TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO NO BRASIL DO PORGTUGUÊS COM BRASILEIRA.

Prezados(as) Senhores(as) / Senhoritas.

Venho solicitar aos mais experientes no assunto, sobre Transcrição de Casamento de português.


Meu avô (português) casou no Brasil com minha avó (brasileira) em 1929...

Meu pai (filho do português) nasceu em 1930.....

O declarante no nascimento de meu pai foi o meu avô português.

Preciso transcrever o casamento do meu avô português ?

Eu tenho a Certidão de Batismo de meu avô ( nasceu em 1902) e Certidão de Nascimento de minha avó.

Tenho a Certidão de Óbito dos dois, do avô e da avó.

Atenciosamente,

EMILIO SALGUEIRO

Comentários

  • editado October 2020

    .

  • Tenho a mesma dúvida EMILIO_SALGUEIRO.


    Minha avó é filha de português, recentemente o processo de cidadania dela foi concluído.

    Agora ao verificar os documentos para transcrever o casamento dela, não encontramos a certidão de nascimento do meu avô. O que teremos que fazer via judicial.

    Para ganhar tempo, queria dar entrada na cidadania do meu pai.

    A certidão de nascimento dele, a declarante foi a minha avó (portuguesa), é possível?

    Eu li o tópico inicial do Fórum e diz que filho de português sendo ele o declarante não é necessário. Se aplica para filhos de Portuguesa?

    Qual o melhor conservatório?

  • editado November 2020
  • editado November 2020
  • Olá,

    Tenho a mesma dúvida que o @EMILIO_SALGUEIRO. Porém estou ajudando meu pai (neto) e o caso é:

    O avô dele (português) casou no Brasil com a avó dele (brasileira) em 1923...

    A mãe dele (filha do português) nasceu em 1923....

    O declarante do nascimento da mãe dele foi o avô português, com dias do nascimento..

    Porém quem declarou o nascimento do meu pai, foi o pai dele (casado com a filha do português).

    Preciso transcrever o casamento do avô português dele?

    Consultei alguns advogados, por insegurança de fazer sozinha, porém fiquei mais confusa e insegura ainda. Tem advogados que pedem a transcrição e tem advogados que falam que não precisa e querendo ou não é um valor alto para fazer desnecessariamente.

    Alguém me ajuda?

    Obg.

  • @sspmatteucci , se foi o avô o declarante na certidão do filho, com até 1 ano de vida, a paternidade está estabelecida. Assim, não precisa transcrever o casamento.

  • Olá @Leticialele .

    Mais uma vez muito prestativa e sempre consistente em suas informações.

    Muito obrigado.

    EMILIO SALGUEIRO

  • @Leticialele muito obrigada pela resposta!

Esta discussão está fechada.