Encontrar certidão de nascimento e/ou batismo

124678

Comentários

  • Bom dia!
    Gostaria muito de encontrar o registro do bisavô português de minha mãe, desejo tirar o registro dela para posteriormente tirar a minha cidadania portuguesa. A tarefa é bastante árdua, não tenho nenhuma certidão oficial, mas tenho informações dele, que constam em árvores genealógicas feitas há algum tempo por um membro de nossa família. Segundo esse estudo, estes são os dados do bisavô português de minha mãe que constam na árvore genealógica feita por um membro de nossa família:
    Nome: Manoel Rodrigues Palma
    Nascimento: 12/04/1861
    Local: Província do Algarve, Conselho de Castro Mirim, Cidade de Azinhal.
    Veio para o Brasil em 1888, fixando-se na cidade de Cuiabá
    Em 1905 foi nomeado vice-cônsul de Portugal
    Casou-se com Azélia Guilhermina Cecília da Penha Palma
    Falecimento: 30/01/ 1917 (Cuiabá)

    Já fiz a busca no site family search mas não encontrei. Peço por favor a ajuda de vocês para que possa enfim conseguir minha cidadania portuguesa. Muito obrigada! :)
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado July 2016
    Luana,

    Ter a filiação do Manoel é muito importante para confirmar o resultado da busca.

    Freguesia Azinhal - Concelho de Castro Marim - Distrito do Faro.

    Veja esse registro: http://digitarq.adfar.arquivos.pt/viewer?id=987533 - tif 3 e 4 - Assento 2 - Manoel nascido em 08/01/1861.

    No dia 12/04/1861 tem o assento de Marianna, que deve ser uma familiar.

    A naturalização só é possível de avós para netos. Isto é, só poderá saltar uma geração.
  • Ps: O nome dele é Manuel (com u). Encontrei esse dado na Revista Genealógica Latina, onde consta "F3) Manuel Rodrigues Palma. Teve três filhos, sobevivendo apenas D. Tália Palma". Uns dos filhos de Tália é minha avó materna, da qual quero tirar a dupla nacionalidade. Como consta na revista genealógica, é B) 46 Marilza da Costa Ribeiro.
    https://books.google.com.br/books?id=k-kRAAAAIAAJ&pg=PA218&lpg=PA218&dq=vice-cônsul+de+portugal+1905&source=bl&ots=Pp9xvQZL83&sig=1NpJyIjfwHiwY4uSfvW_CYKHEiI&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiWtqTsgeTNAhVEUJAKHZEKBUUQ6AEILTAD#v=onepage&q=vice-cônsul de portugal 1905&f=false

    Manuel Rodrigues Palma foi avô de minha avó Marilza. Minha avó ainda está viva. A esperança é tirar a nacionalidade dela e posteriormente, a minha. Espero ansiosa pela ajuda de vocês!
    Desde já agradeço!
    Luana Costa.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado July 2016
    Luana,
    É preciso ter os nomes dos pais do Manuel. Ser com O ou com U não invalida o resultado.
  • Por favor, alguem poderia me ajudar?

    Eu estou ajudando minha namorada a encontrar a certidao de nascimento do avô dela, que eh de origem portuguesa, mas estamos com muitas dificuldades em encontrar... Se alguem puder me dar uma dica eu agradeco muito.

    Nos temos as certidoes de casamento e obito brasileiras, porem a localidade que consta eh CASTANHEIRAS.
    Pela informacao que temos existiram muitas localidades com nome de Castanheiras em Portugal... Inclusive tentamos contato com algumas freguesias, arquivos distritais e conservatorias mas as respostas foram negativas em todos os contatos.

    Segue os dados
    Luiz Antonio
    nascimento: 15/01/1912 - Castanheiras, Portugal
    Filiacao
    Pai - Manoel Antonio
    Mae - Antonia dos Santos
    Casou-se em Osasco com Judith Ribeiro Antonio
    Morou e faleceu em Osasco
  • Olá Mariza! Muito obrigada por responder-me! Tenho os dados da filiação do Manuel Rodrigues Palma sim (avô de minha avó, ainda viva) Eles possuem o mesmo nome:
    Pai: Manuel Rodrigues Palma.
    Nascimento: 09/04/1825
    Local: Aldeia de Azinhal, concelho Castro Marim, Distrito de Faro (Portugal)
    Falecimento: 09/10/1896
    Foi casado com Mariana Joaquina Palma.
    Eram ambos naturais da Aldeia do Azinhal, Conselho de Castro Marim, Distrito de Faro, Província do Algarve, Portugal.
    Conseguindo a certidão deste avó de minha avó, posso tirar a cidadania de minha avó para posteriormente atribuir à minha mãe e posteriormente a mim, não é mesmo?
    Desde já agradeço imensamente pela ajuda!!
  • Luana,
    Pela lei vigente a sua avó pode requerer a naturalização /aquisição mas não poderá passar aos seus descendentes. A regulamentação da lei 9/2015 poderá trazer os critérios para que os netos naturalizados possam passar a cidadania aos filhos.
  • Luana,

    Sugiro que você pesquise os livros de Azinhal: http://tombo.pt/f/ctm01 - não encontrei o Manoel com a filiação que você informou nos anos 60/61/62/63. Ou o ano que você possui está errado ou a freguesia. Tem um registro de um filho de Lourenço Rodrigues Palma nessa freguesia, porém nem seu bisavó nem irmãos dele apareceram nesses anos que pesquisei.

    http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4804361 - esse livro cobre 1852 a 1859 - você pode começar a folhear de trás para frente. Se o pai nasceu em 1825 pode ter começado a ter filhos em 1847. Se nada encontrar pesquise o casamento de Manuel e Mariana. Talvez ela seja de outra freguesia.
  • Oi Mariza!
    Tentarei proceder seguindo suas orientações. O livro que consta neste link que você informou - http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4804361 está dando erro ao abrir, mas continuarei tentando. Se não encontrar, pesquisarei sim o casamento deles. Também enviei um e-mail para site português indicado pelo Consulado para obter certidões de nascimento acima de 100 anos. Espero conseguir uma resposta. Obtendo algum êxito, compartilho aqui. Te agradeço muito pela ajuda. Muito obrigada mesmo!
    Um abraço.
  • Olá Luana Costa

    1º filho de Manuel, José:
    http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4804360 , m0084.jpg, 2ª folha, 2º registro 12/07/1950

    2º filho, João:
    http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4804361 , m0032.jpg, 1ª folha, 3º registro 18/06/1856

    E o registro que procura
    3º filho, Manoel:
    http://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4804361 , m0055.jpg, 2ª folha, 2º registro 18/04/1859
  • Olá Mariza, bom dia!!
    Eu encontrei o registro de batismo do avô de minha avó (o meu triavô)! Consegui visualizar a página hoje pela manhã, do link que você me enviou! Realmente, ele não nasceu em 1861, mas em 1859!! Ficamos muito felizes em encontrar o registro!! De posse desse documento, como devo proceder agora? A intenção é fazer o processo de naturalização através de minha avó e posteriormente de aquisição de minha mãe e então o meu. Isso não é mesmo possível, segundo a regulamentação da lei 9/2015, como você mencionou? Será o fim da linha para mim? Abraços e muito obrigada :)
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado July 2016
    Luana,

    Veja o post acima, o Kleber também encontrou não só o seu trisavô mas também os irmãos dele.

    E afinal foi batizado como Manoel.

    A sua avó entrará com o processo de Aquisição- leia o tópico sobre esse assunto - e após a naturalização dela você precisará aguarda a Regulamentação da Lei 9/2015 haverá requisitos para os filhos dos naturalizados. No fórum tem uma discussão sobre a regulamentação.

    Veja a explicação de Marcia: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2701/naturalizacao-netos#latest
  • Prezados,

    Gostaria muito de obter ajuda para encontrar a certidão de nascimento da minha avó paterna. Seguem os dados que possuo:

    Nome de solteira: Beatriz da Silva Costa
    Data de nascimento: 13/04/1898
    Local de nascimento: Souselo, Cinfães, Viseu.

    Agradeço antecipadamente!
  • Olá Antonio

    Qual a filiação de Beatriz?
  • Olá Kleber!

    Nome do pai: Domingos Adegas de Azevedo
    Nome da mãe: Ana da Silva Costa

    Desde já agradeço pela ajuda!
  • Oi Mariza e Kleber!
    Nossa que maravilha encontrar também os registros dos irmãos do meu trisavó! Muito obrigada Kleber! Vocês são incríveis! Mariza, vi o tópico sobre os documentos postado pelo Márcia. Muito bem explicado! Continuarei acompanhando! Muito obrigada pela ajuda. Minha saga só começou! Se tiver outra dúvida, entro em contato com vocês novamente. Gratidão. Um grande abraço.
  • Olá, preciso muito de conseguir a certidão de nascimento de inteiro teor
    do meu pai, já falecido. Meu pai se chama Oracio Martins dos Santos, nasceu no dia 11/01/1934, filho de Manuel Joaquim Simões dos Santos e Carolina Martins e nasceu em Sanfins Rocas - Sever do Vouga.
  • Olá Ana

    Envie um email a CRC de Sever do Vouga - registos.svouga@irn.mj.pt - solicitando pesquisa/informações do registro de nascimento passando o nome,filiação, data e indicar a Freguesia de Rocas do Vouga

    Sanfins http://www.codigo-postal.pt/3740-183/
  • Muito obrigada Kleber. Ja recebi a resposta. Eles informaram que o assento do meu pai está informatizado. Será que consigo obter no consulado esse documento de nascimento?
  • Já recebi o e-mail e fui informada que meu pai tem assento la em Portugal. . Além disso entrei em contato com o Consulado Português no RJ e fui informada que meu pai ainda possui a nacionalidade portuguesa podendo agora dar entrada na minha dupla nacionalidade por atribuição. Muito obrigada pela ajuda.
  • Bom dia, estou precisando localizar o registro de batismo do avô de minha esposa. O nome dele é MANOEL ALVES PIRES, nascido provavelmente em 09/07/1886 no concelho de Chaves, filho de JOAQUIM ALVES PIRES e ANGELINA ALVES PIRES. Falecido no Brasil em 03/12/1968 com 82 anos. Desde já gradeço.
  • Boa tarde Senhores.
    Necessito saber como proceder à requerer o Registo de Nascimento de meu Avô Paterno, nascido em 1882, em São Lourenço - Conselho de Sabrosa.
    Grato pela atenção, fico no aguardo.
    Luís Carlos Sodré Pinto.
  • Olá Luís Carlos Sodré Pinto

    Pode solicitar no Arquivo Distrital de Vila Real http://tombo.pt/f/sbr11 por email passando o nome, filiação, data e indicar a freguesia de São Lourenço de Ribapinhão do conselho de Sabrosa/Vila Real
    mail@advrl.dgarq.gov.pt
  • Olá!
    Não consigo encontrar o batismo da minha avó portuguesa a não ser : Nasc: 16/09/1890 não é certeza pois nada encontrei. natural: região de Coimbra, Condeixa, Ega, Campises, Casal do missa, naturalidade também não é certeza. Nome: Maria do Nascimento (matheus), Pai: Joaquim Matheus nasc:01/04/1869, Mae: Thereza Saraiva, não sei se teria algum outro nome intercalado como Francisca. Casada com Joaquim Matheus Neves(28/09/1887), residentes no Brasil em Monte Azul Paulista onde se casaram e falecimento em 02.08.1975.A maioria dos parentes são de Campises e casal do missa. Nos documentos encontrados consta apenas natural de Portugal. Procurei nos Arq.Univ.Coimbra,-Coimbra---Condeixa-a-nova---Ega, nada encontrei. Alguém poderia me ajudar?
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado October 2016
    Laís

    Campizes e Casal do Missa são duas aldeias da freguesia de Ega: http://tombo.pt/f/cdn06
    Você pesquisou vários anos?
    Cartão de imigração do irmão da sua avó, veja o verso também: https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QK7N-S84F


    https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKDT-33D3
    Você já encontrou o registro de casamento?
  • Mariza
    Eureka você encontrou o irmão dela que eu nem sabia que tinha estado aqui. Que trabalho lindo, parabéns. Encontrei o reg.casamento em Monte Azul, mas nada mais consta de dados novos da minha avó. No Tombo procurei respectivamente nos anos próximos do nascimento que possuo, em Coimbra--Condeixa-a-nova--EGA(depois SOURE e a própria Condeixa) e nada encontrei, mas achei complicado pela letra do pároco e posso ter pulado sem querer. Achei que a data de nascimento possa estar errada, não sei. O outro registro é muito coincidente em nomes vou tentar investigar, a princípio não parece ter relação com ela que seria a mãe. Muito agradecida, sem palavras.
  • Laís,

    Você terá que transcrever esse casamento, é obrigatório. Nos registros de nascimento dos filhos deles terá a indicação que ambos são portugueses e casados no Brasil. Peça a certidão de casamento de inteiro teor, pode ter alguma informação nova. Veja o registro do casamento religioso.
  • Boa dica, vou procurar, mas você saberia me dizer onde procurar on line os acentos da região de Beira Baixa de 1990?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.