Encontrar certidão de nascimento e/ou batismo

123457

Comentários

  • Ola, minha pergunta pode ser até inocente mas eu tenho o nome de minha avó, pai, mãe, concelho, freguesia, passaporte, mas não sei como pedir a certidão de nascimento dela...pelo portal do cidadão não consegui pois ela é de 1915 e lá só da para pedir com no maximo 100 anos, por e-mail, para os arquivos distritais , mandei um e-mail para Bragança e me responderam para mandar para Mirabela, mandei e me informam para pedir em Bragança, eu preciso de uma cópia da certidão de nascimento para processo de retificação de nome em certidão do Brasil. obrigado.
  • @Mariza Guerra, foi para o Arquivo mesmo que enviei a solicitação, mas até agora não recebi o retorno.
  • consegui o numero do assento, existe algum jeito de pedir a certidão impressa, sem ser pelo portal do cidadão?
  • @laercio2110

    O pedido deve ser feito à Conservatória do Concelho. Você conseguirá solicitar pelo portal do cidadão se colocar o ano 1917 e no campo destinado à informações indicar o ano correto.
  • consegui, agora esperar. Muito obrigado Mariza Guerra...;)
  • Pessoal, volto com algumas informações sobre meu avô e conto com a ajuda de vocês para prosseguir:

    Após longa espera, consegui algumas informações no AN e cartório. Porém nada sobre Conselho/Freguesia de origem, para conseguir seu assentamento.

    Criei link abaixo, onde postei os novos dados que obtive. Alguém pode me ajudar?

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8999/como-localizar-o-concelho-freguesia-com-os-dados-diversos-que-possuo#latest
  • Para a cidadania serve a certidão de batismo do português ou só a de nascimento? Pois acho que estou no caminho certo de encontrar a certidão de batismo, mas não sei onde procurar a de nascimento. Estou bem perdida.

    Alguém pode me ajudar?

    Na certidão de casamento dele no Brasil diz que ele foi batizado na freguesia de Santa Maria Maior, Distrito de Vila Real - Arq. de Braga.

    Pra onde mando e-mail pra ver se encontram?
  • @Camila Alves

    Envie os dados ao Arquivo de Vila Real: http://www.advrl.org.pt/contactos.html

    Até 1911 só existiam os registros de batismos.
  • @Mariza

    Muito obrigada!!!
  • @Camila

    Não encontrei o Manuel em Santa Maria Maior. Onde consta essa indicação?
  • @Mariza
    essa indicação está na certidão de casamento religiosa dele do Brasil "batizado na freguesia de Santa Maria Maior, Distrito de Vila Real - Arq. de Braga - Portugal"
  • Camila AreiasCamila Areias Member
    editado January 2018
    @Mariza
    é Manoel Antonio Areias
  • @Camila

    Eu procurei em Santa Maria Maior do Concelho de Chaves. Mas, há outras freguesias com o mesmo nome no Concelho de Alijó, de Murça e Valpaços - todos no Distrito de Vila Real

    Procure em todas: https://tombo.pt/d/vila-real

    Manuel x Manoel - pode estar escrito de forma diferente dos documentos brasileiros.
  • editado January 2018
    Olá!
    Sou nova por aqui e comecei agora a pesquisar os documentos necessários para a naturalização, mas estou encontrando dificuldade em localizar a certidão de nascimento de meu avô.
    Tenho alguns dados dele, mas mesmo assim não tenho tido sucesso em minhas buscas.
    O nome dele era:
    Alvaro José Moutinho
    Nascido em 15/08/1906 em Mirandela
    Pais: Antonio Mariano Moutinho e Maria Candida Moutinho
    Já entrei em contato com o cartório de Mirandela que me informou que documentos com mais de 100 anos se encontram no Arquivo Distrital de Bragança. Já entrei em contato com eles, mas ainda não obtive retorno. Também pesquisei no site do Arq de Bragança, mas não encontrei nenhuma referência.
    Será que alguém pode me ajudar?
    Obrigada ;)
  • Olá pessoas!! Quanto mais leio, mais me perco.
    Na verdade, perco as esperanças. Não sei mais onde buscar informações pra descobrir de onde, em Portugal, era minha bisavó. Não consigo informações.... Tenho apenas os nomes dos pais dela. Mas não sei quando ela veio para o Brasil, nem a idade dela quando veio... Alguém tem alguma idéia que poderia me ajudar? Obrigada!!
  • @Stelinha

    Se você seguir as orientações do Kleber terá chance de descobrir mais dados:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/99134/#Comment_99134
    O pagamento ao Cepese poderá ser feito através do site do Transferwise - peça ajuda na família ou amigos para fazer a transferência.

    A certidão de casamento é importante - onde se casaram? nome do cônjuge? Quando?
  • Olá pessoal, boa tarde.

    Eu gostaria de saber se conseguem me ajudar a encontrar o assento de batismo do meu bisavô.
    Eu já procurei bastante e estou perdendo as esperanças...
    Tenho algumas informações dele que obtive com minha família, através do familysearch.org, e com a certidão de casamento brasileira.
    A filha dele, minha tia avó, disse que ele nasceu no município de Lousã, freguesia de vilarinho, mas não encontrei nos registros do site tombo.pt!
    Aliás, pesquisei e planilhei todas as outras freguesias de todos municípios referente ao ano em que ele nasceu.


    • Dados do Português:

    Nome: Arthur Ferreira
    Mãe: Maria da Conceição
    Pai: Abílio Ferreira
    Esposa: Maria Amália Lopes (Também portuguesa, nascida em Coimbra, Portugal - 27/05/1906)

    Data de nascimento: 01/02/1897 (Certidão de casamento brasileira)

    Registro Geral Nº 1.788.600
    Carteira Nº 402203 Exp. 27/07/1953

    • (Informações passadas por uma das filhas).
    - Nascimento:
    Município: Lousã
    Freguesia: vilarinho

    Obs: No Registro de Estrangeiro, consta estado civil Casado. Acredito então que também tenham casado em Portugal antes de vir para o Brasil.

    Muito obrigado de verdade por qualquer ajuda!
  • @Mariza,

    Pois é. O meu grande problema é a falta de informações. Ela se casou com um espanhol de nome José Samos Castelhão (ou Castilhão). Mas não sei se casaram-se no Brasil ou em Portugal (ou outro lugar qualquer). Não sei nem se realmente se casaram no papel...

    Cheguei a escrever pra Cepese com as informações do @Kleber, mas como os parâmetros de pesquisa retornam muitos resultados, não consigo visualizá-los pela internet. Teria que ser uma pesquisa detalhada e eu teria que pagar para isso. Tive dificuldades de fazer o processo de transferência para pagar as custas e acabei desistindo. Mas quero retomar... Vou fazer uma última tentativa de conseguir mais alguma informação.. Qualquer coisa, posto aqui!

    Obrigada pela ajuda!!
  • Ola Mariza,
    Encontrei a localidade de nascimento do meu avô em seu inventário, na certidão de casamento dele (realizado aqui no Brasil) e minha mãe também me confirmou esse local (infelizmente meu pai também é falecido...)

    Em relação ao nome é uma confusão básica... No inventário e na certidão de casamento consta como pai do meu avô Antonio MARIANO, mas essas referências do Family Search que vc achou os links também se referema ele sim, Francisco e Hermelinda eram irmãos do meu avô. E nessas referências aparece Antonio MARIA....

    Será que procurando pela data de imigração ou pelo vapor que veio eu consigo mais informações?

    Você me sugere buscar em algum outro lugar?

    Desde já obrigada pela ajuda ;)
  • @Patricia

    Pesquise nos livros da freguesia de Mirandela, sabendo que essa indicação pode significar o Concelho que possui muitas freguesias: https://tombo.pt/f/mdl21 -
    Não consegui encontrar o vapor, essas informações eram dadas pelo imigrantes muitos anos após a chegada, portanto faziam confusão com as datas e nomes.
  • Patrícia,

    pelo menos o pai "António Maria" era da freguesia de Barcel, concelho de Mirandela, dei uma olhada rápida nos batismos dessa freguesia e não encontrei nenhum dos filhos. Abaixo o pedido de passaporte da família, clica no tif 328:

    http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289827

    Interessante que Francisco do Patrocínio e Álvaro José tinham 7 anos, podem até ser gêmeos.
  • Pessoal, bom dia!
    Assento do meu bisavô encontrei na data de registro 28/02/1897, livro de registos da freguesia de Lousã.
  • Guilherme e Mariza,

    Obrigada pela a ajuda!

    Se meu avô tinha um irmão gêmeo, eu não sei!!!! Meu avô morreu quando eu tinha 2 anos e meu pai quando eu tinha 4, depois disso perdi o contato com essa parte da minha família, por isso sei tão pouco dele...
  • editado January 2018
    Boa Noite.

    Tenho 2 irmãs que já conseguiram a cidadania portuguesa. Perguntei ao Consulado se seria necessário eu obter uma certidão de meu pai, visto que seus dados estavam no sistema. A resposta curta e grossa foi de que é necessário TODOS os documentos. Entrei em contato com o Concelho de Ovar ( meu pai era da freguesia de Maceda ) e eles me enviaram a seguinte resposta:


    CRCivil Ovar 2013-08-27 Manuel Pinto da Silva Pereira; Margarida Gomes de Sá; João Pinto da Silva Pereira Assento de Nascimento 283/2013 Confirmado

    Conservatória do Registo Civil de Ovar.

    Gostaria de saber se isso já é necessário ou se caso contrário, onde posso obter então a Certidão para levar ao Consulado e finalmente agendar.

    Dados do meu pai:
    Nome : João Pinto da Silva Pereira
    Data de nascimento: 15 de abril de 1927
    Pai: Manuel Pinto da Silva Pereira
    Mãe: Margarida Gomes de Sá
    Freguesia: Maceda
    Concelho: Ovar

    Desde já, agradeço a atenção,

    Roberto Sobreira Pereira
    pensierorj@yahoo.com.br

  • @Roberto, com o nr do Registro , data de nascimento e local já é pode dar entrada no processo.Não precisa do documento em papel. Faça direto por uma conservatória.
  • Olá pessoal, boa tarde.

    Eu gostaria de saber se conseguem me ajudar a confirmar os dados de nascimento de meus avós para solicitação de Segunda Via de Certidão de Nascimento e Transcrição de Casamento e Óbito.

    Tenho algumas informações dele que obtive com minha família e com a certidão de casamento brasileira.


    • Dados do Avô Português:

    Nome: Manoel Rodrigues
    Mãe: Maria de Sousa
    Pai: Salvador Rodrigues
    Data de nascimento: 15/10/1922
    Freguesia: Casais
    Concelho: Lousada
    Distrito: Porto
    Registro Geral Nº 1136916 (Numero da Carteira que consta na Cédula de Identidade de Estrangeiro)
    Cedula de Identidade de Estrangeiro: W066122-Y
    Chegada ao Brasil: 10/11/1934

    • Dados do Avó Portuguêsa:

    Nome: Maria Amelia Lima da Cruz
    Mãe: Ema Ferreira Lima
    Pai: Paulino Jose da Cruz
    Data de nascimento: 16/04/1921
    Freguesia: Desconhecida
    Concelho: Esposende
    Distrito: Braga
    Registro Geral Nº 1161418 (Numero da Carteira que consta na Cédula de Identidade de Estrangeiro)
    Cedula de Identidade de Estrangeiro: W268331-1
    Chegada ao Brasil: 09/01/1929


    Muito obrigado de verdade por qualquer ajuda!
  • @Marcos Cabral

    Par obter o registro do avô envie nome, filiação, data de nascimento e freguesia à Conservatória de Lousada. Não precisa de indicar número de documentos.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-ZWJB

    Para o registro de Maria Amelia além dos dados indique a freguesia de Palmeira de Faro à Conservatória de Esposende.

    civil.esposende@irn.mj.pt
  • Muitissimo Obrigado @Mariza Guerra!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.