Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1756757759761762764

Comentários

  • @eduardo_augusto

    Um dia de greve?

    Isto não foi greve, foi uma folga kkkkk

  • @Leonardo Fernandes Na vdd, desde quinta-feira, se não me engano, que vários setores do governo estão em greve.

    Na segunda, foi o dia que o IRN e outro setor aderiu. Li que nem todos os funcionários adeririam, mas ainda assim, ficou informado que o IRN ficou em greve na Segunda.

  • @FernandoFeraka obrigado por informar, pelo jeito já estão verificando os processos de *****/22. Torcendo para que eles agilizem logo para ****/23.

  • @JoaoLinhares

    2022 eu acho q não, o meu é de Junho de 2021 e está parado ainda em "Para Decisão"

  • @Vitorfm


    tem uma coisa na sua mensagem que não está muito clara. você pergunta, "é necessário que o pai do bebê faça o processo de cidadania, e só assim conseguirá dar entrada no bebê RN?"

    Eu te devolvo a pergunta, o pai desse bebê tem direito à nacionalidade portuguesa?

    assumindo que a resposta seja sim: faz-se primeiro o processo do pai do bebê, e na sequência o processo do bebê (que nesse momento já terá mais ou menos um ano e meio de idade). quando o bebê tiver 2 anos, mais ou menos, será português. o tempo total dos dois processos vai dar menos de dois anos.

    é possível dar entrada direto como neto? sim, mas vai levar cerca de 3 anos.

  • @Vitorfm ,

    pelo seu post entendo que um irmão seu ou uma irmã sua, das duas uma, ou não quer a nacionalidade portuguesa ou talvez não esteja vivo(a). Em quaquer caso o seu sobrinho pode sim adquirir a nacionalidade através do avô. Estando os pais do bebe vivos, ambos devem assinar o formulário para o pedido de nacionalidade ou se apenas um esteja vivo, este deve assinar o formulário. No caso de nenhum dos pais estar vivo a pessoa que possua a guarda da criança deve assinar.

    Não está claro o motivo de pedir como neto, mas o processo seria muito mais fácil e rápido se o pai ou mãe desta criança que tem direito a nacionalidade portuguesa solicitasse a nacionalidade primeiro e a seguir enviasse o pedido do filho.

  • editado November 5

    Boa tarde a todooooos, meu processo foi aprovado hoje!! e já estou com o assento em mãos também

    Deus é muito boom

    Meu processo é de 30 de setembro de 2021, sem exigência. Saiu hoje pela manhã no site e recebi o assento por e-mail.

  • @ArielMacedo ô loco, jovem!! QUe noticia linda.

    Poderia informar os detalhes do seu processo (quando foi solicitado e etc)?

    @Leonardo Fernandes, eu acho que 1 dia de greve quebra demais a cadeia de aprovação dos processos. Atraso de um dia ali em Portugal pode significar meses para nós. Puro achismo, mas não duvido que seja assim.

  • 30 meses de processo da munha mae pedido para neto e estamos na etapa 1 ainda. Alguem sabe quais processos estao sendo finalizados, se ja dntrou nos de 2022?

  • Acho q foi aqui q li q essa greve iria ser o 2 semestre todo. Até dezembro. Mas as greves lá, pelo q escuto daqui, acontecem assim mesmo, 1 dia por semana. Pelo menos nas escolas. E avisam no dia anterior.

  • Obrigado às respostas rápidas.

    Esclarecendo, meu irmão tem direto a cidadania, assim como eu consegui a cidadania, a minha saiu nessa semana!

    Perguntei sobre a cidadania como neto por alguns motivos:

    Primeiro é o gasto, dar entrada em um processo de cidadania é custoso e burocrático.

    Segundo, o pai da criança já tem cidadania de outra nação européia, mas nesse mundo caótico, é interessante para o bebê ter mais opções...

    Além disso, existe o tempo de cada um dos processos, e existe o risco das regras mudarem durante o processo, então, supondo que hoje ele consiga a cidadania como neto, pois o avô já tinha a cidadania quando o neto nasceu, pensei que poderia haver um caminho melhor do que atravessar o processo para cada grau de parentesco, economizando tempo e dinheiro.

    Achei que para recém nascido haveria talvez uma facilidade para registro do tipo registro de nascimento. Inclusive um bebê não consegue demostrar vínculo à congregação portuguesa...

    (Brincadeira à parte, talvez se ele nascer com bigodes seja mais rápido)

  • @Flaviajj mesma situação que a minha. Processo da minha mãe foi recebido em Lisboa em 03.05.2022 e até hoje está na etapa 1. Parece que estão encerrando os processos que deram entrada entre julho e setembro de 2021, não sei. A lei de nacionalidade foi alterada em novembro de 2020 e o sistema aparentemente colapsou. Enfim, vamos esperar que em seis meses (3 anos desde a chegada dos nossos processos) haja uma movimentação positiva.

  • @texaslady

    No caso do @Vitorfm pergunto se o bebê fizesse o processo como neto não teria a preferência em termos de tempo do processo por ser menor? Ou o processo mais rápido para menores só vale no caso de filhos (se é que ainda é acelerado para menores)?

    Obrigado!

  • texasladytexaslady Beta
    editado November 6

    @ClaudioFotos ,

    Eu acredito que sim. Quando se trata de processos de filhos menores ainda é mais rápido, menos da metade do tempo de processo de maiores. Não tenho um parâmetro para o caso de netos. Na nossa planilha não tem nenhum caso de neto menor concluído. Mas mesmo que seja menor o prazo ainda vai ser longo na CRC Lisboa.

    @Vitorfm ,realmente seria interessante se pudesse fazer por inscrição para netos, mas não existe esta possibilidade. A inscrição só pode ser feita pelos pais, desde que um deles ao menos seja português ou por procuradores dos mesmos.

  • @isgak @Flaviajj eu não quero passar por estraga prazeres, mas esses prazos de que estão finalizando setembro de 21 são de processos que foram transferidos para o Porto. Para os que permaneceram em Lisboa, estão analisando a primeira quinzena de maio de 21 há 1 ano praticamente. O meu é de março/22, e levando em conta que o de vocês é de maio de 22, não temos muito o que ficar feliz POR ENQUANTO. Só nos resta aguardar e torcer pra que saiam de maio/21 o quanto antes.

  • @LuccaYann É verdade! Mas também vi alguém comentando que Lisboa pode apenas estar enviando o mesmo e-mail desatualizado para as pessoas que consultam a conservatória. Quero acreditar nisso... hehehe Vi também alguns membros do fórum com processos recebidos em julho e agosto de 2021 e que se mantiveram em Lisboa tendo seus pedidos concluídos. A verdade é que tá uma bagunça e o prazo atual é de 36 a 42 meses e não mais 29 meses, como o IRN divulgava. Seguimos na expectativa!

  • @ClaudioFotos e @texaslady Já vi no Facebook uns dois processos de neto menor que foram concluídos com cerca de 2 anos e meio.

  • @LuccaYann @isgak Pois é, esperança de que o e-mail esteja desatualizado... Mandei e-mail em julho e responderam automaticamente que em junho estavam analisando os processos entrados na segunda quinzena de abril/2021 😫

  • editado November 6

    Minha sugestão é não dar bola para o que dizem nesses emails do IRN. É muito mais realista acompanhar o forum e ver o relato do pessoal. Toda vez que um processo é finalizado alguem posta aqui.🧐

    Pelo oq eu acompanho estão finalizando processos de Agosto/2021. Já vi alguns de Setembro/2021 também. Estes que acompanho é na ACP, que é onde corre o meu processo. É obvio que tem o pessoal mais azarado, de Março/2021, Abril/2021 ainda aguardando (acontece infelizmente).

    Mas o que eu faço é um apanhado geral de como as coisas estão andando para me situar e ajustar as expectativas.😅

    E fica aqui um pedido a todos. Quando for postar que o processo foi concluído, por favor, posta os detalhes para evitar um monte de mensagens como: CRC ou ACP? Qdo foi enviado? Teve prioridade? Teve exigência? Recebeu o assento por email (PDF)? Qual a data da emissão no assento? As bolinhas foram atualizadas? etc e tal. 🤗

  • Hoje meu processo “faz aniversário” de 38 meses.

    E pelas estimativas que eu tenho visto por aqui, ainda tem muito chão pela frente.

  • editado November 7

    @Francisca_malta O meu dia 3 agora fez 45 meses e ainda está em "para decisão". Só de consultas externa, aguarda desde setembro do ano passado, ou seja, há 01 ano e 2 meses, e nada de responderem. Processo de fevereiro de 2021. Não é possível que um órgão demore mais de 1 ano para responder 1 ofício, além do mais agora que dizem que com a nova plataforma estaria tudo desmaterializado.

  • No andar dessa organização de Portugal, vou morrer e meus filhos vão ter que pedir de neto de novo…

  • @Rosmentz

    O meu tá na consulta externa desde outubro do ano passado, ou seja, um ano e um mês.

    Não sei como eles fazem essas consultas externas. Se por carta, pombo correio, corujas de harry potter. Mas que elas demoram para chegar, isso elas demoram.

  • Gostaria de saber qual email posso enviar para saber sobre.meu.processo de neta, já tem 3 anos que enviei e até agora nada.

  • RosyeRosye Member

    Bom dia, alguém já foi dar entrada no processo pessoalmente? Fui em Faro e dizem que por ora aceitam só por correios.

  • @Rosye

    Mande por correio. Entregar pessoalmente não tras benefício algum.

  • Meu processo está desta forma, neste novo site:


  • @Julião Augusto


    Escreva para a conservatória perguntando se o processo já foi concluído com a respectiva emissão do assento, uma vez que a plataforma está apresentando informações conflitantes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.