Encontrar certidão de nascimento e/ou batismo

123468

Comentários

  • @Vlad
    Tenho todas as informações e mandei pelo e-mail mas ninguém localizou. Também sei que ele veio para o Brasil com 5 anos com os pais saindo de Lisboa e chegou no Porto do Rio de Janeiro no navio Oriana em 16/6/1914.
    Os irmãos mais velhos e a mãe são de Ferreiro do Alentejo freguesia Ferreiro do Alentejo.
    Ele nasceu dia 28/07/1908
    Filho de Agostinho Gomes Silvestre e
    Marianna Amélia Baptista.
    Já estou sem ideias de onde procurar.
  • Olá, meu pai tem dois avós portugueses. Consegui nesse fórum a origem de um deles, mas tive dificuldades para conseguir a sucessão completa de documentos. Gostaria de uma ajuda para encontrar a origem do outro avô, que tenho a sucessão completa:

    Joaquim Alves Esteves, Português, filho de Alexandre Alves Esteves e Carlota Garcia Esteves, nascido em 16/12/1891, veio para o Brasil no vapor Rossétti chegando em 29/01/1908, com procedência do porto de Leixões. No documento do porto de chegada no Brasil, dizia que ele desembarcou em companhia de Manoel Crespo.
  • Só mais um detalhe: ele desembarcou na cidade do Rio de Janeiro
  • Olá,
    Preciso de ajuda para localizar o registro batismo / nascimento do meu avô em Portugal.

    José Batista
    Nascimento: 29.07.1923
    Pai: Manuel Pinto Batista, natural de Ovil, Concelho Baião, Distrito Porto
    Mãe: Arminda Cabral, natural Viariz, Concelho Baião, Distrito Porto

    Obs.: Morou em Baião e na cidade do Porto antes de vir para RJ em 17.10.1927 com a mãe.
  • Boa tarde, pessoal!! Sou nova por aqui, mas já li alguns tópicos aqui pra ver se tem alguém em situação parecida coma minha e não encontrei (até agora, né? rs). Bom, preciso localizar a certidão de nascimento da minha bisavó mas não tenho quase nenhuma informação dela. As pessoas mais velhas da família já faleceram e não sei mais onde procurar. Será que alguém tem uma ideia e pode me ajudar?

    Nome: Silvina Conceição da Fonseca
    Nascimento: 1904 (não sei o dia e mês)
    Pai: Francisco da Fonseca
    Mãe: Maria da Conceição

    Não sei onde ela nasceu. Também não sei em que ano ela veio para o Brasil.
    E também não sei onde procurar essas informações. A certidão de óbito dela só veio escrito que era natural de Portugal, não tenho maiores detalhes...

    Se alguém tiver alguma ideia de como desatar esse nó, agradeço muito!!
  • Olá Stelinha Samos

    Pode ser a emigração da família
    44267 / Silvina / 345205 / Maria Da Conceição / Filha / 19 / Feminino / Sem Indicação
    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    O site do CEPESE não suporta a pesquisa do ID de Maria da Conceição

    Busque mais informações, por exemplo na certidão de casamento de Silvina
  • editado July 2017
    Nossa, Kleber Silva Aguiar, você conseguiu muito mais do que eu consegui em todo esse tempo que tô tentando. Muito obrigada!
    Infelizmente, não tenho nenhuma informação de registro de emigrante e/ou casamento dela. O único documento que tenho é a certidão de óbito dela, onde fala claramente que ela era natural de Portugal (não cita local). Tô "dando tiro no escuro" pra ver o que encontro.
    De qualquer forma, esse site pode me ajudar de alguma forma. Vou ler com calma como posso fazer outras pesquisas.
    Muitíssimo obrigada!
  • Olá pessoal boa noite!

    Igual a Stelinha venho buscando a certidão de nascimento do meu avô!

    Há aproximadamente 2 anos, venho realizando uma pesquisa a distância da certidão de nascimento. Apesar de já localizado a certidão de nascimento da família inteira, inclusive dos irmãos do meu avô, a dele é a única que não consegui localizar até o momento.

    O nome dele é Raul Fernandes, filho de Henriqueta Maria e José Fernandes, nasceu entre os anos 1905 e 1908, provavelmente foi baptizado na paroquia de Santa Maria Maior, concelho de Chaves, distrito de Vila Real.

    Localizei o pedido de passaporte para Santos do meu bisavô José Fernandes, de 43 anos de idade, natural da freguesia de Sarraquinhos, concelho de Montalegre, que vivia em Chaves e que viajava acompanhado de Maria Augusta Gonçalves (2.ª esposa, 32 anos), José (enteado, 9 anos), Cândida (filha, 15 anos), Alcina Fernandes (filha, 8 anos) e Raúl Fernandes (filho, 5 anos).

    Como os baptismos de 1898 da paróquia de Santa Maria Maior em Chaves estão disponíveis para consulta online, procurei aí pelo batismo da Cândida para ver quem era a mãe dela.

    De acordo com o seu assento de batismo, a mãe da Cândida chamava-se Henriqueta Maria:

    http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RU-001-001-117&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RU-001-001-117/PRTC0808D_ADVRL-PCHV50-RU-001-001-Lv117_M_00017.jpg

    Porém não consigo localizar a certidão dele, se alguém puder me ajudar nessa busca agradeço muito!!!
  • @Karinemfernandes

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1076058 - vc já solicitou ao Arquivo Distrital de Vila Real pesquisa no prontuário do passaporte? Alguns desses processos contêm registros de nascimentos dos emigrantes.
  • Pessoal, peço licença a todos pois preciso saber a freguesia e concelho do meu avô para obter sua certidão de nascimento (Português: Venancio da Silva, pelo que consta na certidão de casamento nasceu dia 1 de janeiro de 1907, filho de Augusto da Silva e Maria de Jezus). Tenho apenas as certidões de óbito e de casamento, caso ajude.
    Obrigado!
    ps.: Minha mãe acha (mas sua memória é muito imprecisa!) que ele veio da região de trás os montes...
  • @Mariza Guerra

    Acabei de enviar um email para a conservatória solicitando o prontuário, torcer para que tenha alguma informação nova (obrigada pela dica!). Porque a certidão de nascimento do meu bisavô já localizei, o único problema é que preciso da certidão do meu avô Raul Fernandes.
  • @Salvadornt, você pode tentar localizar pelo site http://tombo.pt/, lá tem alguns registros de nascimento. A região de trás os montes compreende os distritos de Vila Real e Bragança.
  • @karine

    O prontuário está no Arquivo Distrital de Vila Real, não na Conservatória.
  • @Stelinha Samos, você pode solicitar o restante dos dados dos ID de Silvina e da mãe dela, respectivamente 44267 e 345205 ao CEPESE. Vão te cobrar 10 euros de cada. É bem possível que tenha os dados de onde elas são, pelo menos o da mãe.
  • Encontrei muitas informações do meu avô (português falecido) através do arquivo nacional, mas infelizmente não consegui ainda encontrar a freguesia. Podem me ajudar nessa?

    Nome: Seraphim de Almeida
    Filiação: Manoel de Almeida e Rita Ferreira de Jesus
    Nascimento: 01/01/1887
    Data de Chegada no Brasil: 01/08/1908 (Porto do Rio de Janeiro)
    Nome do Vapor: Laurita (ele declarou esse Vapor quando foi obter o registro de imigrante, mas não achei esse vapor em nenhum registro até agora)
    Casou-se com uma portuguesa no Brasil (minha avó): Maria Francisca da Silva

    Como vários casos daqui do fórum, ele sempre me falava que era de Trás-os-montes, o que dificulta minha busca e a de outros colegas aqui.
  • @dougluna, talvez esse?

    ID: 291734
    Nome: Serafim de Almeida
    Naturalidade: Santa Maria da Feira
    Concelho: Santa Maria da Feira
    Pai: Manuel de Almeida
    Mãe: &bnsp;
    Profissão: Trabalhador
    Idade: 21
    Destino: Rio de Janeiro
    Estado Civil: Solteiro
  • Meu Deus!
    Eneida, onde você conseguiu essa informação? Procurei por todo lugar possível!
  • No site do CEPESE: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1

    Informe apenas o Nome do Titular: Serafim de Almeida

    Dentre os registros retornados, tem esse de ID 291734

    Mas repito, como não tem o nome da mãe, não tenho certeza de que seja este. Além disto, Santa Maria da Feira é o concelho, você ainda precisa da freguesia, a menos que tenha paciência de procurar uma a uma. Se for esse o caso, vejo recomendarem procurar de 5 antes da data estimada de nascimento a 5 anos depois.
  • Outra possibilidade é você enviar um email ao CEPESE com esses dados encontrados (ID, Nome, etc), e solicitar número do Arquivo e do Passaporte (vão lhe cobrar 10 euros pelo serviço).

    De posse do número do Arquivo e do Passaporte, você pode se inscrever no site do Arquivo Distrital e pedir tudo que eles tiverem do processo desse passaporte. Nos documentos que enviarem, é possível que você encontre a freguesia.
  • Ah entendi!
    O que mais me chamou a atenção é a idade, que realmente bate com a declarada por ele na chegada ao Brasil.

    Sobre a freguesia, vou procurar né, não tem jeito, pelo menos vou concentrar meus esforços somente em santa maria da feira.

    Muito obrigado!!
  • dougluna,

    o nome do vapor é Bahia. Parece que esse é mesmo o seu avô, veio com o irmão António e a cunhada:
    436282 António de Almeida Santa Maria da Feira Santa Maria da Feira Manuel de Almeida &bnsp; Carpinteiro 25 Rio de Janeiro Casado
  • Nossa, gente, é muito difícil encontrar informações de local de nascimento/ casamento quando não se tem informações precisas, né? Enviei um e-mail ao CEPESE, conforme sugestões da @Eneida e do @Kleber. O funcionário que me respondeu foi super solícito, mas como não tenho todas as informações, fica difícil pesquisar... Ganhei mais um local de pesquisa, mas voltei à estaca zero...
  • @Stelinha Samos, não entendi. O que você pediu ao CEPESE?
  • @Eneida, pedi mais informações sobre os dados que enviei para consulta (os mesmos que forneci aqui). Esperava que pudessem me orientar a procurar de outra forma ou em outro site, sei lá! Mas como não tenho dados do local de nascimento, tô achando quase impossível. No e-mail que o CEPESE me respondeu, me informaram que vão me cobrar 16 euros pelas informações e passaram os dados para depósito do valor. Eu nunca fiz depósito para instituição nenhuma no exterior, consegue me explicar como fazer? Obrigada!!
  • Olá, pessoal! Tudo bem? Será que vocês podem me ajudar, por favor?

    Meu pai nasceu em Lisboa, em 1929, veio para o Brasil em 1958 e faleceu no Rio de Janeiro, em 1992. A certidão de nascimento dele se perdeu aqui no Brasil. Será que estas informações abaixo são suficientes para descobrir a certidão de nascimento dele em Portugal?

    Nome: Manuel dos Anjos Nobre
    Nascimento: 24/08/1929, em Lisboa
    Mãe: Arminda dos Anjos, nascida em 19/07/1908, em Coimbra
    Pai: António Ferreira Nobre (não sei a data de nascimento e nem a cidade)

    Desde já, muito obrigado a todos!
  • @Marcelo Nobre

    É preciso saber a freguesia para solicitar o registro à Conservatória correspondente ou ao Consulado.
  • Olá Marcelo Nobre

    Cartão de imigração
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XS7R-YR?i=171&cc=1932363

    Caso não consiga mais informações pode solicitar em:

    http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante/pedido_certidao_ficha_delegacia

    e

    http://www.arquivonacional.gov.br/acervos-mais-consultados-titulo/acervo-sobre-a-entrada-de-estrangeiros.html
    Atendimento a Distância (RJ)
    E-mail: consultas@arquivonacional.gov.br
    Telefone: (21) 2179-1257
    Se fizer por email informe nome e endereço completos e CPF

    Atendimento Presencial (RJ) é melhor, se possível
    Endereço: Praça da República, 173, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
    Horário de atendimento de 7h30 às 19h30, sendo permitida a entrada apenas até às 18h30.
  • Muito obrigado pelo retorno, Mariza e Kleber! É sensacional ver o Cartão de Imigração do meu pai! Ele havia acabado de lutar em uma guerra na Índia por conta das colônias de Goa, Damão e Diu, que acabaram sendo perdidas. É mais fácil para mim ir ao Arquivo Nacional, no Rio, já que é a cidade onde vivo. Que tipos de informações ou documentos sobre meu pai eu poderia conseguir lá?

    Abraços!
  • BOA NOITE A TODOS
    PROCURO A CERTIDÃO DE BATISMO DO MEU BISAVÔ - MANOEL LUIZ BRITO NASCIDO EM 24 DE DEZEMBRO DE 1892 EM PAREDES DE COURA FILHO DE BONIFÁCIO BRITO E ANA JOAQUINA DE BRITO
    DESEMBARCOU AQUI NO BRASIL NO DIA 15 OU 16 DE SETEMBRO DE 1911
    JA OLHEI TODOS LIVROS DO ARQUIVO, MAS NÃO ENCONTREI.OU A ANSIEDADE NAO DEIXOU!! RSRS
    A CARTEIRA DE SAÚDE DELE AQUI DO BRASIL DIZ TER NASCIDO DIA 24 DE DEZEMBRO DE 1887. PROCUREI PELAS DUAS DATAS MAS NAO ACHEI
    SERA QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR.. DAR UMA LUZ??
    AGRADEÇO IMENSAMENTE
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.