Processos de conversão para netos já naturalizados

1424344454648»

Comentários

  • Olá pessoal, boa tarde!


    Meu processo está na fase inicial-bolinha 1 (recebido - formulário-1D) há mais de um ano. Já enviei e-mails (registos.centrais@irn.mj.pt, rcentrais.diversos@irn.mj.pt), mas a resposta que recebo é que ele está aguardando instruções por ordem de entrada.


    Alguém sabe se há alguma ação que eu possa tomar nesse caso?


    Meu processo de Convolação foi recebido em Lisboa (Rodrigo da Fonseca n.º 198) em 28/07/2022.


    Agradeço qualquer orientação que possam oferecer.

  • @DanielAntunes_7

    Não, nenhuma ação a se tomar. Só esperar.

  • Boa noite!

    Fiz o processo de convolação do meu pai e foi concluído, tendo recebido o seguinte email:

    ***

    A Conservatória dos Registos Centrais tem o prazer de comunicar a V. Exa. que o processo de nacionalidade, supra mencionado, foi concluído com sucesso tendo, na presente data, sido lavrado o averbamento, de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º, n.º 1, al. d), da LN, ao assento de nascimento do(a) interessado(a).

    Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, ou aceder a:

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

    ***

    No entanto, eu não tenho sequer acesso à certidão de nascimento portuguesa do meu pai, pois para acessar as certidões e demais documentos preciso de uma chave de acesso que pelo que vi teria que tirar pessoalmente no Consulado. Alguém saberia me dizer se esse é o próximo passo?

    Preciso dessa certidão para abrir meu processo de cidadania como filho de português.

    Agradeço de antemão.

    Att,

    Bruno Cardoso

  • @brunucardoso1 ,

    siga as instruções deste link e você pode tirar uma certidão do assento de seu pai. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Mas caso você tenha os dados do assento dele você não precisa enviar o assento, basta informar no formulário 1C. O assento que seu pai recebeu quando fez a nacionalidade dele, tem todos os dados necessários. Agora com a convolação eles só fazem o averbamento naquele assento, Não vão enviar um novo assento.

    As instruções básicas para o 1C de maior estão aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

  • Pessoal, boa tarde!

    Espero que todos estejam bem .....


    Finalmente irei dar entrada no processo de atribuição do meu pai, gostaria de saber se houve alguma mudança no processo no último ano?


    Obrigado

  • Boa noite!

    Entrei com o processo de convolação e a documentação recepcionada na CRC em junho de 2022. Recebi o e-mail com a senha em outubro do mesmo ano. Entretanto, ainda consta bolinha 1 (foi recebido).

    Está demorando bastante né pessoal, quase 2 anos na mesma fase. Mais alguém nessa situação?

    já mandei e-mail perguntando se está dentro da normalidade e a CRC nem responde rsrsrs… O jeito é aguardar né.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.