Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1771772773774775777»

Comentários

• @chinchino

Estou pedindo a Cidadania para minha mae e minha tia, netas de Portugues.

Ja solicitei os documentos conforme a relaçao enviada Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa.

MInha duvida é a seguinte, eu farei o Apostilamento dos documentos e irei encaminhar para Lisboa via correio.

Como se trata de 2 pedidos, esses apostilamentos devem ser 2 ou um arquivo apenas?

Os documentos enviados serao sempre originais, certo?

Faço o pagamento e encaminho tudo junto para LIsboa e depois que eles recebem por la que eu irei receber o numero para acompanhamento?

Nos correios eu faço carta registrada?

A certidao de nascimento do Portugues veio conforme anexo, posso enviar assim?

Desculpem tantas perguntas, mas eu ja procurei por aqui e não encontrei nenhum passo a passo senao apenas a relação de documentos.

Agradecida

• Ola @texaslady com referimento ao caso da @juliafernandesmarcos hoje em dia não é mais obrigatório o envio de processos de netos para Lisboa? Pode ser enviado diretamente para o ACP?

• https://justica.gov.pt/Noticias/Governo-concretiza-recrutamento-de-2023-e-abre-novo-concurso?pk_vid=00cf344550db11dd17370521236c7caa

• Este link é do anúncio IRN sobre finalmente a contratação dos funcionários aprovados em 2023

• @Jlvc2022 ,que nada,essa leréia ainda vai longe,essa novela não acaba esse ano.EU não acredito mais em nada.

• editado 8:42PM

@Luceliaferraz1 Boa tarde!

Como se trata de 2 pedidos, esses apostilamentos devem ser 2 ou um arquivo apenas?

Eu não sei ao certo se ambos são possíveis para fazer no mesmo processo acho que @texaslady ou @eduardo_augusto saberia responder a sua pergunta melhor!

E sim todos os documentos que vão ser enviados precisam ser as vias emitidas pelo cartório e cada um deles tem uma validade de 1 ano! Não é necessário enviar seus documentos originais.

Faço o pagamento e encaminho tudo junto para LIsboa e depois que eles recebem por la que eu irei receber o numero para acompanhamento?

Sim, após entregue pelo visto tem um período de 90 dias ou um mês até enviarem essa senha pelo o que li.

Nos correios eu faço carta registrada?

Se for enviar pelos Correios, creio que sim! Para ser possível rastrear o pedido, eu coloquei meu pedido de transcrição de casamento como carta registrada, porém foi uma entrega dentro do país. Pelo visto, majoritariamente no forum, as pessoas optam e foi o que eu optei também a usar a DHL! É um pouco mais custoso mas o tratamento com os seus documentos são bem mais especiais e costumam a entregar rápido!

A certidao de nascimento do Portugues veio conforme anexo, posso enviar assim?

Creio que sim, para portugueses nascidos antes de 1911, precisam ser certidões narrativas e certificadas que pelo visto a sua já é!

E sobre o destino de envio estamos optando também pela ACP (Arquivo Central do Porto) visto que também fazem nacionalidade pelo correio e estão mais rápidos que a CRC de Lisboa!

Recomendo esperar a resposta de um dos usuários que marquei para realmente confirmar essas respostas, eu também sou bem inexperiente e é a primeira cidadania que estou fazendo!

• Publicacao do IRN na pagina oficial do Facebook.

Governo conclui recrutamento de 2023 e abre novo concurso. Governo preenche vagas para 50 conservadores e 240 para oficiais de registo de concursos de 2023 que nunca foram concluídos. Novos concursos serão abertos em 2025.

A Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, a Secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros, e a Secretária de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, reuniram-se com oito sindicatos de trabalhadores do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) para discutir soluções para a falta de pessoal e valorizar as carreiras dos trabalhadores do IRN.

Durante a reunião, o Governo anunciou que o IRN recebeu autorização para prosseguir com os recrutamentos abertos em 2023 e iniciar novos concursos em 2025.

• @Bevilacqua ,

A partir de junho de 2024 o ACP passou a receber processos de netos também. Mas a CRCentrais de Lisboa continua a recebe-los.

• @Luceliaferraz1

Eu não sei ao certo se ambos são possíveis para fazer no mesmo processo acho que @texaslady ou @eduardo_augusto saberia responder a sua pergunta melhor!

E sim todos os documentos que vão ser enviados precisam ser as vias emitidas pelo cartório e cada um deles tem uma validade de 1 ano! Não é necessário enviar seus documentos originais.

.........................................................

1) Eu não entendi o que você quis dizer com "apostilamentos devem ser 2 ou um arquivo apenas". Não sei de que "arquivo" você está falando. Assumindo que são duas pessoas diferentes solicitando a nacionalidade portuguesa: (1) você pode montar um pacote "completo" de documentos para cada pessoa, e todos os documentos devem ser apostilados; (2) você pode enviar apenas 1 via dos documentos que são idênticos nos dois processos e pedir que os processos sejam apensados. Porém, em relação ao apensamento de processos, temos visto muitas dúvidas e tratamento diferente pelos conservadores, por isso não recomendo no momento. Siga a opção (1): cada pessoa com o seu kit de documentos, e tudo apostilado.

2) Atenção para o comentário "não é necessário enviar seus documentos originais". O termo "originais" é perigoso. Todo documento que você obtém no cartório é um documento original, no sentido de que não é uma cópia. Ou seja: não adianta fazer uma fotocópia do documento. Nem mesmo se você pedir para autenticar a cópia. Exemplo: você vai pedir uma via de uma certidão nascimento de inteiro teor reprográfica apostilada no cartório. Não pode depois simplesmente tirar uma cópia. Você tem que mandar o documento que recebeu do cartório.

• @Luceliaferraz1 ,

Conforme o @eduardo_augusto disse tem havido alguns problemas em requerimentos pelo artigo 40A sobre apensação, mas são com relação a pedir para avo e neto juntos ou pai e filho juntos. Quando se trata de 2 irmãos que estão pedindo como netos, você pode pedir a apensação destes processos se desejar. Para isso é necessário fazer um requerimento e anexar cópia do mesmo nos dois processos. Desta forma voce economiza em uma certidão apostilada e uma certidão narrativa do português, se é que voce já pediu 2 narrativas. Leia no link a seguir com as instruções para apensação.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24782/guia-apensacao-de-processos

Para apensação, você pede ao cartório apenas uma certidão de nascimento do filho do português de inteiro teor e por copia repográfica do livro e solicita apenas uma certidão narrativa do batismo do português ao arquivo distrital. Estes serão os documentos em comum aos 2 processos.

Se optar por mandar sem apensação cada processo deve ter todos os documentos e como bem alertou o @eduardo_augusto as certidões devem ser as originais emitidas pelo arquivo distrital e originais emitidas pelo cartório e apostiladas.

• @Luceliaferraz1 ,

apenas corrigindo meu post anterior onde eu digo avo e neto, queria dizer neto e filho(1D+1C) , ou seja seria o caso de pedido de neto juntamente com o de seu filho. E tambem poderia ser um pedido de neto junto com o de seu filho mais o filho deste(1D+1C+1C).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.