Filho de portugueses (pai e mãe), sendo que o declarante é falecido

Bom dia, caros amigos.
Sou filho de portugueses (pai e mãe). O declarante na minha certidão de nascimento é o meu pai, já falecido e naturalizado brasileiro (devido à obrigação na época para trabalhar no Brasil). Minha mãe é portuguesa e é viva. Já atualizamos o cartão do cidadão de minha mãe (consta como viúva). Eles se casaram no Brasil.
1) É necessária a certidão de batismo do meu pai, considerando que ele foi o declarante na minha certidão de nascimento e que minha mãe também é portuguesa?
2) Meu pai nasceu em 1912 na freguesia de Louredo, no Concelho de Santa Marta de Penaguião, no atual Distrito de Vila Real. É possível solicitar sua certidão de batismo por email?
3) Gostaria de morar em Portugal quando aposentado, vocês conhecem alguma comunidade na internet onde se possa trocar esta experiência?
Grato a todos.

Comentários

  • 1) Não é necessária a certidão de seu pai uma vez que o casamento e o óbito já está transcrito em Portugal. Se fizer sua atribuição através do consulado talvez lhe cobrem essa certidão de nascimento (em 1912 não é a de batismo).
    2) No caso de ser necessária, peça no portaldocidadao.pt - certidões online. Preencha a data de nascimento como 1916 e no campo de observações informe a data correta.
  • Obrigado, Guilherme pela atenção. Tentei solicitar a certidão pelo Portal do Cidadão, mas como o nascimento dele foi há mais de 100 anos (ele nasceu em 1912), o sistema não aceitou o requerimento.

    1) Pelo que entendi tenho que pedir a Certidão Integral do Registro de Nascimento do meu avô diretamente ao Arquivo Distrital de Vila Real. Vocês sabem se eles atendem este tipo de solicitação por email?

    2) Outra dúvida, na Certidão Integral ou na Certidão Narrativa que se encontrarão as transcrições do casamento e do óbito do meu avô?
  • Henrique,

    o ano de 1912 não está no Arquivo Distrital.

    1) Penso que vc não reparou o detalhe que coloquei na resposta anterior: preencha com 1916 e no campo de observações (Informação adicional para a conservatória:) informe a data correta.

    2) Pedi a do meu pai como Narrativa (preenchi os dados de casamento e óbito no formulário) e veio com as transcrições. Coloque no mesmo campo (Informação adicional para a conservatória:) que deseja que conste o casamento e óbito.
  • Obrigado Guilherme, consegui enviar do modo como você me orientou.

    Assim que chegar uma resposta, postarei aqui no fórum!
  • Oi, Guilherme. Segui suas orientações e deu certo! Acabei de receber email, confirmando que encontraram a Certidão de Nascimento do meu pai.

    Agora olha que curioso, no email disseram que só encontraram a transcrição do casamento do meu pai, porém não encontraram a transcrição de seu óbito, sendo que minha mãe recentemente atualizou o seu estado civil para obter o cartão do cidadão (já consta como viúva).

    Como você acha que eu devo proceder, solicitar a transcrição do óbito do meu pai, antes de entrar com o meu pedido de cidadania, ou não é necessário?
  • Henrique,

    aonde sua mãe atualizou o cartão do cidadão? Eles não deram um comprovante, nada?

    Se for fazer a sua atribuição no consulado vão cobrar essa transcrição.
  • Ela fez pelo consulado do RJ. Inclusive, minha irmã já entrou com o pedido de cidadania pelo Consulado do RJ (ela disse que lá aceitaram?!?!). Estou indo para lá hoje, vou conversar com elas para obter outras informações e volto a informar aqui. Valeu Guilherme! Obs.: Eu pretendo fazer meu pedido pelo Consulado de SP, porque moro em Jundiaí.
  • Henrique,

    estranho mesmo. Tudo que é feito no consulado-RJ fica num histórico no site no nome do usuário.

    Em SP até onde sei vai precisar estar transcrito no assento de nascimento. Se for o caso manda para o ACP, está levando uns 50 dias.

  • Caro Guilherme,
    Antes de qualquer coisa, gostaria de parabenizá-lo pelo site e pelo blog !!Foi a partir dele que me animei a dar entrada na cidadania portuguesa !!
    Sou filha de ambos os pais portugueses, mas ambos já falecidos.
    Ja comecei a coleta de alguns documentos ( brasileiros ): minha certidão de nasciemnto de inteiro teor, certidão de óbito de meu pai e meus antecedentes criminais no site da PF). A certidão de nascimento de meu pai poderá ser solicitada por uma de minhas primas que reside próximo à Lisboa.Assim espero...
    Mas sempre surgem algumas dúvidas e eu agradeço antecipadamente sua ajuda !!!
    É o seguinte:
    - preciso averbar tanto a certidão de casamento de meu pai como a de óbito ou somente a de óbito na sua certidão de nascimento? E a certidão de óbito deverá ser de inteiro teor ou pode ser a comum ( acabei me antecipando e pedi e paguei a comum via CartorioOnLine!!!).
    - sendo meu pai o declarante na minha certidão de nascimento, não é necessário a documentação da minha mãe? ou seria melhor as dos dois ??
    imensamente grata,
    Cristina
  • Cristina,

    a forma mais fácil de pedir a certidão dos seus pais é através do Portal do cidadão (custa 20 euros cada): https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/HP?JS=true

    O que parece uma vantagem, na verdade não é. Quando ambos são portugueses é obrigatória a transcrição do casamento para fins de nacionalidade. Dê uma olhada neste tópico:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2065/transcricao-de-casamento-4ª-crc-do-porto-informacoes-e-requerimento

    No processo de atribuição (filhos) não pedem antecedentes criminais, veja este outro tópico: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2135/informacoes-para-filhos-de-portugueses-processo-via-arquivo-central-do-porto
  • Boa tarde! Alguém pode me dizer como funciona o procedimento para solicitar uma certidão de nascimento em Portugal? Estive no consulado no RJ e infelizmente não me deram informações suficientes.
    Busco a certidão de nascimento da minha bisavó. Certamente o documento tem mais de 100 anos já que minha bisa faleceu com 103. Como nasceu em Agrela enviei um e-mail para o Arquivo Distrital do Porto solicitando mas não me responderam e acredito que o procedimento correto não seja esse. Estou tentando adiantar a documentação o quanto antes. Obrigada!
  • Carolina,

    Qual o ano de nascimento de sua bisavó?
  • Sabendo o ano de nascimento, precisa procurar aqui:
    http://tombo.pt/f/sts01
  • Boa tarde! Primeiro, muito obrigada pelo auxílio. Minha bisavó nasceu em 21/03/1904.
  • Carolina,

    O livro 1904 de Agrela, freguesia do Porto não está online. É preciso solicitar ao Arquivo: http://www.adporto.pt/index.php/contact - eles demoram uns dias para responder.

    Existe uma freguesia Agrela no Distrito de Braga também.
  • Boa tarde pessoal!

    Sou neta de avôs maternos portugueses e estou pensando em tirar a dupla cidadania. Mas, lendo em alguns lugares, vi que fica mais fácil tirar a dupla nacionalidade da minha mãe (pelo processo de atribuição). Meus avôs se casaram no Brasil. Mas meu avô já é falecido. Preciso transcrever o casamento deles, correto? E pra isso preciso da certidão de nascimento dos dois, correto? A
    Achei super interessante vocês não usarem o consulado como intermédio. Não sabia que existia essa possibilidade.

    Aguardo resposta e obrigada desde já!!!
  • @Mariana Hilário vc vai precisar transcrever o casamento dos seus avós porque ambos são portugueses e para isso vai precisar da certidão de nascimento ou no numero de assento dos 2.E também a certidão de casamento.
    Preencher um formulário onde sua mãe pode assinar pedindo a transcrição e pagar um vale postal no valor de 120 euros.
  • conradoconrado Member
    Bom dia!
    Gostaria de saber,como consigo a freguesia que meu avô nasceu em Lisboa.
    O nome dele é : Arthur Fernandes de Souza Pereira nascido em 07/07/1904
    Filiação : Albino Fernandes Pereira e Inacia de Souza Pereira
    Agradeço a colaboração
  • Boa tarde, @Guilherme
    Para retificação de dados da certidão de casamento no cartório brasileiro (ambos são portugueses), qual tipo de certidão é aceitável por aqui: Narrativa ou Modelo Internacional?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.