Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1752753754756758

Comentários

• Olá, @IngrydOliva!

Por gentileza poderia passar informações sobre o andamento dos processos?

Só para tranquilizar a galera do mês de maio de 2021.

Obrigado e parabéns!!!

• @IngrydOliva Oi, você pode informar a data de submissão em maio de 21?

• Boa noite! O pedido de cidadania tendo como requerente a minha mãe, ela pode assinar com o nome de casada?

• Recebi uma exigência de esclarecimento sobre o segundo nome que minha ascendente portuguesa adotou na fase adulta.

Explico-me: o nome de batismo em Portugal é "Domicília", e o nome na certidão de casamento brasileira, e que foi transcrita em Portugal, é "Domicília Flávia". Parece que era comum há cem anos que se fixasse na vida adulta um nome complementar.

Aos experientes do fórum: qual seria uma linha de argumentação nesse sentido que atenderia à demanda de "esclarecimento" do conservador? Pergunto pois na família não se sabe exatamente o motivo de ela ter passado em algum momento a usar o nome duplo. Entendo que esse era um fenômeno relativamente comum.

Ainda, parece-me que não atentaram para o fato de o casamento já estar transcrito em Portugal, pois na exigência solicitam a transcrição. Em o casamento estando transcrito em Portugal com o nome definitivo, como é o caso, essa questão deveria estar naturalmente superada, não?

• @germanomanso

Aos experientes do fórum: qual seria uma linha de argumentação nesse sentido que atenderia à demanda de "esclarecimento" do conservador? Pergunto pois na família não se sabe exatamente o motivo de ela ter passado em algum momento a usar o nome duplo. Entendo que esse era um fenômeno relativamente comum.

Não há uma "linha de argumentação". Lembro-me de um caso relatado aqui no fórum, em que houve esse mesmo tipo de questionamento. O colega conseguiu encontrar, em um jornal da época, uma nota publicada dizendo algo como "Eu, xxx, filho de xxxx e de yyy, informo aos clientes e amigos que passo a assinar com o nome ttt, para evitar ser confundido com um homônimo de má reputação na cidade." ou algo parecido com isso.

Mas isso obviamente depende de cada caso. Se você não sabe porque a pessoa incluiu esse nome, você não tem como justificar.

Ainda, parece-me que não atentaram para o fato de o casamento já estar transcrito em Portugal, pois na exigência solicitam a transcrição. Em o casamento estando transcrito em Portugal com o nome definitivo, como é o caso, essa questão deveria estar naturalmente superada, não?

Eles não tem muito porque "se atentar", é você como requisitante que deve fornecer todas as informações necessárias para o processo. É possível que a transcrição resolva a questão da divergência de nome. No entanto, é um mito que a transcrição "resolva" esses problemas. De fato, tenho lembrança de pelo menos um caso em que o conservador questionou uma transcrição, forçando a requerente a retificar a transcrição já feita. Em todo caso: minha sugestão é: responda a carta do conservador, anexando uma cópia da transcrição e informando que desconhece os motivos particulares que levaram Domicilia a incluir o segundo nome Flavia, porém está bem evidenciado de que além de tratar-se da mesma pessoa de forma consistente, conforme pode ser verificado pelos nomes dos pais, data e local de nascimento, esse foi o nome com o qual ela se apresentou no casamento.

• @biaamourao

O meu caso é exatamente igual ao seu. Está como concluído em análise e com a “canetinha” em Para Decisão.

Mas quando ligo para linha de registo, me informam que ainda falta receber resposta de entidades externas (a AIMA também).

Só dá pra concluir que esse novo site é tão confiável quando o site das bolinhas.

Trocaram 6 por meia dúzia.

@paulohml

Não sei quando custa. Eu pretendia perguntar aqui no fórum quando meu processo concluísse.

Alguém aqui sabe quanto eles cobram para fazer o cartão cidadão e o passaporte?

• @MarinaIsabel

Ao chegar em Lisboa, pedindo até as 11 da manhã você já consegue pegar o passaporte às 16:00 do mesmo dia, pedindo depois das 11 pega já no outro dia, vale a pena já fazer lá e pegar antes de ir embora.

• @Digfortes @LuccaYann

O processo da @IngrydOliva está assinalado lá na planilha como entregue em 10/05/2021.

• @eduardo_augusto, muito obrigado pelos comentários.

• @marcelloamr muito obrigada pelo esclarecimento.

@FrancineMartins nesse momento acho qcestá fora do ar. O meu das bolinhas apagou tudo. Dos meus irmaos tb.

@germanomanso já pesquisou em volta se há mae, tia, avó ou alguma Santa como Flavia? Pq mesmo alegando nao saber, poderia sugerir que talvez fosse alguma homenagem...

• olá, Meu processo esta assim hoje, sumiu tudo! Antes estava com canetinha na bolinha 3. processo +75 anos de março de 2022

Mais alguém com esse problema ?

• @noya93 O da minha mãe 05/22 (+75) que não saia da primeira bolinha, submetida...agora desapareceu tudo, quando vc acha que não tem como piorar mais...🤣🤣

• @biaamourao Boa Noite! Seu Processo é de Neto? Em qual Conservatória está seu Processo?

• @jarbastf Sim, de neto. Enviei para Lisboa e foi transferido para o Porto.

• Oi @marcelloamr, tudo bem?

Obrigado.

Então pelo visto eles ainda nem começaram a analisar os processos de neto da segunda quinzena de maio de 2021?

• FelagraFelagra Member
    editado October 24

@Bevilacqua @noya93 Estou no mesmíssimo caso de vocês, tudo desapareceu. A diferença é que tenho menos de 30 anos, e receberam meu processo em outubro de 2021 (indo para o Porto algum tempo depois). Devo esperar até o mês terminar antes de ligar...

Obs: meu processo estava no status "Em decisão" desde 8 de outubro.

• @noya93 sim, também sumiu tudo.

• @RafaelReis ola, Rafael. Nao sei se vc constuma ainda passar aqui, mas ano passado vc expos seu caso sobre convolar a cidadania derivada de seu pai já falecido. No q deu isso? Em q ponto esta? Minha amiga está com o mesmíssimo problema e seria mt enriquecedor saber o q aconteceu com o seu caso.

Desculpa te procurar assim, mas foi como consegui.

Att,

Marina

• mauroaalmauroaal Member
    editado October 24

@jpvecchi Sobre seu questionamento em relação à Transcrição de Casamento no Consulado do RJ: recebi o e-mail para pagamento em torno de 20 dias depois do envio pelos correios. Depois disso, em 10 dias, recebi pelos correios os documentos de volta e o assento de casamento no modelo do Civil Online impresso. Entendo que, caso receba retorno do Consulado com os dados de pagamento, é que está tudo ok, que já analisaram a documentação, pois foi o maior tempo que esperei. Caso algo não esteja ok, eles devem fazer contato para correção, mas como não aconteceu comigo não sei precisar como acontece. Cabe ressaltar que isso era no período da pandemia, pode estar diferente agora.

• @noya93 , o meu também apareceu assim hoje.

• @mauroaal Lhe agradeço retorno.

Sim. Mandei via Sedex do Interior de MG.

Tentaram entregar sábado, mas por obviedade, não conseguiram porque nenhum órgão público trabalha esse dia.

Segunda foi entregue. Terça recebi o OK e que iriam fazer mediante pagamento.

Fiz o depósito na conta do consulado via dados bancários PIX e retornaram tudo OK;

Só esperando a TC acabar, vou imprimir os PDFs e enviar esses docs que faltam aos processos 1C maiores( meu e meu irmão ) via correios registrado para Porto. E o resto: Esquecer... Daqui a 10 meses pelo menos, torço pra ter novidades

• Sobre o site para acompanhar os processos tentei no navegador Brave e os dados apareceram exatamente como estavam antes de sumirem. Em outros navegadores nada aparece.

Não testei no notebook, só no celular (iPhone).

Só não sei se esses dados que aparecem no Brave são corretos. Ao acessar apareceu aquele aviso que o app foi atualizado, o mesmo aconteceu nos outros navegadores mas só no Brave mostrou os dados.

• DEU pane no sistema, normal!! De praxe!

• @noya93 O meu processo está em branco também 😒

• @ClaudioFotos

Limpei os cookies e caches é não apareceu nada mesmo assim. vou tentar nesse navegador que você comentou. muito obrigado

• Amigos, estamos muito exigentes...antes queríamos que não fosse preciso digitar os traços (xxxx-xxxx-xxxx) então nessa nova versão não precisa mais...só que também não traz mais nenhuma informação...só aguardar que um dia eles conseguem atender às 2 coisas....desculpem, não pude perder a piada...pq só pode ser piada!

• A consulta do processo da minha mãe também está em branco. Aí pela primeira vez enviei e-mail à ACP para questionar essa questão da dificuldade de acompanhamento das etapas do processo. Recebi resposta automática, bem confusa. As datas citadas não batem com o processo, nem com o que havia sido colocado anteriormente no site. Por exemplo, o processo chegou Crcentrais de Lisboa em novembro/2021, no e-mail cita dezembro/2021.

• @Amamede

Esse email padrão foi escrito no dia 1/Out. As informações e datas não se referem ao seu processo especificamente, mas à fila de trabalho da conservatória conforme o tipo de processo.

Recomendo aguardar uns dias até colocarem o site novamente em ordem para consultar com sua senha.

• Entendi. Obrigado @ecoutinho

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.