Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1752753754755757

Comentários

• Quando consulto o meu aparece assim no site novo, mesmo pelo notebook a mesma coisa. Estou vendo um pessoal falar sobre senha nova, se não arrumarem esse site logo eu vou dar uma passada na conservatoria de Lisboa ano que vem quando eu for pra lá pq pelas minhas contas ja era pra estar concluindo por agora. É de junho de 2022 meu processo, no outro site não saia da bolinha 01. 😒

• editado October 26

@Fabi81

O link "das bolinhas" é novo e estao ajeitando ainda. As vezes parece ok, outras nao. No momento varias pessoas teem notado estar totalmente sem dados, como eu e meus irmaos. Aguarde que em breve consertarão o bug.

Os processos de cidadania estao atrasado por N motivos. No momento estão terminando os de netos (1-D) que deram entrada em meados de 2021. Se tudo continuar igual, talvez daqui 1 ano o seu esteja concluido, se nao cair em exigencias. Fique atenta as mensagens deles.

• Voltaram os dados do meu processo. esta exatamente como antes. será q agora ta tudo certinho ???

• Página já está no ar !

• Fiz pesquisa do meu processo ontem e hoje e funcionou normalmente.

• Oi @biaamourao , tudo bem?

como você faz para consultar o log do site das bolinhas?

Obrigado,

• O processo da minha esposa (neta) foi aprovado dia 14 de agosto e até agora aguarda para ser criado o Registo de Cidadão Português. É normal esse prazo? Já mandei e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e ninguém responde.

• Tenho uma dúvida, tenho cidadania portuguesa e já fiz a transcrição do meu casamento. Meu esposo irá dar entrada na cidadania dele, todavia como NETO. Tenho que encaminhar a transcrição do nosso casamento junto ou depois que sair a cidadania dele ele tem que solicitar a transcrição novamente?

Desde já agradeço quem puder me ajudar nesta dúvida

Luciana Loureiro

• @LULOUREIRO Você e seu esposo são descendentes de portugueses originários, certo?

Neste caso, não acho que a TC faça diferença, pois ele obterá por ATRIBUIÇÃO e não AQUISIÇÃO por casamento. Artigo 1D e não 3!

Uma OBS: sempre que puderem, optem pela ORIGINÁRIA, frente a DERIAVADA, pois esta concessão retroage desde o nascimento.

• Completando hoje exatos 40 meses desde que o meu processo foi entregue na CRC.

Vontade de comprar um bolo pra cantar parabéns kkkkk

• @LeoSantos Estou com 44 meses nessa agonia. Está "para decisão" desde maio do ano passado.

Torcendo muito para que ainda finalize este ano.

• Setembro de 2024

Fundamento do pedido de nacionalidade (data de análise)

Art.º 1.º C – via Transcrição

Maiores - 2ª quinzena outubro 2021

Menores - 2ª quinzena novembro 2022

Art.º 1.º C – via Inscrição

Maiores - 2ª quinzena fevereiro de 2023

Menores - 1ª quinzena de maio de 2024

Art.º 1.º C – via Inscrição Consular

Maiores - 2ª semana agosto de 2023

Menores - 2ª semana de agosto de 2024

Art.º 1º C - Declarações de nascimento online

Ao dia

Art.º 1.º D

Maiores - 1ª quinzena de maio de 2021

Menores - 2ª quinzena de outubro de 2022

Idade ≥ a 75 anos - 1ª quinzena de janeiro de 2022

Art.º 2º

1ª quinzena março 2022

Art.º 3º, n.º 1

2ª quinzena setembro 2021

Art.º 3º, n.º 3

2ª quinzena setembro 2021

Art.º 4º

2ª quinzena setembro de 2021

Art.º 5º e art.º 29º

Maiores -1ª quinzena outubro 2023

Menores -1ª quinzena abril de 2024

Art.º 8º

Ao dia

Art.º 7º

Ao dia

Art.º 30º

Ao dia

Art.º 31º

Ao dia

Base X e art.º 18º, n.º 6

2ª quinzena julho 2024

Art.º 6º, n.º 1

1ª quinzena dezembro 2022

Art.º 6º, n.º 2

junho de 2024

Art.º 6º, n.º 3

2ª quinzena agosto de 2024

Art.º 6º, n.º 4

1ª quinzena maio de 2024

Art.º 6º, n.º 5

1ª quinzena maio de 2024

Art.º 6º, n.º 6

1ª quinzena abril de 2022

Art.º 6º, n.º 7

2ª quinzena março de 2021

Art.º 6º, n.º 8

1ª quinzena maio de 2023

Art.º 6º, n.º 9

2ª quinzena setembro de 2022

Timor

2ª quinzena de dezembro de 2019

Ex-Colónias africanas

2ª quinzena de outubro de 2021

TN - Índia

1ª quinzena janeiro de 2020

E-mail recebido da CRC Lisboa agora há pouco.

• @jpvecchi muito obrigada

• Existe uma fenda temporal na CRC, onde a primeira quinzena de maio/2021 nunca acaba 😂

• @LeoSantos Tenho 2 primas em abr/21 que ainda não finalizaram e o irmão delas que foi recebido junto, já saiu. A CRC tá difícil de se entender.

• Considerando que muitos processos de junho/21 em diante foram pro ACP, depois desses de maio/21, que mês a CRC provavelmente vai começar a decidir?

• @jsc1988

O meu é de Junho/2021 e está em Lisboa.

Acredito que ainda esse ano deve terminar

• @LeoSantos ,

concordo com você. mas além da fenda tem algo muito suspeito na CRC Lisboa. Como a gente sabe nossa amostra aqui na planilha do fórum é mínima comparada ao número total de processos. Mas o que se pode considerar como excessões deveria ser raridade aqui na nossa amostra. E o que me espanta é o número enorme de processos que entraram muito depois de maio 2021, já finalizados. E de pessoas menores de 75, sem urgência. Porque estes processos passaram a frente? A gente até entende que isso pudesse acontecer, mas deveria ser em número muito menor do que a gente constata aqui, principalmente como disse sendo o fórum uma pequena amostra do total de processos.

• @texaslady olha... Complicado viu... Não quero ser leviano, nem fazer acusações sem provas, porém tenho definitivamente minhas teorias, que guardo pra mim.

• Pessoal, boa noite! O processo do meu pai teve a senha recebida em 31/03/2021, caiu em exigência (bolinha 4) em agosto de 23, sendo cumprida antes do final de setembro de 2023, mas até agora segue estagnado. Agora se encontra, na nova plataforma, na bolinha 3, esperando proposta de decisão. Sabem dizer como posso proceder?

• @Lucassilva não tem muito o que fazer.

É aguardar ou dar uma ligada na linha de registos para conferir se receberam certinho o cumprimento da exigência que você mandou.

• @LeoSantos isso é complicado pq eles passaram 1 ano em março de 21, aí passou pra abril e até que andou rápido, depois pararam de novo e tão aí na 1 quinzena de maio de 21 há décadas. Ficar parado é o que quebra. Se ao menos tivessem andando a passos curtos, uma hora a gente sabe que chega, mas parado me quebra.

• Prezados, hoje 30/10/24 meu processo e de meu irmão completam um ano de recebidos. Muito caminho ainda a percorrer. Esmorecer, jamais!

• Prezados, qual a diferença entre: Art.º 1.º C – via Transcrição e Art.º 1.º C – via Inscrição ?

• @mauroaal Também queria saber viu!

Porque os prazos se distanciam muito.

Posso estar equivocado, mas SUPONHO que... " Inscrição = aquele que faz o registro da criança antes dela completar o primeiro ano de vida " tanto que o ACP define prazos quase bem recentes. E é mais simples.

" Transcrição seria por via declaratória(formulário 1C) que é assinado pelo próprio( se for maior ) ou pelos responsáveis legais. " - Mas creio que para aqueles que passaram do 1° ano de registro de nascimento de vida.

Alguém sabe nos esclarecer? @ecoutinho @texaslady @eduardo_augusto @Destefano etc?

• @jpvecchi

É quase isso, mas a inscrição também pode ser feita para maiores de idade. Os processos de filhos feitos via consulado são todos por inscrição, assim como alguns processos entregues pessoalmente na conservatória também. A inscrição não tem acompanhamento, site das bolinhas etc.

Os processos que são feitos assinando a declaração (formulário 1c) são feitos por transcrição.

Tem uma discussão “antiga” aqui no fórum sobre isso nesse link abaixo:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17645/processo-de-atribuicao-para-filhos-por-inscricao-ou-declaracao

• texasladytexaslady Beta
    editado October 31

@ecoutinho , @jpvecchi , @mauroaal ,

É bastante significante a diferênça do prazo para maiores entre transcrição e inscrição/inscrição consular. A transcrição em Lisboa leva 1 ano e 4 meses a mais do que a inscrição nas conservatórias e 1 ano e 10 meses a mais do que inscrição consular.

Se no Porto a inscrição for mais rápida que a transcrição, seria a melhor opção para quem está em Portugal, apesar de não ter acompanhamento.

• @texaslady @jpvecchi @mauroaal

Só não podemos esquecer que antes de chegar a Lisboa esses processos por inscrição passaram um tempo enorme no próprio consulado.

Baseado em todos relatos que ouvimos aqui de pessoas que fizeram sua atribuição via consulado, eu arrisco dizer que o prazo total é bem maior, mas posso estar enganado pois não temos dados, apenas relatos.

• Processo de neto de 14/05/21 caiu em exigência pediram cópia do mandado judicial que foi feito pra retificar o nome do pai (português) do meu avô na certidão de nascimento em 1953. Depois de cumprir a exigência sabem dizer quanto tempo leva pra concluírem o processo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.