Encontrar certidão de nascimento e/ou batismo

245678

Comentários

• Boa noite,

Avancei um pouco nas buscas do meu bisavô. Eu o encontrei nesse link:

https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKM3-BWMW

Nome: José Simoes.
    Data de nascimento: 09/12/1901 (ou 01/12/1901 em alguns documentos consta esta data) .
    Óbito: 21/03/1987.
    RG: 470.023
    RE: 182.760

Nome dos Pais: Manuel Simões Lopes e Maria Josefa

Local: Leiria

Dados da Imigração:

Chegada no Brasil: 26/04/1926
    Chegada: Santos

Mandei um email para o Arquivo Ditristal de Leiria solicitando ajuda para localizar a certidão de nascimento.

Existe alguma outra coisa que posso fazer?

Obrigada

Andreia
  • Andreia Queiroz,

Apenas as datas não batem http://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1063415, será coincidência?
  • Um bom lugar p começar é sempre o arquivo nacional do Rio de Janeiro. Lá eles tem guardados documentos de imigrantes q chegaram ao Brasil. Fica perto da Central do Brasil. Foi o meu grande salvador. Eu só tinha o nome do avô do meu marido é lá encontrei mtos documentos dele. Vale tentar
  • OLÁ ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
    PRECISO MUITO ENCONTRA A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO PRMEIRO MARIDO DA MINHA AVÓ PORTUGUESA. ELE É PORTUGUÊS TAMBEM E NÃO TEMOS NENHUMA INFORMAÇÃO SOBRE ELE...SOMENTE QUE ERA PORTUGUES E OS DADOS PESSOAIS.

DANIEL FERREIRA MELLO
    NASC: 29/06/1910
    PAI: AUGUSTO FERREIRA DE MELLO
    MÃE: EMILIA PINTO DAS NEVES.

NINGUEM SABE A CIDADE QUE ELE NASCEU E POR ISSO NÃO CONSIGO ENCONTAR A CERTUDÃO DE NASCIMENTO DELE, QUE PRECISO PARA FAZER A TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO DA MINHA AVÓ, PARA DEPOIS DAR ENTRADA NO PROCESSO DE CIDADANIA DA MINHA MÃE.
  • Daniele, já respondi no tópico que vc criou.
  • Ola, bom dia
    Alguem poderia me ajudar a encontrar a certidao de nascimento do meu bisavo, pelas informações que eu tenho ele nasceu em 7 de setembro de 1915, nome de João de Souza, filho de Emília Jesus de Souza, irmao de Fernando e Olimpia de Souza, moravam em Figueiras da Foz, ele veio para o Brasil com 18 anos, acredito que ele nasceu em Figueiras da Foz tambem.
  • Bom dia!
    Preciso de uma ajudinha para achar a certidão de nascimento do meu avô português Benjamin, no site family search achei o documento de imigração e com os que tenho dos documentos tirados aqui no Brasil são estes os dados que tenho:
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GG2M-WF5?mode=g&i=68&wc=QSDV-W3X:1019547901,1021239101?cc=1932363&cc=1932363
    Nome: Benjamim Soares da Fonseca
    Data de nascimento: 15/05/1913 em Granja do Tedo - Portugal.
    RNE: W663359 - E

Nome do Pai: José Soares da Fonseca (será que consigo a certidão de óbito)
    Nome da Mãe: Olinda de Oliveira Teixeira (será que consigo a certidão de óbito)

Dados da Imigração:

Vindo de Loures - Portugal
    Chegada no Brasil: 25/02/1952
    Chegada: Rio de Janeiro

Obrigada!
  • editado January 2016
    Maria,

para que precisa da certidão de óbito dos avós?

Com os dados que tem dessa ficha consular e a informação de que ele era da freguesia de Granja do Tedo, concelho de Tabuaço, distrito de Viseu; não precisa da certidão no papel.
  • SOU NETO DE PORTUGUES, TODA DOCUMENTAÇÃO QUE TENHO DO MEU AVÕ, CONSTA NASCIDO EM PORTUGAL, OBITO, SEGUNDO CASAMENTO. PRECISO QUE ME AJUDEM, O MEU VÔ, NASCEU EM TRAZ DOS MONTES, EM 24 DE FEVEREIRO DE 1890, NOME: CARLOS ALBERTO DIAS , FILHO DE LUCINDA DIAS E MANOEL JOSE DIAS, MEU VÕ, ERA CASADO COM EPHYGENIA DIAS PINTO, CASADO NA REGIÃO DE TRAZ OS MONTES. ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Pessoal, estou tentando achar o registro de nascimento ou batismo do meu avô mas tá difícil viu :(
    Já entrei no Portal do Cidadão e tbm nos arquivos distritais da Universidade de Coimbra mas não consigo achar.
    O nome do meu avô é Luiz Antonio Tarelho
    mãe: maria dos Santos
    pai: José Antonio
    ele nasceu em 02/05/1910 em Febres

Se alguém puder me ajudar...
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2016
    Malu,

Veja o registro na figura 31 (à esquerda da tela). Assento 85, registrado em 12/06/1910: http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=121224
    Freguesia de Febres - Concelho de Cantanhede - Distrito de Coimbra
  • Estou precisando de uma ajuda para encontrar meu bisavô

Albino de Carvalho
    --> Nasc: 25/03/1917 (não é certeza dessa data, como temos uma informação que morreu com 53 anos, chegamos a este ano e esta data, porém nada comprovado.)
    --> Óbito: 04/11/1967 (essa é certeza, pois temos o óbito)

No Óbito consta que nasceu em Coimbra - Portugal

Filho de : Manoel de Carvalho
    Maria da Assunção

Vejo que algumas pessoas conseguem encontrar algumas informações estou tentando por conta própria para não ter que perguntar nada, mas as vezes não consigo. Desculpe incomodar com essa pergunta que deve aparecer todos os dias por aqui.

• Boa Tarde!

Gostaria de achar o certidão do meu pai, que era cidadão português.
    Nome: Alexandrino Lopes Ferreira.
    Pai: Antônio da Costa Ferreira
    Mãe: Delfina Lopes Ferreira
    Data de nascimento: 12 Novembro de 1908 (conforme achei no diário oficial, mas na família houve boatos, que o ano talvez era 1909, ou 1912.)
    Nasceu na Ilha de Madeira, porém não sei a cidade. Já pesquisei os arquivos de Madeira online, e o site do Tombo também. A única coisa, que encontrei é uma página do Diário oficial, onde consta, que foi naturalizado. http://www.jusbrasil.com.br/diarios/2281086/pg-3-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-23-01-1950 .

Desde já agradeço, se alguém pode ajudar com alguma dica como prosseguir com a pesquisa, ou qualquer informação útil.

• Muito,muito,muito obrigada Mariza!!!!
    Estou muito feliz!
    Vcs são demais, sem palavras...
    Abraços e fiquem com Deus
  • Malu Tarelho,
    Essa foi fácil! Felicidades!
  • Bom dia,

Estou em busca da certidão de nascimento de Manoel Pires, segundo a identidade brasileira, ele era do Porto.
    Ele teria vindo ao Brasil antes de 1926, mas não se sabe quando. Peço desculpas pois havia postado o ano de nascimento equivocado, pois os dados de seu óbito assim mostravam. Segue dados corretos.

MANOEL PIRES
    Nascimento: 13/07/1888
    Nascimento: Natural do Porto
    Óbito: 23/02/1939
    Local: Rio de Janeiro
    Fliação: Francisco Pires x Anna Moreira
    Carteira de Indentidade Nº.: 377452
    Emissão: 10 de maio de 1935

Ele casou-se com MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES (PIRES), mas pelo passaporte ela desembarca como solteira. Como a família afirma que chegaram casados ao Brasil, penso que a certidão de casamento possa não existir. Como proceder neste caso? Segue dados Maria da Conceição.
    Desembarque em Santos
    Embarcação: Demerara
    Data de desembarque: 30/01/1926
    Passaporte Nº.: 37 Expedido no Porto Data: 11/01/1926

A família diz ainda que ele veio anos antes dela, mas não sabe quantos. E segundo passaporte dela, antes do embarque ela residia no Porto, e acredito que ele também, uma vez que já estavam juntos antes de virem ao Brasil.

Muito obrigada pela atenção, espero que possam me ajudar! Estamos correndo pra dar entrada com o pedido de meu sogro antes da nova lei ser promulgada.

• Lorena,

O registro de passaporte de Maria da Conceição http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=411646 diz ser de Valongo, no Distrito de Porto. Vamos torcer para ser referência à freguesia e não ao Concelho de Valongo.
    A data de nascimento pode ser 1891/1892 http://tombo.pt/f/vlg05. Dê uma busca nos livros.
  • Lorena,
    No link acima basta clicar 9 tif - registro 37.
  • Mariza, muito obrigada pela atenção. Eu já localizei a documentação dela. O registro de batismo está em http://pesquisa.adporto.pt/viewer?id=945217 , imagem PT-ADPRT-PRQ-PVLG05-001-0028_m00026.tif . Ela é de Valongo, freguesia e concelho.
    Meu problema esta em localizar o Manoel Pires. Pedi ajuda ao arquivo do Porto e também pedi o óbito em inteiro teor dele, aguardo certidão do cartório. Estou confusa pois eles aparecem como casados na certidão dos filhos, mas a identidade dela consta como solteira. Ainda assim preciso do registro de batismo dele?
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado January 2016
    Lorena,
    Procurei o Manoel Pires, aparece muitos, porém não de Porto. Se ele foi o declarante do nascimento do seu pai ou mãe acho que será preciso. A turma aqui pode te dizer melhor.
  • Lorena,

já que você possui a indicação do registro dela, pergunte ao Arquivo Distrital de Porto se o casamento dos dois foi transcrito em Portugal. Se eles tiverem casado por lá, e aparecer na certidão dela, você não precisará mais procurar a certidão dele.

Uma observação: não só pergunte se algum casamento foi averbado no registro dela, pergunte se foi averbado casamento com o Manoel Pires. Tenho visto uns casos de pessoas que saíram de Portugal, largando a família e se juntando aqui no Brasil. Espero que este não seja o caso.
  • Ola! Necessito saber como obter a certidao de nascimento de minha avo paterna, Tereza de Jesus Lopes Barroco, nascida Tereza de Jesus Lopes, em Moementa da Beira, em 20/08/1892, filha de Cipriano Lopes e Maria Augusta Lopes. Alguem pode me ajudar nessa busca?
  • Oi, gostaria de parabenizar o fórum, foi através deste que consegui separar os documentos. Contudo tenho uma dúvida, a avó da minha esposa que é portuguesa não possui certidão de nascimento, tenho a certidão de casamento no Brasil, identidade de estrangeiro, mas não possuem informações do assento. Apenas nacionalidade portuguesa. Seu nome de solteira é Lucinda Serra Caldeira, nasceu em 26/01/1924, em Alfarelos- Soure Coimbra, seus pais Hermínio Caldeira e Maria do Carmo Serra. Alguém poderia me ajudar sobre como achar a certidão de nascimento? Agradeço se puderem me ajudar.
  • Ricardo,

Envie pedido do registro de nascimento com os dados de Lucinda Serra Caldeira para a Conservatória de Registro Civil de Soure crc.soure@dgrn.mj.pt
  • Ricardo PradoRicardo Prado Member
    editado January 2016
    Muito obrigado Mariza, sua rápida resposta mostra a dedicação e atenção que tens em ajudar. Sou muito agradecido. Caso necessário entrarei em contato após a resposta da Conservatória.
  • Sucesso, Ricardo!
  • Boa noite! Entrei em contato anteriormente e obtive ajuda da sra. Mariza Guerra. Conforme instruções entrei em contato com a Conservatória de Registro Civil de Soure. Em resposta informaram que não foi encontrada a certidão de nascimento de Lucinda Serra Caldeira, entre o período de 1924 a 1926. Há outro lugar onde eu possa entrar em contato para realizar essa busca? Os documentos que possuo de origem portuguesa são a certidão de casamento de seus pais Maria do Carmo Serra e Hermínio Caldeira, com data de 17/11/1924 na Conservatória de Soure, o passaporte da mãe Maria do Carmo Serra, expedido em 20/03/1935 com informação de que Maria do Carmo iria para o Brasil acompanhada de sua filha Lucinda de 09 anos. Nada mais tenho de Lucinda em Portugal. Os documentos de Lucinda no Brasil constam apenas a nacionalidade portuguesa sem mais informação. Não sei onde procurar ou se tem outra maneira de pesquisar. Será de grande ajuda alguma indicação para continuar a busca. Agradeço a atenção e cooperação.
  • Ricardo,
    Você pediu a pesquisa para a freguesia de Alfarelos no Concelho de Soure, não é? Eles deviam ter procurado até 1927 pois 1935 - 9 = 1926, muito em cima. Resta ver na certidão de casamentos dos pais de quais freguesias eles eram. A maior chance é que o nascimento tenha ocorrido na freguesia da mãe ou do pai.
  • Olá Mariza! Novamente agradeço por sua gentileza em me auxiliar. Consta nos passaportes e na certidão de casamento que os dois nasceram e casaram em Alfarelos. Quanto ao nascimento de Lucinda temos em documentos do Brasil como 26/01, que no caso de menos 9 anos da data do passaporte daria o ano de 1926.
  • Ricardo,
    A pesquisa em Alfarelos deve se estender até 1927, se eles fizeram até 1926 vai faltar pouco. Solicite novamente, pois não tem outra pista de naturalidade para Lucinda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.