Então, eu tava falando com a minha advogada que deu entra no meu processo em junho de 2021 e ela disse que o meu processo já tá no finalzinho e que o registro deva ser criado nas próximas semanas. Acho que ela deve se embasar nos processos que ela tem e tal. Espero que seja isso mesmo e também vi alguns processos que já terminou mas ainda não atualizaram o processo no site ainda.
definitivamente há algo estranho em Lisboa. Eu já desisti de entender. Realmente não entendi o porque transferiram os procesos do segundo semestre de 2021, quando ainda haviam tantos processos anteriores que poderiam ter sido enviados. E entendi menos ainda porque ficou tão lento de repente, parece até que naquele período há algo duvidoso que merece uma análise super minuciosa. Ou 90% dos conservadores aposentaram.
Espero que aconteça como o @federicogga disse, assim que o ACP terminar a primeira leva, que seja enviado outro lote, de preferência o de janeiro de 2022 que eu estou aguardando, rsrs.
Deve ter uns 2 anos q esses processos estao parados em maio de 2021. Eles nao querem q isso ande. Ficar ansioso ou criando teorias do que pode ou nao acontecer e perca de energia e tempo. O negocio e esquecer isso e viver a vida. O dia que vier otimo.
@federicogga obrigado pelo seu feedback! Quando apliquei em 2022 achei que em dois anos….dois anos e pouco estarei pronto! Mas pelo visto teremos mais um ano e meio (em média) pela frente! Paciência, temos que esperar rs!
@Bblopes1303 De nada, pensei a mesma coisa, em dois anos terei cidadania, no máximo dois anos e meio, já me preparei mentalmente que serão 4 anos, 4 anos e meio, que estarei na metade do processo, há uma razão para isso. disse josevinicius22, passamos o tempo criando teorias e nunca saberemos, temos que continuar vendo como tudo acaba, enquanto isso é só isso, viver a vida e quando ela vem, deixa vir.
Eu estou a entrar com um processo legal contra a CRC quando o processo da minha mãe alcançar 3 anos (19 out 2025). A Liminar é rápida com multa diária. sugiro a todos que tenham passado de 3 anos a fazerem o mesmo.
No meu caso deram 30 dias úteis, prorrogáveis por mais 30 dias. Cumpri no prazo e depois de uns 10 dias que os documentos chegaram em Lisboa, passou a constar no site uma nota de que os documentos enviados tinham sido aditados ao processo.
Quando foi feita a exigência, criaram uma nova etapa ("Aguarda resposta", com caneta), que desapareceu quando receberam e aditaram os documentos, voltando ao estado anterior ("Em análise", com caneta).
Isso realmente varia muito, já vi relatos que foi em muito pouco tempo, questão de 1 ou 2 semanas. Mas no caso de uma amiga levou 7 meses.
Gostei do seu relato sobre a sua exigência e a mudança de status da nova plataforma funcionando direitinho. Mas isso também não tem acontecido com todos. Realmente acho que depende muito da forma do conservador trabalhar.
Realmente acho que pode demorar mais que 4 anos também , meu processo de 29/06/2022 88xxx/2022 vi um processo de setembro ( pouco mais de 2 meses ) com numeração em 15xxxx/2022 … quase 70 mil processos em 2 meses … mais do que alguns anos anteriores
a cidadania da minha irmã foi finalizada (está na planilha). Ao se dirigir ao consulado, questionaram a falta de um sobrenome no nome da mãe (estava com asteriscos ao final do nome, imaginamos que o espaço não era suficiente e por isso haviam cortado o nome mas, aparentemente, não era o caso). Solicitamos a retificação no dia 17/12 e, até o momento, não tivemos qualquer retorno.
Isso demora muito? Estamos dependendo disso não só para tirar os documentos dela, mas também para iniciar o processo do filho dela.
Porque pelo numero do processo, mesmo que a entrada do de minha avo foi antes, aparentemente so foi enumerado quase duas vezes o numero apos o seu. @marcelloamr
“Correção de Assento de Nascimento feito com erro - Guia prático.”
aqui no fórum que eles explicam um opção de como corrigir erros no assento sem precisar recorrer ao conservador que deferiu o assento, ou à conservatória.
Fico mais tranquila com a sua informação, Eduardo.
Esse processo está me deixando estressada.
A cada dia escuto uma coisa. Quando mexeram no sistema fiquei 3 semanas com o sistema sinalizando que minha situação estava na etapa final aguardando a assinatura. Imagina a minha alegria…depois voltou para a etapa 1 e lá está até hoje.
Boa tarde! Graças a ajudas de todos, consegui enviar meu processo ao Porto com todos os documentos! Eu crio uma entrada na planilha agora, ou espero o pedido ser entregue?
Documentos enviados:
Certidão de Nascimento INT.REPROGRÁFICA (com anotações de óbito e casamento): Descendente português e do requerente, e uma cópia do assento de nascimento do português;
Cópia do assento da transcrição de casamento do português com o familiar brasileiro;
Antecedentes criminais (não-apostilado) juntamente com o documento de identidade autenticado por firma e apostilado;
Formulário assinado e autenticado reconhecido por firma, duas folhas frente e verso com a assinatura na terceira página, segunda folha (onde foi feito o reconhecimento da assinatura).
Entrega pela DHL, pessoalmente na loja (que sai mais barato!), do Rio de Janeiro.
Lugar de escolha do envio: ACP (Arquivo Central do Porto);
Boa tarde! Estou coletando os documentos para tirar a cidadania como neta de português. Graças ao fórum, recolhi as informações necessárias e quando tudo estiver pronto, enviarei ao ACP!
Pra quem tá perdido aqui com tantas abas de discussão assim como eu tava, vou deixar a lista de documentos abaixo, porém tenho algumas dúvidas em relação a alguns tópicos.
Certidão de nascimento do ascendente português =====> no caso, como meu avô nasceu após 1911, apenas informarei os dados no formulário 1D (tenho tudo aqui). Não tenho a certidão em si. Está correto?
Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada do filho do português (minha mãe) =====> ok
Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada do requerente (eu, neta do português) =====> ok
Certidão de casamento de inteiro teor do filho do português (minha mãe) =====> porque hoje, depois de casada, o nome dela é diferente do que consta na certidão de nascimento. Está correto? Essa certidão também precisa ser por cópia reprográfica e apostilada?
Atestado de antecedentes criminais brasileiro do requerente, apostilado =====> vi aqui no fórum no post de alguns anos atrás que precisava incluir a validação no verso. Isso ainda procede?
Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG do requerente (emitido a menos de 10 anos e contendo a filiação do requerente) ====> ok
Formulário 1D assinado no cartório, com firma reconhecida por autenticidade =====> ok
MINHAS DÚVIDAS:
Após enviar ao ACP por DHL, qual seria a próxima etapa? Li aqui no fórum que eu precisaria entrar em contato com a Linha de Registros e pedir o número do processo e a chave de acesso para acompanhar o processo. Isso procede?
Eu preciso enviar a certidão de casamento (ou a transcrição de casamento) do meu avô? (ele casou no Brasil)
Está OK apenas informar os dados do assento no formulário.
A certidão de casamento de seus pais não precisa ser repográfica. Envie a de inteiro teor digitada e apostilada.
Não precisa validar mais o atestado de antecedentes.
Você receberá um email com o número e senha para consulta de seu processo. As vezes vem bem rápido, as vezes demora umas semanas. Eu daria 1 mes antes de enviar email solicitando os dados do processo
a certidão de casamento de seu avô não é necessária. Se foi seu avô que declarou o nascimento de sua mãe, a transcrição não é necessária, mas se já foi feita pode anexar uma cópia simples no processo. A transcrição do casamento algumas vezes serve para fixar o nome do português e também para sanar inconsistências de nomes e datas. Mas provavelmente você já checou tudo isso.
@juliafernandesmarcos apenas complementando excelente resposta da @texaslady, você já verificou os dados que constam do assento de nascimento do português?
Digo isso, porque, muito embora sendo o assento posterior a 1911 (e estando no registo civil), pode ser obtido oficiosamente pela conservatória, as vezes é recomendável gastar 10 euros e obter uma cópia no civil online antes.
Dessa forma, você poderá conferir se o nome do português e seus pais estão batendo com o que consta nas certidões brasileiras (e se preparar para um retificação caso necessário).
Comentários
Obrigado amigos.
Mesmo sendo no total são mais de 1000 por dia se considerarmos os dias uteis.....
Não creio que ocorra em menos de 4 anos a conclusão dos processos de neto que entrtaram na CRC Lisboa protocolados em junho 2021.
Só resta aguardar....
Obrigado mais uma vez.
Então, eu tava falando com a minha advogada que deu entra no meu processo em junho de 2021 e ela disse que o meu processo já tá no finalzinho e que o registro deva ser criado nas próximas semanas. Acho que ela deve se embasar nos processos que ela tem e tal. Espero que seja isso mesmo e também vi alguns processos que já terminou mas ainda não atualizaram o processo no site ainda.
@federicogga , @LeoSantos ,
definitivamente há algo estranho em Lisboa. Eu já desisti de entender. Realmente não entendi o porque transferiram os procesos do segundo semestre de 2021, quando ainda haviam tantos processos anteriores que poderiam ter sido enviados. E entendi menos ainda porque ficou tão lento de repente, parece até que naquele período há algo duvidoso que merece uma análise super minuciosa. Ou 90% dos conservadores aposentaram.
Espero que aconteça como o @federicogga disse, assim que o ACP terminar a primeira leva, que seja enviado outro lote, de preferência o de janeiro de 2022 que eu estou aguardando, rsrs.
O processo do meu pai (neto) é de março de 2022. Não vejo a hora de finalizar...
Olá, gostaria de fazer uma observação.
Muito se fala que os processos em Lisboa estão em Maio de 2021. Mas vejo que os do porto estão entre Julho e Dezembro de 2021.
Seria possível que a CRC tenha enviado os processos do segundo semestre de 2021 para o Porto? E talvez logo iniciem os processos de 2022...
@LeoSantos , eu observei a mesma coisa. Acabei de fazer uma postagem.. mas penso que ao inves de 2023 o próximo pacote será de 2022.
Deve ter uns 2 anos q esses processos estao parados em maio de 2021. Eles nao querem q isso ande. Ficar ansioso ou criando teorias do que pode ou nao acontecer e perca de energia e tempo. O negocio e esquecer isso e viver a vida. O dia que vier otimo.
Olá amig@s, alguém já teve uma exigência desde a introdução da nova plataforma? Quais costumam ser os prazos?
@federicogga obrigado pelo seu feedback! Quando apliquei em 2022 achei que em dois anos….dois anos e pouco estarei pronto! Mas pelo visto teremos mais um ano e meio (em média) pela frente! Paciência, temos que esperar rs!
abraços
@Bblopes1303 De nada, pensei a mesma coisa, em dois anos terei cidadania, no máximo dois anos e meio, já me preparei mentalmente que serão 4 anos, 4 anos e meio, que estarei na metade do processo, há uma razão para isso. disse josevinicius22, passamos o tempo criando teorias e nunca saberemos, temos que continuar vendo como tudo acaba, enquanto isso é só isso, viver a vida e quando ela vem, deixa vir.
Eu estou a entrar com um processo legal contra a CRC quando o processo da minha mãe alcançar 3 anos (19 out 2025). A Liminar é rápida com multa diária. sugiro a todos que tenham passado de 3 anos a fazerem o mesmo.
@diogoDE
No meu caso deram 30 dias úteis, prorrogáveis por mais 30 dias. Cumpri no prazo e depois de uns 10 dias que os documentos chegaram em Lisboa, passou a constar no site uma nota de que os documentos enviados tinham sido aditados ao processo.
Quando foi feita a exigência, criaram uma nova etapa ("Aguarda resposta", com caneta), que desapareceu quando receberam e aditaram os documentos, voltando ao estado anterior ("Em análise", com caneta).
@texaslady @eduardo_augusto e demais
Alguém sabe me informar quanto tempo leva tipicamente a CRC Lisboa para terminar a avaliação do processo depois que recebe a resposta da exigência?
Grato
@Guimaraesporto interessante,vou aguardar e torço para que dê certo,se sim vou pedir tem,o meu completa 3 anos em fevereiro(processo 1 C)
@ecard ,
Isso realmente varia muito, já vi relatos que foi em muito pouco tempo, questão de 1 ou 2 semanas. Mas no caso de uma amiga levou 7 meses.
Gostei do seu relato sobre a sua exigência e a mudança de status da nova plataforma funcionando direitinho. Mas isso também não tem acontecido com todos. Realmente acho que depende muito da forma do conservador trabalhar.
Realmente acho que pode demorar mais que 4 anos também , meu processo de 29/06/2022 88xxx/2022 vi um processo de setembro ( pouco mais de 2 meses ) com numeração em 15xxxx/2022 … quase 70 mil processos em 2 meses … mais do que alguns anos anteriores
@marcelloamr
Estranha a numeração. Processo de monha avó, de 20/06/2022 tem número 171…/2022.
@jvtorres
Sei que o pedido tem 2 tipos de sistema né , as vezes foi para o outro, sei que tem um de transcrição e um de inscrição, não sei como funciona
@Guimaraesporto Sobre a ação judicial, você tem exemplos de liminares já concedidas que poderia me enviar?
Pessoal,
a cidadania da minha irmã foi finalizada (está na planilha). Ao se dirigir ao consulado, questionaram a falta de um sobrenome no nome da mãe (estava com asteriscos ao final do nome, imaginamos que o espaço não era suficiente e por isso haviam cortado o nome mas, aparentemente, não era o caso). Solicitamos a retificação no dia 17/12 e, até o momento, não tivemos qualquer retorno.
Isso demora muito? Estamos dependendo disso não só para tirar os documentos dela, mas também para iniciar o processo do filho dela.
Minha avó tem 93 anos. Foi naquele +76. Entao bem provavel que o dela só seja concluido após o seu, é isso? @marcelloamr
Porque pelo numero do processo, mesmo que a entrada do de minha avo foi antes, aparentemente so foi enumerado quase duas vezes o numero apos o seu. @marcelloamr
@jvtorres
o IRN é uma incógnita, nato vejo mais sentido e nem ordem em nada…
Recebi a minha senha com um dia e você ? @jvtorres
@andrelas
Vai no tópico
“Correção de Assento de Nascimento feito com erro - Guia prático.”
aqui no fórum que eles explicam um opção de como corrigir erros no assento sem precisar recorrer ao conservador que deferiu o assento, ou à conservatória.
É preciso pagar €10, mas acho que vale a pena.
@andrelas @Francisca_malta
Correção de Assento de Nascimento feito com erro - Guia prático. — Fórum Cidadania Portuguesa
@eduardo_augusto
Fico mais tranquila com a sua informação, Eduardo.
Esse processo está me deixando estressada.
A cada dia escuto uma coisa. Quando mexeram no sistema fiquei 3 semanas com o sistema sinalizando que minha situação estava na etapa final aguardando a assinatura. Imagina a minha alegria…depois voltou para a etapa 1 e lá está até hoje.
Boa tarde! Graças a ajudas de todos, consegui enviar meu processo ao Porto com todos os documentos! Eu crio uma entrada na planilha agora, ou espero o pedido ser entregue?
Documentos enviados:
Lugar de escolha do envio: ACP (Arquivo Central do Porto);
Boa tarde! Estou coletando os documentos para tirar a cidadania como neta de português. Graças ao fórum, recolhi as informações necessárias e quando tudo estiver pronto, enviarei ao ACP!
Pra quem tá perdido aqui com tantas abas de discussão assim como eu tava, vou deixar a lista de documentos abaixo, porém tenho algumas dúvidas em relação a alguns tópicos.
MINHAS DÚVIDAS:
Desde já, agradeço!!!
@andrelas
Quando emitiram meu assento pedi para retificarem incluindo a naturalidade e nome dos avós. Fizeram, mas levaram 2 meses.
@juliafernandesmarcos ,
@juliafernandesmarcos apenas complementando excelente resposta da @texaslady, você já verificou os dados que constam do assento de nascimento do português?
Digo isso, porque, muito embora sendo o assento posterior a 1911 (e estando no registo civil), pode ser obtido oficiosamente pela conservatória, as vezes é recomendável gastar 10 euros e obter uma cópia no civil online antes.
Dessa forma, você poderá conferir se o nome do português e seus pais estão batendo com o que consta nas certidões brasileiras (e se preparar para um retificação caso necessário).