Atribuição de Filhos

Bom dia, queria uma ajuda do grupo.

Minha irmã viveu em união estavel por cerca de 10 anos e desta união teve 2 (dois) filhos hoje adultos, e se casou de novo, mais não teve filho com esse novo casamento.

Ela tem cidadania Portuguesa e quer tirar para seus 2 (dois) filhos, mais não sabe como proceder, por que todos falam que tem que transcrever o casamento, mais esse casamento não teve filhos e nem o marido atual é pai de seus filhos daquela união estável.

O que precisa para fazer atribuição de seus 2 (dois) filhos maiores da época que vivia em união estavel.

Se alguem puder ajudar agradeceria muito.

Att.

Alexandre Cairrão

Comentários

  • @Alexandre Cairrão , ela pode fazer uma declaração, uma para cada filho, com a assinatura reconhecida por autenticidade, dizendo que não era casada quando os filhos nasceram.

    "Fulana de Tal, portuguesa, rg, cpf, endereço, declara, sob as penas das leis portuguesas e brasileiras, que não foi casada com Beltrano de Tal, pai de seu filho Sicrano de Tal, atual requerente no Processo de Atribuição pelo Art, 1C da Lei da Nacionalidade. Data e assina"

  • Obrigado pela informação, posso mandar para qualquer conservatório de Portugal.

  • Mais os documentos dela consta o novo casamento, ela pode transcrever o novo casamento, isso não atrapalha a atribuição dos filhos.

  • Outra coisa, o pai é Judeu e só quis registrar os filho se só colocasse seu sobrenome, não tem o sobrenome da mãe. Ela consta como mãe tudo certinho, mais os filhos só levam o sobrenome do pai.

  • @Alexandre Cairrão , mande para o Arquivo Central do Porto que, no momento, é a Conservatória mais rápida. O processo de filhos maiores leva uns 6 meses.

    Sim, ela pode transcrever o casamento, pois não era casada anteriormente.

    Não tem problema com a questão do sobrenome. SE os filhos quiserem, podem acrescentar o apelido (sobrenome) da mãe em portugal. Basta marcar que NÃO desejam manter o nome, e colocar o da mãe no nome português.

  • Obrigado Leticia, se não fosse a Mariza Guerra que sempre me ajudou e vc eu tava ferrado, a Mariza a cerca de alguns anos atras que acho o documento de minha avó que deu inicio a tudo, devo muito a esse Forum, hoje tenho minha cidadania e estou tirando dos meus filhos graças a vcs.

    Alias, obrigado a todos os moderadores por nos ajudar, apesar de eu ser advogado não domino essa área, vcs ajudam muito as pessoas, grato por tudo.


    Att.


    Alexandre Cairrão

  • @Alexandre Cairrão , boa sorte! Se precisar de algo, pode contar conosco.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.