Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1768769770771772774»

Comentários

• @chinchino ,

Normalmente nem seria necessário pois se a averbação já consta do assento do português, eles já checam no sistema. Mas pode enviar uma cópia simples junto com o processo.

• editado January 6

@Destefano Sou argentino, mas estou voltando para a Nova Zelândia por um ano e meio, então minha ideia é ir para Portugal quando conseguir a cidadania, tirar o CC e o passaporte e voltar para a Nova Zelândia (Não há consulado português na Nova Zelândia.).

P.S. Acho que será no final deste ano ou no início de 2026, porque meu processo è de setembro de 2022.

• @felipebsouza Sim, em Lisboa ainda estão em Maio de 2021, nada se mexe, no Porto já vi os processos de Novembro e Outubro concluídos, claramente quem teve a sorte de ser deslocado saiu mais rápido que os de Lisboa.

• Pessoal, recebi a resposta automática abaixo referente ao status das análises na CRC:

Entretanto não há informação sobre os processos 1D de maiores de 75 anos entregues até o fim de 2022, que é o caso do meu processo. Alguém tem essa informação?

• Estou com todos os documentos para enviar o pedido de nacionalidade pra minha irmã. (Processo de neta)

Estou conferindo e fiquei com uma dúvida. Eu já tenho aqui a  certidão do pai (filho do português) em inteiro teor,, original e devidamente apostilada. Preciso enviar a reprográfica também ou só essa basta?

• Boa tarde! Sou nova por aqui e gostaria de tirar uma dúvida. Dei entrada no meu processo em 08/23, ainda está no numero1. Alguém saberia me dizer quanto tempo está levando mais ou menos para concluir? Dei entrada em Lisboa.

• Pessoal, estou preenchendo o formulário 1D para netos maiores de 18 anos e na página 3 há dois campos de assinatura, ambos Assinatura do Declarante. No caso o interessado deve assinar duas vezes e fazer o reconhecimento de firma por autenticidade em duas assinaturas ou apenas uma?

• Processo de neto (1D). Alguém sabe qual mês estão sendo analisados na ACP neste mês de janeiro?

• @NivaldoJr @texaslady O processo 1D de Neto está a quanto temem maior de 2021 , mais de 1 ano ?

• @SandraQuintas

Boa tarde! Sou nova por aqui e gostaria de tirar uma dúvida. Dei entrada no meu processo em 08/23, ainda está no numero1. Alguém saberia me dizer quanto tempo está levando mais ou menos para concluir? Dei entrada em Lisboa.

Processo de neto considere 40 a 42 meses contados da entrada. Cada caso é um caso. Alguns processos terminam antes, outros terminam depois.

@fhpereira

Pessoal, estou preenchendo o formulário 1D para netos maiores de 18 anos e na página 3 há dois campos de assinatura, ambos Assinatura do Declarante. No caso o interessado deve assinar duas vezes e fazer o reconhecimento de firma por autenticidade em duas assinaturas ou apenas uma?

Assina e reconhece firma apenas uma vez. O outro campo de assinatura fica em branco.

@NivaldoJr@Taquara

O processo 1D de Neto está a quanto temem maior de 2021 , mais de 1 ano ?

Processo de neto considere 40 a 42 meses contados da entrada. Cada caso é um caso. Alguns processos terminam antes, outros terminam depois.

@NivaldoJr

Provavelmente não estão mais considerando. pelo que me recordo, não era uma lei, mas sim uma regra interna do IRN.

• @eduardo_augusto

Entendi! Achei que ainda tinha a prioridade para esses processos. O da minha avó deu entrada em setembro de 2022 e na época ela fazia jus à preferência por idade.

Hoje o processo já está com 40 meses e ainda está na primeira etapa, será que haverá algum andamento no futuro próximo?

• @NivaldoJr

pode ser que ainda tenha. até algum tempo atrás, quando eles divulgavam o andamento dos processos, indicavam claramente o estados dos processos "com prioridade por idade". mas recentemente, pararam de separar. então imagino que não estejam mais considerando.

o processo da sua avó, se é de setembro de 2022, não tem 40 meses ainda. não tem nem 30.

• Pior meu caso, meu vo, processo +75 (86 anos), entrou nov/2021, para decisao 29/02/2024, entrou em exigencia, sanamentos em abril, desde lá até hoje em para decisão (CRC) kkkkk

• @federicogga

Um conselho, caso você esteja indo a PT apenas para tirar o CC e o PEP.

É bom dar uma margem para imprevistos. O que eu descrevi nos comentários anteriores é quando funciona 100% perfeito - o que nem sempre acontece.

Comigo, por exemplo, havia um erro (que não sei de onde veio) nos meus dados no sistema do IRN. Meu sobrenome aparecia repetido duas vezes (mesmo estando correto no meu assento de nascimento!). Mesmo com muita boa vontade dos funcionários do IRN (fui muito bem atendido), levou um dia para o sistema processar a correção e atualização de dados.

Outras pessoas já relataram chegar em algum lugar do IRN e todo o sistema estar fora do ar e nada poder ser feito por algumas horas, ou até mesmo o dia todo. Óbvio que não acontece sempre, mas se acontece quando se tem um voo logo depois para a NZ, é bem problemático.

Acho o ideal se planejar para estar em Lisboa por pelo menos 1-2 dias úteis extras além do que é necessário para fazer tudo.

Uma opção é fazer na Loja de Cidadão de Saldanha em Lisboa (fica em cima do Mercado 31 de Janeiro); na região há muitos hotéis de vários preços, acesso a 2 estações de metrô (Saldanha e Picoas) etc. Uma dessas linhas do metrô (vermelha) da estação Saldanha também vai para o Aeroporto (onde vai levantar o PEP) e também passa perto do Campus da Justiça (estação Oriente).

Além do Campus da Justiça, também tem a Loja do Cidadão em Laranjeiras; essa fica perto da estação de mesmo nome na linha azul:

https://www.metrolisboa.pt/viajar/mapas-e-diagramas/

https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-de-Lisboa-na-Loja-de-Cidadao-do-Saldanha

https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-de-Lisboa-na-Loja-de-Cidadao-das-Laranjeiras

https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-de-Lisboa-no-Campus-de-Justica-Ed-L-Parque-das-Nacoes

• @CarlosASP Boa noite, o assento de nascimento da minha mãe também veio duplicado o sobrenome, você solicitou a correção por email?

• Pessoal, para estabelecer maternidade de descendente nascido antes de 1978 encontrei um registro escolar de rematrícula de 1991, quando o descendente ainda era menor de idade. O documento consta o nome correto do descendente e progenitor português, todavia a assinatura do responsável (a mãe, portuguesa) está em rúbrica, e não há um campo estabelecendo que de fato o "responsável" seja a mãe. Esse documento pode ser questionado para o processo de estabelecimento de maternidade? Caso, mesmo assim, seja válido, esses documentos adicionais para estabelecimento de maternidade devem ser autenticados ou cópias simples satisfazem o Oficial?

• @MatheusRodrigues

o meu caso foi diferente. O assento de nascimento veio sem erros. Mas, em algum outro sistema do IRN usado para emitir o CC, o sobrenome estava duplicado.

como eu estava em Lisboa para emitir o CC, tudo foi feito presencialmente em uma Loja do Cidadão.

• @CarlosASP você é um crack! Muito obrigado pela resposta, vou guardá-la para quando chegar a hora de fazê-lo (que espero que seja em breve), embora entenda que os processos estão atrasados ​​e serão mais demorados.

• editado January 7

@eduardo_augusto

Tem razão! Na verdade tem ~29 meses, fiz uma confusão aqui! 😫

• @texaslady Muito obrigado pelas respostas! Eu gostaria de adicionar mais uma pergunta... Após o pagamento quanto tempo eu tenho até enviar os documentos à portugal, tem algum tipo de validade?

• @chinchino

não tem propriamente um prazo, mas não é bom ficar enrolando demais. se no meio do caminho o governo resolve mudar as taxas, aí vc vai ter que descobrir como pagar a diferença e tal...

junte os documentos, pague a taxe, preencha e assine o formulário, e mande.

• @chinchino ,

realmente não saberia informar se tem um prazo. Mas com um de meus irmãos aconteceu do envelope parar na alfandega em Portugal e lá ficou por uns 7 meses até que devolveram o envelope. E consultamos a CRC e disseram que até um ano não teria problema. Mas as vezes informações na linha de registos são contraditórias. O processo foi reenviado e está em andamento. por isso é bom mandar mesmo o mais rápido possível.

• @eduardo_augusto @texaslady Ah, menos mal, vou tentar mandar o mais rápido possível porque estive calculando o tempo exato para quando pegar as certidões já levar o atencedentes criminais com o prazo de 90 dias ao cartório de notas junto com o formulário e já enviar logo após a DHL. E só para tirar mais uma dúvida a validação eu tiro o print da validação imprimo e apostilo no site ou só mando o antecedentes com o QR apostilado?

Muito obrigado também sempre por ajudar! E desculpa as perguntas que provavelmente já foram perguntadas diversas vezes!

• @chinchino ,

o atestado de antecedentes brasileiro é só imprimir. Não precisa validar e nem apostilar. Preciso atualizar o guia.

• LucassilvaLucassilva Member
    editado 1:05AM

Boa noite a todos! É incrível a demora que estão levando e nem consideram alterar a estimativa dada no site. Já relatei algumas vezes aqui o processo do meu pai. Entrada em 15/03/2021 ------------- exigência em 27/09/2023 ------------ atendimento da exigência em 27/10/2023 ----------- e contando e nada até agora, segue sem uma perspectiva concreta, é um descaso total com os requerentes. Não fizeram, não fazem e não farão nada para tentar resolver a demora da analise. Desculpem o desabafo, mas estou indo para 48 meses sem uma resposta e vejo outros processos com data de 2022 ou 2023 com processo finalizado. Enfim, CRC Lisboa...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.