Nova plataforma de consulta de andamento do processo

245678

Comentários

  • Aqui no processo do meu irmão está acontecendo o mesmo, o processo dele é 1C.

    Dia 30/09 estava na bolinha 1 (chegou lá em 09/09/2023), ontem ele estava na penúltima bolinha azul aguardando apenas o concluido que estava com o lapis em cima, e ainda uma frase abaixo "O seu pedido foi deferido e o respectivo registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Hoje retrocedeu uma casa e encontra-se para decisão (bolinha 3 com uma caneta acima).


    Achando isso muito estranho, coloquei a senha do processo da minha mãe, que já tem cidadania a mais de um ano, e pasmem, consta lá que que está na bolinha 2, ou seja para análise. o que não faz qualquer sentido, visto que ela já é portuguesa.


    Acho que neste momento não podemos confiar em absolutamente nada, e aguardar que estabilize o sistema. Alegria por aqui durou pouco, achamos que finalmente estava para sair! Temos que ter nervos de aço! Quase uma piada de mal gosto, mas bora aguardar! 🙏

  • @gabihz Aparentemente jogaram todos processos para em análise para evitar uma confusão mas deveriam ter feito isso no dia que transferiram os processos para a nova plataforma, agora eles vão começar a corrigir a cagada e começar a direcionar os processos que estão realmente em análise e aqueles que foram realmente concluido, acho que até o mês que vem conseguem corrigir tudo e começar a funcionar corretamente.

  • Pesquisei ontem e apareceu um processo com outro número e datas erradas (em análise antes da data que foi recebido)>

    Em consulta hoje, as informações estão corretas (número é data), mas não aparece o meu nome.

    Meu processo é novo (out/24), pesquisei só pra ver a nova plataforma, está em análise .

  • Incrivel como eles conseguem piorar o que já está ruim. Não é qualquer pessoa que consegue esse feito. A Nasa qualquer dia desses vem ate Portugal estudar povo que trata desse assunto da cidadania. LIVRAAAAAAAA senhor de tanta gente incompetente.

  • Olá, segue o link atualizado para consulta do processo, as principais mudanças foram no número de bolinhas para acompanhamento e a retirada da informação a respeito de qual conservatória o processo se encontra, acredito que a remoção dessas informações tenha o objetivo de dificultar o contato com a conservatória, fato comprovado que não resulta em efeito nenhum, pois os processo não são alterados em ordem, também não informam prazos para conclusão ou qualquer informação além da existente no site de consulta,


    https://meu.registo.justica.gov.pt/Pedidos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

  • @RosanaMC , acho que é de proposito , sinceramente...

  • E eu que nem entrar no novo site consigo... problemas com reCAPTCHA, aparece o quadradinho mas sem ter como clicar.

  • Corrigindo, meu processo é de outubro/23


  • O meu se encontra na quarta de Cinco bolinhas, vejo que o de algumas pessoas aqui são de 4 bolinhas apenas!

  • Boa tarde. Ontem entrei no sistema antigo e meu processo havia dado como terminado. Após describir que havia um novo sistema, entrei no mesmo e está foi a informação que obtive. Hoje, nem acessar meu processo eu consigo. Está dizendo que não existe. Mais alguém teve este problema? Posso assumir que meu processo foi finalizado? Já até me despedi das pessoas rs.

  • O meu processo esta com 32 meses, na consulta antiga nao saia da bolinha 3 marron, sem pendencias, nesse novo tb aconteceu de inicialmente estar na quarta, mas agora esta na segunda em analise....

  • [02/10, 18:53] Sidnei Lourenço: Poderia informar se ao consultar o andamento do processo de nacionalidade, no novo layout, a senha de acesso, é o número de 12 dígitos do código que me foi enviado por email, quando da chegada dos documentos na Coordenadoria?

    [02/10, 18:54] Sidnei Lourenço: Ou temos que cadastrar uma nova senha?

  • Pessoal, como programador, fui pesquisar melhor o que está acontecendo com o novo sistema.

    Depois de colocar a senha de acesso, ao clicar no botão Pesquisa a página responde com:

    Exemplo 1:


    Exemplo 2:


    O que eu digo abaixo são apenas observações:

    • A página retorna os dados do processo ao enviar a senha em todos os casos.
    • Note que quando "Found" é true temos as datas e os dados do processo no resultado.
    • Parece que "codSubPasso" determina a posição na linha de passos.

    Minha opinião é que este sistema está consultando duas bases de dados e quando encontra na segunda base dados, apresenta na tela os dados encontrados. Penso que ainda levará um tempo, se é que algum dia, para este sistema estar apresentando os dados corretamente.

    Alguém pode encontrar outras particularidades e citar aqui... apenas dei uma olhada rápida.

  • Boa noite! Meu processo diz que caiu em exigência (Em alguma das fases de tramitação, foi requisitado ao requerente alguma informação ou documento extra que ainda não foi enviado), mas também diz : O pedido já passou por todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão". Não sei qual é o certo. Quando cai em exigência a gnt recebe carta registrada ou é por email?

    @gustgdp , como conseguiu "ver" número do processo e nome? No meu só aparece a chave de acesso e nem meu nome vejo.

  • @Cristiano Soares, tentei seguir sua dica e parece que o retorno para meu número de processo vem com erro.

    Entendo que, nesta base de dados, meu processo não existe. O que é estranho, porque ontem ele estava lá.


    @Renatabtfernandes no meu diz que não existe processo com minha numeração.


    Para os que são ansiosos como eu e quiser tentar o que o Cristiano fez:


    1 - Vai na página de pesquisa, clica com o botão direito e seleciona a última opção: Inspecionar.

    2 - Na barra lateral que aparecer, clique em Network.

    3 - Faça a pesquisa normalmente com seu número do processo.

    4 - Clique em ActionGetPedidoData2 lá embaixo.


    5 - Clique em response.


  • @Renatabtfernandes O meu está do mesmo jeito.

    Na minha opinião, esta anotação só é valida para o campo que tiver com a "caneta". No caso de estar com um "tique", entendo que superou esta fase.

  • O do meu pai também para estar inconsistente, e quando verifiquei os dados de retorno da chamada HTTP e vi que consta na etapa 5.1 , o processo do meu pai é de Junho/2023 , então acredito que esteja incosinstente. Talvez estejam ajustando ainda. Seria muito estranho que o processo do meu pai tenha avanaçado tanto pouco mais de 1 ano, então não vamos nem criar muitas expectativas. De acordo com as etapas já concluídas no processo do meu pai, com as informaçoes no site, mostra que aparentemente caiu em exigência, mas eu acredito que não seja pelo fato do processo ser de junho/2023.

    Não aparece o nome do requrenete nem qualquer outra informação pertencente ao processo. Achei estranho.


  • ah já vi que saiu no O Globo sobre isso. Tem erro no sistema, vamos ter que aguardar atualizaçoes/correçoes.

  • Obrigada, @gustgdp !

    Espero que sim, @Josemar@josemarques 🙏🏼

  • @Renatabtfernandes Na minha experiencia quando cai em exigencia eles nem sempre comunicam, seja por carta, email etc. O meu caiu e so fiquei sabendo quando a bolinha 4 ficou marrom, eu entao liguei, 2 horas de espera ate ser atendida, e me falarem o que estava errado. Tambem nunca recebi email, carta ou nada com o meu numero de assento. Alguem do Consulado de Sao Francisco checou para mim e me deu o numero, eu depois entao fui no civil online e imprimi uma copia. Estou checando o andamento do processo do meu filho, e nada acontece desde janeiro.

  • Obrigada, @gustgdp !

    Espero que sim, @josemar

  • @Sidlouren é a mesma senha

  • @gustgdp @Cristiano Soares dei uma olhada no meu, a flag está como false e o CodSubPasso está n 5.2

  • @Renatabtfernandes

    Boa noite Renata!


    Li com atenção o seu relato e o processo de NETA da minha sogra apresenta exatanente a mesma situação relatada por você.

    No item AGUARDA RESPOSTA o quadrinho I ( informação ) informa que foi solicitado algum documento ou informação mas o item seguinte PARA DECISÃO está marcado e o quadrinho I (informação) também diz que já passou por todas as fases com excessao da transação PROPOSTA DE DECISÃO

    Isso me deixou com a sensação que o processo dela está PENDENTE do cumprimento de alguma exigência, apresentação de algum documento ou alguma explicação necessária.

    Dei entrada no processo em NOVEMBRO/22 e no sistema anterior ficou todo o tempo na famigerada bolinha 1 mas isso não me incomodava, agora com essa inovação, essas informações só me trouxeram dúvidas.


    Detalhe:

    A D. Sylvia, minha sogra está hoje com 98 anos, seis meses e 19 dias de vida, felizmente ainda totalmente lúcida e com boa saúde, aguardando ansiosamente a notícia da concessão da sua nacionalidade portuguesa.

  • @danicalcio o meu está exatamente como o seu. Na mesma etapa. Enviei ele em abril de 23. Acredito que essa etapa "em análise" não necessariamente esteja concluída apesar do "V" ali. Ela indicaria apenas que seu processo iniciou a análise mas não necessariamente finalizou para ir a /decisão deferimento. O processo está entre analise e ser remetido a decisão da concessão. Tenho certeza que antes tudo era manual. Então deve ter havido muita falha, pois os funcionários deveriam atualizar manualmente cada etapa. Pelo que li essa nova plataforma/sistema iria funcionar com IA. Ou seja, em tese o sistema faria a verificação da documentação digitalizada por IA e havendo exigência notificaria automaticamente por email e na aba notificações dessa nova plataforma. Mas ainda tudo é recente e a base de dados deve estar em migração e ajustes. A fase de decisão ainda deve depender de julgamento de pessoas e não sistema. Então em tese a análise será mais rápida com esse novo sistema. Mas a decisão ainda dependeria do órgão. Temos que aguardar os próximos dias e verificar se haverá avanço para etapa seguinte ou exigência, o que comprovaria que o próprio sistema já está verificando os documentos de forma automatizada

  • No meu caso estava na bolinha 1 e agora está na 4 bolinha ticada. O que isso significa?

  • Bom dia,


    A minha aplicação no sistema antigo está no estágio 7 castanho.

    surge a mensagem "o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registo de cidadão português."


    Mas ontem, verifiquei no novo sistema o estágio 3,

    e a mensagem mostra que

    "O pedido já passou todas as transações com a exceção da transação "Proposta de Decisão"


    Deixa-me confuso se o meu pedido já foi aprovado ou não.


    Além disso, o que significa "Proposta de Decisão"


    Obrigado.

  • @Cristiano Soares @gustgdp

    Muito obrigado pela informação técnica que vocês encontraram, eu segui os passos que indicaram e tive retorno dos dados dos processos que nao estão aparecendo ao realizar a consulta (nome, numero d;o processo, etc) só aparecem as bolinhas.

    Compartilho as informações dos processos da familia (ambos de neto enviados em agosto/22) para verem se tem alguma lógica:

    1) Processo maior de 75 anos: o retorno da consulta indica "5.2". No sistema antigo estava na bolinha 2. No entanto na consulta nova todas as bolinhas ficam em branco, aparece só como "recebido"

    2) Processo menor de 75 anos: o retorno indicou "5.1". No sistema antigo estava na bolinha 1. Na consulta nova só está faltando a ultima bolinha.

    Nenhum dos meus processos apresentou datas (como no exemplo 2 do seu post) não sei se conseguiriam ver de onde está vindo essa informação, se souberem por favor me contem :-)

    Posso estar errado mas talvez esses codigos reflitam o andamento do sistema antigo. 5.1 = antiga bolinha 1 e 5.2 = antiga bolinha 2... faz sentido?

    Notei também que vem um campo "new user guid" que traz um numero no mesmo formato da senha de consulta (mas com número diferente dela), tentei consultar por esta senha mas deu "processo inexistente".

  • Bom dia, também tenho inconsistências, pesquisei processos de 2023 e de 2024, os de 2023 tem 5 bolinhas e estão pendentes somente na última e os de 2024 apresentam 4 bolinhas e estão na 2a. Vou tentar consultar amanhã novamente. Obrigada.

  • Para quem perguntou, a data vem nessas duas chamadas


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.