Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1184185187189190315

Comentários

  • Bom dia a todos!

    Estou dando início ao meu pedido de cidadania (casado com portuguesa), e surgiu uma dúvida em relação ao formulário 3, por aqui no fórum vi que basta reconhecer a assinatura por autenticidade no cartório, no entanto no site do consulado português, diz que é preciso apostilar o formulário:

    fonte: https://consuladoportugalsp.org.br/requerimento-de-nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento/

    Basta apenas imprimir o formulário 3C (Colorido, frente e verso) e reconhecer a assinatura por autenticidade ou apostilar?


    Obrigado!

  • @Steve , mandando o pedido diretamente para Lisboa não é necessário apostilar o formulário.

  • Obrigado Letícia!

  • Boa tarde a todos,

    Referente ao formulário modelo 3, e já estando em Portugal, aonde eu posso reconhecer a minha assinatura no mesmo por autenticidade?

    Desde já, agradeço pela ajuda.

  • editado September 2021

    @Paulo Sylas

    Qualquer balcão de nacionalidade. Alguns deles exigem agendamento.

    aqui: https://justica.gov.pt/Registos/Nacionalidade/Nacionalidade-portuguesa#Ondepedir

    ou no mapa aqui: https://justica.gov.pt/Atendimento-nos-servicos-de-Registo

    Se estiver em Lisboa, recomendo se dirigir ao IRN do Campus da justiça no Parque das Nações.

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Identificacao-Civil-Campus-de-Justica-Parque-das-Nacoes

  • @gandalf

    Muito obrigado!!

  • Vou compartilhar a experiência da minha irmã, por que até onde vi por aqui, foi bem única. Ela tinha união estável no Brasil e converteu em casamento (fazendo constar na certidão o tempo de união estável). Por incrível que pareça, o pessoal do consulado português em Recife fez a transcrição do casamento dela com a data da união de fato. Ou seja, na certidão portuguesa, consta que ela é casada há mais de 20 anos. Não fizeram nenhuma menção à união de fato.

  • Oi Silvana, muito bom relatar o caso da sua irmã. O processo Conversão da escritura pública em sentença declaratória de união estável + homologação em Portugal sai bem caro. Vale a pena tentar, porém se não dá certo são 3 anos de espera com filhos atribuídos ou 6 anos sem filhos.

  • editado September 2021

    Olá pessoal, irei completar 3 anos de casada, já tenho transcrição do casamento e gostaria de saber se possuem alguma dica do que posso ir agilizando para entrar com o pedido o quanto antes, tendo em vista a demora para sair... Obrigada

  • @Camille Oliveira vocês têm filhos em comum já atribuídos portugueses? caso não tenham, são 6 anos de casados

  • Hello People, Good evening. Does any one know how long does it take to update status once the requirements are fulfilled. They asked for 2 more documents and all were sent and received within the time frame. My case is on step 4 and its been 1 year and half. Thank you.

  • @SantosKK it's not easy to make a prediction because it varies a lot, specially in Lisbon

  • @SantosKK in my case took 3 weeks from the day I sent the new documents to change to fase 6 brown( waiting for approval). But as others say, every case is different, can be less, can be more. Paciencia is all we need

  • @ARGMonteiro Por alguma estranha razão, ele não me deixa escrever uma mensagem privada. Você pode me enviar uma mensagem privada e eu respondo de volta? . Não posso postar essas informações aqui em público pelos regulamentos do fórum. Ou talvez @Lucianofilhoba possa me ajudar a mandar as dicas para voce?

  • Pessoal bom dia, gostaria de saber se meu esposo precisa solicitar o visto de residência antes de partirmos para Portugal ou se pode solicitar la mesmo. Obrigado!!!

  • @Rafadiass não precisa de visto. lá ele solicita o cartão de residência (lembrando que precisa transcrever o casamento para que isso seja feito)

  • @gsilvestre Obrigado pela resposta!! Bacana... e ele solicita o cartão de residência no SEF ou em qualquer conservatoria de registro civil?

  • Bom dia, @Theidy

    Mandei uma mensagem para @ARGMonteiro com as mesmas informações que você me passou. =D

  • @gsilvestre Thank you for your replay, you are right about predictions. @Theidy Thank you very much for the approximated timeline. Hanging in there Patiently.

  • Olá @Theidy o @Lucianofilhoba já me mandou, já entrei em contato e tudo já está caminhando.

    Obrigado pelas informações, realmente foram muito úties.

  • Olá pessoa , uma informação

    Para receber a chave para acompanhamento do processo tem demorado quanto tempo em média?

    Procurei no historico aqui, tem pessoas que receberam na semana seguinte na recepção dos documentos outros nem receberam.

    Abraço a todos.

  • bom dia a todos.

    Meu marido deu entrada ao processo de adquisição por casamento en janeiro, recebeu a senha en fevereiro e ainda está na primera bolinha "foi recebido". Segundo o que vejo na folha de calculo, outras pessoas deram entrada ao trâmite em maio e já estão na segunda bolinha "foi registrado"


    Alguma ideia do que pode estar a acontecer? Já ligamos a conservatória e dizem que é "normal". Claro, eu não lhes digo que o processo de outros tem avançado mais rapido mesmo que tenham iniciado muito depois.


    Obrigada e bom dia.

  • @LILIANA2105 , se já tem numeração, está na bolinha 2 - "Foi registado"

  • Olá @Leticialele obrigada por responder. A bolinha 2 está branca, não verde. :S

    está nessa fase?

  • @LILIANA2105 , sim, ainda está na fase 2. A bolinha verde significa que a fase já foi finalizada.

  • obrigada por esclarecer a minha dúvida, então é isso, mesmo assim vejo que outros que inciaron o processo muito depois vão mais a frente :s


    abraço para você @Leticialele

  • @SantosKK

    Google.com/translate if you need.

    Ligue na Linha de Registos, e pergunte se a exigência foi satisfeita, ou se houve nova exigência.

    Se houver nova exigência, o status na consulta online não muda até ser aprovado, mas isso em geral ocorre em aproximadamente 3 meses. Certamente 1 ano seria tempo demais para apenas esperar.

    Recomendo fazer via skype pré-pago: +351 211 950 500, 1 & 1 (informações, nacionalidade)

    Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Só falam com o requerente, em português. O tempo de espera para ser atendido (call-wait) é 90 minutos.

    O atendente lerá a anotação do conservador diretamente nas notas do processo, e você saberá se a exigência foi atendida e aceita, ou se houve nova exigência. Pode perguntar o que quiser saber sobre o processo, inclusive como obter por e-mail uma cópia da carta de exigência em PDF. Tenha lápis e papel para anotar as respostas. Escreva no papel os dados pessoais de nome, endereço, filiação, número do processo, etc. Vão lhe perguntar para confirmar se estão falando com o requerente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.