Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1323335373879

Comentários

  • @Reginasacrini , pode imprimir o que recebeu por email, é exatamente igual ao que vai obter pelo civil online.

    Se ela própria vai assinar o requerimento, cuja assinatura tem que ser reconhecida por autenticidade, basta mandar cópia autenticada do RG

  • @Leticialele

    Muito obrigada pelas informações!

  • Pessoal, fiquei com uma dúvida em relação ao documento que comprova a filiação de quem faz o pedido da transcrição.

    Sendo o neto, precisa enviar nascimento inteiro teor apostilada + RG apostilado? OU somente a certidão de nascimento inteiro teor apostilada basta?

  • @gabrielbarrella certidão de nascimento + rg

  • @gsilvestre Obrigado pela resposta!!

  • @Leticialele @Eric

    Alem de estar dando entrada na transcrição do meu casamento, cc e passaporte, também solicitarei a cidadania do marido, porém ao olhar os docs necessários vi q precisa de duas certidões (dele, requerente). É isso mesmo?

    Veja abaixo a lista de documentos necessários:

    1. Certidão de nascimento do(a) requerente, em Inteiro Teor e emitida há menos de um ano (original) e devidamente apostilhada;
    2. Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do(a) requerente, emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada (atenção: é necessário que a cópia esteja legível e clara);

    Posso aproveitar essa certidão item 1. Para a transcrição? Se não será mais uma além dessas duas.

  • @Elizabeth Lucilia

    As instruções pelo consulado normalmente pedem mais documentos mesmo, se você der entrada na cidadania do seu marido direto por Lisboa, basta a certidão de nascimento por cópia reprografica dele.

    Para a transcrição por Santos, no site, consta que pode mandar a certidão de nascimento simples, mas quando fiz mandei a inteiro teor digitada.

  • Boa noite,

    Alguem que tenha feito transcrição, cc e passaporte em Santos pode me dar uma média de tempo?

    Soube que no Rio está rápido, porem passei o dia tentando agendar o cartão cidadão (para ter uma ideia de datas) e a mensagem foi a mesma :não ha datas disponiveis. Sei que o recomendado é não comprar a passagem antes de estar com o passaporte e cartao, mas acabei pegando uma promoção e comprando passagem para maio de 2022. Os documentos para os mesmo serviços são diferentes em cada consulado, o que não deveria, e até mesmo a forma de atendimento.

    Estou entre a cruz e a espada, Rio ou Santos? Será que consigo tudo até maio?

  • Boa noite,

    Srs. preciso enviar dois tipos de certidões (do requerente, q no caso é meu marido) para dar entrada na nacionalidade dele atraves do nosso casamento?

    Veja abaixo a lista de documentos necessários: (retirado do consulado de SP)

    1. Certidão de nascimento do(a) requerente, em Inteiro Teor e emitida há menos de um ano (original) e devidamente apostilhada;
    2. Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do(a) requerente, emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada (atenção: é necessário que a cópia esteja legível e clara);
    Se de fato precisar tirar essas duas certidões posso utilizar a 1. para a transcrição que farei no consulado de Santos e assim evitar tirar 3 certidões?

    Obrigada. Muitas dúvidas...

  • @ericpt

    No consulado de Santos pede certidão de nascimento simples (do requerente não português) mas com averbação do casamento, vc fez assim?

  • @Elizabeth Lucilia

    Assim, das duas vezes que eu fiz a transcrição lá (mãe e sogra), acabei mandando inteiro teor digitada do nubente não português. Mas no site comenta que poderia ser simples:

    "Certidão simples (digitada) de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano;"

    No caso da minha mãe ela achou que era inteiro teor digitada e pediu assim no cartório, daí mandei assim mesmo. No caso da minha sogra, como tinha averbação de correção de nome via judicial, eu achei melhor mandar inteiro teor digitada.

    Já teve uns comentários desse tipo aqui nesse mesmo tópico:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247958#Comment_247958"

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248053/#Comment_248053"

    Como o @lucasbitte comentou, é bom verificar na simples se está com a averbação detalhada. E como não vai ter tanta diferença de valor, se tiver na dúvida, manda a inteiro teor digitada mesmo.

  • @ericpt

    no site pede com averbamento do casamento, vc fez?

  • @Elizabeth Lucilia

    As duas certidões já estavam com o averbamento do casamento, é algo que já vai sair na certidão se estiver constando no livro. É obrigação do cartório onde casou notificar o cartório onde estão as certidões de nascimento para fazerem essa averbação.

    Seu marido não tem como uma cópia mais antiga da certidão de nascimento dele? não consta averbação de casamento nela?

  • @ericpt

    nao, não tem averbação do nosso casamento nem na dele e nem na minha que tirei ano passado para a cidadania.

  • @ericpt

    A dele é bem antiga, não sei se pedindo uma nova agora terá esse averbamento, mas se é como vc mencionou a minha q requeri ano passado deveria ter e não tem.

  • @Elizabeth Lucilia

    Acho que a @Leticialele pode responder bem essa questão, mas eu primeiro verificaria no cartório de nascimento do seu marido se consta a averbação no livro ou se foi algum erro na hora e emitir a certidão. E caso não conste, leve uma cópia do seu casamento para pedir um requerimento para averbar. Só peça uma nova certidão de nascimento caso esteja certificada que está constando a averbação no livro.

  • @elizabethabreu

    No consulado de fato pedem muito mais documentos, mas devolvem os documentos ao final.

    Pode reutilizar a certidão reprográfica para o processo de nacionalidade.

    Você gasta uns 4 meses entre pedir seu cartão de cidadão, e receber o CC e o passaporte. Quando der entrada no pedido, terá que aguardar os documentos chegarem (pelo menos o CC), para poder viajar.

    Se não conseguir o agendamento até meados de dezembro, recomendo que desista de fazer os documentos no BR. Viaje apenas com o seu assento, e faça o CC e passaporte enquanto estiver em PT. Você consegue fazer tudo em 2 dias, desde que ou agende, ou vá 6h da manhã para a fila. Geralmente as pessoas vão pra fila. Pede o CC de manhã (faz a biometria, etc), recebe à tarde, e o passaporte retira no aeroporto no dia seguinte.

    Seu marido pode entrar junto com você tendo feito a transcrição e o passaporte brasileiro dos dois, mais o seu assento, mais o teste PCR. Quando sair de PT use o mesmo passaporte que usou para entrar (fechando assim o ciclo). Para viajar na Europa só deve precisar de seu CC.

  • @gandalf

    obrigada pela atenção,

    mas pelo consulado de Santos/SP já não tenho que pagar tudo de uma vez? Transcrição de casamento + cc + passaporte no momento que envio os docs? Pelo menos no site mostra o valor do “pacote” .

    Nos não vamos para PT, vamos para outro país da comunidade EUROPEIA.

  • editado October 2021

    @Elizabeth Lucilia

    Eu faria por partes, desmembrando as coisas. Primeiro só a transcrição. Depois o CC e PEP. Quem garante que não vai fazer o CC em PT?

    Sempre pode fazer uma pequena parada e regularizar sua situação de forma permanente. Seria minha sugestão. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/263834/#Comment_263834

  • @gandalf

    Ah perfeito, muito obrigada pela sugestão.

  • editado October 2021

    @Elizabeth Lucilia

    Santos faz apenas a transcrição de casamento sim, sem obrigatoriedade de pagar CC e passaporte. É nesse link aqui:

    "https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/"

    Da minha mãe fiz exatamente assim.

    Esse link já desconsidera o CC e no formulário você não preenche que quer o passaporte. Dessa maneira faz apenas a transcrição.

    Mas pelo que entendi, essa opção só serve para pessoas casadas (não viúvos), que não precisem fazer transcrição de óbito junto. (que era o caso da minha mãe)

  • Pessoal bom dia, minha avó ja tem a cidadania concluida, agora preciso fazer a sua transcrição de casamento, eu mesmo posso requerer ou precisa ser ela propria?

    No caso minha avó é viuva e se casou novamento o casamento que precisa transcrever seria o primeiro correto?

    Por Santos esta levando quanto tempo em media?

    Obrigado

  • editado October 2021

    Oi, pessoal! Tudo bem? Queria tirar uma dúvida rápida: para a transcrição via Consulado de Santos, que me parece ser a melhor opção no momento, ainda é necessário que as certidões tenham sido emitidas há menos de um ano? Tenho todas em mãos, mas são de 2019, então queria confirmar se seriam necessárias novas cópias.

    Caso essa exigência ainda se mantenha, por acaso consigo fazer a transcrição diretamente em alguma conservatória com essas certidões de 2019?

    Muito obrigada desde já! ❤️

  • @abracadabra137 , as certidões brasileiras só têm validade de 1 ano em Portugal. (agradeça aos fraudadores), independente de fazer a transcrição no Consulado ou em alguma Conservatória portuguesa. Infelizmente, terá que solicitar outras.

  • @Leticialele, pois é, esse era o meu receio! Comecei os processos da família há algum tempo, veio a pandemia e parou tudo. Muito obrigada mesmo pela orientação, vou recomeçar daí. :)

  • @abracadabra137 , infelizmente, será um gasto a mais. Mas a recompensa final vale muito mais - a cidadania portuguesa, um legado de valor inestimável deixado por nossos antepassados!

  • editado October 2021

    @edujust

    Você é descendente do primeiro casamento da sua avó, certo? se for isso, sim, deve fazer a transcrição do primeiro casamento.

    Santos é bem rápido nas transcrições, temos relatos aqui que em uma semana estava pronto.

    Sua avó precisa ser a requerente. E pelo que todos comentam aqui, precisa fazer a transcrição de óbito do seu avô junto.

  • @ericpt muito obrigado, vou checar qual os docs necessários para incluir o óbito tb.

  • editado October 2021

    @edujust

    do ponto de vista de documentos, precisa preencher o formulário correto com a parte do óbito e também enviar a certidão de óbito apostilada.

    eu acho um pouco "confusa" as opções que tem no site para transcrição + óbito, elas estão listadas aqui:

    "https://consuladoportugalsp.org.br/transcricoes-de-casamento-e-obito/"

    Acredito que o caso da sua avó pode se encaixar nesse aqui:

    "Processos sem necessidade de renovar o de Cartão do Cidadão" -> "Se precisa providenciar a transcrição do casamento de um cidadão português, o óbito do cônjuge brasileiro, onde o cônjuge português que ficou viúvo já era portador do Cartão do Cidadão, e não houve alteração dos dados do mesmo por efeito desse casamento"

  • @ericpt Muito obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.