Tenho como entrar na Europa apenas com assento português?

Olá a todos,

Recentemente meu assento português finalmente saiu. Tenho férias para o mês que vem na Irlanda e talvez depois, Portugal.

Minha dúvida é, consigo entrar na Irlanda ou outros países europeus apenas com o assento português? Se sim, o que falar e por qual fila entrar?

Desde já, agradeço imensamente.

Comentários

  • @MarinadaPaz

    NÃO consegue.

    O seu assento de nascimento português somente tem validade em PT. Para entrar em PT terá que apresentar o seu passaporte brasileiro junto com o assento.

    Se estiver levando o marido, deve ter feito a transcrição de casamento, ou você deve levar uma certidão de casamento apostilada.

    Uma vez em PT você pode pedir o seu Cartão do Cidadão e PEP (passaporte). Consegue em 2 dias, se estiver na fila as 6:00 da manhã.

    O CC equivale ao seu RG, e lhe permite viajar sem passaporte para os países da área Schengen. https://en.wikipedia.org/wiki/Schengen_Area

    Para outros países, poderá que escolher o passaporte que mais lhe convém em cada caso. Sempre saia com o mesmo passaporte que entrou. Então, se entrar em PT com o passaporte BR, saia com o mesmo passaporte, mesmo que tenha feito seu passaporte PT lá. Senão sua entrada fica em aberto, como se nunca tivesse saído, e pode lhe causar problemas.

  • Eita! Bom saber, obrigada! Vou de turista mesmo então. Será que demora muito para tirar cartão cidadao e passaporte no consulado de Dublin?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.