Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1236237239241242318

Comentários

  • @Andre73 , parabéns para sua esposa!!! Comemorem com muito vinho e bacalhau!!

  • @Andre73 Super parabéns. Foi rápido!!!! O da minha esposa está com 730 dias recebido. O seu teve algum pedido de urgência ou algo do tipo?

  • Muito obrigado @Leticialele, o bacalhau com certeza. Agora vou dar entrada no da minha segunda filha que nasceu faz um mês. Emais uma vez obrigado pelo tempo que vcs gastam aqui respondendo o que as vezes é a enésima vez a mesma pergunta.

  • @gandalf , vi que vocês já atualizaram meu processo com a transferência para a nova conservatória. Muito obrigada! Vi também que o processo do @fernando_santos52 está lá também. Agora vamos esperar para ver se vai demorar ou não.

    @Andre73, parabéns pelo processo da sua esposa! Comemorem bastante! Ele me encheu de novas esperanças que o processo do meu marido saia logo, pois ambos são de períodos próximos!

  • @Helio P

    Há mais de uma maneira de obter a nacionalidade pelo casamento. As esposas de um português têm opção.

    O marido de uma portuguesa também pode pedir a nacionalidade, mas somente pelo artigo-3, que é o assunto deste tópico.

    Precisa:

    • assento de nascimento português da esposa, xerox simples
    • assento de casamento já transcrito, xerox simples
    • certidão de nascimento do estrangeiro, por cöpia reprográfica do livro (manuscrita), apostilada
    • RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação, cópia certificada e apostilada
    • pagamento da taxa de €250 por cartão de crédito ou app, de qualquer pessoa, pago pelo celular https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3
    • impressão do e-mail que receberá após o pagamento, como recibo
    • imprima o formulário mod-3 que vem no e-mail, impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, e levado para assinar diante do tabelião no cartório, para reconhecer firma por autenticidade (não precisa apostilar)
    • antecedentes criminais dos países onde morou após 16 anos. No BR pode imprimir do site da PF, virar a folha, e imprimir com Ctrl-P o certificado também extraído do mesmo site. https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais . Se estiver apresentando de outros países, terá que traduzir certificar, e apostilar o documento e a tradução
    • imprima a tela de consulta online da nacionalidade dos filhos e mande no processo

    Não pode ser militar de carreira (PM, exército, marinha, aeronáutica, seja da ativa ou reserva), nem funcionário público de função não técnica (magistrados, juízes, desembargadores, promotores, diplomatas, ministros, etc). Se tiver alguma função em dúvida, pergunte, ou peça no RH uma declaração da função e mande junto.

    Confira os QRcode das certidões se estão corretos. Faça um xerox de tudo, ou escaneie todas as páginas e guarde. Mande por DHL para

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa  (+351) 213 817 600 registos.centrais@irn.mj.pt

  • @Andre73 , até 2 meses, você pode registrar seu bebê direto no Consulado!!

  • humnsahumnsa Member

    @Andre73

    O seu processo foi enviado para outra conservatoria ou o seu registo foi feito pela CRC Lisboa? 

  • @Leticialele vou entrar em contato com o consulado mas como sou de Londrina e no paraná só tem o vice consulado de curitiba por alguma razão eles complicam as coisas demais. Tomara que de certo.

    @humnsa ele foi enviado pra Lisboa, a carta avisando do fim do processo veio de:

    Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Vale de Cambra

    Então pra ser sincero eu não sei

  • Ola pessoal

    Boa tarde! Meu nome eh Andre, moro em Londres e ja sou portugues e estou fazendo a cidadania portuguesa para minha esposa pelo casamento.

    Tenho duas duvidas:

    • 1ª - Na listagem de documento que necessito enviar, um dos itens eh "cópia autenticada e apostilada do RG (ou passaporte) da requerente, com filiação, emitidos há menos de 10 anos". Moro em Londres e fui informado pelo consulado brasileiro que aqui eles nao podem fazer o apostilamento do RG/Passaporte, que isso so pode ser feito no Brasil, porem eles comentaram que eu teria somente que autenticar e Portugal seria obrigado aceitar um documento sem apostila, porem autenticado, pois foi emitido por um consulado e isso isentaria a necessidade da apostila de acordo com Convencao de Haia. Alguem ja passou por essa situacao?
    • 2ª - O segundo documento que estou com duvidas, eh com relacao a certidao de nascimento da minha esposa, solicitei ao cartorio no Brasil a certidao por cópia reprográfica (manuscrita), apostilada, porem quando recebi aqui em Londres, a certidao veio faltando os manuscritos (copia do livro), porem veio apostilada. tenho uma certidao de nascimento da minha esposa que peguei em 2020 quando fui para o Brasil que esta completa com os manuscritos e apostilada e de inteiro teor, porem tem mais de 2 anos essa certidao, sera que se eu enviar essas duas certidoes junto, eles iriam aceitar? pergunto isso, pois cada certidao incluindo o envio, custam em torno de R$600,00 e so vou gastar esse dinheiro se realmente tiver necessidade.

    Estou com tudo completo, so me falta essas informacoes para poder enviar, agradeco muito se alguem que tenha conhecimento ou passou por essa experiencia pudesse me ajudar..

    Muito obrigado!

    Andre

  • @dehgodoi , leve a cópia do RG ao Consulado de Portugal mais próximo para ser autenticada. Aí, não precisará de apostila.

    Mande as duas certidões.

    Boa sorte!!

  • editado June 2022

    @Andre73

    Parabéns, e saudações lusitanas a toda a família!

    Pelo assédio aos seus dados na planilha, está todo mundo morrendo de inveja! Rsrsrs

    Também pudera, 200 dias mais rápido que o usual, com o assento em tempo recorde, não é pouca coisa. Tem muito pra comemorar sim.

    Duas coisas mais:

    • Você e a família sempre podem considerar uma ida a PT, no verão ou início do outono, e fazer os documentos em 2-3 dias. Perdem-se alguns dias em Lisboa, mas bem planejado, pode valer a pena o passeio e conhecer a terrinha, talvez rodar pela Europa. Sugiro fazer logo, antes que a guerra e as consequências dela se alastrem para o oeste. Ou deixe para quando for mais conveniente.
    • Quando transfere, como o seu, todos devem anotar em Observações: "xfer CRC Vale-de-Cambra", e se souber a data quando foi. É que quando transfere para outro lugar, as pessoas querem saber quanto tempo tem demorado naquela nova conservatória, e certamente o seu está virando "a referência-do-bem". Vale de Cambra é notória por ter um andamento muito rápido. No seu caso eu já fiz.
  • @gandalf legal ter sido rapido, apesar de não estarmos com pressa a ansiedade sempre atrapalha. Infelizmente não temos intenção de viajar agora mas assim que der vamos sim. Eu na verdade ja fui pra la em 2000 quando minha cidadania saiu e eu morava na Inglaterra

    Quanto a transferencia eu nem sei como consultar, não sei dizer se foi transferida ou como ter acesso a essa informação, se puder me ajudar eu verifico e coloco na planilha. Tentei colocar todas as informações que eu tive

  • @gandalf no assento só fala em lisboa e é assinado por:

    Oficial de registos(a) Ana Elisabete Cunha Ribeiro, Conservatória dos Registos Centrais Lisboa

  • Assento de Nascimento Nº xxxx/2022, Conservatória dos Registos Centrais Lisboa

  • @Andre73

    No assento, todos saem com CRCentrais de Lisboa. É na consulta mesmo que se vê, mas só se estiver prestando atenção. Todo mundo já entra com o olho nas bolinhas coloridas, e nem lêem o texto, ainda mais ali onde tem o nome. Hehe

    No seu caso nem faz diferença. Foi entre duas datas muito próximas: 7-MARROM em 17/03/22; xfer CRC Vale-de-Cambra; 7-verde 07/06/22

  • @gandalf verdade, vi agora: O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Vale de Cambra

  • @Andre73

    Parabéns pela sua esposa.

    Curtam bastante

  • Bom dia Pessoal

    @Leticialele Muito obrigado pela rapida resposta.

    Se eu enviar as duas certidoes de nascimento de inteiro teor ( a vencida de 2020 completa e a certidao recente sem as escrituras) e der algum problema, como eles procedem? Eles vao cancelar o processo ou apenas vao solicitar q eu envie a certidao atual e completa? Se cancelarem meu processo eles devolvem o dinheiro?

    Agradeco novamente.

    Muito obrigado!

    Andre

  • @SandraConde Muito obrigado

  • @dehgodoi , não cancelam o processo nem devolvem o dinheiro. O processo entra em exigência, você tem um prazo para mandar o que exigirem.

  • @dehgodoi é muito difícil a conservatória em Portugal implicar com certidão de nascimento "vencida", isso porque a certidão de nascimento ela não vence para Portugal. Apenas no consulado. Acontece que, por questões de segurança, em raras situações, chegou-se a conclusão que era por causa do tempo da certidão a necessidade do envio de outra, mas tirando certidões de casamento para propósitos específicos, muito provavelmente não dará problema. A orientação do fórum sempre foi delimitar em cerca de 10/11 meses para o envio da certidão para o ACP. Contudo, pode ser que isso não seja um problema. Caso não outra forma, enviaria assim mesmo. No entanto, caso tenha a possibilidade de conseguir essa outra via, eu enviaria o processo agora e pediria uma nova via para remessa quando já tiver o número. Isso é uma posição isolada minha e não tem nenhum respaldo com o que os mais experientes do grupo falam. Porém, entendo que o envio agora ganharia um tempo precioso, ainda que envie nova cópia posteriormente.

  • editado June 2022

    Ola pessoal

    @Leticialele obrigado novamente por sua ajuda!

    @Destefano obrigado pela dica, vou enviar o processo o mais rapido possivel e depois volto aqui para contar como foi.

    Muito obrigado!

    Andre

  • Agora resta torcer e esperar, enviei hoje DHL Campinas.

    U$ 42.

  • humnsahumnsa Member

    @CDFARIA Conseguiu obter uma resposta da CRC Anadia?

  • Muito obrigada @gandalf !!

  • Prezados @Leticialele e @gandalf , quero agradecer imensamente a ajuda que me deram para dar entrada em meu pedido de Nacionalidade pelo casamento.

    Demorei um pouco interagir aqui porque depois do meu retorno de Portugal fiquei bastante atarefado.

    Mas estou passando pra dizer que dei entrada presencialmente na CRC Lisboa através de agendamento feito por e-mail uma semana antes da minha ida em Abril. Fui muito bem atendido e meu processo deu entrada e foi numerado no dia 22/04/22.

    Hoje inclui meu nome na planilha, está como Lincoln Silva.

    Agora é só aguardar bastante porque sei que está demorando.

    Minha próxima etapa agora é dar entrada no processo do meu bebê de 1 ano. Aproveito pra perguntar qual o melhor tópico aqui pra eu tirar minhas duvidas a respeito deste novo processo.

    Novidades vou passando por aqui.

    Agradeço novamente.

    Att,

    @lincolndr

  • @lincolndr eu ajustei os seus dados, pois eles estavam foram de ordem em relação aos demais processos na planilha, seja em relação à data seja em relação à numeração. Agora está correto. Ele agora está na linha 5.

  • editado June 2022

    @lincolndr, até a última vez que eu tinha pesquisado (para uma conhecida, no começo deste ano) a melhor conservatória para enviar processos de atribuição para menores de idade era o Arquivo Central do Porto (ACP), e você pode acompanhar os assuntos de lá através dessa discussão aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Aqui tem uma resposta minha de março/2021 com a lista de documentos que enviei para o processo da minha filha (na época com 4 anos):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/240334/#Comment_240334

    Observações: Na época enviei para Tondela, que parecia a melhor opção, mas hoje não é mais (se não me engano eles nem cuidam mais de assuntos relacionados à nacionalidade). Eu enviei o RG dos pais sem apostilar porque enviei antes um e-mail para a conservatória perguntando se era necessário e eles disseram que não, enviei inclusive uma cópia desse e-mail junto com o processo, mas, normalmente seria bom apostilar.

    Lembrando que o processo de nacionalidade para menores é gratuito.

  • @lincolndr

    Alguns detalhes mudaram recentemente na aplicação de menores, e a lista acima de 2021 está desatualizada. Tondela não é mais balcão de nacionalidade, e o RG de ambos os pais agora tem que ser apostilado.

    @PedroGaspar vai aqui um checklist para menores atualizado.

    Para os filhos menores art-1C:

    • cópia xerox simples do assento de nascimento do português. Se não recebeu, peça uma pelo CivilOnline (€10)
    • se for o caso, cópia xerox do assento de transcrição de casamento, feito no consulado português de sua área; pode ser dispensada se o português(a) foi o declarante na certidão do filho antes de 1 ano, e o outro cônjuge não for português, e o português só casou 1 vez
    • certidão de nascimento por cópia reprográfica (fotocópia do livro, manuscrita), apostilada do requerente (o filho)
    • cópia autenticada e apostilada do RG (ou passaporte) de cada um dos pais, com filiação, válido, emitidos há menos de 10 anos
    • cópia autenticada e apostilada do RG (ou passaporte) do menor, com filiação, menos de 10 anos de emissão (só se tiver 14-17 anos)
    • formulário 1C impresso a cores frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, assinado presencialmente no cartório, e assinatura de cada um dos pais reconhecida por autenticidade. O português assina na primeira linha. (não precisa apostilar) https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Tire uma cópia xerox de tudo que vai no envelope, grampeie, e guarde com você como referência. Se for mais de um filho, ponha cada processo completo, sem compartilhar documentos, num envelope plástico ou de papel pardo, e ponha dentro do envelope amarelo da DHL. Chegando lá, os envelopes internos são separados, escaneados, e cada um segue seu caminho. Se for apenas um processo, pode colocar os documentos diretamente dentro do envelope DHL. Se não tiver DHL próximo, então considere SEDEX-EMS (não terá o seguro)

    Envie de preferência por DHL para:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 225 573 849

  • @humnsa ,infelizmente nada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.