Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1103010311033103510361451

Comentários

  • @Leticialele Bom saber! Se for possível estarei atualizando o andamento do processo pra servir de referência a outras pessoas.

    Obrigado novamente.

  • @jonecaju , mande a certidão de casamento portuguesa que saiu após a transcrição.

    Vai precisar de novo documento do Arquivo de madeira, certificado. Dificilmente vão escrever no livro.

  • @Sybilas, o da minha mãe está como o seu processo, mesmas datas e recebimento de senha e está na fase 2.

  • Boa tarde.

    Preciso de uma ajuda. Meu pai vai solicitar atribuição da nacionalidade de filho de portuguesa.

    Preciso juntar cópia simples do assento do progenitor português e cópia simples da transcrição de casamento do português.

    Minha dúvida: Tenho um assento de nascimento com a nacionalidade por atribuição de minha avó paterna de junho/2021, expedida pelo civil online e tenho a transcrição do casamento dela e do meu avô deste mês de setembro/2021, também expedida pelo civil online.

    Posso juntar no processo do meu pai, cópias simples destas certidões ou preciso tirar atualizadas para aparecer a transcrição do casamento no assento de nascimento?

    Obrigada.

  • @Beatriz Sartori , pode mandar cópia simples das duas certidões. Não precisa pedir novas!!

  • editado September 2021

    @Beatriz Sartori

    Pode apenas juntar o assento de nascimento (mesmo sem a anotação da transcrição), junto com o assento de transcrição.

    Nem precisaria da transcrição, bastando apenas o número dela, e onde foi feita anotado em algum lugar, mas um xerox simples vai bem.

    Não terá problemas.

    Se o filho é maior de 18, veja aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/259540/#Comment_259540

  • Muito obrigada @Leticialele e @gandalf . Vocês são demais!

  • Boa noite a todos, para o processo de atribuição de maior basta preencher o número do assento, conselho e freguesia do pai português no formulário e não enviar cópia do assento? Ou é obrigatório enviar uma cópia do documento?

  • @Dyana Miranda , sim, se o assento estiver informatizado.

  • Eu estou no processo de cidadania desde 2018. E espero desde então conseguir para sair do país.

    Confesso que já estou bastante impaciente... E tive uma idéia "genial" pra poupar tempo...

    Não sei se alguém já tentou, se sim, por favor me diga se deu certo ou se é muita loucura minha.

    Eu dei entrada finalmente na cidadania do meu pai (Jun/20) e a bolinha ainda não saiu de 1. Ansiedade me matando...

    A idéia é dar entrada na minha, sem ter concluído a do meu pai ainda, para poupar tempo. Já que demora cerca de 4 meses para eles avaliarem os documentos... É muita loucura, faz algum sentido? Alguém já teve essa idéia brilhante? rsrsrs

    Eu estou desesperada para sair daqui.

    @Leticialele e @gandalf anjos do grupo, me dê uma luz...@Gabriela Kraemer

  • editado September 2021

    @Nandalobao

    Se fosse uma idéia genial, e você divulgasse ela aqui, no minuto seguinte ela teria causado congestionamento. Hehe

    Qual o número de assento português do pai/mãe você vai escrever no Quadro-2 do formulário 1C?

    Certamente não pode mandar esse campo essencial em branco.

    Quadro 2

    1. Pode juntar a certidão do registo de nascimento do progenitor (mãe ou pai) de nacionalidade portuguesa, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. Caso não junte a certidão de nascimento do progenitor português (mãe ou pai), a mesma pode ser obtida pelos Serviços, desde que o registo de nascimento se encontre arquivado na Conservatória dos Registos Centrais ou, não sendo esse o caso, se o interessado indicar os elementos que permitam identificar o registo, designadamente o local de nascimento, a respetiva data e, se for do seu conhecimento, a Conservatória do Registo Civil Português onde o mesmo se encontra arquivado e o respetivo número e ano.

  • @gandalf Você jogou um balde de gelo na minha idéia genial rsrsrsrs pessoa sem coração!

    A loucura seria em marcar como se estivesse mandando a cópia do assento kkkkkkkkkk depois enviaria por e-mail qndo estivesse pronta. Muita viagem e loucura. Somado a desespero!

    Meu Deus, me dê paciência! Não aguento mais esperar.

    Obrigada, você sempre muito prestativo.

  • @Leticialele está informatizado sim, inclusive foi a própria conservatória que me enviou o número do assento por email. Agradeço o retorno.

  • editado September 2021

    @Nandalobao

    Vou tentar te ajudar...

    Eu li seus posts anteriores, onde você menciona seus bisavós em 2018.

    Menciona transcrição de casamento em Tondela, que só vai sair em 2022. Como avó portuguesa foi o declarante de seu pai, ele não depende dessa transcrição para a nacionalidade dele. Ainda bem. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/231153/#Comment_231153

    Você disse: "dei entrada finalmente na cidadania do meu pai (Jun/20) e a bolinha ainda não saiu de 1."

    O de seu pai deve ser esse de 23/jun/2021 a ser concluído até 15/12/2021. Nada relevante vai mudar nele até novembro. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/251768/#Comment_251768

    Para seu filho maior de 18, bastará uma carta sua. Faça a sua carta e guarde impressa. Você vai precisar do modelo no ano que vem. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260525/#Comment_260525

    Quando o processo de seu pai estiver aprovado (bolinha-6 verde), você já pode começar a providenciar os seus documentos. Dando entrada ainda em dezembro, sua nacionalidade sai lá pra final de junho/22. Então seu cronograma otimista:

    • sua avó - nov/2020
    • seu pai - 15/dez/2021
    • seu - 30/jun/2022
    • transcrição de casamento - 30/jul/2022 (não será necessária. no seu caso, troque pela carta)
    • filho maior - dez/2022

    Quando der entrada no seu processo, pode começar a buscar ofertas de trabalho, que possa usar para um pedido de urgência de seu processo de nacionalidade. Conseguiria ganhar uns 3 meses no seu.

    Se tem intenção de se mudar, isso pode ser importante, a) para ter um trabalho assegurado; b) também o planejamento de se mudar na primavera ou no verão europeu, que é essencial; c) seu filho poder matricular para estudar no período letivo normal entrando em setembro, ou para aplicar em uma universidade no final do ano para entrar no verão seguinte (custa muito menos já como cidadão).

    Comece a se planejar a mais longo prazo, ao invés de reagir aos eventos, clicando na esperança de que algo tenha mudado.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5091/para-quem-pretende-morar-em-portugal-e-levar-a-familia/p1

  • Entendo sua frustração @Nandalobao.

    também estou nesse anseio da nacionalidade para poder sair do Brasil.

    Mas o melhor é aguardar e seguir as dicas do @gandalf

    Se for o caso, você pode sair já quando sair o número do assento, e tirar o cartão cidadão e passaporte na Europa. Se for o caso também, aproveita o tempo para ir juntando mais dinheiro hehe, o Euro está caro.

  • @gandalf muito obrigada, realmente estou nesse planejamento a muitos anos, dependendo dessa cidadania.

    Suas dicas são valiosas, e espero que o cronograma de datas se realize. Já estava contando com a entrada da minha em dezembro.

    Seguirei suas dicas, mais uma vez obrigada.

    @allanmrg só quem está nessa expectativa de sair do país entende... Obrigada.

  • Boa noite a todos. Documentação enviada através do DHL em: 16/09/2021 / Chegou na ACP dia: 20/09/2021 - Luis Gustavo Chaves, processo 987xx/21

  • @Deborahlf você recebeu a senha quando?

  • @Rogeriof Recebi hoje, 12h

  • @Deborahlf mandei o processo do meu pai no dia 17/09 e também chegou na ACP no dia 20/09.

    Provavelmente o seu chegou antes, apesar de ser no mesmo dia.

    Então, tenho expectativa de receber a senha na segunda-feira.

  • @Deborahlf @Rogeriof

    Acredito que iremos trocar muitas ideias a partir de agora... Mandei documentos via DHL no dia 20/09/2021 e os documentos chegaram ontem, 24/09/2021, recebidos por Margarida Tavares, às 12h53.

  • @Destefano @Deborahlf realmente, vamos caminhar juntos, hahahaha.

    Destefano, a mesma pessoa recebeu os meus documentos, no dia 20 Sep 21 11:09 AM

  • @Rogeriof o nosso então deve tramitar juntos. Aguardar semana que vem pelo provável envio de senha, se tudo estiver certo (há de estar!!). A gente vai se falando. Saudações.

  • @Destefano opa, vamos sim meu velho. Certeza que vai dar certo, pra todos nós.

    Bom final de semana, abraço.

  • Amigos

    @Leticialele

    Meu amigo vai fazer cidadania portuguesa porque ele é filho de portugus ( já fez a transcrição de casamento dos pais em Santos).

    Meu amigo é casado.

    Então ele (filho)pediu a certidão de nascimento dele para mandar para a ACP, mas ela não veio com a averbação de casamento.

    Existe algum problema enviar para ACP a certidão de nascimento brasileira (reprografica) sem a averbação de casamento?

    No requerimento ele colocou que é casado!

    Quais as certidões exigidas atualmente para filho?

  • @Destefano @Rogeriof Não me enviaram e-mail informando que chegou ou quem recebeu, só vi através do rastreio. Mas de qualquer forma, vamos acompanhando juntos. Vai sair bem próx um do outro.

  • Vamos sim @Deborahlf , vai ser bem legal.

    Quanto ao recebimento, está exatamente no e-mail enviado pela DHL, vem dois e-mails juntos, informando quem recebeu e o horário de recebimento.

  • editado September 2021

    @VMS

    Se olhar nesse (e em alguns outros tópicos) vai encontrar o que busca. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/259540/#Comment_259540

    Não faz diferença se o casamento não estiver averbado na certidão brasileira do requerente.

    Fazem diferença:

    • se vai pedir a nacionalidade pela Conservatória (recomendado), ou pelo Consulado (exigem muito mais documentação e detalhes);
    • se é filho de português (nato ou naturalizado, 1C), ou neto de português (o pai ou mãe não possuem nacionalidade portuguesa, 1D);
    • a idade: menor até 13 anos, menor de 14 até 17 anos, maior de 18 anos, maior de 85 anos;
    • se a requerente for uma mulher e ela for casada;
    • se o pai, a mãe ou se ambos são portugueses, quem foi o declarante na certidão de nascimento, e com que idade;
    • se os pais eram casados ou não, se casaram depois do nascimento, e caso não sejam casados o ano em que o filho nasceu;
    • se é filho de um segundo casamento, após um divórcio, ou se os pais têm regime de União Estável (não são casados);

    E alguns outros detalhes menos comuns:

    • se o português (pai ou mãe) tiver nascido em outro país que não seja PT ou BR;
    • se houve reconhecimento do filho posteriormente ao nascimento, se foi voluntário, se foi judicial, ou se houve prova de DNA;
    • se falta algum documento, e pode ser explorada alguma alternativa, mesmo que isso tenha consequências;


  • @Deborahlf falo e-mail informando o número do processo e a senha.

  • Boa Tarde/Noite/Dia a todos,

    Acabei de receber os documentos apostilados do cartório e estou com algumas dúvidas para enviar e preencher o Form. 1C:

    1- Vou usar a CNH como documento de identidade (RG com 11 anos + prazo para tirar novo em mais de 3 meses). A cópia autenticada que foi Apostilada da CNH foi em preto e branco. Sei que para o consulado de SP não é problema, mas e para ACP? Vou ter que refazer esse apostilamento? Pensei em enviar uma cópia colorida da CNH (autenticada, se possível) ou do próprio RG antigo, isso resolveria?

    2- Na própria CNH já constam os dados de RG (Número + Emissor), CPF e o "Nº de Registro" da CNH. Qual destes deve ir no Formulário 1C?

    Aproveitando o espaço, queria saber mais sobre requisitos de urgência para ACP: minha irmã estuda na França (graduação) e queria saber se existe algum tópico para nos aprofundarmos melhor sobre o que documentar e como redigir a requisição. Alguém teria alguma indicação?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.