Processos de conversão para netos já naturalizados

1404143454648

Comentários

  • Bom dia.

    Meu processo foi finalizado dia 17/11 e já enviei o do meu filho. Como atualiza a tabela?

  • Tem alguém inserindo informações indevidamente nessa lista...

    Informo que o processo de minha irmã permanece inalterado desde o dia que fiz minha primeira e única postagem aqui...

    Ou seja...:

    Consultas a entidades externas 》》》 ○ 1 e ○ 2 verdes

  • @phil_jesus...

    Sobre isso aqui...:


     ( feliz agora)


    • mas enfim para futura referência erros podem ocorrer,basta somente fazer um update da tabela. Que seria muito mais simples e rápido do que! Criticar e apontar ou melhor causar mesmo sem intensão que seja


    Tenho a dizer o seguinte...:

    - Em pelo menos uma coisa você acertou...Não tive mesmo intenção de "...Criticar e apontar ou melhor causar ..." NADA...!!!

    - De maneira geral...Eu não tenho facilidade de lidar com tabelas/planilhas...Apenas...Passando por aqui percebi que alguém tinha adicionado informações sobre o processo que não são reais...Então resolvi deixar o registro...

    - Já tive vários processos concluídos sem jamais ter alimentado planilhas ou tabelas aqui no Fórum...Mas lembro que achei inteligente a maneira nova de apresentar as informações quando vi essa tabela pela primeira vez...Por essa razão deixei o registro sobre o processo de minha irmã com a intenção de ampliar a oferta de informações para referência dos colegas...Ato pelo qual...Deixo registrado...Já me arrependi...!!!

    A bem da verdade...Sempre preferi consultar as informações postadas de maneira individual por aqueles que tem seus processos aprovados...Até porque não acho relevante a informação sobre o dia e hora em que a bolinha X mudou de cor...Para minhas referências sempre uso/compartilho as seguintes informações...:

    A - Data do recebimento dos documentos na Conservatória...;

    B - Data da APROVAÇÃO/NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA...;

    C - Data da criação do Registo de Nascimento Português ...

    Isto posto...Fique á vontade para fazer um  "fazer um update da tabela" excluindo os dados do processo de minha irmã...!!!

  • Boa tarde, gostaria de obter a gentileza de confirmar as seguintes informações:

    1) Neto que tenha adquirido a naturalização portuguesa ao convolar para aquisição poderá transmitir aos seus filhos;

    2) o passaporte e o cartão cidadão devem ser xerocopiados e apostilados ( e não apenas autenticados em cartório);

    3) o formulário deve ser preenchido e apostilado e não apenas autenticado.

    Agradeço imensamente, desde já, o retorno a tais questionamentos.

    Priscila Martinho

  • @primartinho ,

    1 - Ao convolar, o neto passa a ser português por atribuição, podendo transmitir aos descendentes;

    2 - Apenas um documento de identificação é necessário. Cópia autenticada e apostilada;

    3 - O Formulário deve ser impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e ter a assinatura reconhecida por autenticidade (assinar na frente do funcionário do Cartório de Notas). O Formulário NÃO precisa ser apostilado.

  • @Leticialele muitíssimo obrigada!

  • @primartinho , de acordo com o @Nilton Hessel , "não é necessário apostilar a cópia do CC por se tratar de documento Português..."

    Assim fizemos...Enviamos uma cópia colorida de boa qualidade autenticada do Cartão de Cidadão..."

    Corrigindo o que eu havia dito anteriormente, não precisa apostilar a cópia do cartão cidadão!!

    Peço desculpas pela falha!

  • Bom Dia...

    Só para facilitar o entendimento do que foi mencionado acima...E ajudar quem por acaso tiver dúvida semelhante...

    O raciocínio para essa questão é semelhante àquele usado quando tratamos sobre a necessidade ou não de se enviar cópia da Certidão de Nascimento Portuguesa do Cidadão Português para a instrução de processos de Atribuição da Nacionalidade...

    Se a Certidão está "informatizada" basta informar no campo específico do formulário 1 C os dados que permitam localizar o respectivo Registo de Nascimento Português...

    O mesmo se dá com o Cartão de Cidadão...Os dados constam no sistema Português de identificação civil..Basta um rápido acesso ao sistema por parte de quem analisa a documentação para comprovar a veracidade do teor do documento apresentado em cópia simples...


    Sorte...!!!


    PS...Essa discussão já existiu aqui no Fórum na época que eu estava montando o processo de conversão da Nacionalidade do meu irmão...(2018)...

    Naquela ocasião...Enviamos cópia autenticada do Cartão de Cidadão...A conversão foi concluída sem qualquer questionamento em meados deste ano..Aliás os processos de meus dois sobrinhos...(Filhos do meu irmão cujo processo de conversão mencionei acima)...Foram concluídos recentemente por Tondela...

  • STATUS DO PROCESSO...

    Informo que acabo de consultar o site do MJ Português e verifiquei que o processo de minha Irmã consta como APROVADO...!!!

    "...O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português..."

    Lembrando que os documentos deram entrada em Lisboa em 20/07/2020...E o processo tem nº 464XX / 2020...

    Assim que for concluído posto a informação aqui para referência dos colegas...

    Sorte...!!!

  • CONCLUSÃO...:

    Referente ao processo de minha irmã...(Mencionado acima)...Acabei de abrir o seguinte email da CRCentrais...:


    Exmo(a). Senhor(a),

     

    A Conservatória dos Registos Centrais tem o prazer de comunicar a V. Exa. que o processo de nacionalidade, supra mencionado, foi concluído com sucesso tendo, na presente data, sido lavrado o averbamento, de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º, n.º 1, al. d), da LN, ao assento de nascimento do(a) interessado(a).

    Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC).

     

     

    Com os melhores cumprimentos,

     

  • oi pessoal... meu processo tá parado...vcs sabem informar se a Conservatória está em recesso?

  • oi pessoal... nada ainda

  • @Ciomara...

    Não tem recesso...Apenas as adequações para continuar tratando dos processos com a pandemia...Principalmente Teletrabalho...(Home Office)...

    Mas como pode verificar vendo as datas de referência do processo da minha irmã...Postado logo acima...Não há uma lógica quando comparamos o andamento de processos...Apenas podemos ter uma referência...E a certeza de que TODAS as alterações de status do processo SÃO COMUNICADAS NO SITE DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PORTUGUÊS...

    Se você tem senha...Continue acompanhando pelo site...Se houver necessidade de alguma ação de sua parte...Você será notificada no site e receberá uma carta com as orientações sobre como deverá proceder para sanar qualquer pendência que possa ter surgido...

    Além disso...PACIÊNCIA...!!!

    PS...É assim em todas as Conservatórias...Cada processo é único...E evolui...Na maioria das vezes...De maneira diferente dos demais...

  • Bom dia! Enviei a documentação para o IRN Lisboa. Chegou há dois dias. Como consigo saber o número do processo para acompanhar? Normalmente em quanto tempo consigo essa informação?

  • @Mosq...Três Meses...

    Se dentro desse prazo não te enviarem um email você solicita...

  • Muito obrigada @niltonhessel

  • Muito obrigada @Nilton Hessel

  • Boa noite! Sei que cada caso é um caso mas gostaria de saber em média quanto tempo está demorando para a conclusão do processo de conversão de nacionalidade. Obrigada

  • @Mosq...

    Para efeito de comparação...:

    O processo de conversão de um irmão meu levou 18 meses...(Foi concluído em meados de 2020)...Já o de nossa irmã...Cujos documentos foram entregues na CRC de Lisboa no dia 20/07/2020...Foi finalizado no dia 10/12/2020...

    Como pude perceber acompanhando esses processos de meus irmãos e também de vários colegas que publicaram informações aqui mesmo nessa discussão é que os processos mais recentes estão sim sendo concluídos bem mais rápido do que os primeiros que foram enviados após a alteração da Lei...Em 2017...

    Como sabemos...Se trata de um Processos de Atribuição de Neto...Entretanto...Esse requerente Neto já é Português por naturalização...Por essa razão o objetivo desse processo na prática é "Apenas" converter a Nacionalidade Portuguesa Derivada em Originária...E averbar essa informação no Registo de Nascimento Português já existente...

    Pelo que relatei acima...Há...E sempre houve o entendimento de que esse tipo de processo seria...(Ou deveria ser)...Muito rápido...Parece que agora podemos ter esperança que os prazos para esse tipo de processo sejam reduzidos um pouco mais...

    Nunca esquecendo que...Cada processo é ÚNICO...(Cada caso é um caso...)...!!! SEMPRE...!!!

    É aguardar pra ver...!!!

  • Boa tarde a todos. Por um advogado, tiramos a Nacionalidade da minha esposa nos termos do artigo 6°, n° 4, da Lei n° 37/81, de 3 de outubro (em mão temos apenas a Certidão com uma numeração xxx/2016). Para conseguirmos tirar da nossa filha e futuramente a minha, o advogado esta cobrando uma grana muito alta pois informou que tem que mudar a Nacionalidade de minha esposa para Atribuição.

    As minhas dúvidas são:

    1 - Como inicio esse processo de alteração?

    2 - Quais documentos preciso ter em mãos?

    3 - Preciso tirar o Cartão Cidadão e Passaporte dela Português antes de tudo ou com essa Certidão já basta?


    Sou bem leigo no assunto, me desculpem!


    Obrigado a todos.

  • @Nilton Hessel


    Novamente obrigado. Mas lendo o tópico indicado não achei algo que se encaixe com a nossa situação.

    1 - Como inicio esse processo de alteração? ok, entendido.

    2 - Quais documentos preciso ter em mãos? (O documento 1D não abre. Já troquei o navegador e nada de abrir)

    3 - Preciso tirar o Cartão Cidadão e Passaporte dela Português antes de tudo ou com essa Certidão que temos em mãos já basta?

  • @Fmserrano ...

    Não entendo...

    O tutorial do primeiro link descreve Exatamente o caso de sua esposa...Como que não se encaixa com vossa situação...???

    Você precisa iniciar um novo processo de Neto para sua esposa...

    Primeiro passo é ver se a documentação está ok...

    Se estiver tudo ok...Pague a taxa do processo ao IRN...(O link está abrindo normalmente aqui para mim)...Preencha o formulário que vai receber no email após a confirmação do pagamento...Sua esposa assina no Cartório por AUTENTICIDADE...

    Junta Certidão de Nascimento Portuguesa da sua esposa...

    Atestado de Antecedentes criminais da PF...

    Cópia do documento de identificação dela...***(Nos nossos processos aqui de casa eu enviei cópia autenticada do Cartão de Cidadão...Mas outros membros do Fórum afirmam não ser necessário)...

    @Leticialele ... @gandalf ... Sabem qual documento de identificação Lisboa está aceitando para conversões...RG / PASSAPORTE...?

    @Fmserrano ... Procure ler algumas páginas para entender um pouco sobre como fazer o processo...Com certeza vale muito mais investir uma ou duas horas na leitura do Fórum do que pagar uma "Assessoria especializada"...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/223616/#Comment_223616

  • FmserranoFmserrano Member
    editado April 2021

    @Nilton Hessel


    Conforme expliquei, sou leigo no assunto. Mas obrigado pela paciência.


    Ela não tem o cartão cidadão ainda, por isso perguntei se a certidão do registro da nacionalidade serviria. Temos o assento, onde consta o nome dela, data da nacionalidade, nome dos pais e etc. Posso dar entrada com esse documento?

  • editado April 2021

    @Fmserrano ...

    Bom Dia...

    "...Ela não tem certidão de nascimento Portuguesa. Ela nasceu no Brasil..."

    Se o processo de Aquisição da Nacionalidade Portuguesa de sua esposa foi concluído...ELA NASCEU EM PORTUGAL...!!!

    Isso mostra que você realmente não tem conhecimento sobre o assunto...Justamente por perceber isso foi que te orientei a ler os tópicos dos links...Assim VOCÊ assume o controle do processo sem ter que depender de advogados ou de qualquer outra pessoa...

    Você mencionou em sua primeira postagem que o processo foi feito por advogados...

    Se o processo foi concluído...Sua esposa É CIDADÃ PORTUGUESA e consequentemente TEM SEU NASCIMENTO REGISTADO EM PORTUGAL...E PODE SOLICITAR UMA CERTIDÃO DE NASCIMENTO PORTUGUESA QUANDO BEM ENTENDER...

    Normalmente uma Certidão dessas é enviada para o endereço que foi informado no formulário da Nacionalidade...Se vocês não receberam é porque o advogado não encaminhou para vocês após a conclusão do processo de sua esposa...

    Veja...qui no Fórum só permanece leigo quem quer...TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA FAZER ESSE SEGUNDO PROCESSO DE SUA ESPOSA ESTÃO DISPONÍVEIS NOS LINKS QUE TE PASSEI...DE GRAÇA...

    Veja...Nessa postagem de ontem...Eu copiei um modelo de Certidão de Nascimento Portuguesa...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/242020/#Comment_242020...

    Vocês receberam um documento nesse formato após a conclusão do processo de sua esposa...???

    Se não receberam...Ou pede para o advogado enviar para vocês...Ou pede uma no civilonline.pt ao custo de € 10,00...

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

    Veja...Para todos os procedimentos necessários para fazer o processo de sua esposa...Tem orientações disponíveis aqui no Fórum...

  • @Nilton Hessel eu editei a minha postagem pois achei esse assento (certidão de nascimento Portuguesa).

    Calma q aos poucos vou pegando o jeito.

    Se tenho esse assento em mãos, não há necessidade de gastar com o cartão cidadão ok? Se sim, posso enviar a eles uma cópia simples ou precisa ser autenticada?

    Obrigado

  • @Fmserrano ...

    Da Certidão Portuguesa basta cópia simples...

    Sua esposa precisa enviar cópia autenticada de algum documento de identificação dela...

    Para os processos daqui de casa nós fizemos o Cartão de Cidadão pois era pela Lei antiga e na época estava claro...(Inclusive com publicação de email de resposta de Conservatória)...Que uma cópia autenticada desse documento de identificação Português era exigida...

    De lá pra cá a Lei foi alterada e as exigências diminuiram sensivelmente...

    Por isso perguntei aos colegas sobre qual seria o documento exigido hoje...

    Vamos ver se alguém tem alguma informação mais recente sobre isso...

  • editado April 2021

    Cartão de crédito Internacional liberado para uso no exterior...

    Normalmente é mais fácil conseguir com cartão virtual do Banco...

    Mas prepare-se...Leia essa discussão abaixo...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17555/pagamento-da-taxa

    Nas primeiras páginas dessa discussão tem o passo a passo para realizar o pagamento com cartão de crédito...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-por-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-ovar-almada-e-crc-lisboa/p21

  • @Nilton Hessel


    Tudo entendido. Só estou esperando seus colegas responderem se preciso ou não tirar o CC (ja sei até o que é o CC.. rs) ou se posso enviar o Assento.


    Sobre o pagamento, torcendo para o meu banco Santander não dar os mesmos problemas q deu a vc na hora de pagar.

  • @gandalf tudo bem?


    O caso da minha esposa é uma conversão para atribuição (netos). Não tiramos o CC dela. Pode ser enviado apenas o assento de nascimento dela então? Devo enviar tb uma cópia autenticada de mais algum documento? Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.