - dúvidas

Minha avó é portuguesa, já falecida, temos até o óbito dela averbado via consulado. Minha mãe é a filha dela e agora quer pedir a nacionalidade. Já muito pesquisei sobre os documentos, mesmo assim tenho dúvidas.

O que encontrei:

-é que deveria ter assento de nascimento da minha avó (já temos) e numero da averbação de óbito.

- registro de nascimento da minha mãe de inteiro teor atualizado (fiquei na duvida sobre se pode ser o digitalizado {cartorio me ofereceu assim mas tem outra opção}

- RG da minha mãe

- Comprovante de residencia

Todos esses documentos com Haia.

É isso mesmo ou falta alguma coisa?

Tem o formulario tambem não é?

E o que é melhor em termos de prazo e custos, entrar com o Processo pelo consulado geral em São Paulo ou buscar algum a conservatoria ou o ACP?

E o valor da taxa ainda é de 175 euros? Pode ser pago em Cartão de Credito internacional ou via Vale Postal?

Obrigada desde já

Comentários

  • @Beatriz Bonfim

    Você está no fórum desde 2017 e esse é seu primeiro post?

    1) precisa fazer a transcrição de casamento de sua avó, caso ela tenha se casado no BR. O casamento já está averbado no assento de sua avó?

    2) sua lista de documentos está misturada, coisas que só pede no consulado, com menção a que vai fazer pela Conservatória. Você tem que escolher um caminho ou outro. Eu recomendo que escolha o ACP.

    Para a transcrição (se não foi feita ainda), em que estado você e/ou sua mãe moram? O seu avô era brasileiro ou português?

    Sendo assim, após ter a transcrição, sua pergunta vai para o tópico certo do ACP, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • editado February 2021

    Sim meu primeiro post. Entramos em 2017 e desistimos de tentar qualquer coisa por motivos que não vem ao caso :(

    Minha avó não foi casada com o pai da minha mãe... e ele é brasileiro


    Vou entrar no tópico! Muito obrigada!

Esta discussão está fechada.