Processos de conversão para netos já naturalizados

14243444648

Comentários

  • @Bruna Serralha

    O número de participantes da planilha de Convolação não permite tirar muitas conclusões.

    As coisas andam bem demoradas na CRCentrais em 2022, em particular o registo e emissão do assento.

    Para Netos (1D) e casamento (art-3) tem demorado mais de 180 dias. Mas casamento Base-X se mantém em 14 dias na CRCentrais.

    Creio que o seu deve ser do tipo rápido também. Está com 45 dias na espera. Pode sair a qualquer momento.

  • Obrigada @gandalf !

    Vou segurar minha ansiedade mais um pouquinho aqui, e assim que tiver novidades venho aqui dividir e atualizar a planilha.

    Boa semana!!

  • editado June 2022

    Boa tarde pessoal.

    Acabei de colocar no correio a documentação para convolação da nacionalidade.

    Vocês são nota 1.000!

    Desde quando cheguei nesse fórum em 2017 recebo o apoio de cada um de vocês que mesmo sem receber alguma vantagem monetária se dispõe para auxiliar o próximo!

    Bora ver essa convolação.

  • Bom dia.

    Sou cidadão portugues desde 2019 com processo iniciado em 03/2017 através de naturalização por ser neto e gostaria de obter informações como efetuar a convolação de minha nacionalidade . Nao encontro nenhum link com formularios ou instruçoes no novo site do consulado e nem no do IRN. Poderiam me orientar?


    Agradeço

  • @Bruna Serralha

    Olá Bruna, boa noite!

    Consegue me ajudar com uma dúvida?


    Observei que alguns processos de convolação tem demorado bastante e outros como o seu tem se desenrolado mais rapidamente. Você enviou o seu processo para qual endereço?


    Estou para enviar minha documentação e o endereço que tenho é esse: Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 ou 198 | 1099-003 - Lisboa Portugal


    Obrigado pela ajuda,

    Daniel

  • editado June 2022

    @DanielAntunes_7

    Os processos de conversão de aquisição para atribuição de netos só pode ser feito na CRCentrais. O endereço está correto. Mande por DHL

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa  (+351) 213 817 600 registos.centrais@irn.mj.pt

    Pessoas nem sempre informam que houve pedido de urgência, que afeta o tempo. Nem todos preenchem na planilha corretamente, mas o tempo usual parece ser em torno de 270 dias. Não existe mágica que artificialmente faça um processo andar mais rápido que outro. São situações particulares de cada um, que levam a isso. E sempre o pedido de urgência comprovada, disponível para quem de fato precisa.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=434686975

  • bom dia!!

    Enfim meu registro foi criado e já atualizei a planilha, agradeço a todos pela ajuda e informações imprescindíveis !!

    Fui pedir a certidão pelo cicilonline e estou tendo problema com o site, desde segunda tento realizar o pedido e não consigo, após digitar todos os dados e ir para a página de pagamento, coloco todos as informações do cartão, vai para próxima página que pede o token, também preencho certinho, carrega, e simplesmente volta para a página anterior onde tem que clicar em pagamento novamente... tentei 3 vezes, em dias diferentes e pelo computador e celular, alguém passou pelo mesmo problema? como conseguiu resolver?

    Muito obrigada desde já!!

  • Obtive um posição do civilonline sobre o problema que eu estava tendo, desde do dia 12/06 os pagamentos com Mastercard estão a dar erro.

    "Por informação da equipa de suporte, comunica-se que está a ocorrer um problema na rede UNICRE/monext e afeta os pagamentos realizados com Cartão de crédito da rede Visa Mastercard, desde o dia 15 de junho a partir das 14:00. Os pagamentos com cartão da rede VISA estão a decorrer sem incidentes.

    O problema já foi reportado para a UNICRE, mas até agora ainda não obtivemos resposta e a situação mantem-se."

    Não consegui incluir essa informação no tópico do civilonline, por isso enviei aqui mesmo.

  • Oi Pessoal,


    O meu pai ainda não possui o cartão cidadão e estamos iniciando o processo de convolação.


    No site do Consulado de Portugal de SP, não tem a recomendação desse documento, mas na primeira página desse fórum, notei que vocês recomendam.

    O problema é que o processo para o Cartão Cidadão aqui em São Paulo está demorando muito, principalmente o agendamento no Consulado.


    Vocês tem alguma outra opinião sobre isso, como tem sido na prática aqui, o pessoal tem enviado com o cartão cidadão e caso não, o processo tem tido algum problema por isso?

    "- fotocópia certificada do documento de identificação português em prazo de validade, certificada no consulado português, cartão de cidadão ou passaporte"

  • Ola a todos,

    Uma informacao para aqueles que aguardam aprovacao e criacao de registo. Um de meus irmaos que entrou com o pedido de convolacao em outubro de 2021(nao tem os dados na planilha), teve o processo aprovado em 21 de junho e o registo foi criado em 13 de julho.

  • alexpguegaalexpguega Member
    editado November 2022

    Pessoal, boa tarde!

    Alguém por acaso tentou atendimento presencial no RCLisboa por esses tempos?

    Não existe data para agendamento...

    A única alternativa que tive foi agendar na ERBenfica.

  • Olá, pessoal, feliz ano novo para Todos!

    Não sei se procede, pelo menos foi o que pude entender das diversas mensagens postadas aqui. Os processos de convolaçao de netos, não podem ser mais enviados para ACP? Só Lisboa? Ou seria só para pedidos novos?

    Só necessito desta informação para o envio dos docs da minha mãe, para depois eu conseguir tirar os meus.

    Muito obrigada!

  • olá pessoal todos bem espero...

    uma dúvida, ... eu consegui a minha convolação recentemente mas ainda não recebi nenhuma certidão do CRC pelo correio ou email ...

    como estou querendo fazer logo o pedido de nacionalidade da minha filha de 13 anos pela ACP , pergunto se o registro dessa conversão deferido e criado segundo o andamento do processo informado no sistema ... tem o mesmo número de assento da minha certidão originariamente adquirida em 2016 com fins de preencher o fomulario dela ???

    no aguardo, obrigado!

  • @roberto delgado

    Deveria constar como mais um averbamento no final seu assento de nascimento.

    Pode pedir um pelo civilonline para conferir. Chega em 1-2 dias úteis e custa 10 euros.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • CONCLUSÃO DE PROCESSO...

    Depois de seis anos com a Nacionalidade Portuguesa derivada decidi fazer a conversão...Aproveitando alguns aspectos...Entre eles o câmbio favorável e a carona na remessa de um processo de um familiar para Lisboa...


    18/07/2022 - Documentos recepcionados na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa...(Envio DHL partiu de São Paulo / SP em 07/07/2022)...;

    11/01/2023 - E-mail informando sobre a conclusão do processo...:


    "...Exmo(a). Senhor(a),

     

    A Conservatória dos Registos Centrais tem o prazer de comunicar a V. Exa. que o processo de nacionalidade, supra mencionado, foi concluído com sucesso tendo, na presente data, sido lavrado o averbamento, de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º, n.º 1, al. d), da LN, ao assento de nascimento do(a) interessado(a).

    Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, ou aceder a:

     

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

     

     

    Com os melhores cumprimentos...."


    __________________________


    OBS...Não tenho nenhuma informação adicional sobre o andamento desse processo...Não recebi nenhuma comunicação de Lisboa...E tampouco solicitei...Apenas aguardei a conclusão do processo...


    Sorte...!!!

  • Tenho a seguinte dúvida: Meu pai está com processo para atribuição da nacionalidade por ser neto de português, caso ele consiga a nacionalidade ele poderá passar pra mim?

    OBS: Detalhe eu já tenho a nacionalidade por aquisição (adquirida por morar mais de 5 anos), poderei converter a nacionalidade por aquisição pela de atribuição?

    Como que ficaria este caso.. Alguém que já tenha passado por essa situação?

  • @KarinaBueno ,

    A conversão ou convolação é apenas para netos naturalizados, artigo 1D. No seu caso, quando seu pai for atribuído você poderá pedir sua atribuição como filha, artigo 1C.

  • @KarinaBueno

    Vc obteve sua cidadania antes de 2017?

    Se sim, pode. É um processo de convolação.

    Depois dele se tornar português, vc pode pedir como filha.

    Só precisa reunir mais informações...

    @Destefano @CarlosASP @nunogomes por favor, têm mais informações sobre a convolação?

  • editado May 2023

    @KarinaBueno o seu caso aconselha uma exposição ao arquivo central do Porto, quando sair a cidadania do seu pai por ser neto de português, haja em vista que vc já é cidadã portuguesa, só que por aquisição, então penso que vai ser feito um averbamento no seu atual assento de nascimento português, em que constará que ao abrigo do artigo 1º,C) da Lei da Nacionalidade lhe foi atribuída a cidadania. Só n estou a ver qual a via mais certa, se é requerer um processo normal de filho nascido no estrangeiro, se é outra via. Logo algum conservador(a) lhe dirá o que tiver por mais conveniente. @mabego n meu entender convolação foi um processo especial que se criou quando neto passou a dar atribuição e n aquisição. De todo o modo, penso que no caso da Karina irá acontecer um processo de convolação especialíssimo. Logo veremos. Depois dê novidade @KarinaBueno . PS quanto tempo já passou desde que o seu pai entregou o processo. PS1, vale mesmo a pena este processo, i.e, vc tem algum filho anterior à sua naturalização qe ainda n seja português? Caso contrário os efeitos práticos de ter atribuição ñ serão nenhuns, à exceção de poder ser eleita presidente da república.

  • Oi, gente. Não sei se esse tópico está ainda movimentado, mas gostaria de saber um pouco mais do processo de convolação. Quanto tempo está levando para o processo ser finalizado? Quais são os critérios para solicitar urgência? A gente recebe alguma senha para acompanhar o processo? Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.

  • @LuccaYann

    qual é o seu caso?

    urgências não estão sendo concedidas (só em casos humanitários)

  • @KarinaBueno ,

    como havia dito antes o processo de convolação é apenas para netos, tanto que o formulário a ser preenchido é o 1D. O que você como filha não pode fazer. Você teria mesmo que fazer um processo como filha pelo artigo 1C. Por favor contate uma conservatória e poste aqui as instruções que te derem, para esclarecer para outros interessados.

  • @mabego

    Oi. Na verdade não é o meu caso. Estou tentando ajudar um amigo. O pai dele já tirou a cidadania como neto de português, mas isso já tem uns 7 anos. E aí esse amigo se interessou em tirar agora a dele mas como o processo do pai dele foi pelo antigo, ele foi orientado a fazer a convolação do pai dele pra então conseguir solicitar a dele. Só que ele tá relatando que tá demorando demais e que ele tentou contato com a conservatória e foi dito que ainda nem foi analisado. Então eu só queria entender essa questão do tempo estimado pra se concluir, se existe senha de acompanhamento (ele não sabe se tem), passos seguintes.

  • @LuccaYann ,

    os processos de convolação estavam levando de 7 a 9 meses. Quando o pai de seu amigo deu entrada?

    Quanto a senha todos os processos tem senha. Se ele não recebeu por email, pode ligar na linha de registos  (+351) 211 950 500 ou mandar email solicitando a senha e informando nome completo e data de nascimento para registos.centrais@irn.mj.pt.
















    /

  • Boa tarde a todos!

    Irei dar entrada no processo de convolação do meu pai, gostaria muito de confirmar se as informações abaixo ainda estão válidas?


    • pagamento da taxa €175 por cartão de crédito
    • impresso de modelo do formulário 1D recebido por e-mail, impresso a cores frente e verso, preenchido sem rasuras e assinado presencialmente no cartório para ser certificado por AUTENTICIDADE
    • certificado do registo criminal do país da naturalidade e da(s) residência(s), se diferente(s) de Portugal, e outros países que tenha nacionalidade.
    • Cartão cidadão (cópia autenticada no cartório)
    • Assento de nascimento (cópia simples)

    Mandar os documentos por DHL para o endereço abaixo, e aguarde os e-mails de notificação e andamento do processo.

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa



    Desde já muito obrigado pela ajuda

  • @Rodrigo Moreira ,

    sim estão. Só uma sugestão quando for preencher o formulário, no quadro 2 item 5 mencione que é um pedido de conversão de nacionalidade adquirida para nacionalidade por atribuição.

  • editado June 2023

    Muito obrigado pela dica @texaslady

    uma última dúvida, para fazer o envio a melhor opção é pela DHL mesmo?

  • @Rodrigo Moreira ,

    é a opção mais segura e rápida de envio.

  • alexpguegaalexpguega Member
    editado June 2023

    Pessoal, boa noite.

    Fui consultar o processo da minha mãe e consta como: (324 - Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses)).

    No caso, ela já possui a naturalização e gostaria de pedir convolação.

    O processo esta correto?

    Vem demorando bastante para sair, e tenho receio de terem entrado com o processo equivocado, devido ela já ser de mais idade e não saber muito bem resolver essas questões.

    Desde já agradeço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.