Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1185186188190191318

Comentários

  • @gandalf Thank you for your reply. I called and confirmed that the requirements were fulfilled and everything was in order. Status changed to ball 6 brown, updated the Spreadsheet as well. Many Thanks, Now new wait begins.. Thank you once again

  • Boa tarde!

    Recebi a chave de acesso hoje.

    Documentos recebidos em 25/06.

    Senha solicitada por e-mail e recebida em 29/09.

     Processo 100xxx / 2021.

    Agora é aguardar!

    Agradeço muito a sua ajuda @gandalf.

  • olá a todos, preciso de uma ajuda:

    Minha irmã deverá ter a cidadania em dezembro e em seguida dará entrada na cidadania da filha (menor) e então, dar entrada na cidadania do "marido". Ai que está o problema... eles não são casados e nem possuem união estável comprovada. São "juntados" há 20 anos. É possível ele obter cidadania pelo casamento? Se sim, quais os documentos eles precisam apresentar.

    Muito obrigada.

  • @SantosKK

    That's great. Now you know for sure, and have peace of mind. It's not a guessing game.

    Bubble-6 brown means they are working in the process, but in the spreadsheet, you only update to 6-Despacho when bubble-6 gets green. When it gets brown, usually is a matter of a day or two. I suppose it is line 81.

  • @robertaribeirog não.

    para ele ter direito, eles precisam se casar. depois de 3 anos, tendo em vista que possuem filha menor que, na época, já será portuguesa, ele pode requerer a nacionalidade.

  • Boa noite, tem alguma planilha para atualizar e compartilhar, assim como existe para processos de filhos (1C) do Arquivo Central do Porto (ACP)?

  • @gandalf Thank you, Changed the status on spreadsheet to 6 green. Its on line 82. But it has been a roller-coaster ride, good people on this forum made it less bumpy. Thank you everyone.

  • Bom dia, pessoal.

    Eu tenho concluída a transcrição do meu casamento e também consegui encaminhar o processo de atribuição do meu filho que está em andamento pelo ACP. Agora pretendo preparar e enviar o processo de aquisição por casamento da minha esposa e gostaria de apoio com algumas informações, se possível.

    Sei que esse tipo de processo só é feito em Lisboa e é demorado. Tem diferença em relação ao prazo fazer via correspondência ou dando entrada pessoalmente no processo? E vi na planilha acima que alguns poucos processos foram finalizados de forma relativamente rápida em cerca de 6/8 meses e à frente tem alguma observação urg/bas. É possível solicitar urgência de alguma forma para diminuir esse prazo o máximo possível?

    E pretendo pagar por cartão de crédito, pois por vale postal tive dificuldade nos Correios. Fazendo desta forma será gerado um formulário específico para ser baixado e preenchido?

    E, por fim, o meu assento português com o estado civil atualizado posso enviar uma cópia simples? Devo apostilar somente a certidão de nascimento da minha esposa e a cópia autenticada do RG dela? E a certidão de casamento que não vi na lista de requisitos que achei num post anterior, não é preciso enviá-la?

  • @danielleandro

    • não há diferença no prazo entregando pessoalmente ou enviando por correios;
    • é possível pedir urgência por motivos de saúde, trabalho ou estudo;
    • sim, pagando por cartão de crédito vc receberá um formulário no e-mail informado;
    • envie cópia simples do seu assento de nascimento e do assento de casamento;
    • o apostilamento é somente desses docs. que você citou
  • Olá, @gsilvestre .

    Obrigado pelas respostas.

    Então o envio da certidão de casamento é opcional? Pelo que vi tem a opção de envio de certidão para marcar no formulário e eu tenho a certidão que utilizei para a transcrição do casamento, acha que seria prudente enviá-la também?

    E em relação ao pedido de urgência, saber dizer se é necessária alguma proposta de trabalho, inscrição em alguma instituição de ensino ou algo do tipo como comprovativo para fazer essa solicitação? E qual é a forma de se solicitar urgência, no processo de pagamento e emissão do formulário há esta opção ou deve ser por carta ao CRC?

  • Bom dia!

    Possuo cidadania Portuguesa e já tenho 2 anos de transcrição de casamento, com mudança marcada pra Portugal em 2022.

    Ao chegar em Portugal, meu marido ainda não tem direito à cidadania visto que ainda não tem os anos necessários, porém ele tem direito a residência correto?

    Ao chegar em Portugal ele precisa ir ao SEF solicitar a residência ou outro orgão?

    Poderiam me informar os documentos necessários?

    Obrigada pela ajuda!

  • @danielleandro a opção no formulário não diz respeito ao assento de casamento transcrito? Pode mandar os dois, mas acho desnecessário, pq o casamento já foi transcrito e, mandando o assento que vc já obteve, deveria ser suficiente.

    o pedido de urgência precisa ser devidamente fundamentado e comprovado - matrícula (não serve somente carta de aceitação) em instituição de ensino ou oferta de trabalho, sendo que, em ambos os casos, a nacionalidade portuguesa precisa ser imprescindível para justificar a urgência (ex.: valores diferentes em universidades para portugueses ou cargos que aceitem somente nacionais).

  • @gsilvestre obrigado novamente, agora ficou claro.

    Abraço.

  • Prezados, li o comentário do @gandalf informando que quando a bola 6 está marrom significa que eles estão trabalhando no processo e para ocorrer a alteração para verde, teríamos um prazo estimado de 1 ou 2 dias. O meu status está na bola 6 marrom há duas semanas. Posso considerar que é normal demorar mais um pouco? Obrigada pelo apoio.

  • Bom dia


    eu faço 6 anos de casada dia 29 de outubro


    sera que já posso pagar o formulário e já enviar Lara portugal?

    ou melhor esperar os 6 anos completos para pagar o formulário?


    obrigada

  • @adriana_batista , pode enviar agora. Quando forem numerar, já terá completado os 6 anos!

  • Bom dia a todos, meu processo está a 60 dias na fase 6 marrom, pelo que vejo na planilha, todos de jan de 2020 ainda estão na bolinha 6 me parece normal isso mesmo senhor @gandalf ?

  • Eu estava olhando a planilha de cidadania por casamento, não teve nenhum processo no ultimo trimestre (jul/ago/set 21)?

    ou estou vendo algum arquivo desatualizado, ha uma versão mais nova que não me atentei?

  • @Aninha_Lourenço

    Uma informação. Você mandou email para qual endereço para solicitar a chave de acesso ?

  • @Paes, boa noite!

    Solicitei pelo e-mail rcentrais.admin@irn.mj.pt., foram uns 10 dias para receber a resposta.

  • editado October 2021

    @renatoss

    É isso mesmo. Há poucos processos concluídos também.

    Na CRCentrais, em Junho levavam 90 dias para numerar. Tanto de casamento como de netos. Agora depois das férias devem retomar.

    @Basttos

    Eu sei que é chato esperar, mas ainda tem mais gente um mês na sua frente, na mesma situação.

    Essa diminuição do ritmo acontece todo ano. No ano passado não foi tão severo porque haviam restrições de mobilidade pela pandemia. Muitos adiaram as férias, que se acumularam nesse ano. Conservadores também precisam tirar férias. :-)

    É chato quando isso acontece justo com a gente, mas não há o que fazer. Se não sai antes das férias demora mesmo, e esse atraso depois vai diminuindo pouco a pouco, mas perdura até o final do ano.

  • Olá a todos

    Estamos em outubro e meu processo continua na bolinha 4 MARROM, mais alguém nesta situação?

  • Olá, boa tarde!


    Estou enviando a documentação para aquisição do meu marido, porém estamos em dúvida referente a um documento, o certificado de antecedentes criminais, como ele já morou 2 anos na Irlanda, estamos enviando este documento também além do brasileiro.

    Porém como precisa estar traduzido, a nossa dúvida é, eles irão aceitar este documento com tradução juramentada aqui no Brasil? Ou terei que fazer uma tradução em algum órgão português? OBS: Essa tradução juramentada em Português aqui no Brasil vou enviar apostilada.


    Alguém pode me ajudar por favor?

  • @Gabriela Kraemer

    Aceita sim. A tradução juramentada é "equivalente" a tradução certificada de Portugal.

  • @Lucianofilhoba Que bom, muito obrigada!

  • Olá a todos

    Estamos em outubro e meu processo continua na bolinha 4 MARROM, mais alguém nesta situação?

    Obs: dei entrada em fevereiro 2020

  • Pessoal, Boa tarde


    Preciso de uma ajuda

    Depois de muita luta minha cidadania finalmente saiu. Meu processo foi complicado pq precisou de transcrição de sentença no tribunal português, mas enfim deu certo pelo Arquivo Central do Porto.

    Sou casada há 21 anos, dei entrada em 2018 no meu processo, já com o estado civil casada e quero dar entrada agora na cidadania da minha filha de 8 anos e o meu esposo.

    Liguei no consulado, e só o processo dela pode ser pelo consulado e o dele não deve ser feito direto em Portugal.

    MInha dúvida é:

    1) Devo dar entrada entrada primeiro no dele, para depois dar entrada no da minha filha ou não interfere a ordem?

    2) Devo transcrever o meu casamento, mesmo que a conservatória saiba que sou casada? Para apenas depois dar entrada na cidadania?


    Estou meio perdida nos processos, que vcs orientam?

  • @fernandasantos , terá que transcrever o casamento antes de fazer a atribuição da filha e a cidadania do marido por aquisição.

    Feita a transcrição, terá um assento de casamento português.

    Pode mandar o processo da filha menor para o ACP (o processo é gratuito) , em 2 meses ela será portuguesa;

    O processo pelo casamento (art 3) só tramita na CRCentrais - Lisboa e leva de 18 a 24 meses.

  • Obrigado gandalf, é porque no começo de dezembro vou estar em Portugal para passar três meses com meu filho e ja adiantava

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.