Processo por Atribuição - dúvidas
Minha avó é portuguesa, já falecida, temos até o óbito dela averbado via consulado. Minha mãe é a filha dela e agora quer pedir a nacionalidade. Já muito pesquisei sobre os documentos, mesmo assim tenho dúvidas.
O que encontrei:
-é que deveria ter assento de nascimento da minha avó (já temos) e numero da averbação de óbito.
- registro de nascimento da minha mãe de inteiro teor atualizado (fiquei na duvida sobre se pode ser o digitalizado {cartorio me ofereceu assim mas tem outra opção}
- RG da minha mãe
- Comprovante de residencia
Todos esses documentos com Haia.
É isso mesmo ou falta alguma coisa?
Tem o formulario tambem não é?
E o que é melhor em termos de prazo e custos, entrar com o Processo pelo consulado geral em São Paulo ou buscar algum a conservatoria ou o ACP?
E o valor da taxa ainda é de 175 euros? Pode ser pago em Cartão de Credito internacional ou via Vale Postal?
Obrigada desde já
Comentários
@Beatriz Bonfim
Você está no fórum desde 2017 e esse é seu primeiro post?
1) precisa fazer a transcrição de casamento de sua avó, caso ela tenha se casado no BR. O casamento já está averbado no assento de sua avó?
2) sua lista de documentos está misturada, coisas que só pede no consulado, com menção a que vai fazer pela Conservatória. Você tem que escolher um caminho ou outro. Eu recomendo que escolha o ACP.
Para a transcrição (se não foi feita ainda), em que estado você e/ou sua mãe moram? O seu avô era brasileiro ou português?
Sendo assim, após ter a transcrição, sua pergunta vai para o tópico certo do ACP, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
Sim meu primeiro post. Entramos em 2017 e desistimos de tentar qualquer coisa por motivos que não vem ao caso :(
Minha avó não foi casada com o pai da minha mãe... e ele é brasileiro
Vou entrar no tópico! Muito obrigada!