Encontrar certidão de nascimento e/ou batismo

123578

Comentários

• Boa tarde,
    Sou mais um em busca de informações sobre bisavós Portugueses. Consegui uma pista e estou procurando em todos os lugares mas continuo bem perdido. Consegui descobrir que a minha bisavó nasceu e viveu na região de Almada. Cheguei na província de Setúbal, mas minha busca parou aí.... estou revirando os registros de batismo e nascimento mas não tenho certeza se estou no caminho certo.

Nome: Anna Fernandes de Mello
    Nascimento: 14 de março de 1907
    Mãe: Anna da cunha mello
    Pai: Antônio Fernandes
    Irmã: Maria Fernandes Guerra (nome de casada)

Imigrou adulta e casou com o meu bisavô aqui no Brasil em 30/3/1929 , mas não tenho muitos dados dele, somente isso:

Nome: Antonio (Ribeiro) França
    Nascimento: 31 de agosto de 1904
    Mãe: Margarida (Rodrigues) Pereira
    Pai: Manuel (Augusto Ribeiro) França
    Obs: Na certidão de casamento deles os nomes dele e dos pais estão corrigidos, adicionando os que estão entre parentesis.

Caso alguém tenha faro investigativo e queira ajudar, agradeço muito!

• Olá boa noite!

Eu consigo achar a certidão de nascimento do meu avô pela internet? EU já achei com as dicas de vocês o cartão da imigração dele: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKD5-D415 mas creio que para dar entrada inicialmente na Transcrição da minha mãe e depois da minha, preciso da certidão de nascimento, né?

É isso mesmo?

Obrigada! Bjs
  • Olá Tania Moreira Paradinha

Na pesquisa no CEPESE
    ID: 151237
    Nome: João Fernando Freitas Moreira
    Naturalidade: Monção
    Conselho: Monção
    Pai: João José Guerra e Moreira
    Mãe: Laurinda Freitas Moreira
    Profissão: Proprietário
    Destino: Espanha
    Estado civil: Solteiro

Pela pesquisa ele é de Viana do Castelo http://tombo.pt/f/mnc17 ,pode solicitar informações do registro de nascimento a CRC de Monção passando o nome, filiação, data e indicar a freguesia de Monção conselho de Monção

registos.moncao@irn.mj.pt
  • Olá Fabricio Gonçalves

Sabe se Anna tinha mais irmãos?
    Na pesquisa no CEPESE
    ID: 114248
    Nome: António Fernandes De Melo
    Naturalidade: Lageosa
    Conselho: Tondela
    Pai: António Fernandes
    Mãe: Ana de Melo
    Profissão: Sem Indicação
    Destino: Rio de Janeiro
    Estado civil: Sem Indicação

Por esse conselho e freguesia http://tombo.pt/f/tnd09 encontrei uma possível Anna, acesse o link http://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1198608 clique em m0277.tif registro nº 12 de 19/03/1907 nascida em 14/03/1907
  • Mariza
    Desisto de procurar sozinho. Como faço para de uma maneira oficial descobrir se a minha avó tem ou não registro de batismo em Portugal e quanto vai me custar. há solução para o caso de não se achar? Mesmo tendo o meu avô com toda a documentação portuguesa corro o risco de não conseguir a aquisição somente por não conseguir fazer a transcrição do casamento deles?
  • Meu cunhado e esposa Nasceram em Angola, durante a revolução de Angola foram para Funchal e depois seguiram para o Brasil, eles foram registrados em 1976 em funchal, minha esposa ficou com a cedula pessoal do registro em Funchal e conseguiu fazer os documentos portugueses, meu cunhado perdeu a cedula pessoal e não consegue achar o registro dele, onde procurar, o Nome dele é Domingos Celestino Sousa Correia, alguem pode me ajudar?
  • Kleber e Guilherme, obrigada!

Guilherme, eu não tinha esse documento, tinha outro. O que eu tinha aqui, não tinha foto. Gente, é emocionante ver isso!

Bjs,
    Tania
  • Laís,

Ainda não vi casos de dispensa da transcrição de casamento quando ambos são portugueses nos processos de nacionalidade.

• Laís,

Envie os dados do cartão de imigração de Manoel para o Arquivo Público do Estado de São Paulo e peça cópia do processo.
  • Queridos Kleber e Mariza:
    Gostaria de compartilhar com vocês que a certidão de nascimento com valor legal do avô português (Manuel Rodrigues Palma) de minha avó será encaminhada pela Associação dos Amigos da Torre do Tombo para mim em breve, graças ao registro correto com as informações devidas encontrados por vocês. Também consegui outros documentos, como a certidão de nascimento da mãe de minha avó (Filha do português original), certidão de casamento da mãe de minha avó; e certidão de óbito do Manuel Rodrigues Palma (avô original). Farei a verificação agora dos documentos em demais postagens do fórum. A busca pela dupla nacionalidade ainda continua por aqui.
    Agradeço muito a vocês.
    Fazendo a aquisição de minha avó (espero muito conseguir) aguardarei a regulamentação da lei 9/2015.
    Um grande abraço!
    Luana.
  • Amigos, estou a procurar uma certidao de nascimento do meu avô
    Na certidao diz q ele nasceu em Castanheiras, porem pelo que sei ele nasceu na região de Trás-os-montes, ja entrei em contacto com os arquivos distritais mas sem uma regiao exacta fica complicado, realmente nao acredito que tenha sido castanheiras

Luiz Antonio
    nascimento: 15/01/1912 - Castanheiras, Portugal
    Filiacao
    Pai - Manoel Antonio
    Mae - Antonia dos Santos
    Casou-se em Osasco com Judith Ribeiro Antonio
  • Bom dia!
    Ainda preciso da ajuda de onde procurar ou pedir a certidão de nascimento do meu avô português Benjamin para tirar a cidadania portuguesa, no site family search achei o documento de imigração e com os que tenho dos documentos tirados aqui no Brasil são estes os dados que tenho:
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GG2M-WF5?mode=g&i=68&wc=QSDV-W3X:1019547901,1021239101?cc=1932363&cc=1932363
    Nome: Benjamim Soares da Fonseca
    Data de nascimento: 15/05/1913 em Granja do Tedo - Portugal.
    RNE: W663359 - E

Nome do Pai: José Soares da Fonseca
    Nome da Mãe: Olinda de Oliveira Teixeira
    Dados da Imigração:

Vindo de Loures - Portugal
    Chegada no Brasil: 25/02/1952
    Chegada: Rio de Janeiro

Obrigada!
  • Olá Maria Lindsay Fonseca Klain

Solicite a pesquisa/informações do registro a CRC de Tabuaço por email, informe o nome, filiação, data e indique a freguesia de Granja do Tedo http://tombo.pt/f/tbc06 é uma tentativa

CRC de Tabuaço
    registos.tabuaco@irn.mj.pt
  • editado February 2017
    Olá Kleber Silva Aguiar, vou tentar por este caminho então, muito obrigada!

• Olá finalmente com a ajuda do Kleber Silva consegui o assento de meu avô. Muito obrigada!
  • Olá Camila Krins

Como você citou, "...nasceu em Castanheiras...", "...na região de Trás-os-montes..." e "...nascimento: 15/01/1912...", tem uma freguesia de mesmo nome em Bragança http://tombo.pt/f/mgd06 confere com o que você informou e os registros de 1912 provavelmente não estarão nos Arquivos Distritais então solicite pesquisa/informações a CRC de Mogadouro informe o nome, filiação, data e indique a freguesia de Castanheira, é uma tentativa.

CRC de Mogadouro
    registos.mogadouro@irn.mj.pt
  • Kleber, agradeço muito sua ajuda, sem ela não conseguiria.. Encontrei a certidão de batismo de meu avô José Rodrigues de Almeida . Agora vou em frente. Muito obrigada!Abraço.
  • Boa tarde pessoal,
    Entrei em contato com o Aquivo Distrital de Almeida perguntando se tinha o assentamento do meu avô, eles responderam dizendo que acharam e falaram que posso solicita-la direto por la mas não entendi muito bem como pagar a taxa e esse vale corrêio
    "Para obter a certidão de nascimento poderá dirigir-se ao Consulado com estes dados e o mesmo pedir a esta Conservatória a referida certidão e ai fazer o pagamento da mesma, ou enviar um vale de correio a esta Conservatória na importância de 20,00 Euros dirigido a :
    IRN- Conservatória do Registo Civil de Almeida Praça da Liberdade
    6350 - 130 Almeida"

Depois disso, como e onde posso dar inicio ao processo de naturalização?
  • @Athila Mathias

Entendi que o assento é posterior a 1911, portanto, número e ano do registro que foram informados são suficientes para que vc preencha o formulário para requerer a nacionalidade.

Leia as discussões sobre Ovar, Tondela e Gaia - além disso veja:

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4347/novas-regras-explicacoes-finais-de-ponta-delgada-tondela-ovar-acp-e-vngaia#latest
  • Boa Tarde,
    Estou a procura do registro de nascimento ou batismo do meu bisavô, segue alguns dados que consegui:
    Nome: Manoel Alves Pires
    Nascimento : 09/09/1886
    Local: Vila Real de Santo Antonio
    Falecimento : 04/12/1968
    Conjugue : Maria das Neves Alves Pires
    Nome do Pai: Joaquim Alves Pires
    Nome da Mae: Angelina Alves Pires
  • Olá Amin Sawan

Chegou a fazer uma busca nos livros desta freguesia? estão online http://tombo.pt/f/vrs02
  • Procurei mas não encontrei nada com o nome dele em 09/09/1886
  • Amin,

considere buscar nos anos de 1885, 86, 87 e 88.
  • @Guilherme Moreira ,mandei um email para o arquivo distrital de faro e os mesmos fizeram uma busca entre 1886 e 1896 e não encontraram registros, porem agora me veio uma informação de que meu bisavô pode ter nascido em Chaves e não em Vila Real de Santo Antonio, então estou de novo nas buscas...
  • Boa tarde pessoal.

Preciso da ajuda de vocês!

Estou começando o processo para conseguir minha cidadania através de meu bisavô que era português.
    Os dados que tenho são:

Nome: Joaquim da silva Couto
    Nascimento: 31/03/1887
    Filiação: Antonio da Silva Couto
    Emilia Soares Couto (existe divergência no nome da Emilia entre a certidão de casamento que está com "couto" e óbito que está sem "couto" aqui do Brasil).

Ele casou em 28/04/1910 no Rio de Janeiro com Maria Rosa, natural de São Paulo.
    Se naturalizou em 12/02/1934
    Falesceu em 04/11/1971

Minha avó que é a única filha viva acredita que ele é nascido em Lisboa.
  • Olá @leandropinho86

O casamento
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZN9-DZ1?mode=g&i=22&cc=1582573

Habilitação para casamento
    Joaquim da Silva Couto e Maria Rosa de 1910
    Ficha: 20472 Número: 3407 Maço: 44 Gal: A

Pode solicitar informações do processo ao AN, até alguém postar alguma novidade.
    http://www.arquivonacional.gov.br/index.php/acervos-mais-consultados-titulo/acervo-sobre-a-entrada-de-estrangeiros.html?showall=&start=1

Presencialmente na Sede
    Praça da República, 173 – Rio de Janeiro, RJ – 20211-350

Atendimento a Distância
    E-mail: consultas@arquivonacional.gov.br
    Telefone: 55 21 2179-1257
    Fax: 55 21 2179-1304
    Se fizer por email informe seu nome completo, endereço completo e CPF

Ficha: 736582 Código de referência: BR AN,RIO 6Q.FEV.LTN.030/f.013
    5ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias do Espírito Santo e Engenho Velho) - Registro Civil - 6Q
    Registro de nascimento Local: Rio de Janeiro de Maria de Lurdes Silva Couto de 1930
    Pai: Joaquim da Silva Couto Mãe: Maria Rosa
  • Kleber obrigado pela ajuda.

Fiz a solicitação ao AN, mas tenho que esperar 30 dias por resposta.

Já revirei a Internet atrás de alguma informação mas não consigo achar nenhum registro. Fui ao cartório onde foi registrado o nascimento e só o que tem é esse mesmo registro do livro de habilitação do casamento.

Caso mais alguém conheça algum outro caminho continuo a busca.

Grato
  • @leandropinho86

O AN demora no retorno das solicitações.
    Solicitou também o processo de naturalização?
  • Bom dia,
    estou procurando a certidão de nascimento ou de baptismo do meu sogro que nasceu em 1908 em Ferreira do Alentejo. Já pesquisei on line e mandei email para o Arquivo Distrital e para a Conservatória, e ninguém localizou.
    Tenho o passaporte do pai dele, no qual o nome dele também consta, assim como a chegada no porto do Rio de Janeiro.
    Também tenho as certidões de batismo dos pais dele e dos irmãos.

Alguém tem alguma sugestão?
    Desde já agradeço a atenção
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.