Processos de conversão para netos já naturalizados

1424344454648»

Comentários

  • Olá pessoal, boa tarde!


    Meu processo está na fase inicial-bolinha 1 (recebido - formulário-1D) há mais de um ano. Já enviei e-mails (registos.centrais@irn.mj.pt, rcentrais.diversos@irn.mj.pt), mas a resposta que recebo é que ele está aguardando instruções por ordem de entrada.


    Alguém sabe se há alguma ação que eu possa tomar nesse caso?


    Meu processo de Convolação foi recebido em Lisboa (Rodrigo da Fonseca n.º 198) em 28/07/2022.


    Agradeço qualquer orientação que possam oferecer.

  • @DanielAntunes_7

    Não, nenhuma ação a se tomar. Só esperar.

  • Boa noite!

    Fiz o processo de convolação do meu pai e foi concluído, tendo recebido o seguinte email:

    ***

    A Conservatória dos Registos Centrais tem o prazer de comunicar a V. Exa. que o processo de nacionalidade, supra mencionado, foi concluído com sucesso tendo, na presente data, sido lavrado o averbamento, de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º, n.º 1, al. d), da LN, ao assento de nascimento do(a) interessado(a).

    Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, ou aceder a:

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

    ***

    No entanto, eu não tenho sequer acesso à certidão de nascimento portuguesa do meu pai, pois para acessar as certidões e demais documentos preciso de uma chave de acesso que pelo que vi teria que tirar pessoalmente no Consulado. Alguém saberia me dizer se esse é o próximo passo?

    Preciso dessa certidão para abrir meu processo de cidadania como filho de português.

    Agradeço de antemão.

    Att,

    Bruno Cardoso

  • @brunucardoso1 ,

    siga as instruções deste link e você pode tirar uma certidão do assento de seu pai. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Mas caso você tenha os dados do assento dele você não precisa enviar o assento, basta informar no formulário 1C. O assento que seu pai recebeu quando fez a nacionalidade dele, tem todos os dados necessários. Agora com a convolação eles só fazem o averbamento naquele assento, Não vão enviar um novo assento.

    As instruções básicas para o 1C de maior estão aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

  • Pessoal, boa tarde!

    Espero que todos estejam bem .....


    Finalmente irei dar entrada no processo de atribuição do meu pai, gostaria de saber se houve alguma mudança no processo no último ano?


    Obrigado

  • Boa noite!

    Entrei com o processo de convolação e a documentação recepcionada na CRC em junho de 2022. Recebi o e-mail com a senha em outubro do mesmo ano. Entretanto, ainda consta bolinha 1 (foi recebido).

    Está demorando bastante né pessoal, quase 2 anos na mesma fase. Mais alguém nessa situação?

    já mandei e-mail perguntando se está dentro da normalidade e a CRC nem responde rsrsrs… O jeito é aguardar né.

  • Bom dia a Todos!

    Espero que s encontrem bem .....


    Alguém sabe dizer como estão os processos de convolação? Tempo médio que está levando para concluir?



    Obrigado

  • @Rodrigo Moreira


    Apenas para ser claro: trata-se de um processo de convolação ou de conversão?

    Eu acredito que todos os processos de convolação já foram finalizados. Os de conversão, a princípio, levam o mesmo tempo que um processo normal. Mas são raros os casos aqui no fórum, não dá para ter uma ideia muito precisa.


    diferença:

    • convolação: quando a lei muda enquanto o seu processo está correndo. com a convolação, você indica que prefere que o seu processo seja analisado à luz da nova lei. Concretamente: antes, a lei dizia que os netos poderiam ter a nacionalidade adquirida. Com a mudança na lei, passou a ser a nacionalidade atribuída. Quem já tinha enviado seus processos pela lei antiga, podia informar ao IRN que gostaria que seu processo fosse analisado pela lei nova;


    • conversão: quando a pessoa já possui a nacionalidade portuguesa, mas deseja mudar o tipo (normalmente, passando de uma nacionalidade adquirida para uma nacionalidade atribuída)


  • @Rodrigo Moreira ,

    Ultimamente tem poucos processos de convolação relatados no fórum para se ter uma idéia de tempo mais precisa. Por volta de 2020 levavam cerca de 7 meses, depois este prazo subiu para mais ou menos 1 ano. Hoje em dia é difícil saber mas chutando não creio que leve menos de 2 anos, possivelmente entre 2,5 e 3 anos. Pois o processo corre em Lisboa e o de netos está levando mais de 3 anos. E apesar de muito mais simples, o processo de convolação é um processo 1D. O processo de seu xará num post ai acima está com quase 2 anos. Um outro mais acima também a quase 2 anos e os dois na bola 1 ainda. Dê uma olhada.

  • @eduardo_augusto Seria conversão mesmo, fiz a nacionalidade do meu pai em 2016 e só fui enviar os documentos para a alteração agora pouco. Talvez seja um dos últimos a enviar rsrs


    @texaslady sim, não vi mais nada, por isso resolvi perguntar aqui. Obrigado pela ajuda de sempre.


    Só resta aguardar então.

  • Bom dia!

    Só para compartilhar que o processo do meu pai foi recebido ontem dia 23/07 em Lisboa e hoje (um dia depois) já recebi o e-mail com a chave de acesso. Pelo que pude ler aqui anteriormente, costuma-se demorar um pouco para receber esse e-mail.

    Espero e vamos torcer para que os processos estejam andando com maior rapidez.


    obrigado,

  • Boa tarde pessoal, feliz ano novo.

    Em relação ao meu processo de conversão (adquirida para atribuída) ainda encontra-se na bolinha 1. Meu processo foi recepcionado na CRC em junho de 2022. Ao indagar por e-mail, me informaram que estão trabalhando na segunda quinzena de maio de 2021😔.

    Por acaso se entrasse com esse processo através de advogado, de forma online, o prazo seria menor ou entraria na mesma fila?

    Outra dúvida, pretendo fazer agora a transcrição do casamento, acham que impacta alguma coisa, resaltando que ambos mantiveram os nomes de solteiros?

    Desde já agradeço😍

  • @Rodrigo TSilva


    Por acaso se entrasse com esse processo através de advogado, de forma online, o prazo seria menor ou entraria na mesma fila?

    Até onde sabemos, os processos feitos por advogados caem na mesma fila. Ou seja, não há ganho de tempo.


    Outra dúvida, pretendo fazer agora a transcrição do casamento, acham que impacta alguma coisa, resaltando que ambos mantiveram os nomes de solteiros?

    Pode fazer a transcrição em paralelo, sem problema. A transcrição vai gerar uma averbação no assento de nascimento já existente. E a conversão, se/quando aprovada, vai gerar mais uma averbação no mesmo assento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.