Ola, minha pergunta pode ser até inocente mas eu tenho o nome de minha avó, pai, mãe, concelho, freguesia, passaporte, mas não sei como pedir a certidão de nascimento dela...pelo portal do cidadão não consegui pois ela é de 1915 e lá só da para pedir com no maximo 100 anos, por e-mail, para os arquivos distritais , mandei um e-mail para Bragança e me responderam para mandar para Mirabela, mandei e me informam para pedir em Bragança, eu preciso de uma cópia da certidão de nascimento para processo de retificação de nome em certidão do Brasil. obrigado.
O pedido deve ser feito à Conservatória do Concelho. Você conseguirá solicitar pelo portal do cidadão se colocar o ano 1917 e no campo destinado à informações indicar o ano correto.
Para a cidadania serve a certidão de batismo do português ou só a de nascimento? Pois acho que estou no caminho certo de encontrar a certidão de batismo, mas não sei onde procurar a de nascimento. Estou bem perdida.
Alguém pode me ajudar?
Na certidão de casamento dele no Brasil diz que ele foi batizado na freguesia de Santa Maria Maior, Distrito de Vila Real - Arq. de Braga.
@Mariza essa indicação está na certidão de casamento religiosa dele do Brasil "batizado na freguesia de Santa Maria Maior, Distrito de Vila Real - Arq. de Braga - Portugal"
Eu procurei em Santa Maria Maior do Concelho de Chaves. Mas, há outras freguesias com o mesmo nome no Concelho de Alijó, de Murça e Valpaços - todos no Distrito de Vila Real
Olá! Sou nova por aqui e comecei agora a pesquisar os documentos necessários para a naturalização, mas estou encontrando dificuldade em localizar a certidão de nascimento de meu avô. Tenho alguns dados dele, mas mesmo assim não tenho tido sucesso em minhas buscas. O nome dele era: Alvaro José Moutinho Nascido em 15/08/1906 em Mirandela Pais: Antonio Mariano Moutinho e Maria Candida Moutinho Já entrei em contato com o cartório de Mirandela que me informou que documentos com mais de 100 anos se encontram no Arquivo Distrital de Bragança. Já entrei em contato com eles, mas ainda não obtive retorno. Também pesquisei no site do Arq de Bragança, mas não encontrei nenhuma referência. Será que alguém pode me ajudar? Obrigada
Olá pessoas!! Quanto mais leio, mais me perco. Na verdade, perco as esperanças. Não sei mais onde buscar informações pra descobrir de onde, em Portugal, era minha bisavó. Não consigo informações.... Tenho apenas os nomes dos pais dela. Mas não sei quando ela veio para o Brasil, nem a idade dela quando veio... Alguém tem alguma idéia que poderia me ajudar? Obrigada!!
Eu gostaria de saber se conseguem me ajudar a encontrar o assento de batismo do meu bisavô. Eu já procurei bastante e estou perdendo as esperanças... Tenho algumas informações dele que obtive com minha família, através do familysearch.org, e com a certidão de casamento brasileira. A filha dele, minha tia avó, disse que ele nasceu no município de Lousã, freguesia de vilarinho, mas não encontrei nos registros do site tombo.pt! Aliás, pesquisei e planilhei todas as outras freguesias de todos municípios referente ao ano em que ele nasceu.
• Dados do Português:
Nome: Arthur Ferreira Mãe: Maria da Conceição Pai: Abílio Ferreira Esposa: Maria Amália Lopes (Também portuguesa, nascida em Coimbra, Portugal - 27/05/1906)
Data de nascimento: 01/02/1897 (Certidão de casamento brasileira)
Registro Geral Nº 1.788.600 Carteira Nº 402203 Exp. 27/07/1953
• (Informações passadas por uma das filhas). - Nascimento: Município: Lousã Freguesia: vilarinho
Obs: No Registro de Estrangeiro, consta estado civil Casado. Acredito então que também tenham casado em Portugal antes de vir para o Brasil.
Pois é. O meu grande problema é a falta de informações. Ela se casou com um espanhol de nome José Samos Castelhão (ou Castilhão). Mas não sei se casaram-se no Brasil ou em Portugal (ou outro lugar qualquer). Não sei nem se realmente se casaram no papel...
Cheguei a escrever pra Cepese com as informações do @Kleber, mas como os parâmetros de pesquisa retornam muitos resultados, não consigo visualizá-los pela internet. Teria que ser uma pesquisa detalhada e eu teria que pagar para isso. Tive dificuldades de fazer o processo de transferência para pagar as custas e acabei desistindo. Mas quero retomar... Vou fazer uma última tentativa de conseguir mais alguma informação.. Qualquer coisa, posto aqui!
Ola Mariza, Encontrei a localidade de nascimento do meu avô em seu inventário, na certidão de casamento dele (realizado aqui no Brasil) e minha mãe também me confirmou esse local (infelizmente meu pai também é falecido...)
Em relação ao nome é uma confusão básica... No inventário e na certidão de casamento consta como pai do meu avô Antonio MARIANO, mas essas referências do Family Search que vc achou os links também se referema ele sim, Francisco e Hermelinda eram irmãos do meu avô. E nessas referências aparece Antonio MARIA....
Será que procurando pela data de imigração ou pelo vapor que veio eu consigo mais informações?
Pesquise nos livros da freguesia de Mirandela, sabendo que essa indicação pode significar o Concelho que possui muitas freguesias: https://tombo.pt/f/mdl21 - Não consegui encontrar o vapor, essas informações eram dadas pelo imigrantes muitos anos após a chegada, portanto faziam confusão com as datas e nomes.
pelo menos o pai "António Maria" era da freguesia de Barcel, concelho de Mirandela, dei uma olhada rápida nos batismos dessa freguesia e não encontrei nenhum dos filhos. Abaixo o pedido de passaporte da família, clica no tif 328:
Se meu avô tinha um irmão gêmeo, eu não sei!!!! Meu avô morreu quando eu tinha 2 anos e meu pai quando eu tinha 4, depois disso perdi o contato com essa parte da minha família, por isso sei tão pouco dele...
Tenho 2 irmãs que já conseguiram a cidadania portuguesa. Perguntei ao Consulado se seria necessário eu obter uma certidão de meu pai, visto que seus dados estavam no sistema. A resposta curta e grossa foi de que é necessário TODOS os documentos. Entrei em contato com o Concelho de Ovar ( meu pai era da freguesia de Maceda ) e eles me enviaram a seguinte resposta:
CRCivil Ovar 2013-08-27 Manuel Pinto da Silva Pereira; Margarida Gomes de Sá; João Pinto da Silva Pereira Assento de Nascimento 283/2013 Confirmado
Conservatória do Registo Civil de Ovar.
Gostaria de saber se isso já é necessário ou se caso contrário, onde posso obter então a Certidão para levar ao Consulado e finalmente agendar.
Dados do meu pai: Nome : João Pinto da Silva Pereira Data de nascimento: 15 de abril de 1927 Pai: Manuel Pinto da Silva Pereira Mãe: Margarida Gomes de Sá Freguesia: Maceda Concelho: Ovar
@Roberto, com o nr do Registro , data de nascimento e local já é pode dar entrada no processo.Não precisa do documento em papel. Faça direto por uma conservatória.
Eu gostaria de saber se conseguem me ajudar a confirmar os dados de nascimento de meus avós para solicitação de Segunda Via de Certidão de Nascimento e Transcrição de Casamento e Óbito.
Tenho algumas informações dele que obtive com minha família e com a certidão de casamento brasileira.
• Dados do Avô Português:
Nome: Manoel Rodrigues Mãe: Maria de Sousa Pai: Salvador Rodrigues Data de nascimento: 15/10/1922 Freguesia: Casais Concelho: Lousada Distrito: Porto Registro Geral Nº 1136916 (Numero da Carteira que consta na Cédula de Identidade de Estrangeiro) Cedula de Identidade de Estrangeiro: W066122-Y Chegada ao Brasil: 10/11/1934
• Dados do Avó Portuguêsa:
Nome: Maria Amelia Lima da Cruz Mãe: Ema Ferreira Lima Pai: Paulino Jose da Cruz Data de nascimento: 16/04/1921 Freguesia: Desconhecida Concelho: Esposende Distrito: Braga Registro Geral Nº 1161418 (Numero da Carteira que consta na Cédula de Identidade de Estrangeiro) Cedula de Identidade de Estrangeiro: W268331-1 Chegada ao Brasil: 09/01/1929
Par obter o registro do avô envie nome, filiação, data de nascimento e freguesia à Conservatória de Lousada. Não precisa de indicar número de documentos.
Comentários
O pedido deve ser feito à Conservatória do Concelho. Você conseguirá solicitar pelo portal do cidadão se colocar o ano 1917 e no campo destinado à informações indicar o ano correto.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/26031/#Comment_26031
Após longa espera, consegui algumas informações no AN e cartório. Porém nada sobre Conselho/Freguesia de origem, para conseguir seu assentamento.
Criei link abaixo, onde postei os novos dados que obtive. Alguém pode me ajudar?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8999/como-localizar-o-concelho-freguesia-com-os-dados-diversos-que-possuo#latest
Alguém pode me ajudar?
Na certidão de casamento dele no Brasil diz que ele foi batizado na freguesia de Santa Maria Maior, Distrito de Vila Real - Arq. de Braga.
Pra onde mando e-mail pra ver se encontram?
Envie os dados ao Arquivo de Vila Real: http://www.advrl.org.pt/contactos.html
Até 1911 só existiam os registros de batismos.
Muito obrigada!!!
Não encontrei o Manuel em Santa Maria Maior. Onde consta essa indicação?
essa indicação está na certidão de casamento religiosa dele do Brasil "batizado na freguesia de Santa Maria Maior, Distrito de Vila Real - Arq. de Braga - Portugal"
é Manoel Antonio Areias
Eu procurei em Santa Maria Maior do Concelho de Chaves. Mas, há outras freguesias com o mesmo nome no Concelho de Alijó, de Murça e Valpaços - todos no Distrito de Vila Real
Procure em todas: https://tombo.pt/d/vila-real
Manuel x Manoel - pode estar escrito de forma diferente dos documentos brasileiros.
Sou nova por aqui e comecei agora a pesquisar os documentos necessários para a naturalização, mas estou encontrando dificuldade em localizar a certidão de nascimento de meu avô.
Tenho alguns dados dele, mas mesmo assim não tenho tido sucesso em minhas buscas.
O nome dele era:
Alvaro José Moutinho
Nascido em 15/08/1906 em Mirandela
Pais: Antonio Mariano Moutinho e Maria Candida Moutinho
Já entrei em contato com o cartório de Mirandela que me informou que documentos com mais de 100 anos se encontram no Arquivo Distrital de Bragança. Já entrei em contato com eles, mas ainda não obtive retorno. Também pesquisei no site do Arq de Bragança, mas não encontrei nenhuma referência.
Será que alguém pode me ajudar?
Obrigada
Onde tem a referência de Mirandela? O pai pode ser Antonio Maria.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKJG-XDF9
Irmãos?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKJG-X8WP
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDR-9MCJ
Na verdade, perco as esperanças. Não sei mais onde buscar informações pra descobrir de onde, em Portugal, era minha bisavó. Não consigo informações.... Tenho apenas os nomes dos pais dela. Mas não sei quando ela veio para o Brasil, nem a idade dela quando veio... Alguém tem alguma idéia que poderia me ajudar? Obrigada!!
Se você seguir as orientações do Kleber terá chance de descobrir mais dados:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/99134/#Comment_99134
O pagamento ao Cepese poderá ser feito através do site do Transferwise - peça ajuda na família ou amigos para fazer a transferência.
A certidão de casamento é importante - onde se casaram? nome do cônjuge? Quando?
Eu gostaria de saber se conseguem me ajudar a encontrar o assento de batismo do meu bisavô.
Eu já procurei bastante e estou perdendo as esperanças...
Tenho algumas informações dele que obtive com minha família, através do familysearch.org, e com a certidão de casamento brasileira.
A filha dele, minha tia avó, disse que ele nasceu no município de Lousã, freguesia de vilarinho, mas não encontrei nos registros do site tombo.pt!
Aliás, pesquisei e planilhei todas as outras freguesias de todos municípios referente ao ano em que ele nasceu.
• Dados do Português:
Nome: Arthur Ferreira
Mãe: Maria da Conceição
Pai: Abílio Ferreira
Esposa: Maria Amália Lopes (Também portuguesa, nascida em Coimbra, Portugal - 27/05/1906)
Data de nascimento: 01/02/1897 (Certidão de casamento brasileira)
Registro Geral Nº 1.788.600
Carteira Nº 402203 Exp. 27/07/1953
• (Informações passadas por uma das filhas).
- Nascimento:
Município: Lousã
Freguesia: vilarinho
Obs: No Registro de Estrangeiro, consta estado civil Casado. Acredito então que também tenham casado em Portugal antes de vir para o Brasil.
Muito obrigado de verdade por qualquer ajuda!
Pois é. O meu grande problema é a falta de informações. Ela se casou com um espanhol de nome José Samos Castelhão (ou Castilhão). Mas não sei se casaram-se no Brasil ou em Portugal (ou outro lugar qualquer). Não sei nem se realmente se casaram no papel...
Cheguei a escrever pra Cepese com as informações do @Kleber, mas como os parâmetros de pesquisa retornam muitos resultados, não consigo visualizá-los pela internet. Teria que ser uma pesquisa detalhada e eu teria que pagar para isso. Tive dificuldades de fazer o processo de transferência para pagar as custas e acabei desistindo. Mas quero retomar... Vou fazer uma última tentativa de conseguir mais alguma informação.. Qualquer coisa, posto aqui!
Obrigada pela ajuda!!
Encontrei a localidade de nascimento do meu avô em seu inventário, na certidão de casamento dele (realizado aqui no Brasil) e minha mãe também me confirmou esse local (infelizmente meu pai também é falecido...)
Em relação ao nome é uma confusão básica... No inventário e na certidão de casamento consta como pai do meu avô Antonio MARIANO, mas essas referências do Family Search que vc achou os links também se referema ele sim, Francisco e Hermelinda eram irmãos do meu avô. E nessas referências aparece Antonio MARIA....
Será que procurando pela data de imigração ou pelo vapor que veio eu consigo mais informações?
Você me sugere buscar em algum outro lugar?
Desde já obrigada pela ajuda
Pesquise nos livros da freguesia de Mirandela, sabendo que essa indicação pode significar o Concelho que possui muitas freguesias: https://tombo.pt/f/mdl21 -
Não consegui encontrar o vapor, essas informações eram dadas pelo imigrantes muitos anos após a chegada, portanto faziam confusão com as datas e nomes.
pelo menos o pai "António Maria" era da freguesia de Barcel, concelho de Mirandela, dei uma olhada rápida nos batismos dessa freguesia e não encontrei nenhum dos filhos. Abaixo o pedido de passaporte da família, clica no tif 328:
http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289827
Interessante que Francisco do Patrocínio e Álvaro José tinham 7 anos, podem até ser gêmeos.
Assento do meu bisavô encontrei na data de registro 28/02/1897, livro de registos da freguesia de Lousã.
Obrigada pela a ajuda!
Se meu avô tinha um irmão gêmeo, eu não sei!!!! Meu avô morreu quando eu tinha 2 anos e meu pai quando eu tinha 4, depois disso perdi o contato com essa parte da minha família, por isso sei tão pouco dele...
Tenho 2 irmãs que já conseguiram a cidadania portuguesa. Perguntei ao Consulado se seria necessário eu obter uma certidão de meu pai, visto que seus dados estavam no sistema. A resposta curta e grossa foi de que é necessário TODOS os documentos. Entrei em contato com o Concelho de Ovar ( meu pai era da freguesia de Maceda ) e eles me enviaram a seguinte resposta:
CRCivil Ovar 2013-08-27 Manuel Pinto da Silva Pereira; Margarida Gomes de Sá; João Pinto da Silva Pereira Assento de Nascimento 283/2013 Confirmado
Conservatória do Registo Civil de Ovar.
Gostaria de saber se isso já é necessário ou se caso contrário, onde posso obter então a Certidão para levar ao Consulado e finalmente agendar.
Dados do meu pai:
Nome : João Pinto da Silva Pereira
Data de nascimento: 15 de abril de 1927
Pai: Manuel Pinto da Silva Pereira
Mãe: Margarida Gomes de Sá
Freguesia: Maceda
Concelho: Ovar
Desde já, agradeço a atenção,
Roberto Sobreira Pereira
pensierorj@yahoo.com.br
Eu gostaria de saber se conseguem me ajudar a confirmar os dados de nascimento de meus avós para solicitação de Segunda Via de Certidão de Nascimento e Transcrição de Casamento e Óbito.
Tenho algumas informações dele que obtive com minha família e com a certidão de casamento brasileira.
• Dados do Avô Português:
Nome: Manoel Rodrigues
Mãe: Maria de Sousa
Pai: Salvador Rodrigues
Data de nascimento: 15/10/1922
Freguesia: Casais
Concelho: Lousada
Distrito: Porto
Registro Geral Nº 1136916 (Numero da Carteira que consta na Cédula de Identidade de Estrangeiro)
Cedula de Identidade de Estrangeiro: W066122-Y
Chegada ao Brasil: 10/11/1934
• Dados do Avó Portuguêsa:
Nome: Maria Amelia Lima da Cruz
Mãe: Ema Ferreira Lima
Pai: Paulino Jose da Cruz
Data de nascimento: 16/04/1921
Freguesia: Desconhecida
Concelho: Esposende
Distrito: Braga
Registro Geral Nº 1161418 (Numero da Carteira que consta na Cédula de Identidade de Estrangeiro)
Cedula de Identidade de Estrangeiro: W268331-1
Chegada ao Brasil: 09/01/1929
Muito obrigado de verdade por qualquer ajuda!
Par obter o registro do avô envie nome, filiação, data de nascimento e freguesia à Conservatória de Lousada. Não precisa de indicar número de documentos.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-ZWJB
Para o registro de Maria Amelia além dos dados indique a freguesia de Palmeira de Faro à Conservatória de Esposende.
civil.esposende@irn.mj.pt