Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1234235237239240319

Comentários

  • @Sandracac, 6 anos de casamento sem filhos já é suficiente para comprovar laços com a comunidade portuguesa. Como você já é casada há 14 anos, poderia dar entrada na aquisição do seu marido antes do processo de atribuição das suas filhas.

    Mas se achar melhor também pode fazer como sugeriu a @Pathirib e mandar o das filhas primeiro, para ter mais garantia. Mas ao invés de esperar o término do processo das filhas, poderia fazer o que o @gandalf provavelmente sugeriria, que seria enviar os processos de atribuição das filhas para o ACP (Arquivo Central do Porto), aguardar uma semana para receber as senhas de acesso ao site de acompanhamento dos processos (https://nacionalidade.justica.gov.pt/), aí você poderia imprimir essa página com as informações dos processos das suas filhas e enviar junto com o processo do seu marido. Como o processo de aquisição por casamento leva cerca de 2 anos, quando fossem começar a avaliar os documentos do processo do seu marido, o processo das suas filhas já teria finalizado e eles poderiam consultar com essas informaçoes iniciais que você enviaria. Mas, lembrando que você já tem tempo suficiente de casamento para enviar o processo de aquisição, mesmo que não houvessem filhos.

    Sobre os documentos que você precisa, segue o link de uma resposta que postei com o checklist do que enviar, no caso do processo de aquisição de nacionalidade por casamento, da minha esposa:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260087#Comment_260087

  • @Sandracac otima ideia do @PedroGaspar , visto que vc pode dar entrada em processo de filhos nas conservatórias menores e assim q receber a chave de acesso ja dar entrada no processo de casamento. realmente o assento de nascimento dos filhos nao é obrigatorio, mas seria como um ponto a mais. o do meu esposo demorou 2 anos e 4 meses, e como so é feito na CRC Lisboa (atualmente) e tivemos pandemia, ate achei que foi rápido.

  • DouglasDouglas Member

    Tudo bem @PedroGaspar ? Vi que vc mencionou a chave de acesso e queria tirar uma dúvida. Minha esposa solicitou a nacionalidade por casamento e enviou o pedido em Maio/21. Ela nunca recebeu essa chave de acesso e nem o número do processo. Recebeu apenas um email do IRN confirmando o pagamento e o formulário para preencher. Depois do envio por correios ao Conservatório dos Registros Centrais ela nunca recebeu nenhum retorno deles. Essa chave de acesso e número do processo já eram pra ter sido enviados automaticamente ou eles enviam apenas se solicitados?


    Valeu!

  • Fala @Douglas! Olha, no caso de processos de aquisição por casamento, ultimamente a CRC de Lisboa tem levado uns 4 meses para enviar a senha de acesso, se não me engano, mas, o seu já foi enviado há um ano, deveria ter recebido sim! Para ter uma ideia, o processo da minha esposa foi recebido lá na CRC de Lisboa (enviei por DHL) em 16/03/2021, e eu recebi a senha por e-mail em 29/03/2021, 13 dias depois.

    A @Leticialele postou uma dica sobre isso, que eu repassei para uma conhecida e funcionou com ela:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/283939/#Comment_283939

    "Se a senha não chegar, mandem um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome completo, filiação, data de nascimento e Conservatória em que se encontra o processo, solicitando o número do processo e a senha de acompanhamento."

  • DouglasDouglas Member

    Minha esposa deve ter recebido e deletado ou foi para Spam e ela não viu. Vamos entrar em contato por email então. Obrigado pelas dicas @PedroGaspar !!

  • Rod22Rod22 Member

    Boa tarde! O processo da minha esposa, recebido na CRc em 18/03/2020 e com despacho de deferimento em 07/01/2022 foi encaminhado para a Conservatoria de Alenquer, acho que para confecção do registro.

    aconteceu com mais alguém algo parecido? Obrigado!

  • Boa tarde grupo,

    o meu processo dado entrada em 24-08-2020 e despachado favoravelmente desde 26-01-2022, foi redistribuído para a a conservatória de Anadia, alguém sabe me dizer por favor se nessa conservatória os processos demoram muito obrigada.

  • @CDFARIA

    É uma cidade bem pequena bem perto de onde eu vivo, o único problema que vejo e nem sei se realmente é um problema, é que lá é uma cidade que recebe ucranianos desde muito tempo e agora está recebendo mais ainda, não sei se isso vai interferir no seu processo com relação a agilidade, mas se não mudar em nada eu creio que será muito rápido pq tem pouquíssimos habitantes na zona informada.

  • @diegomendes23 muito obrigada.

  • Vi que os processos da mesma época do processo do meu marido estavam sendo transferidos para outras conservatórias. Então entrei no site do Min. da Justiça e vi que o dele foi para a Conservatória de Almeirim.

  • Boa noite! Passagem comprada para Portugal com data apenas de ida serve pretexto para pedir urgência ou é só doença ou idade avançada?

  • editado June 2022

    @Diego Garcia

    Isso não é uma urgência. É uma situação criada artificialmente por mal planejamento. :-)

    Idade avançada e doença não funcionam para pedir urgência. Idade pode ter uma prioridade automática, para todos independente de pedir.

    Os motivos usuais para pedido de urgência são: estudar em universidade (com matrícula feita), por oferta de trabalho, para tratamento de saúde (com carta do médico e/ou hospital atestando a enfermidade, e indicando o tratamento em PT). Tratamento não é a doença em si. Dizer sou doente brasileiro e quero ser doente português, isso não vai funcionar.

    Sem o assento, a pessoa entrará como turista, com as regras de turista: Passagem de ida e volta, dinheiro suficiente para se manter, reserva em hotel, plano de viagem, etc.

    Sem o CC e sem passagem de volta, nem lhe deixarão embarcar no avião. Nenhuma companhia.

    Com o assento, apenas algumas companhias permitem embarcar, como concessão, porque a maioria não têm como verificar se é real.

    Como o tópico é nacionalidade pelo casamento, imagino que tenha um processo art-3 correndo, e portanto a transcrição de casamento foi feita, e está viajando acompanhado do cônjuge. O cônjuge que tem assento entra como cidadão. O cônjuge que está em processo entra como turista.

  • boa tarde, alguem sabe dizer ou teve experiencia no seguinte caso;

    eu fiz o agendamento no consulado portugues/RJ para tirar o cartao cidadao no dia 8/06/2022, acontece, que vao entrar em greve por tenpo indeterminado no dia 06/06/2022 sera que vai ter atendimento para quem fez o agendamento ? obrigado!

  • Sério isso.

    Marquei agendamento dia 13/06 consulado São Paulo.

  • editado June 2022

    Boas quanto tempo pode demorar para o bolinha 7 ficar verde A bolinha 7 ficou amber no dia 22/04/2022

  • @Destefano Retomando uma dúvida em relação à perda de nacionalidade devido à aquisição da portuguesa, após o comentário do Projeto Bigode:

    Mesmo o processo sendo por via administrativa, ainda assim seria possível, após a abertura de um improvável processo, o cancelamento / desistência da nacionalidade portuguesa adquirida, fazendo encerrar o objeto do processo?

  • Quando estive lá (RJ) para pegar meu cartão-cidadão há uns meses, um dos funcionários comentou (quando fui pagar a taxa) algo na seguinte linha: "cobram estas taxas absurdas, e em Euros, das pessoas, mas nós recebemos um salário minúsculo". Claro que não posso afirmar que seja verdade, apenas comento o que ouvi.

    O que encontrei foi a matéria abaixo:


    https://www.mundolusiada.com.br/comunidade/funcionarios-no-brasil-anunciam-greve-geral-nos-consulados-e-embaixada-a-partir-de-6-junho/

  • @Carq você não perderia, ao meu ver, a sua cidadania brasileira se você estivesse com o processo de cidadania portuguesa ainda pendente. Creio que a sua dúvida não seja essa, mas sim a renúncia do cidadania portuguesa, após obter êxito na sua obtenção, para cessar o procedimento administrativo para a perda da cidadania brasileira. Creio que isso vai depender muito de quem vai processar esse seu pedido primeiro, eis que eles, tanto Brasil como Portugal, não podem aceitar renúncia de nacionalidade que promovam apátrida. No entanto, entendo que posse vir a ser um elemento de defesa apresentar junto ao órgão brasileiro competente o pedido, ainda que pendente, de renúncia a nacionalidade portuguesa. Perceba que, raras são as coisas em que você será tratado como estrangeiro de fato, sendo apenas Português, por causa do Tratado da Amizade ou de Porto Seguro. O problema maior, hoje em dia, estaria para aqueles cargos públicos onde exija que seja brasileiro para exercer a atividade.

  • Obrigado, @Destefano. A dúvida era exatamente esta.

    Em breve devo fazer o pedido para minha esposa, mas quero deixá-la bem informada para, em um improvável futuro, não ter sido omisso.

    Até já tinha olhado o edital do concurso e, para o cargo dela, é até aceita a nacionalidade portuguesa, desde que "amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal".

    Fui dar uma pesquisada nisso e o reconhecimento é feito através do MJ, o mesmo órgão que processaria a perda da nacionalidade brasileira.

    Seria alguma coisa bem esquisita, assim que o processo de perda terminasse, um novo viria logo em sequência pedindo o reconhecimento.

    Enfim, imagino que as chances de algo do tipo acontecer serem reduzidas, mas é importante estar consciente das possibilidades.

  • @Carq é exatamente isso. Poucas chances, próximas de zero, mas não é risco zero. É uma decisão que cabe a pessoa decidir. Boa sorte.

  • jessijessi Member

    Dei entrada do meu processo de nacionalidade por casamento em 8 /03/2020 e no dia 2/06/2022 foi mandado para. CRCPComAut de Peniche para criação do registo, estou com reseio que la demore ainda mais já que esta na bolinha 7 desde março

  • jessijessi Member

    meu processo dei entrada na CRC e agora mandarin para CRCPComAut de Peniche para criação do registo , alguém que tenha passado por isso pode me dizer si nesta conservatoria demora muito para fazerem o registo obrigada

  • @Leticialele quantos meses estacionado na mesma bolinha precisa pra achar que tem algo errado?

  • editado June 2022

    @renatoss

    Depende de qual bolinha e de qual cor você está se referindo. De qual tipo de processo.

    De quando o processo deu entrada, e de como estão os outros que estão em situação similar.

  • Rod22Rod22 Member

    Acho que o maior inconveniente da redistribuição dos processos para confecção do registro em outras conservatórias é a perda de qualquer parâmetro de previsibilidade que tínhamos quando todos estavam correndo em uma só conservatória, no caso a CRC. Renovar a paciência agora rsrs

  • Boa tarde a todos.

    Estou com o processo para obtenção de cidadania na bolinha 4. Ocorre que comprei um apartamento em Braga e gostaria de saber se essa aquisição me dá o direito de pedido de urgência, considerando que vou mudar para lá setembro.

    Caso positivo, saberiam me informar como faço este pedido?


    Agradeço pela atenção.

  • humnsahumnsa Member
    editado June 2022

    @CDFARIA Meu processo (@humnsa) também foi redistribuído na semana passada para Anadia, é uma loteria!

  • Bom dia, estou na fase de espera da criação do registo do cidadão português, o meu pedido de nacionalidade foi aprovado a 5 de janeiro de 2022, segundo o sistema diz 8 meses, mas gostaria de saber se é mais de 8 meses ou pode ser menos de acordo com suas experiências, muito grato a todos.
    


  • Questão greve consulado por enquanto não:

    https://www.mundolusiada.com.br/comunidade/cancelado-aviso-de-greve-nos-consulados-portugueses-e-embaixada-do-brasil/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.