Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1773774776778779790

Comentários

• editado January 13

Obrigado amigos.

Mesmo sendo no total são mais de 1000 por dia se considerarmos os dias uteis.....

Não creio que ocorra em menos de 4 anos a conclusão dos processos de neto que entrtaram na CRC Lisboa protocolados em junho 2021.

Só resta aguardar....

Obrigado mais uma vez.

• Então, eu tava falando com a minha advogada que deu entra no meu processo em junho de 2021 e ela disse que o meu processo já tá no finalzinho e que o registro deva ser criado nas próximas semanas. Acho que ela deve se embasar nos processos que ela tem e tal. Espero que seja isso mesmo e também vi alguns processos que já terminou mas ainda não atualizaram o processo no site ainda.

• @federicogga , @LeoSantos ,

definitivamente há algo estranho em Lisboa. Eu já desisti de entender. Realmente não entendi o porque transferiram os procesos do segundo semestre de 2021, quando ainda haviam tantos processos anteriores que poderiam ter sido enviados. E entendi menos ainda porque ficou tão lento de repente, parece até que naquele período há algo duvidoso que merece uma análise super minuciosa. Ou 90% dos conservadores aposentaram.

Espero que aconteça como o @federicogga disse, assim que o ACP terminar a primeira leva, que seja enviado outro lote, de preferência o de janeiro de 2022 que eu estou aguardando, rsrs.

• O processo do meu pai (neto) é de março de 2022. Não vejo a hora de finalizar...

• Olá, gostaria de fazer uma observação.

Muito se fala que os processos em Lisboa estão em Maio de 2021. Mas vejo que os do porto estão entre Julho e Dezembro de 2021.

Seria possível que a CRC tenha enviado os processos do segundo semestre de 2021 para o Porto? E talvez logo iniciem os processos de 2022...

• @LeoSantos , eu observei a mesma coisa. Acabei de fazer uma postagem.. mas penso que ao inves de 2023 o próximo pacote será de 2022.

• Deve ter uns 2 anos q esses processos estao parados em maio de 2021. Eles nao querem q isso ande. Ficar ansioso ou criando teorias do que pode ou nao acontecer e perca de energia e tempo. O negocio e esquecer isso e viver a vida. O dia que vier otimo.

• Olá amig@s, alguém já teve uma exigência desde a introdução da nova plataforma? Quais costumam ser os prazos?

• @federicogga obrigado pelo seu feedback! Quando apliquei em 2022 achei que em dois anos….dois anos e pouco estarei pronto! Mas pelo visto teremos mais um ano e meio (em média) pela frente! Paciência, temos que esperar rs!

abraços

• editado January 13

@Bblopes1303 De nada, pensei a mesma coisa, em dois anos terei cidadania, no máximo dois anos e meio, já me preparei mentalmente que serão 4 anos, 4 anos e meio, que estarei na metade do processo, há uma razão para isso. disse josevinicius22, passamos o tempo criando teorias e nunca saberemos, temos que continuar vendo como tudo acaba, enquanto isso é só isso, viver a vida e quando ela vem, deixa vir.

• Eu estou a entrar com um processo legal contra a CRC quando o processo da minha mãe alcançar 3 anos (19 out 2025). A Liminar é rápida com multa diária. sugiro a todos que tenham passado de 3 anos a fazerem o mesmo.

• @diogoDE

No meu caso deram 30 dias úteis, prorrogáveis por mais 30 dias. Cumpri no prazo e depois de uns 10 dias que os documentos chegaram em Lisboa, passou a constar no site uma nota de que os documentos enviados tinham sido aditados ao processo.

Quando foi feita a exigência, criaram uma nova etapa ("Aguarda resposta", com caneta), que desapareceu quando receberam e aditaram os documentos, voltando ao estado anterior ("Em análise", com caneta).

@texaslady @eduardo_augusto e demais

Alguém sabe me informar quanto tempo leva tipicamente a CRC Lisboa para terminar a avaliação do processo depois que recebe a resposta da exigência?

Grato

• @Guimaraesporto interessante,vou aguardar e torço para que dê certo,se sim vou pedir tem,o meu completa 3 anos em fevereiro(processo 1 C)

• @ecard ,

Isso realmente varia muito, já vi relatos que foi em muito pouco tempo, questão de 1 ou 2 semanas. Mas no caso de uma amiga levou 7 meses.

Gostei do seu relato sobre a sua exigência e a mudança de status da nova plataforma funcionando direitinho. Mas isso também não tem acontecido com todos. Realmente acho que depende muito da forma do conservador trabalhar.

• Realmente acho que pode demorar mais que 4 anos também , meu processo de 29/06/2022 88xxx/2022 vi um processo de setembro ( pouco mais de 2 meses ) com numeração em 15xxxx/2022 … quase 70 mil processos em 2 meses … mais do que alguns anos anteriores

@marcelloamr

Estranha a numeração. Processo de monha avó, de 20/06/2022 tem número 171…/2022.

• @jvtorres

Sei que o pedido tem 2 tipos de sistema né , as vezes foi para o outro, sei que tem um de transcrição e um de inscrição, não sei como funciona

• @Guimaraesporto Sobre a ação judicial, você tem exemplos de liminares já concedidas que poderia me enviar?

• Pessoal,

a cidadania da minha irmã foi finalizada (está na planilha). Ao se dirigir ao consulado, questionaram a falta de um sobrenome no nome da mãe (estava com asteriscos ao final do nome, imaginamos que o espaço não era suficiente e por isso haviam cortado o nome mas, aparentemente, não era o caso). Solicitamos a retificação no dia 17/12 e, até o momento, não tivemos qualquer retorno.

Isso demora muito? Estamos dependendo disso não só para tirar os documentos dela, mas também para iniciar o processo do filho dela.

• Minha avó tem 93 anos. Foi naquele +76. Entao bem provavel que o dela só seja concluido após o seu, é isso? @marcelloamr

• Porque pelo numero do processo, mesmo que a entrada do de minha avo foi antes, aparentemente so foi enumerado quase duas vezes o numero apos o seu. @marcelloamr

• @jvtorres

o IRN é uma incógnita, nato vejo mais sentido e nem ordem em nada…

• Recebi a minha senha com um dia e você ? @jvtorres

• editado January 15

@andrelas

Vai no tópico

“Correção de Assento de Nascimento feito com erro - Guia prático.”

aqui no fórum que eles explicam um opção de como corrigir erros no assento sem precisar recorrer ao conservador que deferiu o assento, ou à conservatória.

É preciso pagar €10, mas acho que vale a pena.

• @eduardo_augusto

Fico mais tranquila com a sua informação, Eduardo.

Esse processo está me deixando estressada.

A cada dia escuto uma coisa. Quando mexeram no sistema fiquei 3 semanas com o sistema sinalizando que minha situação estava na etapa final aguardando a assinatura. Imagina a minha alegria…depois voltou para a etapa 1 e lá está até hoje.

• Boa tarde! Graças a ajudas de todos, consegui enviar meu processo ao Porto com todos os documentos! Eu crio uma entrada na planilha agora, ou espero o pedido ser entregue?

Documentos enviados:

• Certidão de Nascimento INT.REPROGRÁFICA (com anotações de óbito e casamento): Descendente português e do requerente, e uma cópia do assento de nascimento do português;
    • Cópia do assento da transcrição de casamento do português com o familiar brasileiro;
    • Antecedentes criminais (não-apostilado) juntamente com o documento de identidade autenticado por firma e apostilado;
    • Formulário assinado e autenticado reconhecido por firma, duas folhas frente e verso com a assinatura na terceira página, segunda folha (onde foi feito o reconhecimento da assinatura).
    • Entrega pela DHL, pessoalmente na loja (que sai mais barato!), do Rio de Janeiro.

Lugar de escolha do envio: ACP (Arquivo Central do Porto);

• Boa tarde! Estou coletando os documentos para tirar a cidadania como neta de português. Graças ao fórum, recolhi as informações necessárias e quando tudo estiver pronto, enviarei ao ACP!

Pra quem tá perdido aqui com tantas abas de discussão assim como eu tava, vou deixar a lista de documentos abaixo, porém tenho algumas dúvidas em relação a alguns tópicos.

• Certidão de nascimento do ascendente português =====> no caso, como meu avô nasceu após 1911, apenas informarei os dados no formulário 1D (tenho tudo aqui). Não tenho a certidão em si. Está correto?
    • Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada do filho do português (minha mãe) =====> ok
    • Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada do requerente (eu, neta do português) =====> ok
    • Certidão de casamento de inteiro teor do filho do português (minha mãe) =====> porque hoje, depois de casada, o nome dela é diferente do que consta na certidão de nascimento. Está correto? Essa certidão também precisa ser por cópia reprográfica e apostilada?
    • Atestado de antecedentes criminais brasileiro do requerente, apostilado =====> vi aqui no fórum no post de alguns anos atrás que precisava incluir a validação no verso. Isso ainda procede?
    • Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG do requerente (emitido a menos de 10 anos e contendo a filiação do requerente) ====> ok
    • Formulário 1D assinado no cartório, com firma reconhecida por autenticidade =====> ok

MINHAS DÚVIDAS:

1. Após enviar ao ACP por DHL, qual seria a próxima etapa? Li aqui no fórum que eu precisaria entrar em contato com a Linha de Registros e pedir o número do processo e a chave de acesso para acompanhar o processo. Isso procede?
    2. Eu preciso enviar a certidão de casamento (ou a transcrição de casamento) do meu avô? (ele casou no Brasil)

Desde já, agradeço!!!

• @andrelas

Quando emitiram meu assento pedi para retificarem incluindo a naturalidade e nome dos avós. Fizeram, mas levaram 2 meses.

• @juliafernandesmarcos ,

1. Está OK apenas informar os dados do assento no formulário.
    2. A certidão de casamento de seus pais não precisa ser repográfica. Envie a de inteiro teor digitada e apostilada.
    3. Não precisa validar mais o atestado de antecedentes.
    4. Você receberá um email com o número e senha para consulta de seu processo. As vezes vem bem rápido, as vezes demora umas semanas. Eu daria 1 mes antes de enviar email solicitando os dados do processo
    5. a certidão de casamento de seu avô não é necessária. Se foi seu avô que declarou o nascimento de sua mãe, a transcrição não é necessária, mas se já foi feita pode anexar uma cópia simples no processo. A transcrição do casamento algumas vezes serve para fixar o nome do português e também para sanar inconsistências de nomes e datas. Mas provavelmente você já checou tudo isso.

• @juliafernandesmarcos apenas complementando excelente resposta da @texaslady, você já verificou os dados que constam do assento de nascimento do português?

Digo isso, porque, muito embora sendo o assento posterior a 1911 (e estando no registo civil), pode ser obtido oficiosamente pela conservatória, as vezes é recomendável gastar 10 euros e obter uma cópia no civil online antes.

Dessa forma, você poderá conferir se o nome do português e seus pais estão batendo com o que consta nas certidões brasileiras (e se preparar para um retificação caso necessário).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.