Encontrar certidão de nascimento e/ou batismo

135678

Comentários

  • Mariza, muito obrigado! Você estava certíssima. Minha esposa telefonou para a Conservatória de Soure e a pessoa que atendeu encontrou Lucinda, porém com o nome diferente do que tem aqui no Brasil na certidão de casamento e o ano de nascimento também. Vai ser preciso retificar a certidão de casamento. Agora estamos buscando a certidão de nascimento dela. O nome encontrado em Soure é Lucinda do Carmo Serra, com data de nascimento em 26/01/1926 e não 1924, filha de Hermínio Caldeira e Maria do Carmo Serra, nascida em Alfarelos, assento 88/1926. A Conservatória indicou solicitar no consulado aqui no Rio de Janeiro. Verificamos e o procedimento é feito pelos correios e não tem prazo. Tem outra forma de conseguir a certidão diretamente sem pedir ao consulado daqui? Agradeço sua atenção.
  • David PereiraDavid Pereira Member
    editado February 2016
    Olá boa tarde!

    Estou a procura de algum registro de nascimento (certidão/batismo) da minha Avó materna e gostaria de saber quais informações são necessárias para encontrar.

    Não tenho muitos dados pois ela veio ao brasil muito nova e casou com meu avô salvo engano aos 15 anos de idade creio que para fugir da guerra.

    Não tenho o local de origem dela em Portugal, o nome é : Geracina Cândida da Cruz.

    Se puderem conseguirem me ajudar nossa seria eternamente grato.
  • Ricardo,
    Que bom que deu certo. A outra forma seria solicitar à Conservatória de Soure, e se você vai precisar retificar juntos aos cartórios - para isso vc vai precisar de autorização judicial - peça a Certidão certificada.
  • Bom dia!
    Estou com problemas para localizar a certidão do meu avô os únicos dados que tenho é que ele, JOAQUIM DOS SANTOS, filho de José dos Santos e Maria de Jesus, nasceu em 1874, natural de Aldeia, Portugal e chegou no Brasil em 1900, detalhe, estes dados estão em sua carteira de trabalho e em seu óbito. Pesquisei no Memorial dos Imigrantes e nada encontrei, também não tinha Carteira de Estrangeiro. Já da minha avó, portuguesa,consegui localizar toda a documentação e casou-se com ele no Brasil em 1906, nos assentamento da igreja só consta que ambos são portugueses, na certidão do meu pai também consta o mesmo. Vovó, já falecida, contava que ele tinha ido para Espanha e de lá foi para a Argentina onde viveu por alguns anos e depois veio para o Brasil, dizia também que ele fazia aniversário no dia 15/08 e que ele havia tirado um sobrenome. Encontrei registro de Batismo em ALDEIA de Cima, Freguesia D'Armamar, Conselho de Armamar, no Distrito do Viseu, um assentamento de Joaquim filho de José dos Santos Tripeça e Maria de Jesus, com data de Batismo 15/08/1875 e fiquei mais confusa ainda. Não consigo achar documento de passaporte de saída de Portugal e nem de entrada no Brasil. Será que poderiam me orientar o que devo fazer.
  • Edith,
    Bom dia,
    Como você chegou a Aldeia de Cima? A diferença de ano não seria problema para se duvidar de ser ele. São tantos lugares com o nome Aldeias que o problema está aí. Os nomes, tanto do seu avô quanto dos pais, são comuns e isso também levanta dúvidas. Seria preciso o nome dos avôs dele. Se é para entrar com processo de cidadania vc pode contar com os documentos da sua avó.
  • Mariza, obrigado pela orientação. Optei por iniciar através do consulado aqui no Rio de Janeiro, mesmo sem apresentarem um prazo de entrega da certidão, para após iniciar o processo de retificação. Manterei contato. Agradeço sua atenção.
  • Mariza
    Muito obrigada pelas informações. Cheguei em Aldeia de Cima pelo fato dele estar documentado como Aldeia Portugal 1874, pesquisando no Google, Wikipédia concluí que seria mais fácil aqui no Brasil terem esquecido de colocar um "s", visto que ele era analfabeto, do que não colocar o nome da Aldeia de origem e busquei no Tombo achando o nome como Aldeias resultando em Aldeias (Conselho::Armamar) e Aldeias (Conselho::Gouveia). Pesquisando nos livros destes Concelhos, encontrei o referido Batismo. Sim, tenho interesse na cidadania, só que esta incógnita com os dados do meu avô, causou-me curiosidade e despertou-me interesse, já não consigo dormir direito em busca de pistas. Não temos mais tios para nos auxiliar, os primos (netos do português), apesar de todos idosos, pouco sabem a respeito do mesmo, eram muito pequenos quando ele faleceu, desconhecem até o fato de que o mesmo tinha irmãos piratas que foram assassinados em Portugal e que uma irmã, casada morava também em São Paulo e faleceu antes do meu avô e não tinha filhos, só não sei ao certo o nome dela pois vovó se referia a mesma como a "Madame das Sete Cartolas". Independente da cidadania, sinto-me responsável em resgatar os caminhos deste português que me antecede. Grata por toda atenção!!!.
  • Olá .... Pessoal, tenho tentado ajudar um primo a localizar uma certidão de nascimento/batismo no bisavô da outra parte da família, as informações que consegui são o Português: Antonio da Silva Oliveira nascido em 12/06/1905, filho de Antonio da Silva Oliveira e Maria Rita de Oliveira, veio para o Brasil aos 6 anos, ou seja 1911, irmãs Dulce da Silva Oliveira e Alice da Silva Oliveira. A Alice nasceu em 1896. Na certidão de casamento brasileira consta que el era natural de Oliveira das Ameixas - Portugal, enviei vários e-mails e sempre me dizem que o mais provável é ser Oliveira de Azeméis, no entanto não estou conseguindo localizar... se alguém puder me dar alguma dica, agradeço imensamente, Já procurei no tombo.pt e não consegui achar, o livro deste ano de 1905, não foi digitalizado....
  • Bom dia . Eu preciso da ajuda de todos. Eu gostaria de tirar a certidao portuguesa da avó do meu marido.
    Temos o nome, filiacao, data de nascimento mas nao tenho a informacao do local do nascimento. Procurei em outras certidoes e nao achei nada. Vc consegue me ajudar? As informacoes que tenho sao essas:
    O nome dela é Guilhermina Ferreira
    Data de nascimento : 25/06/1902
    Nome da mae : Gracinda Ferreira
    Nome do pai: Antonio Ferreira Arau

    Obrigada
    Ana
  • Oi Ana
    Ela se casou no Brasil? Caso afirmativo, procure o cartório indicado na certidão e solicite para consultar os arquivos de proclamas referentes a este matrimônio, as vezes encontrará informações mais completas.
  • editado December 2016
    Olá! Bom Dia !
    Eu estou procurando por uma certidão de meu bisavô nascido em Portugal ,mas não estou tendo sucesso.
    Gostaria de uma orientação pois vejo que por aqui muitos obtiveram a respectiva informação e gostaria de saber também se consigo obter ela através de correio postal . os dados que eu tenho são esses até o momento:

    Antonio José Mariano
    Nascido em ilha de Pico,Portugal
    Ano entre 1833 a 1838
    Pai :José Garcia Mariano (Mariano José Garcia ,no livro que conta a origem em parte da família mariano)
    Mãe: Rosa Joaquina

    Fiz algumas buscas e não obtive exito
    Peço ajuda aqui no Fórum para localizar a Certidão de Nascimento do meu bisavô Antonio José Mariano .
    Obrigado.

    [APAGADO]
  • Olá Luiz!
    Você já pesquisou neste endereço: http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx ? Veja este também: http://www.arquivos.azores.gov.pt/ Boa sorte!
  • @Luiz klein junior estou procurando nos livros q estão no tombo http://tombo.pt/i/pico
  • Como consigo a certidão de nascimento dos meus avós?

    Boa tarde pessoal,

    Por gentileza, alguém poderia me informar como consigo a certidão de nascimento do meu avô ou avó? Seguem os dados que tenho deles:

    Avô Português
    Nome: José Augusto de Souza
    Data de nascimento: 1897/12/23
    Pai: Bernardino Augusto de Souza
    Mãe: Maria Lucinda de Souza
    Freguesia: Mortágua
    Concelho: Mortágua (essa informação consegui com parentes – não é oficial)
    Distrito: Viseu (essa informação consegui com parentes – não é oficial)
    Data do falecimento: (no Brasil)

    Avó Portuguesa
    Nome: Maria dos Prazeres Miranda
    Data de nascimento: 1900/08/14
    Pai: Manuel Jesus Miranda
    Mãe: Maria Lucinda de Miranda
    Freguesia: Ranhados
    Concelho: Meda ou Viseu (essa informação consegui com parentes – não é oficial)
    Distrito: Guarda (essa informação consegui com parentes – não é oficial)
    Data do falecimento: (no Brasil)

    Casamento no Brasil em 23/07/1925 em Satos/SP
    Tenho certidão de casamento atualizada, os dados que tenho foram retirados dela, consultei o cartório de Santos-SP e me falaram que na época, para se casar, bastava fazer uma declaração de idade, por isso eles não tem cópia da certidão de nascimento deles, nesta declaração tem os mesmos dados que estão na certidão de casamento.
    Já pesquisei em: http://www.familysearch.org/
    http://www.ad-viseu.com/
    http://www.legacyportugal.com/index.htm
    http://digitarq.arquivos.pt/

    Até agora não estou conseguindo nada.

    Alguém pode me ajudar?

    Muito obrigado!
    Marco Antônio
  • Boa tarde,

    Será que alguem consegue me ajudar a encontrar as certidões de nascimento de meus bisavós?

    Pelo que pude apurar eles são do Distrito de Bragança, concelho de Bragança e freguesia de Outeiro.

    JOSÉ ANTONIO CORDEIRO
    15/12/1986

    ALEA NATIVIDADE SILVEIRA
    25/01/1900
  • Luizhcr

    Imagino que o José Antonio Cordeiro seja de 1886. Os livros dos anos 1900 e 1886 da freguesia de Outeiro não estão online. Envie e-mail ao Arquivo Distrital de Bragança solicitando os assentos e se possível acrescente aos dados a filiação de ambos.
  • Ele é de 1896.

    Que pena que não estão on-line.
    Já enviei e-mail para o arquivo de Bragança. Me responderam que estão com pouca mão de obra é que preciso aguardar.

    Acho que é o jeito.

    Muito obrigado!
  • Oii! Ajuda!!

    Preciso encontrar a certidão de Nascimento do meu bisavô mas não temos a data de nascimento e nem local, somente data aproximada.

    Seguem Dados:

    o Nome completo; Fernando Henrique Nogueira
    o Data de nascimento: 1919 ( aproximado)
    o Local de nascimento: Carvalhal da Portela, Mancinhata do Vouga/ Portugal 3750 Agueda ( não temos certeza)
    o Filiação: Antonio Henrique de Nogueira / Maria Marques Nogueira
    o Data de falecimento: 19 de março de 1943
    o Esposa viuva: Elisia /Eli Santos Nogueira

    Se alguém conseguir me ajudar agradeço muito!!
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2016
    @Carolina,

    Outro tópico igual? Esse já é o terceiro.
  • Carolina, por favor, siga as regras do fórum:

    Orientações para Iniciantes
    Postando perguntas
    - Utilize o sistema de busca e certifique-se se sua dúvida já não foi respondida antes. Perguntas repetidas dificultam a pesquisa para todos e dificultam o trabalho daqueles que se dispõem a ajudar.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3283/primeira-vez-no-forum-comece-por-aqui
  • Olá para todos,
    Onde eu deveria procurar as certidões dos meus avós em Portugal? O meu avô nasceu em 1899 em Vizeu e a minha avó em 1907 em Póvoa de Varzim? Muito obrigado.
  • Vizeu → http://tombo.pt/d/viseu (é preciso saber o concelho e a freguesia)
    Póvoa de Farzim → http://tombo.pt/m/pvz
  • @Wesley Prado desculpe. Postei a mesma pergunta em mais de um fórum pois achava que seria outro grupo. Me confundi.

    Estou ainda na procura, e como estou fora do Brasil este grupo tem ajudado muito!! Obrigada!
  • ola ,busco a certidao de nascimento de camillo jose dionizio,as unicas informacoes e que ele nasceu em 24 /09/1877,atenciosamente desde ja obrigado.
  • Boa noite,
    Estou tentando encontrar a certidao de nascimento do meu bisavo. Parentes meus disseram que ele nasceu em Povoa de Varzim foi registrado no Porto. Consegui localizar a data de nascimento dele, 26-01-1868, que estava na lapide da sepultura.
    Pesquisando nos arquivos do site tombo.pt. encontrei esses dois caminhos para seguir que me dao um leque enorme de localidades :
    - Porto Concelho http://tombo.pt/m/prt
    - Porto Distrito http://tombo.pt/en/d/porto
    Por favor, alguem poderia me orientar se estou no caminho correto ? Existiria alguma localidade/ freguesia em 1868 que seria equivalente ao Porto ?
    Atenciosamente,
    Sergio Cruz
  • Olá Sergio

    Precisa saber em qual das 12 freguesias de Povoa de Varzim que ele nasceu
  • Olá, comecei a procurar a certidão do meu avô para dar entrada no processo, minha difuculdade é que não sei o local de nascimento, os dados que tenho são:
    Antonio de Moura
    Nascimento: 24/08/1928 - Falecimento: 24/09/2005 (no rio de janeiro)
    Mãe: Adelaide Pinto Saraiva Pai: Bento de Moura
    Tenho também o número de identidade dele e o cpf.
    Estou tentando a cidadania pelo meu avô pois tenho mais dados dele, mas tenho uma avó (esposa dele) portuguesa: Celeste Maria da Conceição Moura filha de Justino Vieira Soares e Floripes Maria da Conceição.
    Alguém poderia me ajudar/orientar como consigo a certidão?
  • Olá Lais

    Cartão de imigração de Antonio
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5BS-RWF?i=128&wc=QS6R-HZS:1019548401,1020902001?cc=1932363&cc=1932363

    pode verificar junto a CRC de Resende informações do registro por email - crcpcom.resende@dgrn.mj.pt - com os dados, nome, filiação, data e Freguesia Resende
  • Lais

    Da Celeste
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95B4-1YZ?i=133&wc=QSXM-7M4:1019548401,1021309901?cc=1932363&cc=1932363

    pode verificar junto a CRC de Anadia informações do registro por email - crcpcomaut.anadia@dgrn.mj.pt - com os dados, nome, filiação, data e Freguesia Avelãs de Caminho
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.