Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1102810291031103310341460

Comentários

  • editado September 2021

    @Reginasacrini

    Parabéns. Esse é de quem, da Maria Luiza?

    Tipicamente 6 semanas para o assento pelo ACP.

  • Obrigada @Rogeriof, não adianta muito então, economiza só o envio DHL...Tentei procurar mas a lupa aqui não junta as palavras.. Obrigada mais uma vez.

  • Exatamente @aleserain , economiza no envio DHL, que pelo preço, não deixa de ser uma economia interessante.

  • marianamcozzamarianamcozza Member
    editado September 2021

    Pessoal, realizei o pagamento do formulário 1C utilizando meu cartão online do Santander. Cheguei na mensagem falando que o Pagamento foi processado e que seria enviado um e-mail de confirmação com o formulário. Alguém sabe dizer se esse e-mail chega na hora ? Passou 1 hora e não recebi o e-mail.

    No aplicativo do banco consigo ver que o pagamento foi feito, só ainda não está totalmente confirmado porque acredito que tem um tempo de processamento. Porém estou com medo de que o e-mail não chegue com o formulário e cobre no cartão.

    Alguém passou por algo parecido que consiga me ajudar?

    Obrigada!!

  • @aleserain , pode mandar os dois processos juntos, mas NÃO podem ser compartilhados os documentos!!

    Cada um tem que ir completo, ainda que haja certidões em comum!!!

  • @Reginasacrini , excelente. Em até 30 dias sai o assento!!

  • @Leticialele , no caso da @aleserain , a mãe será a portuguesa atribuída, teria que antes de mandar os processos da irmã e o dela para ACP, providenciar a Transcrição do Casamento, caso a mãe tenha casado no Brasil?




    Mauriceia.

  • Sendo o pai delas brasileiro, declarante dos nascimentos.

  • @Leticialele , perguntei por acreditar ser o mesmo caso da mãe do meu cunhado.

  • @Mauri , sim, se a mãe é a portuguesa e o pai declarante brasileiro, terá que transcrever o casamento.

    No entanto, só respondi o que ela perguntou! Se podia mandar os dois processos juntos.

  • @Leticialele, aproveitei para tirar minha dúvida, obrigada.


  • Teve uma pergunta da @aleserain e fiquei na dúvida, pois achei que não podia, pode enviar processos de filhos, de 2 gerações diferentes juntos?

  • @Lopes_alvs não pode... como pode ver na questão feita pela @aleserain (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260632/#Comment_260632), ela disse que está terminando o processo da mãe, ou seja, ela vai mandar os docs. dela e da irmã após o processo da mãe... a pergunta não envolveu mandar juntos processos de gerações diferentes.

  • @gsilvestre obrigado, li novamente e entendi agora, obrigado!

  • Bom dia! Estou acompanhando o forum há algum tempo para fazer o processo de atribuição para minha avó (já até fiz algumas perguntas e me ajudaram muito as respostas, obrigada a todos!), só que precisei entrar com processo judicial para retificação de nomes [pois tinham erros muito graves - certidão de batismo do meu bisavô português nome JOSÉ, 1º casamento aqui no Brasil (com uma portuguesa) JOSÉ VIEIRA MOÇO (ficou viúvo), 2º casamento (com minha bisavó brasileira) JOSÉ VIEIRA MOÇO, quando minha avó nasceu foi ele que declarou o nascimento, mas não sei por qual motivo, ele resolveu começar a assinar JOSÉ VIEIRA JUNIOR, então o nome dele em todos os documentos dela está assim, a certidão de óbito dele também está assim, etc.]. Com processo de retificação isso e alguns pequenos erros de datas foram corrigidos, e agora vou atualizar o RG dela pra dar entrada no processo de atribuição (finalmente).

    A certidão de batismo do português com o selo e tudo do AD eu tenho a mais de 1ano (pois usei para o processo de retificação), será necessário eu pedir uma nova para o processo de atribuição?

    Estou querendo encaminhar sem fazer as trancrições dos dois casamentos e óbitos (pra tentar economizar um pouquinho) e ver se passa, vocês acham que é muito arriscado? Porque sei que para comprovar a fixação do sobrenome do português preciso encaminhar a certidão de casamento dele com minha bisavó (brasileira), mas provavelmente nessa certidão aparecerá que ele era viúvo, então estou pensando que poderia ter problemas nisso... Outra dúvida é, essa certidão tem que ser de inteiro teor e apostilada?

    A certidão de quem está requerendo a atribuição deve ser por cópia reprográfica e apostilada, certo? Mas estou pensando em mandar também uma de inteiro teor digitada e apostilada por conta das averbações (de casamento e divórcio) e retificações que foram feitas (porque a de cópia reprografica está um pouco ruim de ler), acham que seria prudente?

    Minha avó já tem 76 anos, antes eu tinha a informação que era necessário prova de vida, mas pelo que andei lendo aqui agora não preciso mais fazer, parece que está sendo exigido a partir de 80 anos, é isso mesmo?

    Bom acho que era isso, me desculpem o tamanho do texto! É que estou apreensiva de fazer besteira...

    Desde já agradeço se puderem me ajudar!

    Att. Fernanda

  • @FerVet , pode mandar a certidão de batismo que tem, ela não tem o mesmo prazo de validade das certidões brasileiras, que é de 1 ano.

    A certidão de casamento a ser usada para fixação do nome na vida adulta pode ser inteiro teor, não precisa apostilar.

    Da sua avó, como requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada. Se quiser mandar uma via inteiro teor para facilitar a leitura, pode mandar, e não precisa apostilar.

    Sim, a prova de vida está sendo exigida a partir de 80 anos.

    Boa sorte!

  • @Leticialele eu devo estar enganado, mas eu vi alguma advogada falando sobre certidões e, pelo que eu entendi, as certidões brasileiras em Portugal não venceriam, salvo as de casamento. Lógico que é melhor mandar atualizada, mas existe alguma norma ou alguma informação oficial no site ou alguma exigência relatada quanto ao vencimento de certidões?

  • Atualização no meu processo, saiu para a bolinha 2 agora mesmo, sigo no aguardo :)

  • @Leticialele obrigada pelas informações, vou atualizar o documento dela e pegar as certidões para iniciar o processo então!!

    Obrigada novamente pela ajuda!!

  • @Lopes_alvs; @gsilvestre. Exatamente como explicado. Não serão enviados de gerações diferentes.

    @Mauri é o mesmo caso que o meu sim. Está finalizando o da minha mãe, em seguida vou transcrever o casamento e depois enviar o meu.

  • @Destefano , as informações que damos aqui são baseadas nos sites oficiais de Portugal (IRN, Consulados, e-Portugal, etc) e em exigências relatadas pelos foristas.

    De fato, as certidões não deveriam ter validade, mas, por conta de inúmeras fraudes já descobertas nos processos de nacionalidade, algumas envolvendo advogados brasileiros e portugueses, as certidões brasileiras têm prazo de validade de 1 ano entre a emissão e a numeração do processo. Quanto mais antiga a certidão, maior a possibilidade de fraude, segundo eles.

    É sempre assim, o justo pagando pelo pecador!

  • Boa tarde gente, estou como uma dúvida , pra tirar a cidadania do pai da minha amiga, que está falecido.

    Ele é filho de uma portuguesa. O que preciso de documentação para atribuição dele? No caso a minha dúvida é só pq ele é falecido, pq a documentação em si eu sei quais são. O que mais que preciso no caso dele, transcrição de óbito ou isso virá registrado na certidão de nascimento dele ? E a filha (no caso a neta do português) pode ser a requerente, certo? E assinar no requerimento?


    Vale a pena a minha amiga solicitar a cidadania dela como neta? O que me orientam... Ou ainda fazer no padrão, tirar primeiro do pai falecido e depois o dela. Em relação a custos e tempo. Grata ;)

  • editado September 2021

    @prispb , sua amiga só pode solicitar a cidadania como neta.

    A cidadania só é concedida em vida, o pai, falecido, não tem mais como pedir!!

    Dele, só vai precisar da certidão de nascimento inteiro teor.

  • @Leticialele , muito obrigada... não sabia desse detalhe. Então, pode me passar um link aqui do forum, como proceder pra ela dar entrada como neta, documentação e exigências...

    Pq quando fiz pra mim e minha família, essa possibilidade era quase impossível rsrs Em 2019, então estou desatualizada.

    Mais uma vez muito obrigada pela sua ajuda e prontidão. ;)

    Ah, ela tirando como neta é atribuição e pode passar pros filhos dela? Ou é como se fosse aquisição e não pode passar pros filhos dela? Rolou essa dúvida agora...

  • SybilasSybilas Member
    editado September 2021

    @nunosotero Parabéns!!! Só para acompanhar, você recebeu a sua chave de acesso quando? Estou perguntando, pois o pessoal de abril e início de maio já estão sendo finalizados...o meu chegou lá dia 07/05 e eu recebi o e-mail com a chave dia14/05!!! Estou aguardando também ansiosa!!!

  • Pessoal, boa tarde!

    Preciso de uma informação para ajudar um primo. Ele é solteiro, viveu muitos anos com a mãe dos filhos e não foi o declarante de nascimento deles. Os 3 filhos foram registrados por ele na menoridade. Ele precisa apresentar algum documento adicional para atribuição da nacionalidade dos filhos, alem dos documentos de praxe?

    Muito obrigada,

    Sandra

  • @prispb , sim, a cidadania como neta é por atribuição, retroage à data do nascimento, e pode ser passada para os filhos.

    Pode acompanhar por aqui - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.